Alvará, regime de tributação, impostos, folha de pagamento, notas fiscais, fluxo de caixa. A contabilidade para restaurantes envolve tudo isso e muito mais.
Ela é fundamental para que o negócio tenha uma boa saúde financeira e esteja sempre em dia com as obrigações fiscais e contábeis. Ou seja: é indispensável para ter sucesso.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo para entender como funciona a contabilidade para restaurantes.
Qual a importância da contabilidade para restaurantes?
Como qualquer empresa, um restaurante precisa controlar as finanças, prestar contas e cumprir com as obrigações fiscais e contábeis.
A contabilidade tem um papel importantíssimo ao auxiliar os empreendedores nesses processos, garantindo que tudo esteja em conformidade e contribuindo para que o negócio tenha melhores resultados.
Uma boa contabilidade permite que os restaurantes:
- Estejam em conformidade com a legislação: garante que está cumprindo todas as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas.
- Economizem com impostos: com um planejamento tributário bem feito, é possível reduzir a carga tributária e economizar.
- Melhorem a gestão financeira: por meio do acompanhamento do fluxo de caixa, custos fixos e variáveis e registros financeiros, o restaurante tem maior controle das finanças.
- Sejam mais competitivos: como pagam menos impostos, podem ter maior lucratividade e ganham vantagem em relação à concorrência. Também atraem mais investidores.
Portanto, ao contrário do que muitos gestores pensam, a contabilidade vai muito além da burocracia, sendo estratégica para os negócios.
Leia também: Gestão de restaurante: 9 erros que você não pode cometer
Qual a função do contador?
O contador é o profissional responsável pela contabilidade do restaurante.
Toda empresa que possui um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é obrigada a ter um contador, exceto o Microempreendedor Individual (MEI).
Este profissional é especialista em questões tributárias, trabalhistas e financeiras das empresas. Entre as atividades realizadas por ele estão, por exemplo:
- Abertura e formalização da empresa
- Escrituração contábil (demonstrativos de resultados, balanço financeiro)
- Obrigações fiscais (pagamentos de impostos, declarações, notas fiscais)
- Planejamento tributário (regimes de tributação, benefícios fiscais, recuperação de imposto, tributação monofásica)
- Questões trabalhistas (pró-labore, folha de pagamento, INSS, FGTS, IRRF)
Como é feita a contabilidade de um restaurante?
Com alguém especializado cuidando das finanças, você pode se concentrar em outros aspectos do restaurante e, desta forma, potencializar seus resultados. A seguir, confira com mais detalhes como é feita a contabilidade de um restaurante.
Abertura e formalização
Para abrir um restaurante, é preciso formalizar a empresa junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. O contador orienta o empreendedor nessa etapa para garantir que não ocorram erros e a nova empresa esteja de acordo com a legislação.
Ele também ajuda na obtenção de licenças emitidas por órgãos fiscalizadores, como a vigilância sanitária, bombeiros e prefeitura.
Regime de Tributação
A escolha do regime de tributação é muito importante, pois é ele que determina quanto um restaurante paga de imposto. São três tipos diferentes e o contator deve enquadrar a empresa no que for mais vantajoso:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Planejamento Tributário
O planejamento tributário permite que os restaurantes paguem menos impostos sem infringir nenhuma legislação.
Para isso, é feita uma análise completa do negócio, considerando regime de tributação, faturamento, existência de créditos e benefícios fiscais, possibilidades de recuperação de impostos, valor da folha de pagamento, entre outros aspectos.
Em seguida, o contador indica qual a melhor estratégia tributária. Uma das mais utilizadas é a tributação monofásica de PIS e COFINS, prevista na Lei 10.833/2003.
Questões trabalhistas
O contador faz o cálculo do pró-labore dos sócios e da folha de pagamento dos funcionários. Além disso, faz a gestão dos documentos trabalhistas, como guias do FGTS, INSS e IRRF.
Também pode ficar responsável pela documentação admissional e demissional dos funcionários e preenchimento do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Notas fiscais
Emitir notas fiscais é uma das obrigações fiscais de um restaurante.
Elas são um registro das transações realizadas no estabelecimento e fundamentais para o controle financeiro. A emissão de notas possibilita, inclusive, a redução de impostos e o acesso a linhas de crédito.
Assim, também é papel da contabilidade prestar assessoria para a emissão correta e inteligente das notas fiscais.
Saiba mais: Retaguarda SAT: o que é e quais as vantagens
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de contabilidade de um restaurante. Ele é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Por meio dele, é possível fazer o acompanhamento e análise da saúde financeira do negócio.
Utilizar um sistema automatizado para fazer o fluxo de caixa é uma das melhores formas de garantir que os registros sejam feitos corretamente e, desta forma, tomar decisões com base em dados confiáveis.
Custos fixos e variáveis
O levantamento dos custos fixos e variáveis também é uma função do contator. Ele deve fazer o controle de todas as despesas como, por exemplo:
- Custos fixos: aluguel, salários, contas de água e luz, softwares etc.
- Custos variáveis: embalagens, comissões, taxas de cartão de crédito etc.
A partir disso, é possível prever os gastos, fazer um planejamento financeiro, manter o equilíbrio e eliminar custos desnecessários.
Leia também: Como calcular o ponto de equilíbrio do seu restaurante
Balanço Patrimonial
O contador também faz o balanço patrimonial do restaurante e acompanha os resultados, verificando como está a situação financeira e sua evolução em determinado período.
Esse relatório inclui todos os ativos e passivos para o cálculo do patrimônio líquido. É preciso manter o balanço sempre atualizado e fazer o monitoramento ao longo do tempo. Isso é essencial para o planejamento financeiro.
Pagamento de impostos
O contador também é o responsável por prestar contas ao Fisco — fazendo, por exemplo, a declaração do IRPJ — e pelo pagamento dos impostos, entre eles:
- ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
- CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido)
- PIS/Cofins
- Contribuição Sindical, FGTS, INSS dos colaboradores
- CPP (Contribuição Previdenciária Patronal)
Escolha o melhor sistema de gestão para restaurantes
Como você pode ver ao longo desse artigo, a contabilidade para restaurantes envolve uma série de tarefas, e para que elas sejam realizadas é necessário que todos os registros sejam efetuados de forma eficaz.
Por isso, a escolha de um sistema confiável é fundamental. O EPOC é uma solução completa para restaurantes, com um PDV integrado à retaguarda administrativa e todos os recursos necessários para sua gestão fiscal e financeira.
Quer ver como funciona na prática? Então agende agora mesmo uma demonstração gratuita e saiba como podemos ajudar seu negócio.