Cadastro iFood: passo a passo para restaurantes

Saiba como cadastrar seu restaurante no iFood nesse passo a passo completo! Entenda quais as vantagens da plataforma e o que fazer para ter sucesso nas vendas de delivery.
mulher fazendo cadastro iFood no smartphone ao lado do título "Como fazer o cadastro no iFood?"

Sumário

O iFood é a principal plataforma de delivery do mercado brasileiro. Com mais de 40 milhões de clientes, o aplicativo recebe cerca de 70 milhões de pedidos todos os meses. Assim, é um dos melhores canais de vendas para restaurantes. 

Para saber como fazer o cadastro iFood, continue lendo este artigo! Nele você confere o que é necessário para se cadastrar e um passo a passo completo para começar a receber pedidos pela plataforma. Acompanhe! 

Cadastro iFood para restaurantes: o que é necessário?

Antes de cadastrar seu restaurante no iFood, é preciso verificar se você cumpre todas as exigências da plataforma e possui os documentos necessários em mãos. A seguir, veja o que é necessário e, em seguida, siga o passo a passo!

Dados da empresa para se cadastrar no iFood

Para cadastrar sua empresa no iFood, você precisará informar:

  • Informações da empresa: endereço, razão social, telefone e especialidade. 
  • CNPJ válido com CNAE no ramo alimentício.
  • Conta bancária vinculada ao CNPJ ou ao responsável legal, caso seja MEI. 
  • Dados pessoais do titular: nome completo, CPF, RG, e-mail e telefone. 

É possível se cadastrar no iFood com CPF?

O CNPJ é obrigatório para abrir uma loja no iFood. 

No entanto, o iFood possui um programa para incentivar a profissionalização de restaurantes. Por isso, em algumas cidades, é possível utilizar o CPF para se cadastrar. 

Mas atenção: nesse tipo de cadastro há algumas restrições na contratação de determinados serviços. Além disso, será preciso criar uma empresa com CNPJ no prazo de um ano para poder continuar operando na plataforma. 

Outros pré-requisitos

Para fazer o cadastro e utilizar a plataforma você também precisará de um computador com Windows (a partir do 7) ou um celular Android com acesso à internet. 

Por fim, caso opte pelo plano básico, será necessário ter entregador próprio. 

Passo a passo: como se cadastrar no iFood para vender

Agora que você já sabe quais informações são necessárias para fazer o cadastro iFood, siga o passo a passo para abrir a sua loja.

1º Passo: Acesse a página de cadastro

Acesse a página de cadastro do iFood e selecione o seu tipo de loja.

São duas opções: 

  • Restaurante, para qualquer tipo de negócio gastronômico, como lanchonetes, confeitarias, bebidas etc. 
  • Mercado, para outros estabelecimentos do varejo, como Farmácias, Pet Shop, Supermercados, entre outros. 

Você será direcionado para a página de cadastro correspondente. 

2º Passo: Preencha o formulário

Preencha o formulário com seu Nome Completo, E-mail e Celular. Depois, clique em “Cadastrar Agora”. 

3º Passo: Inclua as informações de cadastro

Na página seguinte, inclua o endereço completo do seu restaurante. Depois, o nome completo e CPF do responsável legal. 

Na próxima página, preencha as informações da sua loja, como CNPJ, Razão Social, Nome da Loja, Telefone e Especialidade. 

4º Passo: Escolha o melhor Plano do iFood para seu restaurante

O iFood oferece duas opções de planos. Escolha a que faz mais sentido para o seu negócio: 

Plano Básico

  • As entregas são feitas pela própria loja.
  • 12% de comissão sobre pedidos delivery
  • R$ 110 de mensalidade para restaurantes com faturamento acima de R$ 1800 por mês
  • Taxa de 3.2% para pedidos pagos via iFood

Plano Entrega

  • As entregas são feitas por parceiros do iFood. 
  • 23% de comissão sobre pedidos delivery
  • R$ 150 de mensalidade para restaurantes com faturamento acima de R$ 1800 por mês
  • Taxa de 3.2% para pedidos pagos via iFood

Nos dois planos sua loja fica visível no aplicativo do iFood e você tem acesso a Cardápio Digital, Gestor de Pedidos e Ferramentas de Marketing. Além disso, no Plano Entrega você tem rastreio de entrega em tempo real e seguro contra fraude na entrega. 

Em algumas regiões o Plano Entrega não está disponível. Você encontra mais informações sobre os planos no site do iFood. 

Saiba mais: Entrega grátis: como oferecer no seu restaurante?

5º Passo: Escolha um e-mail 

Para finalizar o cadastro, escolha um e-mail para acessar a plataforma e receber todas as comunicações. 

Um código de verificação será enviado para seu e-mail para você fazer a verificação de segurança. 

6º Passo: Aguarde a validação e assine o contrato

Pronto! Seu cadastro está concluído. 

O iFood irá verificar as informações do seu restaurante e, se tudo estiver correto, entrará em contato por e-mail para assinatura do contrato. 

7º Passo: Acesse o Portal do Parceiro

Após a assinatura do contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro e poderá fazer todas as configurações da sua loja, como cardápio, formas de pagamento, horário de funcionamento, taxas e tempo de entrega, entre outras. 

Em seguida, poderá definir uma data para iniciar suas vendas e acessar o Gestor de Pedidos do iFood. Então, estará tudo pronto para receber os pedidos! 

Vale a pena cadastrar restaurante no iFood?

Como vimos, o iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil e recebe milhões de pedidos por ano. Por isso, é uma das principais ferramentas para restaurantes que trabalham com delivery, funcionando não só como um canal de vendas, como também como uma vitrine. 

Leia também: Dark kitchen: conheça as vantagens e saiba como montar

Assim, ter uma loja no iFood pode ser estratégico para ganhar visibilidade e expandir sua base de clientes. 

Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados para ter um bom desempenho na plataforma e não sair no prejuízo. Como por exemplo:

Precificação

O primeiro deles é a precificação do cardápio do iFood, que deve levar em conta as comissões, taxas e outros custos envolvidos para manter a loja aberta. 

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Gestão de Pedidos

O iFood disponibiliza uma ferramenta para Gestão dos Pedidos e você deve estar sempre atento para não cometer erros e evitar atrasos na entrega. 

Uma solução eficiente é integrar o iFood ao seu PDV e centralizar todos os seus pedidos em uma única plataforma. Desta forma você organiza melhor seus pedidos e agiliza a produção. 

Qualidade

Manter o padrão de qualidade e os clientes satisfeitos é determinante para o sucesso no iFood. 

Isso porque a plataforma permite que os clientes avaliem os restaurantes deixando uma nota e comentários. Se receber muitas notas baixas e comentários negativos, isso prejudica a sua reputação e pode espantar os clientes. 

Marketing e promoções

E, é claro, para ter bons resultados de vendas no delivery é preciso investir em marketing

Criar um cardápio com fotos atrativas do seu produto, divulgar seu negócio nas redes sociais com promoções exclusivas e oferecer cupons de descontos são algumas estratégias para impulsionar seu restaurante no iFood. 

Ou seja: fazendo uma boa gestão, seu restaurante pode alcançar um ótimo desempenho no iFood! 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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