Autoatendimento para restaurante: 7 motivos para adotar

Entenda o que é e como funciona o autoatendimento para restaurantes. Confira 7 vantagens para seu negócio e conheça o EPOC GO e KIOSK.

Sumário

O autoatendimento é uma tendência crescente em restaurantes. Os consumidores já estão mais abertos a utilizar tecnologias que melhoram a experiência, especialmente depois de todas as adaptações impostas pela pandemia de COVID-19. 

Cardápio digital QR Code, aplicativos, comanda eletrônica, totens de autosserviço e meios de pagamento inovadores são algumas das soluções que passaram a fazer parte da rotina dos estabelecimentos. 

Após experimentar todos os benefícios que essas tecnologias proporcionam, os clientes mudaram o comportamento de consumo e demandam que os estabelecimentos ofereçam essas opções. 

Se você está pensando em modernizar o seu negócio, conheça as possibilidades e entenda todas as vantagens do autoatendimento para restaurante neste artigo!

autosserviço

O que é e como funciona o autoatendimento?

Fazer uma refeição em um restaurante geralmente envolve a interação direta com um garçom ou atendente no balcão. O cliente chega, solicita o cardápio, faz o pedido, aguarda ser servido, consome, pede a conta e paga. 

No entanto, com o avanço das tecnologias e a mudança no comportamento de consumo, o autoatendimento passou a ser uma alternativa e está mudando essa dinâmica. 

Como o nome sugere, o autoatendimento nos restaurantes é quando os próprios clientes estão no controle do serviço, ou seja: não precisam aguardar o garçom trazer o cardápio, nem para fazer o pedido e até mesmo para pagar.

Para isso, são utilizadas soluções como cardápios digitais QR Code, tablets ou totens de autoatendimento, por exemplo. Desta forma, os clientes têm mais autonomia e flexibilidade durante a experiência gastronômica. 

Com diversos benefícios — tanto para o estabelecimento quanto para o cliente — o autoatendimento para restaurante é uma tendência no mercado. Confira a seguir quais são os principais tipos que você pode adotar, confira as vantagens e conheça o EPOC GO e KIOSK.

Tipos de autoatendimento em restaurantes e bares

Há diversas formas de adotar autoatendimento em restaurantes. Enquanto alguns estabelecimentos oferecem uma experiência de autosserviço completa, outros utilizam soluções pontuais que contribuem para uma melhor eficiência operacional. 

Conheça a seguir as principais formas de incluir autoatendimento em restaurantes!

Cardápio digital QR Code

Esse é um dos tipos mais populares de autoatendimento. Os restaurantes têm um código QR Code na mesa para que o cliente possa acessar o cardápio digital sem precisar aguardar pelo garçom. 

Para isso, basta utilizar a câmera de um smartphone para fazer a leitura do código e obter o link de visualização do menu. Em poucos segundos, o cliente pode navegar pelo cardápio e encontrar os itens que deseja. 

Saiba mais: 9 motivos para adotar cardápio por QR Code

Tablets na mesa

Outra opção é disponibilizar tablets nas mesas do restaurante para que os clientes naveguem pelo cardápio e façam o pedido. 

Para isso é preciso instalar um sistema nesses dispositivos que possibilite enviar os pedidos direto para as impressoras ou sistema KDS, assim o garçom não precisa realizar essa tarefa. 

Totem de autoatendimento 

Os totens de autoatendimento são uma solução de autosserviço completo. Esses equipamentos ficam disponíveis para que os clientes acessem o menu, façam o pedido e  pagamento, tudo sem precisar da ajuda de um atendente. 

É mais utilizado por restaurantes fast food, mas também pode ser uma boa opção para estabelecimentos que entregam o pedido pronto no balcão ou bares para servir chopes, por exemplo. 

Leia também: 7 Motivos Para Investir em Totens de Autoatendimento no seu Estabelecimento

Aplicativos

Os aplicativos são outra forma de viabilizar o autoatendimento para restaurantes. Os clientes podem instalar no próprio smartphone para realizar o autoatendimento ou acessar pela web por meio de um QR Code. 

Cada aplicativo tem as suas funcionalidades: cardápio, pedido, pagamento, programa de fidelidade, entre outros. 

Agora que você já conhece os principais tipos de autoatendimento para restaurantes, confira a seguir as vantagens e depois conheça as soluções que a EPOC oferece!

7 vantagens do autoatendimento para restaurante

Restaurantes com autoatendimento conseguem oferecer uma experiência diferenciada aos clientes e obter melhores resultados de vendas. Saiba mais sobre as principais vantagens de adotar esse modelo a seguir. 

1 – Mais eficiência operacional

O autoatendimento torna a operação do restaurante mais eficiente, pois os processos são automatizados e melhoram o fluxo dos pedidos. 

Por exemplo: o cliente faz o pedido no totem e este vai automaticamente para a produção, poupando o trabalho e o tempo do garçom. 

2 – Redução de custos

As soluções de autoatendimento para restaurante também levam a uma redução de custos operacionais. 

A economia pode ocorrer de diversas formas: elimina gastos com atualização de cardápios, diminui a necessidade de contratar freelancers para atendimento, reduz as perdas e desperdícios, entre outras. 

3 – Melhor gestão de pedidos

Sistemas de autoatendimento para restaurantes facilitam o gerenciamento de pedidos, uma vez que automatizam os processos e estão menos sujeitos a falhas humanas. 

Quando o cliente faz o pedido direto no sistema, praticamente acabam os erros. Os pedidos são enviados diretamente para o KDS ou impressoras de produção, e a organização se torna mais fácil. 

4 – Mais agilidade no atendimento 

Um dos maiores benefícios do autoatendimento é a agilidade. Os clientes não precisam aguardar por um garçom e têm liberdade e autonomia para fazer os pedidos e pagar na hora que desejarem. Isso torna a dinâmica de atendimento muito mais ágil e aumenta a satisfação dos clientes. 

5 – Aumento no ticket médio

Como têm mais facilidade e comodidade para fazer os pedidos, os clientes tendem a gastar mais. Além disso, a interação com cardápios digitais mais atrativos – em smartphones, tablets ou totens – estimula o consumo. 

Por fim, outro fator que contribui para o aumento do ticket médio é a agilidade no atendimento: como os pedidos chegam mais rápido, os clientes se sentem encorajados a pedir mais. 

6 – Menos erros nos pedidos

Quando um garçom atende o cliente, há muitas chances de errar o pedido: esquecer de anotar, não entender uma solicitação, letra ilegível, confusão entre um cliente e outro, e assim por diante. 

Isso acaba quando os clientes fazem o próprio pedido utilizando o sistema de autoatendimento. Sem erros nos pedidos, há menos devoluções e desperdícios – e maior satisfação dos clientes. 

7 –  Atendimento de excelência

Por fim, as soluções de autoatendimento facilitam o trabalho dos garçons, que podem se dedicar a prestar um atendimento mais atencioso e personalizado, dando sugestões aos clientes e garantindo que tudo está excelente. 

O foco deixa de ser as atividades repetitivas e operacionais e passa a ser em proporcionar a melhor experiência aos clientes. 

EPOC GO e KIOSK: a solução ideal para o seu negócio

A EPOC oferece uma solução completa, desenvolvida especialmente para restaurantes e bares que desejam aumentar a eficiência operacional e atingir uma maior lucratividade. 
Nosso PDV ágil e retaguarda administrativa são integrados a outros recursos que potencializam o seu negócio, inclusive autoatendimento.

O EPOC GO é um cardápio digital com acesso via QR code. Mas não só isso: além de acessar o menu pelo próprio smartphone, o cliente também pode fazer o pedido e pagamento. 

Os clientes que usam o EPOC GO têm uma redução de 30% nos custos operacionais e uma redução de 15 minutos no tempo de ocupação das mesas. E a facilidade de pagamento ainda aumenta as gorjetas via repique em 12%.

Já o KIOSK é um totem de autoatendimento com serviço completo, menu customizável e opções de parametrização que se adaptam à sua operação, seja ela venda direta, senha para retirada, comanda pré-paga ou pós-paga.

Restaurantes que utilizam o totem de autoatendimento reduzem as filas e têm um aumento no faturamento de até 10%, além de reduzirem o custo operacional em até 31%. 
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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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