Programa de fidelidade para restaurantes: saiba como criar

Saiba quais as vantagens de criar um programa de fidelidade para restaurantes, conheça alguns exemplos e confira nossas dicas para implementar.
cartão de fidelidade de um restaurante ao lado do título "ideias para criar seu programa de fidelidade"

Sumário

Em um mercado extremamente competitivo, fidelizar clientes é indispensável para o sucesso de um restaurante. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através de um programa de fidelidade. 

Neste artigo, entenda quais as vantagens de adotar essa estratégia, conheça alguns exemplos e confira dicas para implementar no seu negócio. Acompanhe!

O que é programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade para restaurantes é um sistema que recompensa clientes frequentes por sua preferência. Pode ser, por exemplo:

  • Um cartão que garante desconto após cinco compras;
  • Um convênio com empresas próximas ao restaurante que dá desconto para os funcionários delas;
  • Um sistema de pontos que dá descontos progressivos conforme os clientes vão mais vezes ao restaurante;
  • Sistema de cashback ou de pontos que geram descontos na próxima refeição.

O importante é ser algo constante, que recompense a clientela que retornar e, além disso, que permita um acompanhamento fácil e eficiente.

Ao mesmo tempo, para tirar o maior proveito dessa estratégia, é essencial ter formas de levantar dados de consumo e compreender os padrões.

Quais as vantagens de um programa de fidelidade?

Criar um plano de fidelização de clientes é muito importante para qualquer negócio. E em restaurantes não é diferente. 

Além de proporcionar benefícios para os clientes como brindes e descontos, esse tipo de programa também ajuda a estreitar o relacionamento, pois eles se sentem valorizados e parte de um grupo especial. 

Mas não só os clientes que têm vantagens! Entenda abaixo por que criar um programa de fidelidade é vantajoso para o seu negócio. 

Reduz custo de aquisição de clientes

Estudos apontam que programas de fidelidade estarão cada vez mais presentes em restaurantes. E o motivo é simples: além de aumentar as vendas, essa estratégia ajuda reduzir custos, pois é muito mais barato manter clientes antigos do que conquistar novos.

Isso porque, mesmo você dando um desconto ou outra condição especial, o plano de fidelidade ainda é lucrativo. Afinal, você ganha um retorno maior devido ao volume de visitas ao seu estabelecimento.

Além disso, via de regra esse tipo de programa não demanda um grande investimento de implantação, infraestrutura ou divulgação. Ele também é bastante familiar para a clientela, o que facilita a sua aceitação.

Aumenta a recorrência de vendas e o ticket médio 

Clientes fidelizados tendem a frequentar o restaurante com mais regularidade, o que gera um aumento nas vendas. 

Além disso, eles também se sentem mais confortáveis em consumir mais, experimentando novos pratos e bebidas. Desta forma, o seu ticket médio aumenta. 

Fideliza clientes… que trazem mais clientes

Ao mesmo tempo, clientes satisfeitos e fiéis tendem a divulgar o seu restaurante para o círculo de amizades, familiares e colegas. 

Essa “propaganda gratuita” tem grande potencial de trazer mais clientes, pois nós tendemos a valorizar a opinião das pessoas ao nosso redor.

Pense: quantas vezes você visitou um restaurante ou bar porque alguém lhe indicou? É exatamente isso que você agregará ao seu negócio.

Gera feedbacks e dados sobre consumo

Além disso, como já falamos anteriormente, um programa de fidelidade em um restaurante traz informações valiosas sobre a rotina do estabelecimento e o perfil de consumo do seu público.

Você pode entender, ao analisar esses dados, por exemplo:

  • Qual é o ciclo de compra, quanto tempo uma pessoa (ou um grupo) leva para voltar ao seu restaurante;
  • Quais são os hábitos de consumo, como pratos mais pedidos, dias e horários mais movimentados;

Toda essa informação e o feedback gerado com ela pode guiar o seu negócio na tomada de decisões. 

Assim, você sabe no que investir, o que precisa mudar, quando realizar promoções e também que tipo de recompensa é mais interessante para a sua clientela.

Isso permite melhorar a relação do restaurante com clientes e aumentar a fidelização. Dessa forma, é criado um ciclo positivo de satisfação: clientes felizes voltam mais, geram mais informações, e por sua vez ficam cada vez mais felizes (e continuam retornando).

O resultado disso tudo, claro, é o seu negócio alcançar cada vez mais lucratividade e espaço no mercado. 

Exemplos de programa de fidelidade para restaurantes

Apesar de todos esses benefícios, algumas pessoas ainda acabam deixando esse tipo de programa de lado. 

Isso acontece porque podem surgir dúvidas sobre como implementar essa estratégia em um restaurante e o que oferecer para a clientela. 

Para você não perder essa oportunidade, nós preparamos algumas dicas. Conheça as formas mais usadas (e eficientes) de um plano de fidelidade.

Programa de Pontos

Os programas de pontuação são bastante comuns. A lógica é simples: o cliente acumula pontos a cada consumo, que podem ser trocados por prêmios ou descontos.. Há diferentes modelos, como por exemplo:

  • Recompensa automática

Nesse modelo, clientes acumulam pontos por cada real gasto e, quando esse valor atinge uma quantia pré-definida, os pontos são convertidos em um prêmio. 

Ele pode ser um desconto, uma refeição gratuita, cashback ou outra recompensa aplicável ao seu restaurante.

  • Pontos resgatáveis

Nesse tipo de plano de fidelidade, clientes também acumulam pontos com base no quanto gastam no restaurante. 

A diferença é que podem trocar seus pontos a qualquer momento, não precisando esperar que eles atinjam uma certa quantidade.

Cartão Fidelidade

O cartão fidelidade também é bastante conhecido e utilizado em restaurantes. Nesse tipo de programa de fidelidade, o cliente recebe um cartão no qual são registradas suas visitas. 

Após alcançar um determinado número de visitas, o cliente ganha uma recompensa, que pode ser um desconto, uma refeição gratuita ou um brinde, por exemplo. 

Cashback e Giftback

Cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”. Nesse tipo de programa de fidelidade, o cliente recebe de volta uma parte do valor consumido. 

Já o Giftback quer dizer “presente de volta” e utiliza a mesma lógica, porém o cliente recebe um brinde ao invés de dinheiro. 

Clube de descontos 

Criar um clube de descontos faz com que seus clientes tenham a sensação de exclusividade. 

Você pode criar clubes específicos, fazendo parcerias com empresas, por exemplo, e oferecer ofertas especiais para seus colaboradores. 

Categorias

Um modelo diferente que pode ser dividido por categorias, com diferentes recompensas atreladas a diferentes valores gastos, pontos adquiridos ou visitas ao restaurante. 

Além disso, esse modelo também pode ter categorias de inscrições em que clientes de cada categoria podem ter acesso a diferentes pratos/bebidas.

Recompensas surpresas

Esse é o modelo menos comum de um programa de fidelização. Aqui não há critérios ou marcas definidos para os clientes, que são surpreendidos com recompensas e prêmios de forma inesperada.

Dicas para criar o melhor programa de fidelidade

Se você já decidiu implementar um programa de fidelidade no seu restaurante, então confira a seguir nossas dicas para que ele seja bem-sucedido!

Ofereça recompensas relevantes e atrativas

As recompensas devem ser interessantes para o seu público-alvo e compatíveis com o perfil do seu restaurante. Por isso, para criar o seu programa, você deve:

  1. Ter clareza de qual objetivo deseja alcançar (como aumentar a frequência de visitas, fortalecer o relacionamento, atrair novos clientes, aumentar o ticket médio etc.)
  2. Estudar o perfil e preferências dos seus clientes, analisando o comportamento de consumo e identificando quais as necessidades deles para personalizar o programa. 
  3. Escolher uma recompensa que ajude a alcançar seus objetivos e seja de fato atrativa para o cliente. Por exemplo: se você quer atrair novos clientes, pode oferecer um combo em dobro para quem recomendar um amigo. 

Divulgue o seu programa de fidelidade

Para que o programa seja um sucesso, é preciso realizar ações de marketing para aumentar a adesão e engajamento dos clientes. 

Utilize diferentes canais de comunicação – como as redes sociais, cartazes fixados no seu estabelecimento e mensagens por WhatsApp – para divulgar o programa e seus benefícios.

Ofereça um atendimento diferenciado

Quem não gosta de se sentir especial e valorizado? Quando um cliente aderir ao seu programa de fidelidade, ofereça um atendimento atencioso e personalizado. 

Assim, você garante um relacionamento próximo e duradouro, e com certeza seu cliente vai voltar muitas vezes e recomendar seu estabelecimento para outras pessoas. 

Peça feedback dos seus clientes

De tempos em tempos, ouça a opinião dos seus clientes para melhorar o seu programa de fidelidade. 

Procure saber se eles consideram vantajoso participar do programa e se o modelo e recompensas estão adequados. Também pergunte sobre o atendimento e peça sugestões de melhoria. 

Desta forma, você demonstra que está realmente preocupado com a satisfação e coloca seus clientes em primeiro lugar.  

Use a tecnologia para tirar o máximo de um plano de fidelidade

Conte com uma ferramenta online que permita o acompanhamento dos pontos e facilite o atendimento e a gestão dos prêmios. Uma maneira de fazer isso é adotar o EPOC GO, um cardápio digital QR Code com comanda e pagamento, para um autoatendimento completo direto no smartphone do cliente.

Essa ferramenta é completamente integrada à nossa plataforma para restaurantes e funciona de forma online sem que clientes precisem instalar nenhum aplicativo. 

Com o EPOC GO, você pode estabelecer um sistema de pontos que clientes podem trocar por descontos nos seus produtos.

Assim, você conta com todos os benefícios de um programa de fidelidade sem precisar estabelecer uma estratégia complexa nem contratar alguma solução a mais somente para isso.

Para saber como contar com a EPOC e o EPOC GO, fale com um de nossos especialistas.

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Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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