Oferecer delivery no seu restaurante é uma ótima forma de conquistar mais clientes, aumentar as vendas e lucrar mais. No entanto, para ter sucesso, é preciso ter uma operação eficiente e prestar um serviço de qualidade.
Neste artigo, confira algumas dicas para estruturar seu delivery e potencializar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
O crescimento do delivery no Brasil
O delivery deixou de ser um diferencial e se tornou um serviço essencial para atender à nova demanda dos consumidores, que preferem pedir as refeições para consumir em casa ou no trabalho, por exemplo.
Depois da pandemia de Covid-19, o setor vem crescendo ano a ano, impulsionado principalmente pela digitalização dos restaurantes e popularização de aplicativos de entrega, como o iFood.
A pesquisa “Delivery: a visão do consumidor”, realizada pela consultoria Galunion, mostra que em abril de 2020, 61% dos respondentes pediam delivery e, em abril de 2024, esse número cresceu 17 pontos percentuais, alcançando 88%.
Além do aumento no número de pedidos, os consumidores também estão gastando mais no delivery. Um estudo da Ticket indica que o gasto médio em pedidos no delivery é 12% maior que o consumo nos restaurantes.
Portanto, oferecer delivery no seu restaurante é uma oportunidade de conquistar novos clientes e aumentar o faturamento, entre outras vantagens que vamos explorar a seguir. Confira!
Quais as vantagens do delivery para restaurantes?
O serviço de delivery é bastante vantajoso para os restaurantes, desde que seja implementado e gerenciado da maneira adequada. Entre os principais benefícios estão?
Aumento do faturamento
Oferecer delivery permite que o restaurante aumente a capacidade de atendimento, uma vez que não é preciso atender os clientes no salão. Inclusive, em muitos casos, esse serviço representa a maior parcela do faturamento.
Como vimos, o ticket médio no delivery costuma ser maior do que no salão. E também é possível trabalhar ofertas atrativas para impulsionar as vendas em plataformas como o iFood.
Diversificação das fontes de receita
O delivery também é vantajoso porque é uma operação extra, paralela ao atendimento no salão. Com isso, o restaurante diversifica as fontes de receita e tem mais segurança financeira, sem depender tanto do movimento no presencial.
Também é possível abrir um delivery para atender diferentes públicos e momentos de consumo. Por exemplo: um restaurante que costuma servir apenas almoço pode criar um delivery de lanches para atender um público que procura refeições rápidas em outros horários.
Mais comodidade para os clientes
O comportamento de consumo mudou e muitas pessoas buscam praticidade e comodidade para fazer as refeições.
Atender essa necessidade por meio do serviço de entrega é uma forma de proporcionar uma boa experiência aos seus clientes e aumentar a fidelização.
Expandir o alcance da marca
Aplicativos de delivery como o iFood também servem de vitrine para o seu negócio, expandindo o alcance da sua marca e conquistando novos clientes.
Mesmo que você utilize um aplicativo próprio para as entregas, também pode investir em anúncios para alcançar pessoas que não costumam frequentar seu estabelecimento.
Melhor aproveitamento dos recursos
O delivery é uma ótima forma de aproveitar os recursos do seu restaurante ao máximo, melhorando sua lucratividade e contribuindo para impulsionar o crescimento.
Muitos empreendedores estão investindo no modelo de dark kitchen, que trabalha apenas com entregas, sem um espaço físico para atender os clientes. Isso reduz os custos operacionais e maximiza os lucros.
5 dicas para ter sucesso e lucrar mais no delivery
Se você quer ter sucesso no delivery e alcançar uma boa lucratividade, deve encará-lo da mesma forma que encara a sua operação no salão.
Cardápio, precificação, controle de custos, eficiência operacional, logística, experiência do cliente e marketing são pontos indispensáveis a considerar. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar!
1 – Adapte seu cardápio
Manter a qualidade dos alimentos durante o transporte é um dos maiores desafios do delivery. Isso porque alguns dos pratos podem perder sabor ou textura no percurso até o cliente.
Portanto, preste atenção ao cardápio do delivery e faça as adaptações necessárias para entregar uma refeição de qualidade. Além disso, escolha embalagens adequadas para que o prato chegue bem conservado e sem derramar líquidos.
2 – Faça a precificação correta
O delivery traz custos adicionais, como taxas de aplicativos, embalagens e entregadores. Tudo isso deve ser considerado ao fazer a precificação do cardápio de delivery, garantindo a lucratividade.
Também é fundamental buscar formas de otimizar a operação e reduzir os custos, negociando com parceiros e fornecedores. Dessa forma, você consegue preços mais competitivos e pode se destacar da concorrência.
3 – Tenha uma logística de entrega eficiente
Uma logística de entrega eficiente é muito importante para manter os clientes satisfeitos. Atrasos ou entregas erradas podem gerar avaliações negativas e prejudicar a imagem do restaurante — o que pode acabar se tornando um grande problema.
Para fazer as entregas dentro do prazo, é preciso muito planejamento e eficiência na sua operação.
Além de manter um bom relacionamento com os entregadores, vale a pena investir em um sistema para restaurante que integre os pedidos do salão e do delivery, facilitando a gestão dos pedidos e acelerando o preparo.
4 – Faça anúncio nas redes sociais
Aproveite o potencial das redes sociais para divulgar seu delivery e aumentar suas vendas. Crie campanhas de marketing específicas, divulgando promoções do dia e imagens atrativas dos seus pratos especiais.
Configure anúncios para alcançar pessoas que estão na sua área de entrega. Assim, você pode conquistar novos clientes e se destacar da concorrência.
5 – Invista em fidelização
Aplicativos de entrega oferecem grande visibilidade, mas também dificultam a fidelização dos clientes, uma vez que o relacionamento é intermediado pela plataforma e a concorrência também é grande.
Além de prestar um serviço impecável e entregar uma refeição de qualidade, você deve criar formas de estreitar o relacionamento com seus clientes do delivery. Personalizar as embalagens, oferecer cortesias e brindes são algumas formas de fazer isso.
Conte com a EPOC para ter mais eficiência no delivery
Além de seguir as dicas que trouxemos acima, é fundamental escolher um sistema para restaurante que facilite a gestão do delivery.
A EPOC é uma plataforma completa que permite integrar todos os canais de vendas em um só lugar, otimizando a gestão dos pedidos. Com ela você tem mais eficiência operacional e controle total das suas vendas.
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