Um dos principais problemas que os empresários do ramo de bar e gastrobar enfrentam, é a contratação e retenção de colaboradores eficientes.
A alta rotatividade de trabalhadores em empreendimentos noturnos é um grande desafio para os gestores. Esse fator é um dos motivos pelos quais se tem dificuldade em manter o padrão de atendimento.
Como a equipe muda muito rapidamente, nem sempre há tempo hábil para treinar de forma eficiente o novo colaborador que entra. Lembrando que a maioria deles pode não ter experiência alguma. Em muitos casos, esses colaboradores trabalham em outro ramo durante o dia e têm no bar ou gastrobar uma forma de incrementar a renda.
Os estabelecimentos mais bem sucedidos e que dispõem de atendimento de qualidade, normalmente são aqueles que conseguem reter os melhores funcionários. Estes profissionais são treinados periodicamente e recebem as melhores condições de trabalho, remuneração, gratificação, assim gerando laços fortes entre o trabalhador e a empresa empregadora.
O empresário sabe que para manter os bons profissionais, é preciso investir neles, mas também sabe que terá retorno e que esse investimento vale cada centavo. Para reter um bom colaborador é preciso oferecer:
- Salários compatíveis com a função e pagamento em dia;
- Promover bons trabalhadores com crescimento profissional através de políticas de cargos e salários;
- Reconhecimento do esforço com premiação e benefícios.
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Qual o principal problema ao contratar?
Que tipo de funcionário você precisa? Qual o perfil ideal? A partir do momento que você tem bem claro as respostas para essas perguntas, é o momento de ir à luta para garimpar esses talentos.
O funcionário certo é aquele que vá ao encontro dos valores do seu empreendimento, que realmente se sinta parte do estabelecimento. É preciso que ele aceite e entenda que os treinamentos devem ser feitos e o aprendizado só irá trazer evolução como profissional e como pessoa.
Em uma simples conversa, um empresário experiente já vai captar se o candidato pode ou não receber uma oportunidade. Muitas vezes, uma pessoa sem experiência vale muito mais a pena ser contratada do que uma que vem com vasta experiência, mas também carrega valores e habilidades que não se adaptam à realidade do seu negócio.
O grande problema é que a maioria dos candidatos a garçom em bar ou gastrobar já vem com uma concepção de que este não é um emprego para se empenhar, fazer carreira, crescer na profissão, buscar especialização e treinamento. Mas como algo provisório ou extra, por isso que a rotatividade é tão grande neste setor. Já para cargos de chef ou mesmo gerente, os candidatos já vêm com a qualificação exigida no momento da abertura da vaga e com pretensões mais relevantes.
Como divulgar as vagas?
Mesmo que a hierarquia siga os mesmo princípios em todos os estabelecimentos do ramo de entretenimento e gastronomia, a quantidade de profissionais a preencher as vagas depende do tamanho e da demanda.
Os cargos que geralmente compõem uma equipe funcional para bar e gastrobar são: gerente, chef de cozinha, garçons, atendentes e caixa. Em casos específicos ainda pode haver entregadores de delivery, recepcionista e sommelier.
Ao lançar um edital de contratação, o texto precisa ser claro e ter as informações que o candidato precisa saber, sem deixar dúvidas. Fazer isso de forma profissional já vai mostrar a seriedade e o nível do seu empreendimento. Este anúncio deve ser feito em canais de comunicação sérios, bem como nas redes sociais da empresa. Outra forma de encontrar bons talentos é através de indicações feitas pelos próprios funcionários, pois conhecem alguém interessado na vaga e podem indicar pessoas que, provavelmente, vão se encaixar no seu estabelecimento.
Leia também: Como lidar com a falta de engajamento de funcionários do seu estabelecimento?
Torne a entrevista um bate papo
É claro que no primeiro momento, você precisa fazer as perguntas pertinentes à função, avaliar o currículo, a experiência, trabalhos anteriores, porque saiu do emprego, entre outros pontos.
Mas passando este primeiro momento, caso você perceba que o candidato pode vir a ser um funcionário, estique a conversa, faça perguntas menos formais, dê abertura para que ele se sinta mais à vontade. Assim, você poderá conhecer um lado ainda mais interessante do candidato como ser humano e tirar dele as melhores informações que serão decisivas para efetivar a contratação ou não.
Fiz as contratações, e agora?
Após preencher o quadro de funcionários do seu negócio, qual é o primeiro passo? Todo dono de um estabelecimento de gastronomia e entretenimento deve, em primeiro lugar, treinar sua equipe, além de oferecer as melhores condições de trabalho.
A qualificação profissional é um passo muito importante e precisa incluir a apresentação para a equipe da cultura da sua empresa, o perfil do seus clientes, como você quer que todos sejam atendidos e o diferencial do seu empreendimento.
É indicado contratar um profissional que tenha conhecimento teórico e prático do dia a dia, ou da noite, de um bar ou gastrobar, que terá a função de orientar e treinar o time, de acordo com a personalidade do local. E não se esqueça: é fundamental ter qualidade, padronização e excelência no atendimento, em primeiro lugar.
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