5 vantagens da comanda eletrônica para restaurante

Aprimorar o atendimento e ao mesmo tempo otimizar a operação do seu time é o sonho de todo dono de restaurante. E esse sonho pode se tornar realidade com uma aliada simples, mas poderosa: a comanda eletrônica para restaurante.
comanda eletrônica para restaurante

Sumário

Aprimorar o atendimento e ao mesmo tempo otimizar a operação do seu time é o sonho de todo dono de restaurante. E esse sonho pode se tornar realidade com uma aliada simples, mas poderosa: a comanda eletrônica para restaurante.

Com essa ferramenta você permite que sua clientela experimente atendimento moderno e até mesmo autônomo e ainda ganha mais agilidade, lucratividade e segurança na sua operação.

Continue lendo esse artigo para entender como funciona a comanda eletrônica e conhecer as vantagens de utilizar essa tecnologia no seu restaurante. Acompanhe!

O que é uma comanda eletrônica para restaurante?

Uma comanda eletrônica não é muito diferente da sua versão física. Ou seja, ela serve para anotar pedidos, enviá-los para o setor de preparo e para que haja um controle do que foi solicitado e quanto tudo custou (tanto da parte do restaurante, quanto do cliente).

A grande diferença, como você pode já ter imaginado, está na forma como isso tudo é feito; na natureza da comanda em si. 

A comanda eletrônica para restaurante pode ser usada em um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel e inclui todas as funcionalidades da sua versão “clássica”.

A versão digital elimina o papel e a caneta e, com isso, traz grandes vantagens para a operação e para os consumidores. 

Nela o atendente (ou mesmo o próprio cliente) marca os itens solicitados e, como a comanda é conectada ao sistema de gestão, ao PDV e ao KDS, o pedido é enviado diretamente para a cozinha.

É por isso que esse tipo de ferramenta consegue otimizar a operação, proporcionar um atendimento diferenciado e ainda fazer o seu restaurante economizar. Confira mais sobre isso logo abaixo!

Confira também: Comanda eletrônica para bares: como usar essa tecnologia?

cliente usando comanda digital

Quais as vantagens da comanda eletrônica para restaurante?

Atender bem os seus clientes e incorporar soluções tecnológicas foram apontados pelo Sebrae como dois dos principais desafios do setor de restaurantes para 2023.

Por isso é fundamental que você passe a contar com a comanda eletrônica, pois ela consegue esses dois objetivos com uma só ferramenta. Conheça cinco das principais vantagens de adotar um modelo eletrônico de comanda no seu estabelecimento.

1 – Reduzir custos

Para começar, um benefício que todo gestor gosta de ver: redução de custos – o que significa também maior lucro. 

Com uma comanda eletrônica você pode ter menos pessoas realizando o atendimento, já que ele se torna mais rápido e eficiente. Ou seja: uma mesma pessoa consegue atender mais clientes em menos tempo.

Além disso, você não precisará gastar comprando novas comandas de papel, basta adquirir os dispositivos móveis.

2 – Diminuir erros

Uma comanda prática, fácil de interpretar e de ser usada reduz erros. Isso faz com que seu time de atendimento consiga produzir mais e, ainda mais importante, também evita que seus clientes tenham uma experiência ruim no seu estabelecimento.

Você provavelmente já foi a um restaurante e se estressou ao perceber que seu pedido veio errado – talvez até por mais de uma vez. É fundamental impedir que isso aconteça com a sua clientela.

Com um modelo digital, não há como anotar algo de forma errada, não há confusão com a caligrafia de outra pessoa nem é possível que o pedido se perca em uma pilha de papel. 

Fica tudo registrado no sistema e a transição de um setor para outro (do atendimento para o preparo) é feita automaticamente.

Outra estratégia que ajuda nesse sentido é aplicar a engenharia de cardápio. Ela faz com que os clientes visualizem os principais itens do menu mais facilmente e, assim, ajuda a otimizar o pedido e evitar frustrações com o atendimento.

3 – Agilizar o atendimento

Falando em atendimento, uma comanda eletrônica para restaurante também ajuda a torná-lo muito mais simples e rápido. Como você já viu, por funcionar em um smartphone ou tablet, essa tecnologia é fácil de usar e familiar para todo tipo de pessoa.

