Todo restaurante busca formas de fidelizar clientes e fazer com que voltem – e também divulguem o estabelecimento. Uma forma de conseguir isso é através de um plano de fidelidade.
Descubra como essa estratégia pode alavancar as vendas do seu negócio e saiba como implementar um programa de fidelização para restaurantes!
O que é um plano de fidelidade
Tecnicamente, qualquer programa que dê aos clientes algum incentivo para voltarem novamente pode ser considerado um plano de fidelidade. Esse plano pode ser, por exemplo:
- Um cartão que garante desconto após cinco compras;
- Um convênio com empresas próximas ao restaurante que dá desconto para os funcionários delas;
- Um sistema de pontos que dá descontos progressivos conforme os clientes vão mais vezes ao restaurante;
- Sistema de cashback ou de pontos que geram descontos na próxima refeição.
O importante é ser algo constante, que recompense a clientela que retornar e, além disso, que permita um acompanhamento fácil e eficiente.
Ao mesmo tempo, para tirar o maior proveito dessa estratégia, é essencial ter formas de levantar dados de consumo e compreender os padrões adotados pelos clientes.
Benefícios de um programa de fidelização
Abaixo você conhece as principais vantagens de contar com um plano de fidelidade no seu restaurante.
Alto custo-benefício
Estudos apontam que programas de fidelidade estarão cada vez mais presentes em restaurantes. E o motivo é simples: essa estratégia ajuda a aumentar vendas e reduzir custos, pois é muito mais barato manter clientes antigos do que conquistar novos.
Isso porque, mesmo você dando um desconto ou outra condição especial, o plano de fidelidade ainda é lucrativo. Afinal, você ganha um retorno maior devido ao volume de visitas ao seu estabelecimento.
Além disso, via de regra esse tipo de programa não demanda um grande custo de implantação, infraestrutura ou divulgação. Ele também é bastante familiar da clientela, o que facilita a sua aceitação.
Fideliza clientes… que trazem mais clientes
Ao mesmo tempo, clientes fidelizados tendem a divulgar o seu restaurante para o círculo de amizades, familiares e colegas. Essa “propaganda gratuita” tem grande potencial de trazer mais clientes, pois nós tendemos a valorizar a opinião das pessoas ao nosso redor.
Pense: quantas vezes você visitou um restaurante ou bar porque alguém lhe indicou? É exatamente isso que você agregará ao seu negócio.
Gera feedbacks e dados sobre consumo
Além disso, como já falamos anteriormente, um programa de fidelidade em um restaurante traz informações valiosas sobre a rotina do estabelecimento e o perfil de consumo do seu público.
Você pode entender, ao analisar esses dados, por exemplo:
- Qual é o ciclo de compra, quanto tempo uma pessoa (ou um grupo) leva para voltar ao seu restaurante;
- Quais são os hábitos de consumo, como pratos mais pedidos, dias e horários mais movimentados;
Toda essa informação e o feedback gerado com ela pode guiar o seu negócio na tomada de decisões. Assim, você sabe no que investir, o que precisa mudar, quando realizar promoções e também que tipo de recompensa é mais interessante para a sua clientela.
Isso proporciona melhorar a relação do restaurante com clientes e aumentar a fidelização. Dessa forma, é criado um ciclo positivo de satisfação: clientes felizes voltam mais, geram mais informações, e por sua vez ficam cada vez mais felizes (e continuam retornando).
O resultado disso tudo, claro, é o seu negócio alcançar cada vez mais lucratividade e espaço no mercado.
Quais são os tipos de programa de fidelidade para restaurantes
Apesar de todos esses benefícios, algumas pessoas ainda acabam deixando esse tipo de programa de lado. Isso acontece porque podem surgir dúvidas sobre como implementar essa estratégia em um restaurante e o que oferecer para a clientela.
Para você não perder essa oportunidade, nós preparamos algumas dicas. Conheça as formas mais usadas (e eficientes) de um plano de fidelidade.
Plano com recompensa automática
Nesse modelo, clientes acumulam pontos por cada real gasto e, quando esse valor atinge uma quantia pré-definida, os pontos são convertidos em um prêmio.
Ele pode ser um desconto, uma refeição gratuita, cashback ou outra recompensa aplicável ao seu restaurante.
Programa com pontos resgatáveis
Nesse tipo de plano de fidelidade, clientes também acumulam pontos com base no quanto gastam no restaurante. A diferença é que podem trocar seus pontos a qualquer momento, não precisando esperar que eles atinjam uma certa quantidade.
Plano com visitas ao estabelecimento
Com esse programa de fidelidade para restaurantes, o que é mensurado são as visitas ao estabelecimento, e não o valor gasto. Ou seja, as pessoas ganham uma recompensa automática depois de visitar o restaurante um determinado número de vezes, independente da sua consumação.
Programa dividido por categorias
Um modelo diferente que pode ser dividido por categorias, com diferentes recompensas atreladas a diferentes valores gastos, pontos adquiridos ou visitas ao restaurante.
Além disso, esse modelo também pode ter categorias de inscrições em que clientes de cada categoria podem ter acesso a diferentes pratos/bebidas.
Programa com recompensas surpresas
Esse é o modelo menos comum de um programa de fidelização. Aqui não há critérios ou marcas definidos para os clientes, que são surpreendidos com recompensas e prêmios de forma inesperada.
Use a tecnologia para tirar o máximo de um plano de fidelidade
Uma forma de aproveitar todas as vantagens de um programa de fidelização é contar com uma ferramenta online que permita o acompanhamento dos pontos. Além disso, ela precisa facilitar o atendimento e a gestão dos prêmios.
Uma maneira de fazer isso e ainda contar com cardápio digital, comanda online e pagamento online é utilizando o EPOC GO.
Essa ferramenta é completamente integrada ao nosso sistema para restaurantes e funciona de forma online sem que clientes precisem instalar algum app.
Com o EPOC GO, você pode estabelecer um sistema de pontos que clientes podem trocar por descontos nos seus produtos.
Assim, você conta com todos os benefícios de um plano de fidelidade sem precisar estabelecer uma estratégia complexa nem contratar alguma solução a mais somente para isso.
Para saber como contar com o EPOC e o EPOC GO, fale com um de nossos especialistas sem compromisso.
Dúvidas Frequentes
O que é um plano de fidelidade?
Qualquer programa que dê aos clientes algum incentivo para voltarem novamente pode ser considerado um plano de fidelidade. O importante é ser algo constante, que recompense a clientela que retornar e, além disso, que permita um acompanhamento fácil e eficiente.
Quais são os benefícios de um plano de fidelidade?
1 – Alto custo-benefício;
2 – Fideliza os clientes que indicam seu estabelecimento;
3 – Gera feedbacks e dados sobre consumo.
Quais são os tipos de programas de fidelidade?
1 – Plano com recompensa automática;
2 – Programa com pontos resgatáveis;
3 – Plano com visitas ao estabelecimento;
4 – Programa dividido por categorias;
5 – Programa com recompensas surpresas.