Se você busca melhorar o atendimento aos seus clientes e ainda ganhar mais agilidade e eficiência na sua operação, então precisa começar a usar a comanda digital.
Neste artigo, saiba como essa tecnologia (também conhecida como comanda eletrônica) funciona, veja os benefícios que ela traz para o seu bar ou restaurante e também as vantagens para a sua clientela. Confira!
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O que é comanda digital?
A comanda digital é a versão moderna e ágil daquela versão “clássica”, com papel e caneta, em que o garçom anota os pedidos dos clientes e leva-os até a cozinha ou ao bar e depois o estabelecimento pode controlar os pedidos feitos.
Ela pode ser usada tanto pelos seus colaboradores quanto pelos seus clientes — basta contar com os equipamentos certos.
Através de um smartphone, tablet ou totem de autoatendimento que conte com um sistema integrado de gestão, os pedidos são registrados com facilidade e precisão e imediatamente enviados para preparo.
Como funciona a comanda digital?
Uma comanda digital para restaurante ou bar funciona através da união de ferramentas e dispositivos. Um cliente ou atendente usa um smartphone, tablet ou totem para acessar o software/sistema e, nele, registrar o pedido.
Depois, esse pedido é enviado automaticamente para o setor de produção, que inicia o preparo. Ao mesmo tempo, os valores do(s) item(ns) são registrados na comanda, garantindo que não haja confusão na hora de pagar a conta.
No entanto, é preciso ter atenção para não tornar esse processo muito elaborado e cheio de diferentes softwares e aparelhos que podem complicar o uso dessa tecnologia
A melhor solução para garantir que essas engrenagens funcionem de forma integrada e eficiente é contar com um sistema de gestão para restaurante ou bar.
É ele que gerencia essa comunicação entre ferramentas e garante que tudo ocorra automaticamente, sem que você precise registrar os pedidos nem repassá-los ao setor de preparo responsável.
6 vantagens da comanda digital
O grande benefício de contar com uma comanda digital no seu bar ou restaurante é aprimorar o atendimento aos clientes e, ao mesmo tempo, otimizar a sua operação.
Essa tecnologia permite que você atenda mais pessoas em menos tempo e dá aos clientes a sensação de autonomia e também de rapidez e qualidade do serviço.
Confira abaixo seis dos principais benefícios de contar com uma versão de sistema de comandas.
1 – Reduzir os erros nos pedidos e a perda das comandas
Com as comandas em papel, é muito comum que os pedidos sejam perdidos, confundidos — tendo o pedido de uma mesa atribuído a outra — ou mesmo anotados de forma errada.
Há ainda uma questão também frequente: nem todo mundo possui uma letra legível, e isso gera dificuldades (e falhas) na hora do preparo.
Nada disso acontece com a comanda digital. O garçom ou o próprio cliente registra o pedido em um aparelho que conta com cardápio, valores e quantidades de forma padronizada.
Quando o pedido é finalizado, ele é atribuído automaticamente àquela pessoa/aparelho/mesa e já é enviado para o preparo. A chance de erro, dessa forma, é mínima.
2 – Ganhar agilidade na operação
Quando há menos erros, sua operação fica mais ágil, rápida e confiável. Com a versão eletrônica da comanda, seu bar ou restaurante pode fazer mais atendimentos em menos tempo e ainda agiliza o preparo dos pedidos.
A conta é simples: quanto menos tempo os garçons gastam anotando pedidos no papel e correndo até a cozinha ou bar para enviar tudo ao preparo, mais tempo eles têm para atender outros clientes, fazer a manutenção do espaço e assegurar que a clientela esteja satisfeita.
Esse efeito se propaga para a cozinha ou bar, que também fica mais ágil, sem acúmulo de pedidos. Tudo acontece mais fácil, em menos tempo e com menos erros quando se usa uma comanda digital para bar ou restaurante.
3 – Integrar os setores
Quando aplicado da forma mais recomendada e eficiente (que você conhece mais adiante aqui nesse post), a comanda digital permite que o seu estabelecimento tenha suas áreas de operação e gestão integradas.
O resultado disso é que há mais eficiência, economia e agilidade em todos os processos, da recepção à cozinha.
Isso não faz somente com que o dia a dia do empreendimento fique melhor e que os clientes tenham uma ótima experiência, mas também permite que você analise a operação, encontre pontos de melhoria e possa tomar decisões mais estratégicas.
4 – Controlar detalhadamente e em tempo real as vendas
Outra vantagem de contar com comandas eletrônicas é poder analisar as vendas em tempo real. Isso permite um diagnóstico detalhado e ágil de como está a performance do seu estabelecimento.
Assim como no ponto anterior, esse recurso traz a clareza da operação e permite analisar e encontrar soluções para melhorar as vendas — ou perceber o que faz muito sucesso.
Além disso, essa característica ajuda a evitar fraudes e erros financeiros durante o funcionamento do restaurante/bar.
5 – Melhorar a experiência dos clientes
Esse é na verdade um resumo de tudo que vimos antes. A comanda digital faz com que o seu cliente veja muito mais valor e modernidade no atendimento prestado a ele.
Ela permite que a clientela tenha autonomia e confiança na hora de fazer pedidos e pagar a conta. Isso tudo fideliza os clientes e faz com que eles voltem mais vezes ao seu estabelecimento.
6 – Facilitar o fechamento do caixa
E o melhor é que essa tecnologia não beneficia somente os seus clientes, mas também você. Com a comanda eletrônica fica muito mais fácil e rápido fechar os caixas, verificar os valores e entender a movimentação diária do estabelecimento.
Assim você tem mais tempo livre para organizar outras questões do seu bar/restaurante ou, melhor ainda, para descansar, estar com a família, estudar, pesquisar o mercado etc.
Como fazer uma comanda digital?
Agora que você já sabe o que é comanda digital e os benefícios que ela traz para o seu estabelecimento, é hora de descobrir como adotar no seu restaurante ou bar.
1 – Tenha internet de qualidade
Para começar, certifique-se de que haja uma rede de internet sem fio de qualidade, que suporte a conexão de vários dispositivos.
Isso é importante porque, independentemente da comanda estar nos aparelhos do seu local ou, então, se ela estiver disponível nos smartphones dos clientes, eles deverão estar conectados à web.
2 – Escolha o formato de atendimento e plataforma adequada
Depois, é preciso justamente decidir qual formato de atendimento você deseja implementar e qual a melhor plataforma para isso.
Você pode optar por disponibilizar um menu digital e a comanda digital para que os clientes usem em seus próprios aparelhos ou em totens de autoatendimento.
Nesse caso, invista em uma plataforma compatível com o acesso via dispositivos móveis ou, então, em um app de qualidade, que tenha uma navegação simples e intuitiva. Esse pode ser o diferencial entre uma experiência de qualidade e uma que fará o cliente nunca mais voltar.
Já se a sua equipe é quem vai usar a comanda, a usabilidade do software não é tão imperativa, já que os colaboradores terão treinamento para usá-lo. Por outro lado, você terá que investir na compra dos dispositivos — como smartphones ou tablets, por exemplo.
3 – Possua sistema de gestão de operação
Se tudo isso pareceu uma dor de cabeça para você, é porque, realmente, a adoção de uma comanda digital traz desafios, especialmente com relação à tecnologia e sua aplicação.
A boa notícia é que há sistemas de gestão e automação de operação comercial que permitem que você interligue todas as áreas e tarefas do seu estabelecimento — até mais do que apenas a comanda eletrônica!
Isso facilita a execução de diversas atividades do dia a dia de um bar ou restaurante, além de integrar automaticamente e de forma fácil as comandas, os pedidos realizados nelas, a cozinha, o ponto de venda e até a forma de pagamento.
Dessa maneira você tem ainda mais agilidade, produtividade e lucratividade com a comanda digital.
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Dúvidas Frequentes
O que é a comanda digital?
A comanda digital é a versão moderna daquela em que o garçom anota os pedidos com papel e caneta leva-os até a cozinha ou ao bar e depois o estabelecimento pode controlar os pedidos feitos.
Ela pode ser usada tanto pelos seus colaboradores quanto pelos seus clientes através de um smartphone, tablet ou totem de autoatendimento que conte com um sistema integrado de gestão. Os pedidos são registrados com facilidade e precisão e imediatamente enviados para preparo.
Como a comanda digital funciona?
Um cliente ou atendente usa um smartphone, tablet ou totem para registrar o pedido. Depois, esse pedido é enviado automaticamente para o setor de produção, que inicia o preparo. Ao mesmo tempo, os valores do(s) item(ns) são registrados na comanda digital, garantindo que não haja confusão na hora de pagar a conta.
No entanto, é preciso ter atenção para não tornar esse processo muito elaborado e cheio de diferentes softwares e aparelhos que podem complicar o uso da comanda digital. A melhor solução para garantir que essas engrenagens funcionem de forma integrada e eficiente é contar com um sistema de gestão para restaurante ou bar.
Quais as vantagens de um sistema de comanda eletrônica?
O grande benefício de contar com uma comanda digital no seu bar ou restaurante é aprimorar o atendimento aos clientes e, ao mesmo tempo, otimizar a sua operação.
Você pode atender mais pessoas em menos tempo e dar aos clientes a sensação de autonomia e também de rapidez e qualidade do atendimento.
As principais vantagens de uma comanda eletrônica são:
– Reduzir os erros nos pedidos e a perda das comandas
– Ganhar agilidade na operação
– Integrar os setores
– Controlar detalhadamente e em tempo real as vendas
– Melhorar a experiência dos clientes
– Facilitar o fechamento do caixa
Como fazer uma comanda digital
Antes de implementar um sistema de comanda digital, é preciso ter atenção com alguns aspectos do seu restaurante ou bar. Alguns pré-requisitos ajudam a tirar o máximo da ferramenta e também evitam possíveis dificuldades. Eles são:
– Tenha uma internet de qualidade que garanta a conexão constante dos dispositivos com a solução de comanda digital.
– Escolha o formato de atendimento e plataforma adequada, como, por exemplo, usar um cardápio digital juntamente com a comanda ou permitir que os clientes utilizem a ferramenta ou somente que os colaboradores a utilizem.
– Possua um sistema de gestão de operação que permita a implementação e a integração da comanda digital de forma fácil, eficiente e completa.