5 vantagens do self checkout para restaurantes

Entenda o que é o self checkout, confira alguns modelos de autoatendimento para adotar no seu restaurante e conheça as vantagens.
self checkout

Sumário

Entre pegar fila para pagar ou finalizar suas compras por conta própria, o que você prefere? 

A verdade é que ninguém gosta muito de esperar, não é? E a tecnologia tem ajudado a resolver esse problema, conquistando cada vez mais consumidores. 

Assim, o self checkout já é uma realidade em diversos tipos de estabelecimentos do varejo, como os supermercados e as lojas de departamentos, por exemplo.

Neles, os clientes escolhem os produtos que desejam e vão até um totem de autoatendimento, onde fazem a leitura dos códigos de barras, conferem os itens e efetuam o pagamento. Desta forma, não precisam aguardar pelo atendimento de um operador de caixa e têm total autonomia. 

Agora, essa tendência também está sendo adotada por restaurantes e bares para ganhar eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência. 

Neste post, vamos entender o que é self checkout, como funciona e quais as vantagens. Confira! 

O que é self checkout?

O checkout é a última etapa da experiência de um cliente em uma loja, quando ele finaliza a compra e faz o pagamento. O self checkout, também conhecido como autopagamento, é quando o cliente realiza essa etapa sozinho, sem a necessidade de interação direta com um atendente. 

Para isso, os estabelecimentos contam com totens de autoatendimento dispostos em locais específicos. 

Geralmente, esses equipamentos contam com uma tela sensível ao toque e um sistema para que o cliente registre o que consumiu e faça o pagamento, como um PDV integrado com maquininhas de cartão. 

No caso de supermercados, por exemplo, esse terminal de autoatendimento possui um leitor de código de barras e balança integrados para identificar ou pesar os produtos.

Em restaurantes e bares, há diferentes configurações que podem ser utilizadas, de acordo com o objetivo e modelo de atendimento. Continue lendo para entender melhor como funciona! 

Como funciona o autoatendimento em restaurantes?

O autoatendimento em restaurantes pode ser realizado de diversas formas, utilizando diferentes tecnologias. A principais são:

Venda direta no totem de autoatendimento

É o mais comum e já utilizado em grandes redes de fast food, por exemplo. Neste modelo, os clientes selecionam os itens desejados em um menu digital exibido na tela do totem de autoatendimento.

Eles podem personalizar os pedidos de acordo com suas preferências, adicionando ou removendo ingredientes, escolhendo opções de acompanhamentos e bebidas. 

Após adicionar os itens ao carrinho, os clientes têm a opção de pagar diretamente no terminal, por meio de maquininha de cartão de crédito e débito integradas. Também é possível pagar por PIX e carteiras digitais. 

Uma vez concluído o pagamento, o sistema emite um recibo e os clientes podem retirar o pedido no balcão ou aguardar a entrega na mesa, dependendo do formato do restaurante. 

Comanda individual pós-paga

Outra forma de self checkout em restaurante é utilizando comandas individuais pós-pagas. 

Ao chegar no estabelecimento, os clientes recebem uma comanda eletrônica. Os pedidos são registrados na comanda pelo garçom ou atendente. Na hora de ir embora, o cliente leva a comanda até o totem de autoatendimento para fechar a conta e realizar o pagamento. 

Esse modelo é mais comum em gastrobares, lounge bars e pubs, por exemplo. Também pode ser uma boa opção para happy hours ou eventos específicos em restaurantes. 

Sua vantagem é que o cliente pode consumir à vontade e fazer um único pagamento na saída, sem precisar pegar filas no caixa. 

Comanda individual pré-paga

Também é possível utilizar comandas individuais pré-pagas. 

Nesse modelo, os clientes recebem uma comanda eletrônica ao chegar e realizam uma carga de crédito por meio do totem de autoatendimento, selecionando o valor ou os itens que deseja consumir. Depois, utilizam a comanda para retirar os pedidos. 

Autoatendimento no smartphone

O autoatendimento também pode ser realizado direto no smartphone dos clientes, sem necessidade de investir em totens ou tablets. 

Os clientes leem um código QR Code que exibe um link para um Cardápio Digital. Lá, podem abrir a própria comanda, incluir os itens que desejam consumir e realizar os pedidos sem precisar aguardar pelo garçom. 

Os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha e os atendentes recebem alertas para que sejam entregues na mesa correta. 

No final, os clientes podem fechar a conta e pagar por meio do próprio aplicativo. 

Essas soluções podem ser utilizadas da forma que fizer mais sentido para o seu restaurante. Combinando a tecnologia com uma equipe bem treinada, com certeza seu atendimento será cinco estrelas! Veja algumas vantagens do self checkout a seguir. 

5 vantagens do self checkout em restaurantes e bares

O self checkout tem diversas vantagens, tanto para os clientes quanto para os restaurantes e bares. Listamos abaixo as principais delas. Confira! 

1 – Eficiência operacional 

Ao utilizar as tecnologias de autoatendimento no seu restaurante ou bar você pode aumentar a sua eficiência operacional. 

Como os processos são automatizados e o atendimento não depende da agilidade do garçom, é possível atender mais clientes, reduzir filas nos horários de pico e aumentar a rotatividade das mesas. 

2 – Redução de custos

Uma das grandes vantagens do autoatendimento é a redução de custos. Sua equipe é reduzida e você não precisa contratar freelancers para os dias de maior movimento, diminuindo os custos com mão de obra. 

Além disso, como o próprio cliente faz o pedido, há menos erros, devoluções e desperdícios. Se integrado à retaguarda, o sistema também pode otimizar o controle de estoque, reduzindo perdas e contribuindo para um melhor planejamento de compras.  

3 – Autonomia para os clientes

O self checkout proporciona total autonomia aos clientes. Eles não precisam ficar aguardando o atendimento do garçom para visualizar o cardápio, pedir e pagar. Podem fazer tudo sozinhos utilizando uma ferramenta simples e intuitiva. 

Com isso, a experiência de consumo se torna mais ágil e fluída, sem demora e filas, e os clientes ficam mais satisfeitos e provavelmente vão retornar para outras visitas. 

4 – Menos filas para pagar

As filas para pagar são um problema recorrente em muitos restaurantes e bares, especialmente nos horários de pico ou na hora de ir embora. Uma solução de self checkout ajuda a agilizar os pagamentos e acabar com a espera em filas. 

5  – Maior ticket médio 

Por fim, o autoatendimento também ajuda a aumentar o ticket médio. 

Por diversas razões: o cliente pode navegar pelo cardápio com mais liberdade, as imagens na tela são maiores e mais atrativas, o sistema permite configurar promoções e sugestões que estimulam o consumo. 

Assim, além de todos os benefícios citados acima, você ainda fatura mais! 

Conheça as soluções de autoatendimento da EPOC

O que achou dos benefícios do self checkout? Se você quer inovar no seu negócio e usar a tecnologia para impulsionar seu crescimento, com certeza o autoatendimento é uma ótima ideia.

A EPOC é uma plataforma para restaurantes com tudo o que você precisa para agilizar o atendimento e descomplicar a gestão. O EPOC GO e o KIOSK são nossas soluções de autoatendimento. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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