Além disso, ela oferece outro recurso: o autoatendimento – o que hoje é um diferencial para quem quer atender bem um cliente.

Isso significa que, com a comanda digital para restaurante, os próprios clientes podem visualizar os itens do cardápio, abrir uma comanda e marcar seus pedidos sem precisar falar com ninguém. 

E tem mais: caso você opte por uma solução de autoatendimento, o cliente pode fechar a própria comanda e fazer o pagamento online, tudo de forma segura.

Isso não somente faz com que o consumidor tenha uma experiência moderna e cheia de autonomia, como também reduz as filas no seu caixa ou balcão.

4 – Otimizar a operação

Melhor atendimento, áreas interligadas, agilidade na produção e eficiência para receber pagamentos. Tudo isso é alcançado quando seu bar conta com uma comanda eletrônica e fica potencializado com um sistema de gestão.

Dessa forma, você produz mais em menos tempo, fecha mais vendas e ainda por cima facilita a vida da sua equipe. E com um sistema de gestão e automação, você interliga a comanda eletrônica com o cardápio online, o PDV (Ponto De Venda), o KDS (Kitchen Display System, na sigla em inglês) e até mesmo com um totem de autoatendimento.

5 – Visualizar dados em tempo real

Por fim, a comanda eletrônica para restaurante também auxilia a inteligência de negócios do seu estabelecimento. Com ela você visualiza as vendas em tempo real e entende o perfil dos consumidores, horários e itens populares, entre outros dados relevantes.

Assim, toma decisões mais acertadas para a estratégia do seu negócio, pois elas são baseadas em informações precisas sobre como seus clientes se comportam.

Além disso, essa ferramenta ajuda a evitar fraudes e até erros na gestão financeira do seu estabelecimento.

Como implementar comandas eletrônicas para restaurantes

Hoje existem algumas soluções que integram a comanda eletrônica de forma simples e intuitiva na operação do seu restaurante. 

É possível contar com um software que funciona de forma independente nos aparelhos móveis ou, então, ter um sistema que integre essa ferramenta e outras funcionalidades.

Claro que a escolha por um ou outro depende também de quanto você pode investir. Mas em uma situação ideal, dê preferência para a comanda eletrônica para restaurantes que seja parte de uma plataforma como a EPOC. Além da comanda, ele traz:

  • cardápio digital;
  • PDV,
  • KDS;
  • emissão de nota fiscal;
  • gestão de estoque;
  • integração com totem de autoatendimento;
  • integração com ferramentas de delivery.

Para ver como isso funciona na prática e entender como o EPOC pode revolucionar a operação do seu restaurante, é só falar com um de nossos especialistas sem compromisso!

Dúvidas Frequentes

O que é uma comanda?

Uma comanda serve para anotar pedidos, enviá-los para o setor de preparo e para que haja um controle do que foi solicitado e quanto tudo custou (tanto da parte do restaurante, quanto do cliente).

O que é uma comanda eletrônica para restaurante?

A comanda eletrônica é a versão digital do papel e caneta. Ela pode funcionar em um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel e inclui todas as funcionalidades da sua versão “clássica”.

Nela o atendente ou o próprio cliente marca os itens solicitados e, como a comanda é conectada ao sistema de gestão, ao PDV e ao KDS, o pedido é enviado diretamente para a cozinha.

Quais os benefícios da comanda eletrônica para restaurante?

Aprimorar o atendimento e ao mesmo tempo otimizar a operação do seu time são as principais vantagens da comanda eletrônica para restaurante.

Ela permite reduzir os custos de operação, evitar erros na hora de notar/preparar os pedidos, agilizar o atendimento e evitar filas, ganhar produtividade e visualizar dados do perfil dos consumidores e da operação do seu estabelecimento.

Como ter uma comanda eletrônica?

É possível contar com um software que funciona de forma independente nos aparelhos móveis ou, então, ter um sistema que integre essa ferramenta e outras funcionalidades.

Dê preferência para a comanda eletrônica para restaurante que seja parte de um ecossistema. Ou seja, que seja parte de um sistema de gestão comercial (também conhecido pela sigla ERP).

Picture of Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer