Restaurante rodízio: o que é e como funciona

Entenda o que é e como funciona o serviço de rodízio em restaurantes. Conheça os principais tipos e confira dicas para fazer uma boa gestão.
espeto de carne em churrascaria rodízio

Sumário

Se você quer abrir um restaurante ou está buscando formas de atrair mais clientes, o modelo de rodízio de comida é uma ótima opção. 

Tradicional em churrascarias e pizzarias, ele faz muito sucesso entre o público que deseja comer à vontade e experimentar uma diversidade de pratos e sabores. Por isso, também vem sendo aplicado a outros tipos de negócio, como sushis e hamburguerias, por exemplo. 

Neste artigo, você vai entender o que é rodízio, como funciona e quais os aspectos essenciais para fazer uma boa gestão desse tipo de restaurante. Acompanhe!

O que é rodízio?

O rodízio é o tipo de serviço em que os garçons circulam pelo salão oferecendo diferentes pratos aos clientes, em diversas “rodadas”. No caso de rodízio de carnes, por exemplo, eles levam cortes variados para serem servidos diretamente na mesa, um de cada vez. 

Assim, os clientes podem consumir à vontade e experimentar diversos sabores, pagando apenas um valor fixo. Isso torna o modelo bastante atrativo para o público, principalmente grupos e famílias. 

O cardápio de rodízio lista os pratos oferecidos e indica o valor por pessoa. Em alguns casos, também está incluído um buffet livre com acompanhamentos, saladas e sobremesas. Entenda melhor como funciona o rodízio em restaurantes a seguir!

Como funciona o rodízio em restaurantes?

A dinâmica de atendimento em um rodízio pode variar de acordo com o tipo de comida servida, mas algumas características são comuns. Entre elas podemos citar: 

  • Preço fixo – Os clientes pagam um valor fixo, que dá direito a comer à vontade.
  • Serviço à mesa – Fluxo constante de garçons oferecendo diferentes pratos aos clientes. 
  • Variedade de opções – O rodízio inclui diversos pratos, com diferentes sabores e preparos. 
  • Buffet livre – Em alguns casos, o rodízio também inclui um buffet com acompanhamentos, saladas e sobremesas. 
  • Sinalização: Alguns restaurantes usam cartões ou sinais (como “vermelho” para parar e “verde” para continuar) para que os clientes indiquem quando desejam ser servidos novamente.
  • Limite de tempo: Há estabelecimentos que controlam o tempo de permanência dos clientes, mas isso depende da política de cada local. 

Alguns desses aspectos tornam a operação de um rodízio mais simples do que a de um à la carte, por exemplo. 

Como os clientes não selecionam os pratos que vão consumir, a gestão de pedidos é mais fácil — em geral apenas as bebidas e sobremesas não estão incluídas no valor fixo e, portanto, são anotadas à parte na comanda do cliente. 

A produção na cozinha também tende a ser menos complexa, sendo necessário apenas fazer uma boa gestão do estoque e previsão da demanda, gerenciando os momentos de pico. 

Nesse sentido, o desafio é manter uma quantidade adequada de cada prato circulando no salão para que todos os clientes tenham a oportunidade de consumir e, ao mesmo tempo, não gerar desperdício de alimentos. 

Já em relação ao atendimento, é preciso definir os processos e ter uma equipe bem treinada.

Os garçons devem servir todas as variedades a todos os clientes e não deixar ninguém esperando por muito tempo. Portanto, a organização e agilidade são essenciais para prestar um bom serviço. 

Quais os principais tipos de rodízio de comida?

Embora seja mais comum em churrascarias e pizzarias, o rodízio também pode ser adotado por outros tipos de restaurantes. 

Como é um modelo muito popular entre os brasileiros, esse tipo de serviço está se expandindo para sushis, hamburguerias, pastelarias, petiscarias, entre outros modelos de negócio. Saiba mais a seguir!

Rodízio de pizza

O rodízio de pizza faz sucesso entre famílias e grupos de amigos que buscam um local para celebrar aniversário ou outras ocasiões especiais. As pizzas são oferecidas em fatias, com uma variedade de sabores salgados e doces.  

Algumas também contam com um buffet livre de massas de diferentes variações e molhos, além de saladas e acompanhamentos. 

Rodízio de carnes

O rodízio de carnes é o mais tradicional: esse tipo de serviço surgiu em churrascarias e também ficou conhecido como “espeto corrido”. 

Os restaurantes servem diferentes cortes de carne assada — costela, picanha, maminha, alcatra, filé mignon etc. —, levando o espeto à mesa para cortar conforme a preferência do cliente. Também é comum oferecer um buffet livre com acompanhamentos e saladas. 

Rodízio japonês

Os restaurantes de comida japonesa enxergaram nesse formato de serviço uma oportunidade de atrair os clientes que desejam provar diversas variedades de sushi por um preço mais em conta. 

Um rodízio japonês inclui diferentes tipos de sushi, sashimi, temakis e pratos quentes da culinária japonesa.

Rodízio de mini hambúrguer

As hamburguerias também inovaram ao criar o rodízio de mini hamburguer. A proposta é permitir que os clientes possam experimentar diferentes tipos de hambúrguer, recheios e acompanhamentos.

Além do atendimento no salão, as hamburguerias podem oferecer o serviço de catering de mini hamburguer para eventos, expandindo as possibilidades do negócio. 

Rodízio de massas

Os rodízios de massas são comuns em restaurantes de comida italiana e pizzarias. 

Os clientes podem degustar diversas massas (espaguete, penne, talharim etc.) e molhos (bolonhesa, quatro queijos, pesto, carbonara etc.), servidos à mesa em porções individuais ou em formato de buffet.

O cardápio também costuma incluir outros pratos como polenta, lasanhas, nhoque e sopas de capeletti, além de carnes como filé mignon e bife à parmegiana. 

Rodízio de comida de boteco

A comida de boteco, como são chamados os tradicionais petiscos que acompanham a cervejinha, também é uma tendência no rodízio. 

Muitos bares e restaurantes passaram a oferecer esse serviço, permitindo que o cliente consuma diferentes petiscos sem precisar pedir uma porção completa. 

O cardápio pode incluir uma seleção de comidas de boteco, como calabresa acebolada, iscas de peixe, frango à passarinho, bolinho de feijoada, dadinho de tapioca, pastéis, buraco quente, entre outras.

Como ter sucesso com um restaurante rodízio

Apesar de também ter alguns desafios, esse modelo de negócio é bastante vantajoso para restaurantes. 

O formato é atrativo para clientes, que costumam vir em grupos grandes. A rotatividade das mesas também é maior, pois não é preciso aguardar pela produção de cada pedido. E como o preço é fixo, é mais fácil ter uma previsão de receita e fazer o planejamento financeiro. 

Ou seja: com uma boa gestão, é possível alcançar alcançar boas margens de lucro e conquistar o público. Confira abaixo algumas dicas essenciais para ter sucesso! 

Qualidade dos pratos

Servir comida de qualidade é indispensável para reter seus clientes. 

Por isso, escolha ingredientes frescos e de alta qualidade, capriche no preparo e também na apresentação. Assim, seus clientes vão voltar mais vezes e recomendar seu restaurante para outras pessoas.

Ambiente acolhedor

Parte da experiência gastronômica está relacionada ao ambiente. Então, faça com que ser restaurante seja acolhedor, com uma boa decoração e limpeza. 

É importante ter mesas e cadeiras confortáveis e espaço para circulação dos garçons e clientes. Além disso, iluminação e música também contribuem para uma atmosfera mais agradável.

Atendimento eficiente

Em um rodízio de comida, a expectativa dos clientes é que os garçons ofereçam uma variedade de opções durante a refeição, sem ter que ficar aguardando pelo próximo prato. 

Por isso, invista em um bom sistema PDV e no treinamento contínuo dos funcionários, para garantir um atendimento rápido e eficiente. 

Gestão de estoque e desperdício

Sem uma boa gestão de estoque e desperdícios, você pode acabar jogando dinheiro fora e reduzindo sua margem de lucro. 

Portanto, monitore o estoque de forma rigorosa e implemente práticas que minimizem o desperdício, como a preparação de porções adequadas e o uso de ingredientes em diversas receitas.

Descomplique a gestão do seu restaurante

Investir em um restaurante rodízio pode ser uma excelente oportunidade de negócio, desde que você faça uma boa gestão e mantenha o foco em oferecer uma experiência de alta qualidade. 

Por isso, escolher um sistema para restaurante eficiente é essencial. A EPOC é uma plataforma com tudo o que você precisa: gestão de pedidos, controle de vendas, gestão de estoque e compras, análise de resultados e muito mais! 

Para saber como podemos ajudar, fale com nossos especialistas e conte quais são os seus objetivos.

Dúvidas frequentes

O que é rodízio?

Um restaurante com rodízio de comida é aquele que oferece um serviço em que os clientes pagam um preço fixo e podem comer à vontade uma variedade de pratos que são servidos diretamente à mesa.

Quais os principais tipos de rodízio?

Os tipos mais comuns incluem rodízio de carnes, pizzas, sushi e petiscos.

Como definir o preço do rodízio?

O preço geralmente é determinado considerando o custo dos ingredientes, a mão-de-obra envolvida, o tipo de serviço oferecido e a localização do restaurante. É importante equilibrar o valor percebido pelo cliente com a rentabilidade do negócio.

Quais são os desafios operacionais de um restaurante com rodízio?

Gerenciar a oferta de alimentos frescos, manter a qualidade e a consistência dos pratos, lidar com picos de demanda e garantir um serviço eficiente são desafios comuns. Além disso, é crucial gerenciar bem o desperdício de alimentos.

Como gerenciar os custos em um restaurante com rodízio?

Monitorar de perto o estoque, negociar com fornecedores, otimizar processos operacionais e controlar o desperdício são estratégias importantes para gerenciar os custos e manter a lucratividade.

Gestor de restaurante, cansado de perder vendas e ter confusão nos pedidos?

Conheça o sistema líder dos melhores restaurantes do Brasil. Preencha o formulário e transforme sua gestão!

form-levantada-de-mao-002
Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico