Empratamento: 6 técnicas para surpreender seus clientes

Entenda a importância de fazer uma boa apresentação dos pratos do seu restaurante e conheça técnicas de empratamento para aplicar e surpreender seus clientes.
empratamento

Sumário

Há quem diga que nós comemos primeiro com os olhos, e por isso é tão importante conhecer e aplicar as técnicas de empratamento. 

Não importa se o seu restaurante é refinado ou simples: fazer uma boa apresentação é o segredo para se diferenciar. Quando o garçom serve um prato caprichado e atrativo, isso estimula o apetite dos clientes e torna a experiência gastronômica mais interessante. 

Para saber como fazer um empratamento de dar água na boca e encantar os seus clientes, continue lendo este artigo! 

O que é empratamento?

O empratamento é o processo de montar o prato após o preparo dos alimentos. 

Para isso, são utilizadas diferentes técnicas para dispor os elementos de forma harmoniosa e atrativa. O objetivo é elaborar pratos bonitos e apetitosos, expressando também a criatividade. Inclusive, na gastronomia, essa prática é vista como uma arte.

Para criar um prato, os chefs levam em conta a simetria e equilíbrio entre os ingredientes, o contraste entre as cores, as diferentes texturas, a combinação dos sabores, entre outros aspectos. 

Embora sejam vistos como sinônimos, o empratamento é um dos componentes da apresentação. Esta, por sua vez, pode ser vista de forma mais ampla, incluindo também as louças, talheres, copos e taças, decoração da mesa e outros detalhes.

De qualquer forma, ambos influenciam na experiência do cliente e na percepção de valor. Vamos ver mais sobre a importância disso a seguir. Continue lendo para entender melhor! 

Por que a apresentação dos pratos é importante?

A comida pode ser muito saborosa, mas se não tiver uma boa aparência, não será apetitosa. 

Portanto, cuidar da apresentação dos pratos do seu restaurante é indispensável para vender mais e manter a satisfação dos clientes. Isso vale para todos os tipos de restaurantes — e não apenas para os mais sofisticados. 

Afinal, até mesmo um cachorro quente montado com desleixo causa uma má impressão e pode acabar prejudicando as vendas. Lembre-se: a maneira como o prato é apresentado causa a primeira impressão que os clientes têm da qualidade da comida e da atenção aos detalhes do restaurante. 

Além de despertar o apetite, o estímulo visual também influencia no valor percebido. Se o prato é mais elaborado e tem um empratamento cuidadoso, isso sugere uma melhor qualidade. Assim, pode-se justificar preços mais altos e faturar mais. 

Por fim, a apresentação do prato também é uma estratégia de diferenciação da concorrência. Um prato especial pode até incentivar os clientes a tirar fotos e compartilhar nas redes sociais, contribuindo para um marketing espontâneo e reforço da sua marca. 

Agora que você já entende a importância, vamos ver algumas técnicas que podem ser utilizadas pelos chefs e dicas para impressionar seus clientes. Acompanhe! 

6 técnicas de empratamento para aplicar no seu restaurante

As técnicas de empratamento podem variar de acordo com o estilo do restaurante, o tipo de culinária e a criatividade do chef. No entanto, algumas delas são mais comuns e amplamente adotadas. Confira algumas dicas abaixo:

1 – Simetria

A simetria é essencial para que a apresentação seja equilibrada e organizada. Há diversas formas de dispor os alimentos no prato, mas uma das mais clássicas é a regra dos terços.

Nela, o prato é dividido em três partes de um relógio. A proteína principal fica no terço inferior, das 3 às 9 horas. O segundo elemento, geralmente um carboidrato, fica no canto superior esquerdo, das 9 às 12 horas. E o último elemento, normalmente um vegetal, vai no canto superior direito, das 12 até as 3 horas. 

No entanto, vale ressaltar: apesar do nome, isso está longe de ser uma regra. Empratamentos contemporâneos costumam explorar outras simetrias, trazendo conhecimentos do design para criar as composições. 

2 – Altura e profundidade

Outra técnica muito comum é adicionar dimensão ao prato, brincando com a altura e profundidade. Isso costuma ter um resultado muito atrativo, pois destaca os alimentos. 

O chef pode incorporar elementos de diferentes alturas e texturas, empilhar ingredientes, criar camadas ou usar espumas e crocantes. 

3 – Espaço negativo

Um prato muito cheio, sem espaços “em branco”, acaba não destacando nenhum ingrediente. Por isso, uma técnica muito utilizada é o espaço negativo. 

Ela consiste em deixar espaços vazios entre os alimentos para realçar o elemento principal, equilibrar a composição e evitar que o prato pareça sobrecarregado. É bastante comum no estilo minimalista. 

4 – Contrastes de texturas e cores

Explorar os contrastes entre as diferentes texturas e cores dos alimentos na composição dos pratos é também uma forma de torná-los mais interessantes e atrativos. 

Uma ideia é utilizar sopas e caldos como base para peixes e carnes. Outra prática comum é brincar com opostos, como preto x branco, granulado x liso. 

5 – Molhos

Utilizar molhos é uma das maneiras mais práticas de finalizar um prato. Eles funcionam como tinta em uma tela, e podem ser aplicados de diferentes formas:

  • Base para outros elementos
  • Pequenos pontos ou gotas precisas
  • Espirais ao redor de um elemento
  • Zigue-zague

Só não esqueça de que o molho deve ter uma boa aparência e o sabor precisa harmonizar com o restante do prato. 

6 – Enfeites

Para finalizar o empratamento, você também pode utilizar enfeites como ervas frescas, flores comestíveis, gergelim ou outros tipos de temperos e confeitos, no caso de sobremesas. 

Esse toque especial pode fazer toda a diferença no prato e demonstrar a atenção aos detalhes. 

Encante seus clientes e ofereça um atendimento cinco estrelas 

O que achou das dicas? Como vimos, há diferentes técnicas e estilos que podem ser utilizados, independentemente do tipo de culinária e restaurante. O importante é caprichar na apresentação e encantar seus clientes.

E para proporcionar uma experiência ainda mais incrível para os seus clientes, conheça a EPOC. Com nossa plataforma, você pode prestar um atendimento cinco estrelas e descomplicar a gestão do seu negócio. 
Confira nossas soluções para restaurantes e fale com nossos consultores para saber como podemos ajudar seu negócio a crescer.

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer