Imagine a seguinte situação: quando chega ao seu restaurante, o cliente escolhe uma mesa. Nela há um QR Code. Ele faz a leitura do código e em poucos cliques consegue abrir uma comanda e visualizar o cardápio digital.
Então ele começa a navegar pelos itens, vendo as imagens e descrições, e seleciona o que deseja: hambúrguer sem cebola, batata frita e refrigerante. Depois de personalizar, ele finaliza o pedido, que vai direto para a produção.
Em alguns minutos, o garçom serve o pedido na mesa. O cliente consome e, quando termina, finaliza a comanda e faz o pagamento.
Essa é uma experiência de autoatendimento completa feita por meio do aplicativo para restaurantes EPOC GO. Quer saber mais? Então continue lendo para entender como funciona e quais as vantagens de utilizar essa solução.
Por que utilizar um aplicativo para restaurantes?
Utilizar um aplicativo para restaurantes é uma excelente forma de ter mais eficiência na operação e proporcionar um melhor atendimento. Entre as principais vantagens desse tipo de solução estão:
- Mobilidade: O aplicativo pode ser acessado em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. É uma solução flexível que pode ser usada em diferentes lugares.
- Facilidade de uso: Praticamente todo mundo tem um smartphone e utiliza diversos aplicativos no dia a dia. Assim, as pessoas estão habituadas a essa tecnologia e tem facilidade para navegar.
- Baixo investimento: Como são acessados pelo smartphone, não é preciso investir tanto em aparelhos e infraestrutura para rodar a aplicação.
- Personalização: A maioria dos aplicativos para restaurante são “white label” e podem ser personalizados com a marca do estabelecimento.
- Coleta de dados e análises: Os apps também possibilitam coletar dados dos clientes para análises estratégicas, como o perfil de consumo, por exemplo.
Muito práticos e funcionais, os aplicativos são uma tendência nos restaurantes. Há diversas opções no mercado, voltadas para diferentes aspectos do negócio, desde as reservas até programas de fidelização.
No caso do EPOC GO, a proposta é ser uma evolução do cardápio digital, permitindo que o cliente não só visualize os itens, mas também faça o pedido e pagamento pelo próprio smartphone. Veja como funciona a seguir.
EPOC GO: solução de autoatendimento completa
O EPOC GO é um aplicativo para restaurantes inovador com diversas soluções de autoatendimento, que dão mais autonomia para o cliente e agilizam a operação.
Para utilizar o app, basta que o cliente faça a leitura de um QR Code – que pode ficar disponível em um display de mesa ou na comanda individual, por exemplo – e acessar um link.
Ou seja: o cliente não precisa baixar e instalar nenhum aplicativo no smartphone para utilizar o EPOC GO, pois ele funciona em qualquer navegador web.
O restaurante pode personalizar o aplicativo com logo, cores e imagens, reforçando sua marca e ganhando ainda mais confiabilidade. Saiba mais sobre os recursos do EPOC GO abaixo!
Cardápio Digital QR Code
O EPOC GO possui um cardápio digital personalizável e fácil de editar. Você pode adicionar os itens, inserir fotos e descrições atrativas, organizar por diferentes categorias, criar opções faseadas para facilitar a personalização e muito mais!
A edição do cardápio é simples e as alterações são atualizadas em tempo real. Assim, você pode mudar itens e preços quando precisar. Por exemplo: configurar promoções especiais para um happy hour ou mudar o valor de algum prato especial em um dia da semana.
O aplicativo foi desenvolvido com foco na usabilidade. Isso significa que é muito intuitivo para o cliente navegar pelo cardápio. Ele pode selecionar quais itens deseja, personalizar o pedido e adicionar observações sem nenhuma dificuldade.
Caso o cliente tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, há um botão para chamar o garçom na mesa. Desta forma, você dá autonomia e suporte aos clientes durante o pedido.
Comanda Individual
O EPOC GO também funciona como uma comanda eletrônica individual. Ele pode ser configurado de duas maneiras: pré-paga ou pós-paga. Assim, pode ser adequado ao seu modelo de operação sem problemas.
A comanda é aberta no momento que o cliente chega ao estabelecimento. Se desejar, você pode fazer o cadastro do cliente, inserindo informações como nome, e-mail, telefone, entre outras.
No aplicativo, o cliente consegue visualizar o extrato da comanda, acompanhando o consumo com total transparência. Isso evita erros e confusões na hora de fechar a conta, tornando a experiência mais satisfatória.
Pagamento
O EPOC GO também funciona como um aplicativo para pagamento, no qual o cliente pode encerrar a comanda e pagar. Desta forma, não precisa aguardar pelo atendente para fechar a conta e nem pegar filas no caixa.
Pelo aplicativo é possível pagar com diversos meios de pagamento, como PIX, cartão de crédito e carteiras digitais do Google e Apple. Se for necessário, também é possível realizar o pagamento no caixa normalmente.
Para maior comodidade dos clientes, o EPOC GO também possui recursos que facilitam a divisão da conta.
É possível dividir por item (cada um selecionando o que consumiu) ou por valor (cada um paga uma parte conforme desejar). Tudo isso pode ser feito por meio do app de forma simples e intuitiva.
Com todas essas funcionalidades, o EPOC GO é um app de autoatendimento completo. Os restaurantes podem utilizar da forma que fizer mais sentido para a operação. A seguir, confira suas principais vantagens.
7 vantagens do EPOC GO para seu restaurante
Agora que você já conhece as principais funcionalidades do EPOC GO, saiba mais sobre as vantagens de adotar o aplicativo no seu restaurante. Confira!
1 – Autonomia para os clientes
O autoatendimento é uma tendência em restaurantes, pois proporciona mais comodidade e autonomia para os clientes. Sem precisar aguardar por um atendente para ter acesso ao cardápio, fazer o pedido e pagar, os clientes não perdem tempo e a satisfação é garantida.
Vale lembrar que o EPOC GO permite que o cliente chame o garçom quando precisar tirar dúvidas, fazer um pedido específico ou resolver algum problema. Portanto, o fato de ter autonomia durante a experiência não significa que ele não receberá atenção se necessário.
2 – Mais eficiência no atendimento
O EPOC GO está integrado à plataforma EPOC, que conta com diversas soluções desenvolvidas para agilizar o atendimento, como o PDV e o KDS.
Como tudo está conectado, é muito mais simples gerenciar os pedidos e atendê-los mais rapidamente.
Quando o cliente lança um pedido no EPOC GO, ele automaticamente vai para a impressora de produção ou monitor KDS correspondente. Assim, o trabalho na cozinha ou bar é mais organizado e ágil.
Além disso, como os garçons não precisam anotar os pedidos e levá-los até a produção, podem se concentrar em outras atividades como servir os clientes, tirar dúvidas e fazer sugestões.
3 – Aumento da rotatividade das mesas
Como o atendimento é mais rápido, a rotatividade aumenta e o restaurante consegue atender mais pessoas em um determinado período. Isso é fundamental para faturar mais, especialmente durante os horários de pico.
Os restaurantes que utilizam EPOC GO reduzem em média 15 minutos de ocupação nas mesas.
4 – Redução de custos operacionais
Com uma solução de autoatendimento completa como o EPOC GO, o restaurante consegue reduzir os custos operacionais, uma vez que a equipe de atendimento pode ser mais enxuta.
Uma opção também é utilizar o app em horários ou eventos com maior movimento, como happy hours, por exemplo. Assim, não é preciso investir tanto em equipe de apoio freelancer e correr o risco de ter atendentes demais caso o movimento acabe menor que o previsto.
5 – Não é preciso investir em equipamentos
O EPOC GO também é uma solução de autoatendimento com investimento inicial baixo, pois não é preciso adquirir equipamentos como tablets e totens de autoatendimento. Tudo é feito pelo smartphone do cliente.
Tudo o que o restaurante precisa fazer é criar o cardápio digital e os displays de mesa com o QR Code para que o cliente possa acessar.
Leia também: Tudo sobre totem de autoatendimento para restaurantes
6 – Aumento do ticket médio
No autoatendimento os clientes tendem a consumir mais e, consequentemente, o ticket médio dos restaurantes aumenta.
Isso acontece por dois principais fatores: os cardápios digitais são mais atrativos e interativos. Como o cliente vê imagens chamativas dos pratos e pode navegar pelo menu, isso estimula o consumo.
Outro fator é a liberdade para pedir no momento que desejar, sem precisar aguardar pelo atendimento. Assim, não há nenhuma barreira e a tendência é que os clientes peçam mais reposições ou complementos ao longo da refeição.
7 – Comodidade no pagamento
Por fim, como vimos anteriormente, o EPOC Go proporciona mais comodidade na hora do pagamento. Isso é essencial para uma experiência positiva.
Os clientes podem dividir a conta com facilidade da maneira que for mais conveniente. Além disso, não precisam enfrentar filas no caixa ou aguardar o atendimento.
Há diversos métodos de pagamento disponíveis no app: PIX, cartão de crédito ou carteiras digitais. Assim, tudo é feito por meio do smartphone, com total segurança e eficiência.
EPOC: conheça todas as nossas soluções
O EPOC GO é um aplicativo exclusivo para clientes EPOC. Ele está integrado à nossa plataforma, que traz soluções completas para seu restaurante crescer: PDV, ERP, Analytics, totens de autoatendimento, sistema KDS e muito mais!
Se quiser saber como podemos ajudar seu negócio a ter mais agilidade no atendimento e aumentar a lucratividade, fale com um de nossos consultores.