O que é fluxo de caixa e qual a sua importância

Entender o que é fluxo de caixa é fundamental para o sucesso de todo restaurante, bar ou balada. Saiba seus tipos e os benefícios que podem trazer.

Sumário

A saúde financeira é fundamental para o sucesso de todo restaurante, bar ou balada. Afinal, você não quer ser pego de surpresa com um rombo no orçamento — ou perceber que está com lucro “parado”.

Por isso é essencial entender o que é fluxo de caixa, seus tipos e benefícios que podem trazer. Confira!

Saiba mais: 5 motivos que fazem o seu estabelecimento fechar o mês no vermelho

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o nome dado aos movimentos financeiros que acontecem na operação do seu estabelecimento. Ou seja: é nele que consta o detalhamento de tudo que você ganha com suas vendas e o quanto você gasta para manter o seu negócio.

É no fluxo de caixa que o gestor consegue perceber quanto está vendendo, quais são seus gastos e se esse balanço está positivo (dando lucro) ou negativo (o temido prejuízo).

Por isso ele é tão importante! Confira a seguir como fazer o fluxo de caixa para restaurantes, bares ou baladas.

Os tipos de fluxo de caixa

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa em um conceito geral, que tal conhecer algumas formas mais específicas de realizar a gestão financeira com ele? Abaixo você conhece cinco variações do fluxo de caixa.

Fluxo de caixa operacional

Esse é o jeito “padrão” de organizar o fluxo de caixa. É o modelo que comentamos acima, o mais utilizado: você registra tudo que seu estabelecimento recebe e todas as despesas em um período de tempo.

Vale ressaltar que, nesse modelo, os investimentos e a demanda de capital não são contabilizados.

Fluxo de caixa direto

No fluxo de caixa direto você registra pagamentos e recebimentos gerados pelas atividades do seu restaurante ou bar, sem contabilizar eventuais descontos.

Ele permite manter as informações do caixa sempre disponíveis, geralmente de forma diária, tendo cada gasto/recebimento dividido em categorias (como gastos com mercadoria, manutenção, equipe etc.)

Fluxo de caixa indireto

Esse é o fluxo de caixa focado na contabilidade do estabelecimento. Ele não engloba os valores que saem do caixa, mas sim as variações no Balanço Patrimonial e no Demonstrativo de Resultado do Exercício, por exemplo.

Fluxo de caixa projetado

É o fluxo de caixa focado no futuro, feito para projetar os pagamentos, investimentos e recebimentos (desde que concretos) que ocorrerão em um período que ainda está por vir. Ele é muito utilizado para avaliar futuras mudanças no fluxo financeiro, nos produtos ou mesmo na operação de um estabelecimento.

Fluxo de caixa livre

Esse tipo também é usado pensando no futuro. Ele é aplicado para descobrir a capacidade de um bar ou restaurante de gerar capital em curto, médio e longo prazos, geralmente através de investimentos externos.

O fluxo de caixa livre leva em conta o pagamento do serviço da dívida/do recebimento de novos empréstimos para calcular o saldo restante final.

Benefícios do fluxo de caixa

Mas por que você deveria implementar o fluxo de caixa  no seu negócio? A resposta é simples: o controle financeiro detalhado da sua empresa evita problemas e proporciona oportunidades de crescimento.

Saiba mais abaixo!

Transparência financeira

Uma das principais vantagens de contar com um fluxo de caixa eficiente é ter mais conhecimento sobre a saúde financeira do seu restaurante ou bar.

Assim você evita surpresas e erros humanos, e ainda consegue visualizar de forma simples e rápida todas as movimentações.

Previsão de custos e gastos

Juntamente com essa transparência, você tem mais agilidade financeira. Ou seja, consegue perceber padrões e antever demandas.

Analisando o fluxo de caixa, você pode descobrir períodos em que costuma vender mais ou em que há maior demanda por um determinado prato ou bebida, por exemplo.

Além disso, também é possível prever contas e pagamentos e, assim, evitar gastar o valor referente a essas despesas que você não tem agora, mas terá em breve.

Descobrir oportunidades de investimento e de corte de custos

O fluxo de caixa não mostra somente como é a gestão financeira do seu estabelecimento no presente, ele também pode trazer ideias para o futuro.

Ao entender suas vendas e despesas, você descobre no que vale a pena investir e expandir, e, ao mesmo tempo, onde estão seus principais gastos e quais deles podem ser revistos ou otimizados.

Saiba mais: Contabilidade para restaurantes: entenda como funciona

Como criar um fluxo de caixa

Na prática, o fluxo de caixa pode ser criado em um sistema, uma planilha ou até mesmo uma caderneta.

Este último método, no entanto, não é tão recomendado. Imagine que problemão aconteceria se você perdesse o caderninho um dia desses.

Para começar , defina  um espaço de tempo para a análise: mensal, semanal ou diário. Depois, é preciso levantar algumas informações sobre o seu estabelecimento:

  • o que você recebeu (vendas à vista, vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros);
  • o que precisa pagar (compras à vista e a prazo, despesas, fornecedores etc.); 
  • o que está previsto para o futuro de recebimentos e pagamentos

Tudo isso considerando apenas o período que você estabeleceu. Não importa se esse processo é feito diariamente, semanalmente ou mensalmente — isso fica a seu critério. O essencial é incluir todos os gastos e ganhos, até os menores, e não deixar passar nada.

Depois, você irá aplicar essas informações em uma ferramenta que possibilite calcular qual o saldo final e quais rendas/despesas se destacam.

É bastante comum que se comece usando uma planilha de controle financeiro, mas há formas mais eficientes de se fazer isso.

Hoje existem sistemas que otimizam esse processo, registrando as vendas e custos de forma automatizada e poupando o seu tempo. Além da facilidade, esses softwares também evitam as falhas humanas, como erros de digitação ou falta de preenchimento de dados.

Saiba mais: Como o sistema de gestão pode auxiliar na automatização de restaurantes e reduzir custos

Melhore o financeiro do seu negócio!

Depois de entender o que é fluxo de caixa, continue aprimorando seus conhecimentos sobre administração financeira e gestão de negócios.

Aqui no blog EPOC você encontra diversos materiais para ajudar o seu estabelecimento a ganhar mais eficiência, agilidade e lucro!

Dúvidas Frequentes

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o nome dado aos movimentos financeiros que acontecem na operação do seu estabelecimento. É onde é registrado tudo que você ganha com suas vendas e o quanto você gasta para manter o seu negócio.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Existem cinco variações do fluxo de caixa:

– Fluxo de caixa operacional;
– Fluxo de caixa direto;
– Fluxo de caixa indireto;
– Fluxo de caixa projetado;
– Fluxo de caixa livre.

Quais são os benefícios do fluxo de caixa?

O controle financeiro detalhado da sua empresa evita problemas e proporciona oportunidades de crescimento. Os principais benefícios dele são:

– Transparência financeira;
– Previsão de custos e gastos;
– Descobrir oportunidades de investimento e de corte de custos.

Como criar um fluxo de caixa?

Defina um espaço de tempo para a análise: mensal, semanal ou diário. Depois, levante algumas informações sobre o seu estabelecimento:

– O que você recebeu;
– O que você precisa pagar;
– O que está previsto para o futuro de recebimentos e pagamentos nesse período.

Em seguida, calcule qual o saldo final. Iso pode ser feito em uma planilha, mas há formas mais eficientes de se fazer isso, como através de um sistema de gestão financeira.

Gestor de restaurante, cansado de perder vendas e ter confusão nos pedidos?

Conheça o sistema líder dos melhores restaurantes do Brasil. Preencha o formulário e transforme sua gestão!

form-levantada-de-mao-002
Picture of Daniel Silva

Daniel Silva

VP de Finanças e Estratégia da EPOC Tech. Empreendedor experiente com profundo conhecimento nas indústrias de tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança e operações, finanças, estratégia e marketing. Profissional altamente qualificado com MBA em Gestão Estratégica e Financeira pela FGV, Bacharel em Marketing pela ESPM e cursos de Pós-Graduação pela Stanford University.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico