Como administrar um bar financeiramente: 5 dicas essenciais

Entenda como administrar um bar financeiramente com nossas 5 dicas essenciais

Sumário

Empreender é desafiador. É preciso muito trabalho, empenho e dedicação para ter sucesso nos negócios. E nem sempre isso basta. Às vezes, todo o seu esforço vai por água abaixo porque você não soube como fazer a gestão financeira da empresa.

Muita gente abre um bar sem dominar conceitos e práticas fundamentais para garantir a saúde financeira do empreendimento. Se você ainda tem dúvidas e quer descobrir como administrar um bar financeiramente, confira nossas dicas a seguir! 

Saúde financeira e a sobrevivência dos negócios

Você sabia que somente 40,7% dos negócios sobrevivem após 5 anos?

Essa é a estimativa do estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2020, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para a análise, foram consideradas as empresas que nasceram em 2015 e estavam em funcionamento até 2020. 

Mas quais os motivos que levam uma empresa a fechar as portas em tão pouco tempo?

Eles são os mais variados: vão desde uma questão pessoal como mudança de cidade até uma crise econômica como a desencadeada pela pandemia de COVID-19. No entanto, a má gestão financeira é, sem dúvidas, um dos grandes problemas. 

Na pesquisa Sobrevivência das Empresas 2020, feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as dificuldades financeiras aparecem entre os principais motivos para o fechamento das empresas

  • 21,5% – Faltou dinheiro / faltou financiamento / faltou capital de giro
  • 20% – Vendas muito baixas / Prejuízo / Falta de clientes
  • 6,5% – Custo alto / impostos / taxas / aluguel alto
  • 3,6% – Lucro / Faturamento muito baixo

Os dados também indicam que 7,9% dos entrevistados acreditam que uma gestão financeira mais eficaz teria evitado o fim do negócio. 

Além disso, outros fatores que teriam ajudado a empresa a se manter foram citados, entre eles: 

  • 34,4% – Crédito mais facilitado
  • 24,9% – Mais clientes
  • 20,6% – Menos encargos e impostos 
  • 17,5% – Planejamento do negócio 

Como você pode observar, nenhuma empresa perdura sem controle das finanças. E não é diferente quando estamos falando de bares ou restaurantes. A seguir, confira nossas dicas e veja como administrar um bar financeiramente.

Leia também: 8 ideias de bar para criar um negócio de sucesso

5 dicas de como administrar um bar financeiramente

Fluxo de caixa, CMV (custo da mercadoria vendida), planejamento de custos e despesas, orçamento, tributação, faturamento, capital de giro…

Aprender como administrar um bar financeiramente envolve conhecer diversos conceitos e práticas que podem ser bem desafiadoras. Siga nossas dicas para fazer uma gestão financeira eficaz e conseguir alcançar seus objetivos! Vamos lá?

Leia também: Os 5 grandes desafios na gestão de restaurantes, bares e baladas

1. Comece por você: organize suas finanças pessoais

Um erro clássico de empreendedores, especialmente de negócios familiares, é confundir as finanças pessoais com as finanças da empresa. E é muito comum que ambas sejam descontroladas.

Se você ainda tira dinheiro do caixa do bar para pagar as contas de casa, está na hora de se organizar melhor! E isso começa com você: estude finanças pessoais, leia livros de referência, aprenda a cuidar do seu próprio dinheiro. 

Se você não sabe nem por onde começar, nossa dica é o livro Como organizar sua vida financeira, do Gustavo Cerbasi. 

Depois disso, você pode partir para a organização das finanças da empresa. Com uma boa base de conhecimento e separando o CPF do CNPJ, as chances de sucesso são bem maiores. 

2. Estude finanças e acompanhe o mercado

As finanças pessoais são um ótimo começo, mas para administrar o seu bar você vai precisar ir além. É inimaginável uma pessoa empreendedora de sucesso que não acompanha e entende as movimentações de mercado. 

Inflação, taxas de câmbio, taxas de juros… Você tem que estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo financeiro. Afinal, são esses indicadores e o contexto do mercado que direcionam os negócios. 

Eles são como faróis que sinalizam onde e quando há oportunidades ou ameaças. A alta da inflação, por exemplo, afeta diretamente os preços de insumos para o seu bar. Se você não tiver conhecimento disso, pode demorar a rever preços e acabar no prejuízo

Ao acompanhar o mercado, você está mais preparado para tomar decisões — e não corre o risco de apenas ir na onda dos concorrentes ou ser pego de surpresa por uma crise. 

Então, comece já! Estude o mercado, leia as publicações de associações como a Abrasel, acompanhe o noticiário de finanças. Isso é fundamental para gerir um negócio. 

3. Planeje as finanças desde o início 

Administrar um bar sem fazer planejamento financeiro é a receita do fracasso. Mas isso é bastante comum. A operação de um bar toma bastante tempo e, às vezes, não sobra para o planejamento. 

Você fica tão ocupado cuidando do fluxo de caixa que esquece de olhar para os objetivos do negócio. Não faz o acompanhamento dos resultados. Não faz ajustes para conseguir alcançar a meta… Definitivamente: isso não pode acontecer! 

Você precisa saber para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá. 

O planejamento financeiro é uma parte do Plano de Negócios do seu bar (este é composto também pela análise dos concorrentes, plano de marketing, plano operacional, entre outros elementos). Ele deve ser feito antes mesmo de abrir a empresa. 

No início, é essencial calcular ou estimar pelo menos alguns aspectos básicos como: 

  • Investimento necessário
  • Gastos e despesas iniciais
  • Capital de giro necessário
  • Tempo para atingir o retorno do investimento 
  • Meta de faturamento e lucro 

A dica é: tenha em mente que o planejamento vai mudar conforme o andamento do negócio. Ele é uma referência, que serve muito mais para identificar erros e acertos do que para seguir à risca. 

Você precisará compreender, no decorrer da operação, as especificidades do seu fluxo de caixa, as sazonalidades, as despesas, o faturamento e muitos outros indicadores. 

Observando o histórico e as variações, terá cada vez mais segurança para fazer os ajustes necessários até atingir seus objetivos. 

4. Domine o trio: custos e despesas, fluxo de caixa e orçamento

Como vimos, administrar um bar financeiramente envolve uma série de aspectos. Pode ser difícil ter controle sobre todos eles desde o início. Então, vá com calma e comece pelos três principais pilares:

Planejamento de custos e despesas 

Aprenda a calcular os custos fixos, variáveis e totais. Um erro comum é precificar os produtos considerando apenas o valor dos insumos, e não dos gastos em geral. 

Saber calcular e planejar os gastos é estratégico, pois evita que você pratique preços com base na concorrência e permite identificar potenciais do seu negócio, como promoções que pode fazer para atrair mais clientes. 

Além disso, sem previsão dos custos, é impossível fazer um orçamento adequado. 

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o principal instrumento da gestão financeira de um bar. É por meio dele que você faz o controle do que entra de dinheiro (com as vendas) e do que sai (com os custos e despesas). A partir disso, é possível saber se está tendo lucro ou prejuízo. 

Mas você também pode e deve utilizar o fluxo de caixa para ter uma maior previsibilidade do seu negócio e planejar ações futuras. 

Estimar o fluxo de caixa dos próximos meses com antecedência deixa você mais preparado para enfrentar problemas, pensar táticas para aumentar as vendas ou mesmo buscar um empréstimo.

Aliás, se você precisar de um empréstimo, conseguirá demonstrar a maturidade e segurança do seu negócio e será muito mais fácil conseguir crédito com boas taxas. 

Leia também: Controle de caixa de restaurante: 3 ferramentas para agilizar a sua gestão

Orçamento

O orçamento é uma estimativa dos investimentos e gastos de cada período que contribui para avaliar a lucratividade do negócio. Acompanhar o orçamento previsto e o realizado possibilita uma gestão financeira mais inteligente. 

A partir da análise do orçamento realizado, você poderá identificar o que saiu ou não de acordo com o previsto. A partir disso, poderá projetar metas para melhorar os resultados. 

Por exemplo: se as vendas estão fluindo e o orçamento previsto para as ações de marketing não foi utilizado, você pode destinar os recursos para outras frentes.  

5. Tenha um sistema ERP como aliado

O sistema ERP — sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial — é um grande aliado na gestão de bares. 

Essa tecnologia automatiza os processos administrativos e financeiros, centralizando registros, dados e relatórios em um só lugar. 

Além de facilitar a operação, tornando as tarefas mais simples e rápidas, essa ferramenta reúne todos os dados necessários para tomar decisões estratégicas. Com ela é possível, por exemplo:

  • Acompanhar o faturamento em tempo real 
  • Acompanhar rotatividade e receita das mesas
  • Gerenciar estoque de forma automatizada e integrada
  • Controlar vendas e fazer análises, como volume e popularidade de pedidos
  • Gerar relatórios de perfil demográfico do público, permanência e ticket médio

Desta forma, o ERP leva a gestão financeira a outro patamar. Ao adotar essa ferramenta, você ganha produtividade e pode se dedicar a analisar toda a operação, entender o contexto do negócio e tomar as melhores decisões para obter sucesso. 

Conte com o EPOC para uma gestão financeira eficiente

O EPOC é o sistema mais completo do mercado para bares e restaurantes. Nossa solução integra o ERP com PDV, meios de pagamento, KDS, Menu Digital, Totem de autoatendimento e muito mais! 

Se você quiser conhecer todos os recursos e saber como podemos ajudar na administração financeira do seu bar, fale com um de nossos especialistas!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer