Comanda eletrônica para bares: como usar essa tecnologia?

Já pensou em acabar com as filas e ainda otimizar sua operação sem aumentar muito seus custos – na verdade, até reduzindo-os? Com uma comanda eletrônica para bares você consegue exatamente isso.

Sumário

Já pensou em acabar com as filas e ainda otimizar sua operação sem aumentar muito seus custos – na verdade, até reduzindo-os? Com uma comanda eletrônica para bares você consegue exatamente isso.

Neste artigo, saiba como essa tecnologia funciona, tudo que ela pode oferecer para o seu bar e como contar com uma comanda digital completa e fácil de usar!

Saiba mais: 5 segredos de como administrar um bar financeiramente do jeito certo

Qual a diferença de uma comanda normal para uma comanda eletrônica?

Mas primeiro vamos definir melhor o que é uma comanda e qual a diferença entre o modelo físico e a comanda eletrônica (também conhecida como comanda digital).

Comanda física

A comanda é o item onde os pedidos dos clientes são anotados e, depois, enviados para o bar, assim dando sequência ao processo de produção e entrega do pedido.

Geralmente, ela costumava ser um papel onde o atendente anotava o pedido e, depois, se deslocava até o bar ou cozinha para avisar o time de preparo do que precisava ser feito.

Como você pode perceber, esse processo analógico envolve muitas pessoas e demanda bastante tempo e esforço dessas pessoas (além de contar com muito espaço para erros e confusões).

Comanda digital

Já uma comanda eletrônica para bares serve o mesmo propósito. Ela também visa registrar os pedidos dos clientes e encaminhá-los para o setor de preparo. Mas ela funciona de uma maneira diferente.

A grande diferença é que esse modelo, como o nome indica, é digital. Ou seja, ela não funciona com papel e caneta, mas sim através de um smartphone, tablet ou totem de autoatendimento.

Na prática, ela funciona assim: um atendente (ou mesmo o próprio cliente) abre uma comanda e registra o seu pedido, que é enviado automaticamente para o bar.

No caso do cliente, ele pode pedir sua bebida sem esperar em filas nem precisar falar com ninguém.

E para um garçom, é possível registrar vários pedidos em poucos minutos sem ficar indo e vindo até o ambiente de preparo – assim ganhando muita produtividade e agilidade.

Saiba mais: Comanda QR Code: saiba como e por que usar

Quais as vantagens de usar uma comanda eletrônica para bares?

Você provavelmente já consegue visualizar os benefícios que a comanda digital pode oferecer para o seu bar. Com ela, é possível agilizar o atendimento, evitar desperdícios e erros e ainda trazer mais clientes.

Abaixo você confere mais sobre essas e outras vantagens da comanda eletrônica!

1 – Reduzir erros

Um dos impactos mais imediatos e sentidos pelos clientes quando um bar passa a utilizar uma comanda eletrônica está na redução de erros e falhas. 

O porquê é simples: ao abandonar o papel e caneta e adotar um modelo digital, não há mais chances de pedidos serem mal compreendidos, perdidos ou ficarem parados na fila de produção.

Dessa forma, seus clientes não têm mais que lidar com pedidos que chegam errados às suas mesas nem com demora para receber o que pediram – já que tudo é enviado da comanda eletrônica para o setor de preparo das bebidas automaticamente.

2 – Diminuir as filas

Juntamente com a prevenção de erros, essa tecnologia também oferece outro benefício para você e para seus clientes: a redução nas filas

Com a comanda digital, um cliente pode pedir sua bebida de forma autônoma, sem precisar falar com ninguém nem esperar na fila do bar.

Além disso, o próprio cliente pode encerrar sua comanda e até realizar o pagamento online dela sem nem passar pelo caixa. Ou seja, essa tecnologia reduz as filas de diversas formas no seu estabelecimento.

Já para os atendentes também há vantagens. Os garçons conseguem atender com muito mais produtividade e agilidade, pois podem registrar mais pedidos em menos tempo, sem ter que ir e voltar das mesas para o bar. Dessa forma, as filas também são reduzidas.

3 – Fidelizar os clientes

Os pontos acima são uma junção a este aqui. Quem quer atender bem um cliente precisa priorizar a velocidade e eficiência do atendimento. Dessa forma, você garante uma experiência de qualidade para a clientela, que por sua vez volta mais vezes: segundo estudos, 60% dos clientes voltam mais vezes após terem uma experiência positiva.

Com a comanda eletrônica, seu bar passa a atender muito mais rapidamente, sem cometer erros, e ainda reduz o tempo de espera (e as filas) para entrada e pagamentos. Além disso, essa tecnologia transmite inovação, modernidade e autonomia para os clientes.

4 – Melhor controle das vendas

Quando integrada com um sistema de controle de bares, a comanda eletrônica fica ainda mais útil. Essas duas ferramentas unidas permitem que você visualize em tempo real informações sobre a sua operação.

Número de vendas, ticket médio, quantas vendas foram feitas de determinado produto e em determinado horário. Tudo isso e muito mais é captado pelas comandas digitais e enviado para o sistema, que exibe esses dados de forma intuitiva.

Assim, você obtém informações valiosas para tomar decisões mais estratégicas, além de poder corrigir eventuais fraquezas da operação e fortalecer ainda mais o que está dando certo.

5 – Reduzir custos

Por fim, um benefício da comanda eletrônica para bares que todo mundo gosta: a economia. Com ela, o seu estabelecimento pode remanejar o time de atendimento e também economizar matéria prima e insumos (já que haverá menos erros nos pedidos).

Além disso, essa ferramenta ajuda a fechar o caixa, já que tudo é computado automaticamente, pois cada comanda, ao ser fechada, envia essas informações para o PDV. Isso evita erros e até mesmo fraudes na hora de fechar o caixa.

Confira também: Comanda eletrônica para restaurante: conheça os benefícios

Como usar uma comanda digital para bares?

Há apps e outros softwares que funcionam como uma comanda digital que podem ser instalados em dispositivos móveis (como smartphones, tablets e totens) ou nos aparelhos dos clientes.

Esses costumam funcionar de forma independente e, por isso, não trazem tantos recursos e integrações para otimizar a sua operação com um todo. No geral, permitem apenas escolher os itens do cardápio e fazer o pedido.

Para quem busca uma solução mais completa e eficiente, o ideal é contar com uma comanda eletrônica para bares que seja parte de um sistema de gestão e automação comercial. E a solução mais completa do mercado para bares é o EPOC.

Com ele você pode ampliar a usabilidade da comanda e incorporar outras funcionalidades, como:

  • um cardápio digital;
  • integração com o PDV,
  • envio dos pedidos feitos na comanda diretamente para o KDS;
  • após um item ser pedido com a comanda, o sistema dá a baixa no estoque automaticamente;
  • integração com totem de autoatendimento;
  • integração com ferramentas de delivery.

Descubra tudo que o EPOC pode fazer pelo seu estabelecimento; fale com um especialista sem compromisso e saiba mais!

Dúvidas frequentes

O que é uma comanda?

A comanda é o item onde os pedidos dos clientes são anotados e, depois, enviados para o bar, assim dando sequência ao processo de produção e entrega do pedido.

O que é uma comanda eletrônica para bares?

Diferente da comanda física, ela não funciona com papel e caneta, mas sim através de um smartphone, tablet ou totem de autoatendimento.

Quais as vantagens da comanda digital?

Com uma comanda digital, seu bar pode reduzir erros nos pedidos, diminuir as filas para pedir e pagar, fidelizar os clientes, melhorar o controle das vendas e reduzir os custos da sua operação.

Qual o melhor jeito de usar uma comanda eletrônica?

Para quem busca uma solução mais completa e eficiente, o ideal é contar com uma comanda eletrônica para bares que seja parte de um sistema de gestão e automação comercial.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico