Comanda individual: como funciona e por que utilizar

Saiba como funciona a comanda individual e conheça todos os benefícios de adotar no seu estabelecimento
comanda individual

Sumário

Uma das decisões mais importantes ao abrir um restaurante ou bar é: qual formato de atendimento e controle de vendas utilizar?

Isso porque essa escolha impacta não só na experiência do cliente, como também na eficiência da operação e nos resultados do negócio. 

A comanda individual é uma das opções e tem diversos benefícios. Continue lendo esse artigo para saber como funciona e por que utilizar no seu estabelecimento! 

baner treinamento de atendimento ao cliente

O que é comanda individual?

A comanda individual é uma forma de controlar e registrar o consumo de cada cliente separadamente em um restaurante, bar ou casa noturna. 

Nesse sistema o atendente abre uma comanda para cada cliente quando este chega ao estabelecimento. Assim, o registro de consumo é feito individualmente, tornando o atendimento mais organizado, facilitando a gestão dos pedidos e agilizando o pagamento. 

A comanda pode conter informações como:

  • número da comanda
  • nome do cliente
  • itens pedidos e suas quantidades
  • preço unitário e total do que foi consumido

Além disso, também pode trazer observações sobre o serviço, como modificações nos pratos e outras solicitações do cliente. 

Há diferentes formatos de comanda que podem ser utilizados: comanda em papel, cartão, pulseiras e comanda digital ou eletrônica. Basta que tenham um número único, um QR Code ou um código de barras para identificação do cliente. 

Saiba mais: Modelo de comanda: descubra qual o melhor para seu negócio

Como funciona a comanda individual?

Podemos classificar as comandas individuais em dois tipos: pré-paga e pós-paga. A escolha entre uma e outra deve levar em conta o modelo de negócio, a organização da operação e a experiência do cliente. Saiba mais a seguir:  

Comanda pré-paga

Neste modelo, o cliente faz o pagamento antes de consumir. Ou seja: adquire um valor em créditos na comanda e pode utilizar à vontade. Basta apresentar a comanda ao atendente para descontar o valor do que deseja consumir.  

É mais comum em bares e casas noturnas, pois agiliza o atendimento, aumenta o controle e evita filas no caixa no fim da noite. A desvantagem, no entanto, é que o cliente pode acabar consumindo menos porque não quer fazer uma nova recarga. 

Também é comum que o cliente fique com algum valor em aberto na comanda. Neste caso, é possível fazer a devolução ou determinar um prazo para que o cliente consuma em outro momento, contribuindo assim para a fidelização. 

Leia também: Comanda eletrônica para bares: como usar essa tecnologia?

Comanda pós-paga

Nesse modelo o garçom ou atendente abre uma comanda para o cliente quando ele chega ao estabelecimento e registra tudo o que é consumido. No final, o cliente apresenta a comanda para soma dos valores e pagamento. 

Normalmente é utilizado por restaurantes, bares, pizzarias, cafés e lanchonetes. A vantagem é que o cliente pode fazer o pedido e consumir sem se preocupar com o pagamento logo de início. 

Isso torna a experiência mais fluida e pode incentivá-lo a comprar mais, uma vez que é mais fácil apenas pedir outra rodada, por exemplo, do que ter o trabalho de carregar a comanda para poder consumir. 

Por outro lado, esse sistema pode causar filas no caixa e também há um maior risco de erros e perdas. Isso pode ser solucionado com soluções com opção de autoatendimento como o EPOC GO. Com ele o cliente faz o pedido e o pagamento sem precisar aguardar atendimento. 

Leia também: Comanda eletrônica para restaurante: conheça os benefícios

6 motivos para utilizar a comanda individual 

Se você ainda está na dúvida se faz sentido para o seu restaurante ou bar adotar o sistema de comanda individual, então veja a seguir nossa lista de benefícios!

1. Precisão no registro de pedidos

Sabe quando há um grupo de pessoas em uma mesa e cada um quer um prato e bebida diferente? As chances de acabar em confusão são grandes: o garçom anota um pedido errado, esquece que tal pessoa quer o suco sem gelo, não sabe quem pediu o quê. 

A comanda individual torna o registro muito mais preciso. Como cada cliente tem sua própria comanda, não há tantas confusões e erros. É muito mais fácil saber o que cada um consumiu e fazer a entrega corretamente. 

2. Agilidade de atendimento 

No caso da comanda pré-paga, o cliente tem mais liberdade para consumir e o atendente precisa apenas dar baixa no pedido, o que agiliza muito o atendimento e evita filas.  

Com a comanda pós-paga, o atendente tem acesso rápido ao que cada cliente pediu. Isso torna a entrega dos pedidos mais eficiente, pois não há confusões e atrasos. 

Além disso, o garçom pode prestar um atendimento personalizado, chamando o cliente pelo nome e dando sugestões de acordo com o que ele já pediu, por exemplo. 

3. Maior controle 

Com uma comanda individual é mais fácil controlar o consumo de cada cliente.

Isso é vantajoso para o próprio cliente, pois ele sabe exatamente o que consumiu e pode controlar os gastos. E também para o estabelecimento, pois o registro das vendas é mais preciso, reduzindo fraudes e erros que podem prejudicar o faturamento. 

4. Facilidade na personalização dos pedidos

Como cada um tem sua própria comanda, é mais fácil fazer personalização nos pedidos. 

Não há o risco do garçom esquecer ou confundir com outra pessoa. Assim, o cliente pode trocar ingredientes, adicionar um item, incluir uma observação para o preparo e ter certeza de que será atendido. A experiência fica mais personalizada e satisfatória. 

5. Mais simples dividir a conta

A comanda individual também facilita na hora de pagar. Cada um tem a sua com o registro do que consumiu, então não é preciso lembrar o pedido de cada pessoa e fazer cálculos para dividir a conta. Isso acaba com os conflitos, acelera o pagamento e reduz as filas no caixa.

6. Dados de consumo e perfil dos clientes

Caso você utilize um sistema com cadastro de clientes, a comanda individual também possibilita coletar os dados e fazer análises para entender qual é o perfil dos seus clientes e qual o padrão de consumo. 

É muito simples identificar quais os itens que mais saem e quais não são tão populares, por exemplo. Com isso, você pode fazer ajustes no cardápio, pensar promoções e estratégias para fidelização dos clientes. 

Em resumo, os principais benefícios da comanda individual são a melhoria na experiência do cliente, aumento de eficiência no atendimento, redução de erros e fraudes e geração de insights para aumentar as vendas. 

Apesar de ser um sistema muito vantajoso, vale ressaltar: sempre considere as necessidades do seu negócio, tais como o conceito, o perfil do público e a dinâmica da operação. 

Se fizer sentido, conte com o EPOC para garantir todos esses benefícios para o seu negócio. Saiba mais abaixo!

EPOC: comanda individual para atendimento mais eficiente

O EPOC é um sistema PDV completo e flexível, com tudo o que você precisa para ter mais eficiência na sua operação. 

Somos a solução de comanda eletrônica individual mais completa do mercado. Escolha o formato mais simples para seu cliente e mais eficaz para seu negócio:

  • Pré-pago
  • Pós-pago
  • Com cadastro de cliente
  • Sem cadastro de cliente

Além disso, você pode usar a comanda individual simultaneamente com o sistema de atendimento por mesa ou balcão. Ou seja: o EPOC se adapta ao que seu negócio precisa para ser mais rentável. 
Se você quiser conhecer todos os recursos do nosso PDV e saber como podemos ajudar seu negócio a crescer, agende agora mesmo uma demonstração gratuita!

Dúvidas Frequentes

O que é comanda individual?

A comanda individual é uma forma de controlar e registrar o consumo de cada cliente separadamente em um restaurante, bar ou casa noturna.

Para que serve a comanda?

A comanda individual serve para registrar os pedidos de cada cliente individualmente. Assim, é possível facilitar a gestão dos pedidos, prestar um atendimento mais eficiente, agilizar o pagamento e ter um controle maior das vendas.

Como funciona a comanda individual?

A comanda individual pode ser pré-paga ou pós-paga. No modelo pré-pago o cliente adquire créditos na comanda e pode consumir livremente em seguida. No pós-pago o atendente anota na comanda tudo o que o cliente consumiu e o pagamento é feito no final. 

Como fazer uma comanda?

Para fazer uma comanda individual é possível utilizar o tradicional modelo em papel ou adotar um sistema de comanda eletrônica com cartão ou diretamente em tablet e smartphones.

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer