Excelência de atendimento: 11 dicas para seu restaurante

Vá além do básico e encante seus clientes! Veja estas dicas para ter excelência de atendimento no seu restaurante

Sumário

Alcançar a excelência de atendimento é uma meta para qualquer restaurante. Afinal, para ganhar avaliações cinco estrelas dos clientes e manter uma boa reputação no mercado é preciso oferecer um serviço impecável e diferenciado.

Nem sempre é fácil. A qualidade do atendimento ao cliente depende de muitos fatores: processos bem definidos, tecnologia eficiente, treinamento de equipe— e por aí vai. 

Neste artigo, entenda por que vale a pena investir nisso e confira 15 dicas para seu restaurante melhorar o atendimento ao cliente. Acompanhe!

Você sabe o que é um atendimento de excelência?

Para começar, vale refletir um pouco sobre o que é excelência de atendimento. A questão é: o que diferencia um bom atendimento de um excelente atendimento? O que faz o cliente classificar o restaurante com cinco estrelas, e não apenas quatro? 

Você já pensou nisso?

O bom atendimento é o mínimo que qualquer restaurante, do mais simples ao mais sofisticado, deve oferecer. É o “feijão com arroz” — mas não se engane! Fazer o básico já é um grande desafio, pois são muitos aspectos para dar conta. Entre eles, estão:

  • Prontidão – estar sempre a postos e disponível;
  • Agilidade – ser rápido e eficiente;
  • Cordialidade – ter simpatia e educação;
  • Paciência – manter a postura ao solucionar problemas;
  • Profissionalismo – conhecer o cardápio e saber servir;
  • Limpeza – manter higiene e organização.

A excelência no atendimento só vem depois que todos esses pontos são realizados com maestria e se tornam o padrão do restaurante. 

A partir disso você pode ir além e identificar quais são as expectativas e desejos específicos do seu público. Depois, utilize essas informações de base para refinar a experiência do cliente, buscando encantar e surpreender. Confira nossas dicas adiante! 

Aprimorar o atendimento ao cliente vale a pena? 

Sim, vale muito a pena. Um atendimento de qualidade é muito valorizado pelos clientes e pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Quando você consegue ir além do básico e oferecer uma experiência única, as recompensas são muitas.  

Um estudo divulgado pela Deloitte mostrou que os restaurantes que investem na experiência do cliente têm um ótimo retorno porque os clientes:

  • Voltam mais vezes – 60% dos clientes disseram que uma experiência positiva faz com que voltem ao restaurante com mais frequência. Ou seja: este é um ponto fundamental para a fidelização.
  • Gastam mais – 39% dos clientes afirmaram que gastam mais em um restaurante quando a experiência é boa. Assim, um bom atendimento pode fazer com que seu ticket médio aumente.
  • Recomendam mais – 41% dos clientes indicaram o restaurante para a família ou amigos depois de ter uma boa experiência. É o famoso marketing boca a boca, gratuito e muito efetivo.

Além desses pontos citados na pesquisa, um atendimento de excelência contribui para elevar a satisfação dos clientes e manter uma boa reputação no mercado. 

Com isso, você fortalece a marca do seu restaurante e consegue expandir o seu negócio com mais facilidade. 

11 dicas para ter excelência de atendimento ao cliente

Agora que você já entendeu o que significa um atendimento de excelência e quais as vantagens de investir nisso, confira nossas dicas para oferecer o melhor aos seus clientes e evoluir o seu negócio. 

1. Cuide da sua equipe

A satisfação do cliente começa na satisfação do seu time: se os colaboradores estiverem contentes e motivados, isso ficará evidente na hora do atendimento. Da mesma forma, se o clima estiver pesado, os clientes vão perceber.

2. Faça interações autênticas 

A interação da sua equipe com os clientes é determinante para a qualidade do atendimento. Seus atendentes devem ser amigáveis e receptivos, agindo com naturalidade para que os clientes se sintam bem-vindos e envolvidos no clima do seu restaurante.

3. Permita customização

A flexibilidade para adequar a refeição de acordo com necessidades específicas do cliente conta pontos no atendimento. Sempre tenha opções para restrições alimentares no cardápio e esteja preparado para fazer trocas ou adaptações. Isso faz toda a diferença. 

4. Gere encantamento

Supere as expectativas dos clientes criando momentos memoráveis e que eles queiram compartilhar. Uma cortesia simples ou uma apresentação caprichada são um bom começo, mas o ideal é investigar o perfil dos seus clientes e entender o que faria brilhar os olhos deles. 

Leia também: Como fazer um fluxograma de atendimento ao cliente para restaurante

5. Escute o cliente

Dê atenção às necessidades dos seus clientes. Demonstre que você entendeu a solicitação e entregue exatamente aquilo que ele precisa. Isso pode até parecer óbvio, mas é muito comum que surjam conflitos simplesmente porque o atendente não soube ouvir e acolher. 

6. Personalize a experiência

Quem não gosta de se sentir especial? Se o seu restaurante conseguir personalizar a experiência, certamente será lembrado de forma positiva. Um exemplo bem fácil: se um cliente fizer uma reserva para o aniversário de 23 anos, guarde a comanda 23 para ele. Criar um menu degustação também é uma ótima forma de oferecer uma experiência diferenciada.

7. Conheça (de verdade) seu cliente

Utilize um software para restaurante que possibilite o cadastro e registro das informações de consumo de cada cliente. Assim, você pode lembrar facilmente quais são as preferências dele e surpreendê-lo, oferecendo um atendimento personalizado.

8. Valorize e responda os feedbacks

Um feedback é um presente. Crie a oportunidade do seu cliente dar um feedback — você pode perguntar diretamente ou utilizar pesquisas de satisfação, por exemplo. Sempre agradeça as sugestões de melhoria e elogios, deixe claro que a opinião do cliente é muito importante e implemente as melhorias.

9. Antecipe as necessidades

Se você escuta seu cliente e conhece ele de verdade, então pode antecipar as necessidades. Não espere pelo pedido. Uma das melhores formas de surpreender é, justamente, fazer antes, ser proativo e, em alguns casos, entregar o que seu cliente nem sabia que precisava. 

10. Facilite as decisões

Escolher pode ser um pouco estressante. Por isso, os atendentes devem conhecer muito bem o cardápio e ajudar os clientes a tomar as decisões. Sugestões de pratos do dia, bebidas para harmonizar com a refeição escolhida e trocas de ingredientes para adequar à dieta do cliente precisam estar sempre na ponta da língua.

11. Resolva os problemas com eficiência

Problemas acontecem e a equipe deve estar preparada para solucioná-los com eficiência. Resolver rapidamente é a melhor maneira de reverter a situação e fazer com que os clientes reconheçam a qualidade do atendimento.

Saiba mais: Como fazer um manual de atendimento ao cliente?

Gostou das dicas? Então comece a treinar sua equipe

Alcançar a excelência de atendimento requer muito esforço, mas compensa!

Se o seu objetivo é proporcionar o melhor atendimento e experiência aos seus clientes, comece agora mesmo a definir seus processos e treinar sua equipe. Baixe o Guia de Treinamento de Atendimento ao Cliente para ver um passo a passo completo. É gratuito!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer