Controle financeiro empresarial para restaurantes e bares com o EPOC
Quer descomplicar o controle financeiro empresarial do seu restaurante ou bar e ter mais tempo para cuidar do que realmente importa?
Com o EPOC você automatiza tarefas, agiliza processos e conta com a solução completa para o controle de finanças
Como organizar as finanças da empresa com o EPOC
Integração completa
Conecte PDV, ERP, estoque e gestão fiscal e tenha todas as vendas catalogadas, auditáveis e cadastradas no seu fluxo de caixa automaticamente.
Análise de performance
Veja em tempo real diversas métricas financeiras do seu restaurante ou bar, como faturamento, horários mais ativos, perfis dos clientes, número de vendas, performance da equipe e muito mais.
Módulo multilojas
Veja os dados de todas as lojas do seu grupo em uma só ferramenta. Veja as operações por completo e faça análises comparativas para tomar as melhores decisões estratégicas.
Tire todas as suas dúvidas sobre como fazer o controle financeiro empresarial do seu estabelecimento!
Quer saber mais sobre como controlar o financeiro do seu restaurante ou bar? Sem problemas, abaixo você confere as vantagens desse controle, formas de fazê-lo do jeito certo e detalhes sobre os benefícios que ele oferece para o seu estabelecimento. Confira!
O que é o controle de finanças para empresas?
Antes de trazer dicas de como controlar as finanças, vale ressaltar o que contempla essa gestão financeira.
Embora algumas pessoas possam pensar que isso significa apenas acompanhar as vendas, na verdade esse cuidado é muito mais profundo.
Para uma gestão eficiente das finanças de um restaurante, bar ou balada, é fundamental visualizar a operação como um todo. Ou seja, além das vendas, tenha atenção com:
- Orçamento;
- Gestão de estoque;
- Fluxo de caixa;
- Contas a pagar e a receber;
- Contabilidade e impostos;
- Folha de pagamento dos colaboradores.
Portanto, você precisa integrar diversas áreas do seu estabelecimento e coletar informações valiosas de cada uma delas. Assim, terá um panorama fidedigno do seu negócio.
Dessa forma você conta com dados concretos para tomar as melhores decisões e, além disso, garantir a saúde financeira do restaurante/bar.
Na prática, o controle financeiro empresarial se manifesta em diversos processos, rotinas e ações cotidianas do estabelecimento.
Fechamento de caixa, análise de vendas, aquisição de insumos, definição de orçamento e, principalmente, o acompanhamento de todas essas contas e ações são ótimos exemplos. Logo abaixo você descobre como fazer esse controle!
Quais as principais formas de organizar as finanças de uma empresa?
Embora existam diversas maneiras de fazer o controle financeiro empresarial de um bar ou restaurante, existem certas práticas e ferramentas que costumam ser mais utilizadas – e mais eficientes.
Abaixo, selecionamos dicas de como fazer o controle financeiro do seu estabelecimento com três das principais formas: planilhas, aplicativos e sistemas.
Cada uma conta com seus pontos fortes e fracos, e, por isso, busque aquela que melhor se adapta às necessidades do seu restaurante/bar.
Planilha para controle financeiro
Usar planilhas para gestão é uma das práticas mais comuns em diversas empresas, inclusive no segmento de food service. No caso da gestão financeira, é uma prática utilizar uma junção de planilhas.
Você pode, por exemplo, utilizar uma planilha para manter o seu estoque atualizado, com todas as entradas e saídas.
Além disso, outra planilha terá as informações de vendas, com dados sobre valores, itens comercializados, formas de pagamento e outros itens relevantes para o seu negócio.
O importante é centralizar todos os dados relevantes em planilhas de fácil acesso e com atualizações frequentes.
Isso facilita o uso dela e garante que as informações sejam atuais para, assim, possibilitar melhores decisões sobre o restaurante/bar.
No entanto, embora útil para catalogar dados, uma planilha não é necessariamente a forma mais prática de fazer o controle financeiro empresarial.
O motivo é simples: tudo precisa ser computado de forma manual, o que consome muito tempo e energia (além de ter potencial para erros e fraudes humanas).
Por isso, cada vez mais os grandes estabelecimentos que buscam maior eficiência e agilidade operacional buscam contar com a tecnologia para essa tarefa – como nas duas dicas abaixo.
Aplicativo de controle financeiro
E justamente uma maneira mais moderna de gerenciar as finanças do seu restaurante ou bar é através de um app de controle financeiro.
Com esse tipo de ferramenta, você pode integrar algumas áreas do seu estabelecimento e, dependendo do aplicativo, utilizar o software em diferentes dispositivos com os dados sincronizados entre eles.
De forma geral, esse tipo de app funciona de forma parecida com as planilhas, só que de forma centralizada.
Ou seja, em vez de ter várias planilhas, você conta com um único aplicativo para visualizar diversas informações.
Além disso, dependendo do software, ele pode coletar esses dados de forma automática, facilitando muito a gestão financeira empresarial.
Porém, é preciso avaliar que nem sempre esse tipo de ferramenta será compatível com as soluções que você já conta, como PDV, POS, EPR, entre outros.
Sistema de gestão com controle financeiro
E para quem busca o máximo de eficiência e agilidade, além de flexibilidade e compatibilidade, a melhor opção é um sistema de gestão para restaurantes e para bares com funcionalidades de controle financeiro.
Ele é um aplicativo de controle financeiro empresarial só que com ainda mais funcionalidades e integrações. Por isso, é uma solução completa para restaurantes e bares.
Com esse tipo de software, você consegue integrar todas as áreas do seu estabelecimento, como Vendas, Estoque, Financeiro, Fiscal, Contas (a pagar e a receber), entre outras.
Dessa forma, você pode centralizar todas as informações relevantes em uma única solução, garantindo que nenhum dado seja perdido ou fique desatualizado.
Assim, é possível:
- acompanhar as vendas;
- visualizar o ticket médio;
- entender o perfil de consumo dos clientes;
- organizar o estoque;
- planejar a compra de insumos e o pagamento de fornecedores.
No caso de um sistema como o EPOC, você pode utilizar esses recursos em diversos aparelhos, como computadores, smartphones e tablets. Além disso, pode visualizar dashboards com gráficos contendo todos esses dados e muitos outros.
5 benefícios do controle financeiro empresarial para restaurantes e bares
Abaixo você conhece algumas das principais vantagens de fazer um controle financeiro eficiente e confiável no seu restaurante ou bar.
Com essa prática, é possível planejar o futuro do empreendimento, corrigir erros e evitar fraudes e muito mais. Confira!
1 – Ter uma visão clara do estabelecimento
Você já ouviu a frase “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”? Esse famoso ditado aponta como é importante medir algo para, então, poder tomar decisões e realizar mudanças.
Por isso é tão vital que você faça o controle financeiro empresarial do seu bar ou restaurante. Dessa forma, você pode entender o passado, o presente e, então, projetar o futuro do estabelecimento.
A gestão financeira permite:
- entender quanto você fatura;
- saber quais são suas despesas;
- descobrir quanto você pode investir em melhorias e novidades para o estabelecimento;
- identificar falhas ou erros no fluxo de caixa;
- visualizar oportunidades para reduzir custos e otimizar a gestão como um todo.
2 – Poder planejar a médio e longo prazo
E é graças a essa visão clara e aprofundada da saúde financeira do seu bar/restaurante que você pode planejar. Com o entendimento do fluxo de caixa você pode definir quais serão as metas de rentabilidade no futuro e quais serão as despesas que surgirão.
Assim, seu estabelecimento terá metas realistas, previsibilidade no fluxo de caixa e verba para investir em infraestrutura e equipamentos.
Além disso, você também poderá adaptar sua operação de acordo com a flutuação sazonal de clientes, custos e renda que foi identificada.
3 – Ter mais segurança financeira
É exatamente essa previsibilidade que traz mais segurança e tranquilidade para a saúde financeira do seu estabelecimento.
Isso evita surpresas e mudanças drásticas, já que você consegue antever suas rendas e custos – além de identificar formas de guardar parte do seu lucro para superar eventuais imprevistos.
4 – Evitar fraudes e erros
Graças a gestão financeira empresarial, fica muito mais fácil identificar possíveis falhas – ou até mesmo fraudes – na gestão financeira de um restaurante, bar ou casa noturna.
Por exemplo, com o fechamento de caixa automatizado de um sistema de gestão, não há como alguém errar contas ou esquecer de alguma transação. Isso, portanto, representa segurança e também ganho de tempo e agilidade na operação.
5 – Entender o que funciona e o que pode ser melhorado
Por fim, como toda boa gestão, o controle financeiro gera informações valiosas sobre a sua operação. Dentre elas, podem estar:
- produtos que trazem mais rentabilidade;
- perfil dos seus clientes;
- dias e horários mais ativos;
- principais gastos e custos;
- produtos que não são tão populares/rentáveis;
- necessidade de modificar os processos e/ou aumentar a sua equipe.
Dessa forma, você pode aplicar ações estratégicas para potencializar os pontos positivos dessa análise e também remediar o que precisa ser melhorado no estabelecimento.
5 dicas de como organizar as finanças do seu estabelecimento
Depois de saber mais sobre as ferramentas usadas para gestão financeira de um restaurante ou bar, é hora de descobrir dicas e boas práticas de controle financeiro empresarial.
Você pode aplicar as dicas abaixo como rotinas da sua operação e práticas recorrentes. Além disso, caso tenha um sistema de gestão, muitas dessas estratégias e ações acontecem de forma automática e sincronizada entre as áreas do seu estabelecimento.
1 – Registre todas as transações
Um bom controle financeiro só acontece quando se tem todas as informações necessárias. Por isso, lembre-se de registrar tudo que entra e sai do seu caixa.
Mesmo pequenas despesas ou mínimas entradas de rendas precisam ser catalogadas para que o seu fluxo de caixa seja fiel.
Assim, suas contas fecham corretamente, evitando surpresas e que você pense que tem menos ou mais dinheiro em caixa do que realmente possui.
Por isso é tão importante contar com uma solução que integra PDV, estoque, ERP, financeiro e fiscal.
Assim, ao vender um item, a ferramenta automaticamente registra a transação no PDV, atualiza os insumos no estoque, envia a informação para o ERP que atualiza os números no financeiro.
Além disso, o sistema contabiliza essas informações e as disponibiliza em gráficos e dashboards de análise para facilitar a gestão financeira da operação como um todo.
2 – Controle seu estoque com atenção
Como você já viu, o controle de estoque é parte essencial do controle financeiro empresarial.
Afinal, se você não sabe exatamente o que há em seu estoque, não pode definir uma meta de vendas, estipular o que precisa comprar de insumos (e se recebeu exatamente a quantidade que adquiriu). E lembre-se: tudo isso deve ser feito diariamente.
Somente quem já sofreu com quebra de estoque ou foi pego de surpresa por não ter um insumo de um prato ou bebida de sucesso em um dia de grande movimento sabe como isso pode afetar o seu faturamento.
3 – Categorize as despesas e os recebimentos
Organização é parte integral do controle financeiro de um estabelecimento, pois permite catalogar e analisar as despesas e, assim, analisar as finanças do negócio.
Divida as despesas em categorias, como alimentação, bebidas, salários, aluguel, contas fixas (água, eletricidade etc.), entre outras. Dessa forma, você consegue facilmente identificar quais são os seus principais recursos e gastos.
Novamente, o uso de um aplicativo ou sistema facilita esse processo. Ele pode criar rótulos e designar despesas/rendas para cada um deles, e isso acontecerá automaticamente com esses itens no futuro.
4 – Revise seu planejamento periodicamente
Lembre-se que, por mais que você tenha atenção e cuidado, o controle financeiro empresarial é um processo contínuo. Portanto, sempre há espaço para melhorias e mudanças.
Além disso, o mercado de um restaurante ou bar é muito volátil, com novas tendências, rotinas e práticas surgindo constantemente. Isso sem falar em problemas e imprevistos que podem surgir a qualquer momento.
Por isso, periodicamente reveja a sua organização e o seu planejamento levando em conta o novo contexto do seu estabelecimento. Atualize suas práticas e implemente novas ferramentas para garantir a eficiência do seu controle financeiro.
5 – Use as ferramentas certas
Por fim, você já deve ter percebido que apesar de tão importante, a gestão financeira apresenta muitas dificuldades. A boa notícia é que isso fica muito mais fácil com as ferramentas certas.
Já citamos apps, planilhas e, claro, sistemas de gestão. O importante é entender qual solução se enquadra na rotina do seu restaurante ou bar e, assim, adotá-la de forma eficiente e completa.
Para quem busca maior controle e versatilidade, o melhor é ter um sistema de gestão para restaurantes/bares.
Assim, você gerencia o estabelecimento como um todo com mais facilidade e rapidez, além de automatizar a coleta e a análise de dados financeiros.
Para saber mais sobre como uma solução como o EPOC pode ajudar o seu restaurante ou bar a não somente gerenciar o financeiro, mas também vender mais e cortar custos, veja uma demonstração gratuita do nosso sistema.