Fazer uma boa gestão dos pedidos é o segredo para oferecer um atendimento ágil e um serviço de alta qualidade aos seus clientes.
Mas isso nem sempre é fácil: garçom fazendo confusão ao anotar, comandas esquecidas ou perdidas, pedidos de delivery misturados aos do salão e produção desorganizada são problemas comuns.
Felizmente, a tecnologia pode contribuir para otimizar essas tarefas. Restaurantes que automatizam processos conseguem aumentar a eficiência operacional e melhorar o desempenho.
Neste artigo, entenda o que é uma tela de pedidos e conheça as vantagens de utilizar essa solução no seu negócio. Acompanhe!
O que é tela de pedidos?
A tela de pedidos é uma tecnologia que exibe os pedidos dos clientes em monitores ou tablets instalados na cozinha, substituindo as tradicionais comandas de papel. Ela também é conhecida como tela de produção ou monitor KDS.
Essa solução permite que os cozinheiros organizem e acompanhem a produção dos pratos com muito mais facilidade, aumentando a produtividade e reduzindo erros.
Isso é possível graças ao sistema KDS (Kitchen Display System). Ele automatiza a gestão dos pedidos, enviando-os automaticamente para o respectivo local de produção, como a cozinha ou bar, por exemplo.
Como funciona o sistema KDS?
O sistema KDS é integrado ao sistema PDV do restaurante e organiza todos os pedidos lançados pelo garçom de maneira automática.
Ou seja: quando o pedido é registrado no PDV, ele é enviado imediatamente para a tela de pedidos na cozinha. Nela, os cozinheiros podem visualizar todos os pedidos em um quadro Kanban, organizados por ordem de chegada e etapa de produção.
Além disso, um bom sistema KDS conta com diversos recursos que ajudam a aumentar a produtividade na cozinha, entre eles:
- Integração dos pedidos de salão, delivery e take away;
- Organização da produção por ilhas, agrupando itens semelhantes para maior agilidade no preparo dos pedidos;
- Cronômetro indicando há quanto tempo o pedido está em produção, com alertas de atrasos;
- Status da produção, com classificação por cores para facilitar o acompanhamento;
- Notificações para o garçom quando o pedido está pronto, com recurso de marchar prato para um serviço de alta qualidade;
- Integração com tela de expedição para entrega de pedidos com senha ou nome.
A EPOC oferece a solução de KDS com todos esses recursos, integrado diretamente ao EPOC PDV. A seguir, conheça todas as vantagens de utilizar uma tela de pedidos na sua cozinha e saiba mais sobre nossa plataforma!
5 vantagens de utilizar uma tela de pedidos na cozinha
Uma tela de pedidos na cozinha torna o trabalho da sua equipe muito mais produtivo, e isso tem diversos benefícios para seu negócio, desde a redução de custos até maior satisfação dos clientes. Conheça abaixo quais as principais vantagens:
1 – Facilita a comunicação da equipe
Ao centralizar todos os pedidos no mesmo sistema, exibindo-os no monitor KDS, toda a sua equipe pode visualizar as informações e acompanhar o andamento de cada pedido com muito mais facilidade.
Isso evita confusões e erros por problemas de comunicação, tanto no momento de anotar os pedidos e enviar para a cozinha, quanto na própria produção.
2 – Otimiza a gestão dos pedidos
Uma gestão de pedidos eficiente é muito importante para tornar o trabalho na cozinha mais eficiente. Principalmente nos horários de pico, quando há um grande volume de pedidos chegando a todo momento.
O sistema KDS automatiza essa organização e sua equipe não precisa se preocupar com isso. Quando o garçom lança o pedido no PDV (ou o cliente faz um pedido no delivery), ele vai automaticamente para a tela de produção.
Dessa forma, os pedidos são organizados por ordem de chegada, mudando de cor conforme o status da produção. Se houver atrasos, o sistema emite um alerta. Com isso, nenhum pedido fica para trás e a produção flui muito melhor.
3 – Evita erros e devoluções
Com uma melhor gestão dos pedidos, sua equipe de cozinha produz os pratos com mais precisão. Todas as informações dos pedidos ficam organizadas e podem ser visualizadas facilmente na tela.
Assim, se o cliente pedir para retirar algum ingrediente, por exemplo, não há o risco da sua equipe não ver ou esquecer esses detalhes do pedido.
Consequentemente, há menos erros e devoluções, diminuindo os desperdícios no seu restaurante e garantindo a satisfação dos seus clientes.
4 – Aumenta a agilidade na produção
Outra grande vantagem da tela de pedidos é a organização da produção por ilhas ou estações de trabalho. Esse recurso otimiza a produção de diferentes pedidos, pois agrupa pratos ou itens semelhantes.
Por exemplo: se dois pedidos têm molho bolonhesa, o sistema direciona para a estação responsável e os dois são produzidos ao mesmo tempo. Dessa forma, a produção é muito mais rápida.
5 – Melhora a qualidade do serviço
O sistema KDS também contribui para seu restaurante alcançar um serviço de alta qualidade. Com ele é possível acompanhar o andamento da produção de cada prato e notificar os garçons quando estão prontos.
Além disso, o sistema possui a função marchar prato, para servir cada prato no momento certo e oferecer uma experiência gastronômica diferenciada.
Conheça a EPOC e aumente sua eficiência operacional
Com todas essas vantagens, a tela de pedidos ajuda a aumentar a eficiência operacional do seu restaurante, permitindo prestar um atendimento de excelência e otimizar seus recursos para ter um melhor desempenho no negócio.
Utilizando a EPOC, a sua operação fica muito mais fluída do início ao fim, desde a tomada de pedidos até o pagamento.
Nossa plataforma conta com todas as soluções que seu restaurante precisa para ter o máximo de agilidade no serviço: PDV moderno e ágil que se adapta às suas necessidades, sistema KDS completo, autoatendimento, cardápio digital, pagamentos e muito mais!
Para conhecer a EPOC, fale com nossos consultores e saiba como podemos ajudar seu restaurante.