Overdelivery: como usar a estratégia e fidelizar clientes

Entenda o que é overdelivery, saiba quais são as principais vantagens e confira 5 ideias de estratégias para aplicar no seu restaurante!
cliente recebendo pacote e se surpreendendo com overdelivery

Sumário

Quer superar as expectativas dos seus clientes e proporcionar uma experiência diferenciada no seu restaurante? O overdelivery é a estratégia ideal para isso! Neste artigo, entenda o que é, quais as vantagens e como aplicar no seu negócio. Acompanhe!

O que é overdelivery?

Overdelivery é um termo em inglês que pode ser traduzido como “super entrega” ou “entregar mais”. 

Ele é utilizado para se referir a uma estratégia que consiste, justamente, em oferecer um produto ou serviço que supere as expectativas, entregando algo a mais do que o prometido inicialmente. 

A ideia é surpreender os clientes, gerar uma impressão positiva e aumentar a satisfação. Desta forma, as chances deles retornarem e recomendarem o restaurante para outras pessoas cresce. Saiba mais sobre esses e outros benefícios a seguir!

Por que aplicar overdelivery em restaurantes?

A experiência do cliente nunca foi tão importante. Em um mercado tão competitivo quanto o de restaurantes, ela se tornou um fator decisivo. Já não basta servir a melhor comida, é preciso também prestar um atendimento de excelência e se diferenciar. 

Nesse sentido, o overdelivery tem diversas vantagens para restaurantes. Entre elas podemos citar:

Destaque no mercado

A prática do overdelivery contribui para a construção de uma imagem positiva da marca do restaurante, associando-a à qualidade. Ao oferecer algo único e memorável aos clientes, o estabelecimento se destaca da concorrência. 

Fidelização de clientes

Além de aumentar a satisfação, o overdelivery cria uma conexão emocional com o cliente, fazendo-o se sentir valorizado e especial. Essa relação fortalece o relacionamento, aumentando a probabilidade de fidelização.

Aumento das vendas

Clientes fidelizados e satisfeitos tendem a comprar mais frequentemente e com maior ticket médio. Isso significa um aumento nas vendas para o restaurante.

Redução dos custos de marketing

Com clientes mais fiéis, o restaurante reduz seus custos de marketing a longo prazo. Afinal, não será preciso investir tanto para conquistar novos clientes e manter um bom movimento. 

Aumento do marketing boca a boca

Clientes satisfeitos são os melhores promotores de um negócio. Ao serem surpreendidos positivamente, eles tendem a recomendar o restaurante para amigos e familiares, gerando um marketing boca a boca espontâneo e eficaz.

Como surpreender seus clientes com overdelivery

Para implementar estratégias de overdelivery eficazes, é preciso ter atenção a alguns pontos e evitar erros que podem acabar prejudicando seu negócio. 

O primeiro ponto é entender as preferências e necessidades dos seus clientes. Somente assim você poderá oferecer algo que realmente gere valor. Muitas vezes, é um pequeno detalhe que faz a diferença. 

A criatividade e inovação contam muito, mas as ações que mais fazem sucesso são aquelas que entregam exatamente o que o cliente precisa ou deseja. Isso pode ser desde uma entrega acelerada até uma sobremesa decorada de forma divertida para as crianças. 

Lembre-se: o overdelivery nem sempre é algo caro ou complexo. Pequenos gestos de cuidado e atenção podem surpreender e encantar o cliente. 

Além disso, vale a pena considerar a sustentabilidade e consistência das ações, para manter um padrão de qualidade ao longo do tempo. Por isso, é essencial mensurar os resultados com frequência e identificar quais são as estratégias mais eficazes.

5 estratégias de overdelivery para restaurantes

Como vimos, a estratégia de overdelivery deve ser criada com base nas expectativas dos seus clientes para que seja realmente eficaz. Por isso, sempre considere o perfil e hábitos de consumo antes de implementar alguma ação. 

A seguir, listamos algumas ideias para inspirar. Confira!

Eficiência máxima 

O tempo de espera é um dos fatores que mais impactam a experiência do cliente. 

Apesar disso, é comum que o atendimento ou a entrega de pedidos sejam demorados. Isso acontece por diversos fatores: sistemas complicados, erros humanos, processos confusos, entre outros. 

Enquanto grande parte do mercado ainda sofre para prestar um serviço eficiente, você pode impressionar seus clientes oferecendo o máximo de eficiência. 

Quem não se surpreenderia com uma pizza delivery que chega na metade do tempo previsto e ainda quentinha, como se tivesse acabado de sair do forno? Ou então: em um happy hour movimentado, o garçom repor a bebida em um piscar de olhos? 

Pense em como você pode agilizar seu atendimento e otimizar os processos para agilizar o atendimento no seu restaurante: defina processos, treine a equipe e conte com a tecnologia. 

Experiências únicas

Outra forma de surpreender seus clientes é criar uma experiência única no seu restaurante. Algo que eles possam vivenciar e depois contar para amigos e familiares. Existem diversas formas de fazer isso, e é claro que tudo depende do estilo do seu restaurante.

Você pode inovar na apresentação dos pratos, criando novas formas de consumir pratos que são tradicionais. Alguns restaurantes também finalizam o preparo do prato na própria mesa adicionando molhos, usando maçarico etc.

Use a criatividade para criar um momento que seja divertido e encantador para o cliente. 

Surpresas e cortesias

Uma das maneiras mais fáceis de fazer overdelivery é adicionando itens extras ao pedido do cliente ou presenteando com uma cortesia no momento de finalizar a conta. 

Pode ser um acompanhamento especial, um molho artesanal, uma porção maior, um drink, ou uma sobremesa, por exemplo.  

Brindes que estejam relacionados à história do estabelecimento ou do local onde ele fica também são interessantes para fortalecer a marca e gerar um vínculo emocional. Por exemplo: um doce ou bebida típica da sua região. 

Atenção especial 

O overdelivery nem sempre precisa ser planejado. Quando o cliente faz uma solicitação, você tem uma oportunidade de surpreendê-lo entregando mais do que ele espera. Para isso, é preciso estar atento às necessidades de cada um. 

Treine sua equipe para prestar um atendimento de excelência, sempre observando o que pode fazer para facilitar a vida do cliente e fazer com que a experiência fique ainda melhor. 

Atendimento personalizado

Todo mundo gosta de se sentir especial. Uma outra forma de impressionar seus clientes, especialmente aqueles mais fiéis, é antecipando as necessidades e conhecendo as preferências. 

Isso demonstra que você realmente está preocupado em oferecer o melhor e entende o que ele precisa.

Ter um cadastro com histórico dos seus clientes é uma forma simples de personalizar o atendimento e fortalecer o relacionamento.  

Com EPOC você alcança excelência no atendimento 

A estratégia de overdelivery é uma excelente forma de fidelizar seus clientes, mas é preciso manter a consistência e ter um atendimento de excelência para que ela realmente traga bons resultados. 

Para isso, você pode contar com uma plataforma para restaurantes como a EPOC. Ela oferece soluções completas de PDV, ERP, autoatendimento, Analytics e muito mais. 

Com isso, você terá todos os recursos necessários para otimizar a sua operação, tornar o atendimento mais eficiente e melhorar a experiência dos seus clientes. 

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Dúvidas Frequentes

O que é overdelivery?

Overdelivery é o ato de exceder as expectativas dos clientes, oferecendo mais do que o prometido ou esperado.

Por que o overdelivery é importante para restaurantes?

Aumenta a satisfação e a fidelização dos clientes, melhora a reputação do restaurante e pode levar a recomendações boca a boca.

Quais são exemplos de overdelivery em restaurantes?

Oferecer um aperitivo gratuito, sobremesa de cortesia, porções maiores, atendimento excepcional ou um toque personalizado na experiência do cliente.

Como um restaurante pode praticar overdelivery de maneira consistente?

Treinando a equipe para identificar oportunidades de surpreender os clientes e estabelecendo uma cultura de excelência no serviço.

O overdelivery sempre envolve custos adicionais?

Nem sempre. Muitas vezes, um atendimento excepcional ou pequenos gestos de cortesia podem ser suficientes para criar uma experiência memorável sem custos significativos.

Como medir o sucesso do overdelivery?

Através do feedback dos clientes, taxas de retorno, avaliações online e aumento nas recomendações boca a boca.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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