Você ainda anda com dinheiro em espécie na carteira? Quando foi a última vez que pagou um jantar utilizando notas e moedas? Pois é, isso já não é tão comum quanto era há 20 anos.
Os meios de pagamento evoluíram muito nas últimas décadas e estamos caminhando para a “cashless economy”, ou seja: uma economia sem dinheiro físico.
Se você está de olho nessa tendência, quer entender o que é cashless e como adotar no seu negócio, continue lendo este artigo!
O que é cashless?
Cashless quer dizer “sem dinheiro” em inglês. O termo se refere a um sistema de pagamento em que as transações são realizadas sem o uso de dinheiro em espécie. Em vez disso, são utilizados meios eletrônicos como o Pix, por exemplo.
O objetivo é ter mais segurança, eficiência e comodidade. No sistema cashless, os consumidores podem pagar utilizando dispositivos como cartões de aproximação, smartphones e smartwatches. Desta forma, não é necessário lidar com dinheiro vivo.
À medida que a tecnologia vai evoluindo, o pagamento cashless se torna mais comum. Ele já é amplamente utilizado em lojas do varejo, restaurantes, casas noturnas, eventos, festivais, transporte público e muito mais.
De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no Brasil são feitas em canais digitais e 66% das operações foram feitas pelo celular.
Assim, oferecer formas de pagamento cashless se tornou indispensável para qualquer negócio. Conheça as principais tecnologias a seguir.
Tecnologias de pagamento cashless
Há diversas tecnologias que possibilitam o pagamento cashless e provavelmente você já utiliza alguma delas no seu estabelecimento. Saiba mais sobre elas a seguir.
Cartões de crédito e débito
Cartões de crédito e débito são uma das formas mais tradicionais de pagamento sem dinheiro. Eles são tão comuns que, muitas vezes, não são nem considerados uma tecnologia cashless — exceto aqueles por aproximação, que veremos a seguir.
Pix
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo brasileiro que permite transferências de fundos entre contas bancárias.
Para utilizar o Pix, é preciso ativar uma chave de acesso (e-mail, telefone, CPF ou aleatória) no aplicativo do banco. A transferência pode ser feita inserindo a chave do destinatário ou lendo um QR Code com a câmera do celular.
Carteiras Digitais
Carteiras digitais são aplicativos que transformam os smartphones e smartwatches em meios de pagamento. Basta cadastrar os cartões de crédito e débito para fazer pagamentos sem precisar de dinheiro ou do cartão físico.
NFC (Near Field Communication)
O NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance, que conecta dispositivos em um raio de poucos centímetros. Ela possibilita os pagamentos por aproximação nos terminais POS utilizando smartphones, smartwatches e cartões habilitados para NFC.
RFID (Radio-Frequency Identification)
O RFID é uma tecnologia que permite a identificação por radiofrequência de dispositivos como cartões, pulseiras e tags.
Os clientes adquirem créditos e, na hora do pagamento, aproximam o dispositivo de um leitor RFID para efetuar a transação. É utilizada em cartões de transporte público e em comandas individuais, por exemplo.
Essas são as principais tecnologias cashless utilizadas, mas há muitas outras formas de fazer o pagamento sem dinheiro: com reconhecimento facial ou de voz, por mensagens SMS, criptomoedas, entre outras.
Por que utilizar o pagamento cashless no seu negócio?
Oferecer opções de pagamento cashless para os clientes é indispensável para qualquer estabelecimento. Confira a seguir algumas das vantagens para restaurantes, bares e casas noturnas.
Maior conveniência para os clientes
As formas de pagamento disponíveis são um fator importante para a experiência do cliente.
Além de oferecer diversas opções para que o cliente possa escolher a mais conveniente, também é preciso pensar na agilidade. Nesse sentido, o pagamento cashless tem a vantagem de ser rápido e fácil de fazer.
Mais segurança
Outra vantagem de trabalhar com o sistema cashless é a redução dos riscos de furto e fraudes.
Como não é preciso lidar com dinheiro em espécie, o caixa pode ter quantias menores, suficientes para dar um eventual troco ou para uma emergência. Além disso, as transações eletrônicas são mais seguras, pois são automatizadas e podem ser rastreadas com facilidade.
Gestão financeira eficiente
Os meios eletrônicos de pagamento tornam a gestão financeira mais eficiente, pois permitem automatizar processos (como o fechamento de caixa, por exemplo), coletar dados, gerar relatórios e ter um maior controle de todas as operações.
Redução de custos operacionais
A adoção de pagamentos cashless também pode contribuir para a redução dos custos associados à gestão do dinheiro em espécie (eliminação de erros no troco, depósitos, transporte de dinheiro) e também às taxas de cartões.
Melhor experiência do cliente
Pagamentos cashless são mais ágeis, e isso torna a experiência do cliente muito melhor. Ele não precisa pegar fila no caixa, faz o pagamento com facilidade e tem mais segurança.
Também é possível criar programas de fidelidade e personalizar ofertas com base nos dados das transações. Programas de cashback e pontuação que geram créditos para consumo são bons exemplos de ações para fidelização dos clientes.
Exemplos de pagamentos cashless em restaurantes, bares e casas noturnas
Agora que você conhece as tecnologias cashless e seus benefícios, pode estar se perguntando: como aplicar isso no meu negócio?
Há muitas possibilidades, então trouxemos alguns exemplos práticos que alguns dos clientes EPOC utilizam para ter mais eficiência na operação.
Comanda individual
A comanda individual com tecnologia NFC é uma excelente opção.
Elas podem ser pré-pagas (com aquisição de créditos para consumo ao longo do evento) ou pós-pagas (o consumo é registrado e o pagamento é feito no final do evento).
Assim, os clientes não precisam ir diversas vezes ao caixa nem utilizar dinheiro.
EPOC GO
Nosso cardápio digital QR Code permite que o cliente visualize o menu, abra uma comanda e faça o pagamento por PIX, cartão de crédito ou carteiras digitais Google Wallet e Apple Pay.
Com o EPOC GO, você tem uma solução de autoatendimento completa e dá total autonomia para o cliente.
Conta Digital Pix
Com a Conta Digital Pix do EPOC, a pré-conta no PDV vem com um Pix QR Code e Copia & Cola. Assim, você facilita o pagamento para os clientes e ainda pode reduzir em até 40% dos custos de recebimento com cartão.
Quer conhecer as soluções da EPOC e saber como podemos ajudar seu restaurante, bar ou balada a ter mais eficiência e lucratividade. Então agende uma demonstração gratuita agora mesmo!