Como a EPOC ajuda a otimizar o atendimento no restaurante

Conheça as funcionalidades da EPOC, uma plataforma com todos os recursos que você precisa para prestar o melhor atendimento no restaurante!
garçonete segurando tablet mostrando o sistema EPOC para atendimento no restaurante

Sumário

Prestar um atendimento de excelência é indispensável para o sucesso de qualquer restaurante, dos mais simples aos mais sofisticados. 

Isso porque, além de fazer uma refeição de qualidade, os clientes também esperam cordialidade, agilidade e comodidade. Portanto, é preciso cuidar de todos esses aspectos para aumentar a fidelização e manter uma boa reputação no mercado. 

Para isso, o primeiro passo é escolher um sistema para restaurante eficiente. Neste artigo, conheça a EPOC e saiba quais são os principais recursos da plataforma que ajudam a oferecer um ótimo atendimento no restaurante. Acompanhe! 

Como atender bem o cliente no restaurante?

Para atender bem o cliente no restaurante é preciso ter processos bem definidos, uma equipe bem treinada e um sistema eficiente. Entenda a seguir a importância de cada um desses pilares. 

Processos bem estruturados

O atendimento ao cliente no restaurante envolve uma série de processos, que começam na recepção, passam pela tomada dos pedidos e vão até o fechamento e pagamento da conta. 

Cada um desses processos deve ser mapeado, identificando quais são as ações necessárias e qual a melhor forma de executá-las.

Ter processos bem definidos contribui para manter um padrão de qualidade e facilita o treinamento da equipe. Dessa forma, é possível alcançar excelência no atendimento ao cliente. 

Equipe capacitada 

A interação com a equipe — recepcionistas, garçons, caixas etc. — tem grande influência na experiência do cliente. 

Quando são recebidos com cordialidade e recebem um atendimento atencioso, os clientes saem mais satisfeitos, tendem a voltar mais vezes e recomendam o estabelecimento para outras pessoas. 

Por isso, selecionar profissionais qualificados e fazer treinamentos constantes é muito importante para o sucesso do seu restaurante.

Leia também: Como fazer um manual de atendimento ao cliente?

Sistema eficiente

Por fim, escolher um bom sistema é crucial para prestar um bom atendimento no restaurante. Afinal, não adianta ter processos bem definidos e uma equipe competente se o sistema for muito lento, travar o tempo todo e dificultar a operação. 

Um bom sistema deve ser:

  • Estável, para não ter lentidão ou sair do ar, prejudicando as vendas e o atendimento. 
  • Confiável, fazendo o registro de todas as informações com segurança, sem risco de erros e perdas de dados. 
  • Eficiente, automatizando os processos com para tornar a operação mais simples e fluida. 
  • Fácil de usar, para que os atendentes possam aprender a operar rápido e realizar as ações com mais agilidade. 

Além disso, deve conter as funcionalidades essenciais para a gestão dos pedidos, produção, vendas e análises de resultados. 

A seguir, confira os principais recursos que a EPOC oferece e saiba mais sobre a plataforma!

7 recursos da EPOC para otimizar o atendimento no restaurante

A EPOC é uma plataforma para restaurantes com soluções de PDV, ERP, Analytics, cardápio digital, autoatendimento e muitas outras. 

Ela foi desenvolvida para tornar a operação mais eficiente e descomplicar a gestão. Entre os principais recursos que permitem prestar um atendimento de alta qualidade estão:

1 – PDV multidispositivos

O EPOC PDV é multidispositivo e roda no computador, navegador web, smartphone, tablets e maquininhas Smart POS. Isso dá total flexibilidade para o seu atendimento, uma vez que é possível utilizar o sistema da forma que for mais conveniente. 

Com as maquininhas Smart POS, por exemplo, os garçons tem mobilidade para realizar os pedidos e pagamentos direto na mesa do cliente, sem a necessidade de se deslocar até um PDV fixo. Isso torna o atendimento muito mais rápido e a equipe mais produtiva. 

2 – Parametrização personalizada

O EPOC PDV pode ser parametrizado para diversos tipos de operação: mesas, comandas individuais, balcão, fichas e senhas. Elas podem ser combinadas para seu estabelecimento ter mais eficiência operacional. 

Por exemplo: um restaurante que realiza o atendimento nas mesas, mas possui um outro ambiente com um lounge bar, pode utilizar o mesmo sistema sem limitações e dificuldades para adaptar o modelo de atendimento. 

3 – Mesas desmembradas

No atendimento por mesas, um dos recursos que permitem um atendimento personalizado e de alta qualidade são as mesas desmembradas. 

Com ele, é possível identificar cada pessoa na mesa por posição. Assim, o garçom pode

  • Personalizar o pedido com mais facilidade, sem cometer enganos e confusões
  • Servir os pratos corretamente, sem ter que perguntar aos clientes quem fez aquele pedido
  • Dividir a conta com muito mais agilidade e precisão 

4 – Pedidos faseados

A funcionalidade de pedidos faseados permite padronizar e aumentar a qualidade do atendimento. Com ela, a gestão pode configurar uma sequência lógica para orientar o garçom no momento de anotar o pedido. 

Dessa forma, nenhum ponto importante do pedido será esquecido. O sistema ajuda o garçom na personalização do prato ou bebida de acordo com as preferências do cliente e na inclusão de adicionais. 

Assim, as chances de ocorrerem erros e esquecimentos nos pedidos diminui e não há o risco de causar a insatisfação dos clientes. 

5 – Gestão das mesas por praças

Uma prática bastante comum em restaurantes é dividir o salão por praças e atribuir cada uma delas a um garçom. Isso facilita a gestão das mesas e mantém o atendente sempre próximo e disponível para o cliente. 

No EPOC PDV é possível configurar essas diferentes praças e atribuir aos usuários/garçons correspondentes. 

Assim, eles podem acompanhar tudo pelo sistema: qual a taxa de ocupação total, quais mesas estão ocupadas, livres ou reservadas, visualizar os pedidos das suas mesas, e muito mais. 

6 – Autoatendimento

A EPOC também oferece soluções de autoatendimento inovadoras, que dão mais autonomia e liberdade para o cliente fazer o pedido e pagar.

Essa é uma tendência que vem sendo aplicada em diversos tipos de restaurantes para agilizar o atendimento, diminuindo o tempo de espera e as filas. 

Com o EPOC GO, o cliente pode acessar um cardápio digital, abrir a comanda, fazer o pedido e pagar utilizando o próprio smartphone. Com o EPOC KIOSK, o cliente utiliza um totem de autoatendimento para visualizar o menu, fazer o pedido e pagar. 

Essas soluções podem ser uma alternativa ao atendimento tradicional, proporcionando mais comodidade para o cliente. 

7 – Pagamento ágil 

Os clientes desejam praticidade e comodidade na hora de pagar. Além de aceitar diferentes formas de pagamento — PIX, cartão de crédito e débito, carteiras digitais e dinheiro —, também é importante ter agilidade para fechar a conta e fazer a cobrança. 

Além da facilidade para fechar a conta no PDV, com divisão de valores simplificada, a EPOC tem integração com as maquininhas inteligentes e também possui a opção do cliente fazer o pagamento pelo EPOC GO ou pelo EPOC KIOSK. 

Assim, seus clientes têm diversas alternativas e podem escolher a que for mais conveniente no momento. 

Conheça a EPOC e ofereça um atendimento de excelência

Acima listamos os principais recursos da EPOC que contribuem para um bom atendimento no restaurante, mas a plataforma ainda oferece muitas outras soluções para seu restaurante: ERP Multilojas, Analytics, Assistente Virtual com IA, sistema KDS e muito mais. 

Do atendimento à gestão, a EPOC é uma ferramenta completa para você ter mais agilidade e eficiência, reduzir custos e traçar estratégias de crescimento mais eficazes. Para saber como podemos ajudar seu restaurante, fale com nossos consultores!

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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