Overdelivery: como usar a estratégia e fidelizar clientes

Entenda o que é overdelivery, saiba quais são as principais vantagens e confira 5 ideias de estratégias para aplicar no seu restaurante!
cliente recebendo pacote e se surpreendendo com overdelivery

Sumário

Quer superar as expectativas dos seus clientes e proporcionar uma experiência diferenciada no seu restaurante? O overdelivery é a estratégia ideal para isso! Neste artigo, entenda o que é, quais as vantagens e como aplicar no seu negócio. Acompanhe!

O que é overdelivery?

Overdelivery é um termo em inglês que pode ser traduzido como “super entrega” ou “entregar mais”. 

Ele é utilizado para se referir a uma estratégia que consiste, justamente, em oferecer um produto ou serviço que supere as expectativas, entregando algo a mais do que o prometido inicialmente. 

A ideia é surpreender os clientes, gerar uma impressão positiva e aumentar a satisfação. Desta forma, as chances deles retornarem e recomendarem o restaurante para outras pessoas cresce. Saiba mais sobre esses e outros benefícios a seguir!

Por que aplicar overdelivery em restaurantes?

A experiência do cliente nunca foi tão importante. Em um mercado tão competitivo quanto o de restaurantes, ela se tornou um fator decisivo. Já não basta servir a melhor comida, é preciso também prestar um atendimento de excelência e se diferenciar. 

Nesse sentido, o overdelivery tem diversas vantagens para restaurantes. Entre elas podemos citar:

Destaque no mercado

A prática do overdelivery contribui para a construção de uma imagem positiva da marca do restaurante, associando-a à qualidade. Ao oferecer algo único e memorável aos clientes, o estabelecimento se destaca da concorrência. 

Fidelização de clientes

Além de aumentar a satisfação, o overdelivery cria uma conexão emocional com o cliente, fazendo-o se sentir valorizado e especial. Essa relação fortalece o relacionamento, aumentando a probabilidade de fidelização.

Aumento das vendas

Clientes fidelizados e satisfeitos tendem a comprar mais frequentemente e com maior ticket médio. Isso significa um aumento nas vendas para o restaurante.

Redução dos custos de marketing

Com clientes mais fiéis, o restaurante reduz seus custos de marketing a longo prazo. Afinal, não será preciso investir tanto para conquistar novos clientes e manter um bom movimento. 

Aumento do marketing boca a boca

Clientes satisfeitos são os melhores promotores de um negócio. Ao serem surpreendidos positivamente, eles tendem a recomendar o restaurante para amigos e familiares, gerando um marketing boca a boca espontâneo e eficaz.

Como surpreender seus clientes com overdelivery

Para implementar estratégias de overdelivery eficazes, é preciso ter atenção a alguns pontos e evitar erros que podem acabar prejudicando seu negócio. 

O primeiro ponto é entender as preferências e necessidades dos seus clientes. Somente assim você poderá oferecer algo que realmente gere valor. Muitas vezes, é um pequeno detalhe que faz a diferença. 

A criatividade e inovação contam muito, mas as ações que mais fazem sucesso são aquelas que entregam exatamente o que o cliente precisa ou deseja. Isso pode ser desde uma entrega acelerada até uma sobremesa decorada de forma divertida para as crianças. 

Lembre-se: o overdelivery nem sempre é algo caro ou complexo. Pequenos gestos de cuidado e atenção podem surpreender e encantar o cliente. 

Além disso, vale a pena considerar a sustentabilidade e consistência das ações, para manter um padrão de qualidade ao longo do tempo. Por isso, é essencial mensurar os resultados com frequência e identificar quais são as estratégias mais eficazes.

5 estratégias de overdelivery para restaurantes

Como vimos, a estratégia de overdelivery deve ser criada com base nas expectativas dos seus clientes para que seja realmente eficaz. Por isso, sempre considere o perfil e hábitos de consumo antes de implementar alguma ação. 

A seguir, listamos algumas ideias para inspirar. Confira!

Eficiência máxima 

O tempo de espera é um dos fatores que mais impactam a experiência do cliente. 

Apesar disso, é comum que o atendimento ou a entrega de pedidos sejam demorados. Isso acontece por diversos fatores: sistemas complicados, erros humanos, processos confusos, entre outros. 

Enquanto grande parte do mercado ainda sofre para prestar um serviço eficiente, você pode impressionar seus clientes oferecendo o máximo de eficiência. 

Quem não se surpreenderia com uma pizza delivery que chega na metade do tempo previsto e ainda quentinha, como se tivesse acabado de sair do forno? Ou então: em um happy hour movimentado, o garçom repor a bebida em um piscar de olhos? 

Pense em como você pode agilizar seu atendimento e otimizar os processos para agilizar o atendimento no seu restaurante: defina processos, treine a equipe e conte com a tecnologia. 

Experiências únicas

Outra forma de surpreender seus clientes é criar uma experiência única no seu restaurante. Algo que eles possam vivenciar e depois contar para amigos e familiares. Existem diversas formas de fazer isso, e é claro que tudo depende do estilo do seu restaurante.

Você pode inovar na apresentação dos pratos, criando novas formas de consumir pratos que são tradicionais. Alguns restaurantes também finalizam o preparo do prato na própria mesa adicionando molhos, usando maçarico etc.

Use a criatividade para criar um momento que seja divertido e encantador para o cliente. 

Surpresas e cortesias

Uma das maneiras mais fáceis de fazer overdelivery é adicionando itens extras ao pedido do cliente ou presenteando com uma cortesia no momento de finalizar a conta. 

Pode ser um acompanhamento especial, um molho artesanal, uma porção maior, um drink, ou uma sobremesa, por exemplo.  

Brindes que estejam relacionados à história do estabelecimento ou do local onde ele fica também são interessantes para fortalecer a marca e gerar um vínculo emocional. Por exemplo: um doce ou bebida típica da sua região. 

Atenção especial 

O overdelivery nem sempre precisa ser planejado. Quando o cliente faz uma solicitação, você tem uma oportunidade de surpreendê-lo entregando mais do que ele espera. Para isso, é preciso estar atento às necessidades de cada um. 

Treine sua equipe para prestar um atendimento de excelência, sempre observando o que pode fazer para facilitar a vida do cliente e fazer com que a experiência fique ainda melhor. 

Atendimento personalizado

Todo mundo gosta de se sentir especial. Uma outra forma de impressionar seus clientes, especialmente aqueles mais fiéis, é antecipando as necessidades e conhecendo as preferências. 

Isso demonstra que você realmente está preocupado em oferecer o melhor e entende o que ele precisa.

Ter um cadastro com histórico dos seus clientes é uma forma simples de personalizar o atendimento e fortalecer o relacionamento.  

Com EPOC você alcança excelência no atendimento 

A estratégia de overdelivery é uma excelente forma de fidelizar seus clientes, mas é preciso manter a consistência e ter um atendimento de excelência para que ela realmente traga bons resultados. 

Para isso, você pode contar com uma plataforma para restaurantes como a EPOC. Ela oferece soluções completas de PDV, ERP, autoatendimento, Analytics e muito mais. 

Com isso, você terá todos os recursos necessários para otimizar a sua operação, tornar o atendimento mais eficiente e melhorar a experiência dos seus clientes. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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