Prestar um atendimento de excelência é indispensável para o sucesso de qualquer restaurante, dos mais simples aos mais sofisticados.
Isso porque, além de fazer uma refeição de qualidade, os clientes também esperam cordialidade, agilidade e comodidade. Portanto, é preciso cuidar de todos esses aspectos para aumentar a fidelização e manter uma boa reputação no mercado.
Para isso, o primeiro passo é escolher um sistema para restaurante eficiente. Neste artigo, conheça a EPOC e saiba quais são os principais recursos da plataforma que ajudam a oferecer um ótimo atendimento no restaurante. Acompanhe!
Como atender bem o cliente no restaurante?
Para atender bem o cliente no restaurante é preciso ter processos bem definidos, uma equipe bem treinada e um sistema eficiente. Entenda a seguir a importância de cada um desses pilares.
Processos bem estruturados
O atendimento ao cliente no restaurante envolve uma série de processos, que começam na recepção, passam pela tomada dos pedidos e vão até o fechamento e pagamento da conta.
Cada um desses processos deve ser mapeado, identificando quais são as ações necessárias e qual a melhor forma de executá-las.
Ter processos bem definidos contribui para manter um padrão de qualidade e facilita o treinamento da equipe. Dessa forma, é possível alcançar excelência no atendimento ao cliente.
Equipe capacitada
A interação com a equipe — recepcionistas, garçons, caixas etc. — tem grande influência na experiência do cliente.
Quando são recebidos com cordialidade e recebem um atendimento atencioso, os clientes saem mais satisfeitos, tendem a voltar mais vezes e recomendam o estabelecimento para outras pessoas.
Por isso, selecionar profissionais qualificados e fazer treinamentos constantes é muito importante para o sucesso do seu restaurante.
Leia também: Como fazer um manual de atendimento ao cliente?
Sistema eficiente
Por fim, escolher um bom sistema é crucial para prestar um bom atendimento no restaurante. Afinal, não adianta ter processos bem definidos e uma equipe competente se o sistema for muito lento, travar o tempo todo e dificultar a operação.
Um bom sistema deve ser:
- Estável, para não ter lentidão ou sair do ar, prejudicando as vendas e o atendimento.
- Confiável, fazendo o registro de todas as informações com segurança, sem risco de erros e perdas de dados.
- Eficiente, automatizando os processos com para tornar a operação mais simples e fluida.
- Fácil de usar, para que os atendentes possam aprender a operar rápido e realizar as ações com mais agilidade.
Além disso, deve conter as funcionalidades essenciais para a gestão dos pedidos, produção, vendas e análises de resultados.
A seguir, confira os principais recursos que a EPOC oferece e saiba mais sobre a plataforma!
7 recursos da EPOC para otimizar o atendimento no restaurante
A EPOC é uma plataforma para restaurantes com soluções de PDV, ERP, Analytics, cardápio digital, autoatendimento e muitas outras.
Ela foi desenvolvida para tornar a operação mais eficiente e descomplicar a gestão. Entre os principais recursos que permitem prestar um atendimento de alta qualidade estão:
1 – PDV multidispositivos
O EPOC PDV é multidispositivo e roda no computador, navegador web, smartphone, tablets e maquininhas Smart POS. Isso dá total flexibilidade para o seu atendimento, uma vez que é possível utilizar o sistema da forma que for mais conveniente.
Com as maquininhas Smart POS, por exemplo, os garçons tem mobilidade para realizar os pedidos e pagamentos direto na mesa do cliente, sem a necessidade de se deslocar até um PDV fixo. Isso torna o atendimento muito mais rápido e a equipe mais produtiva.
2 – Parametrização personalizada
O EPOC PDV pode ser parametrizado para diversos tipos de operação: mesas, comandas individuais, balcão, fichas e senhas. Elas podem ser combinadas para seu estabelecimento ter mais eficiência operacional.
Por exemplo: um restaurante que realiza o atendimento nas mesas, mas possui um outro ambiente com um lounge bar, pode utilizar o mesmo sistema sem limitações e dificuldades para adaptar o modelo de atendimento.
3 – Mesas desmembradas
No atendimento por mesas, um dos recursos que permitem um atendimento personalizado e de alta qualidade são as mesas desmembradas.
Com ele, é possível identificar cada pessoa na mesa por posição. Assim, o garçom pode
- Personalizar o pedido com mais facilidade, sem cometer enganos e confusões
- Servir os pratos corretamente, sem ter que perguntar aos clientes quem fez aquele pedido
- Dividir a conta com muito mais agilidade e precisão
4 – Pedidos faseados
A funcionalidade de pedidos faseados permite padronizar e aumentar a qualidade do atendimento. Com ela, a gestão pode configurar uma sequência lógica para orientar o garçom no momento de anotar o pedido.
Dessa forma, nenhum ponto importante do pedido será esquecido. O sistema ajuda o garçom na personalização do prato ou bebida de acordo com as preferências do cliente e na inclusão de adicionais.
Assim, as chances de ocorrerem erros e esquecimentos nos pedidos diminui e não há o risco de causar a insatisfação dos clientes.
5 – Gestão das mesas por praças
Uma prática bastante comum em restaurantes é dividir o salão por praças e atribuir cada uma delas a um garçom. Isso facilita a gestão das mesas e mantém o atendente sempre próximo e disponível para o cliente.
No EPOC PDV é possível configurar essas diferentes praças e atribuir aos usuários/garçons correspondentes.
Assim, eles podem acompanhar tudo pelo sistema: qual a taxa de ocupação total, quais mesas estão ocupadas, livres ou reservadas, visualizar os pedidos das suas mesas, e muito mais.
6 – Autoatendimento
A EPOC também oferece soluções de autoatendimento inovadoras, que dão mais autonomia e liberdade para o cliente fazer o pedido e pagar.
Essa é uma tendência que vem sendo aplicada em diversos tipos de restaurantes para agilizar o atendimento, diminuindo o tempo de espera e as filas.
Com o EPOC GO, o cliente pode acessar um cardápio digital, abrir a comanda, fazer o pedido e pagar utilizando o próprio smartphone. Com o EPOC KIOSK, o cliente utiliza um totem de autoatendimento para visualizar o menu, fazer o pedido e pagar.
Essas soluções podem ser uma alternativa ao atendimento tradicional, proporcionando mais comodidade para o cliente.
7 – Pagamento ágil
Os clientes desejam praticidade e comodidade na hora de pagar. Além de aceitar diferentes formas de pagamento — PIX, cartão de crédito e débito, carteiras digitais e dinheiro —, também é importante ter agilidade para fechar a conta e fazer a cobrança.
Além da facilidade para fechar a conta no PDV, com divisão de valores simplificada, a EPOC tem integração com as maquininhas inteligentes e também possui a opção do cliente fazer o pagamento pelo EPOC GO ou pelo EPOC KIOSK.
Assim, seus clientes têm diversas alternativas e podem escolher a que for mais conveniente no momento.
Conheça a EPOC e ofereça um atendimento de excelência
Acima listamos os principais recursos da EPOC que contribuem para um bom atendimento no restaurante, mas a plataforma ainda oferece muitas outras soluções para seu restaurante: ERP Multilojas, Analytics, Assistente Virtual com IA, sistema KDS e muito mais.
Do atendimento à gestão, a EPOC é uma ferramenta completa para você ter mais agilidade e eficiência, reduzir custos e traçar estratégias de crescimento mais eficazes. Para saber como podemos ajudar seu restaurante, fale com nossos consultores!