Se você está abrindo um bar, saiba que, além de fornecer produtos de qualidade, é fundamental prestar um bom atendimento ao cliente. Por isso, fazer boas contratações é muito importante.
Mas você sabe quais são os profissionais que trabalham em bar?
Neste artigo vamos listar quais os principais cargos em uma equipe de bar, entender quais as funções e o perfil de cada um. Confira!
Quem são os profissionais que trabalham em bar
A equipe do bar é formada por vários profissionais, que precisam estar bem treinados e alinhados para exercer suas funções com maestria, simpatia e eficiência. Assim, podem oferecer uma ótima experiência ao cliente.
Para o bom andamento dos trabalhos, a união e a sincronia entre os profissionais deve ser constante para que tudo ocorra conforme o esperado. A seguir, saiba quais são os colaboradores que atuam no bar e suas funções:
Gerente do bar
A função do gerente de bar é supervisionar a operação, coordenar a equipe e garantir que tudo corra bem — inclusive resolvendo possíveis insatisfações e conflitos com os clientes.
Além disso, o gerente também deve fazer o controle de estoque e financeiro do bar, entre outras funções administrativas.
Por isso, esse profissional deve ter habilidades de gestão, liderança, comunicação e resolução de problemas. Ele trabalha sob pressão e deve estar preparado para tomar decisões estratégicas.
Saiba mais: Como administrar um bar financeiramente: 5 dicas essenciais
Host ou Hostess
É a anfitriã, a pessoa responsável por receber os clientes na entrada. Mas não só isso: além de recepcionar os clientes do bar, o host ou a hostess indica onde podem se acomodar, coordena as reservas e tira as dúvidas sobre o cardápio e pagamento.
Ou seja: é um cargo que atua diretamente com o atendimento ao público e exige muito carisma e simpatia. Sua principal função é acolher os clientes na chegada, dando as boas vindas e garantindo que serão atendidos prontamente.
Gentileza, etiqueta, conhecimento do cardápio, desenvoltura para lidar com problemas como falta de lugares e erros nas reservas são algumas das competências desses profissionais.
Garçom ou garçonete
Geralmente o garçom é o profissional que tem uma participação mais próxima ao cliente. É a referência, a “cara” do lugar. Por isso o papel do garçom é fundamental em bares, restaurantes e outros empreendimentos do ramo.
A função do garçom em um bar é receber os clientes, levar as pessoas até uma mesa disponível, receber os pedidos e trazer as bebidas e os petiscos.
Nem sempre o freguês vai ficar satisfeito, ou pode ser que beba umas a mais e comece a chorar no seu ombro. Logo, uma das principais qualidades que o garçom precisa ter é a paciência, pois ele vai ter que atender pessoas de todos os perfis com educação e simpatia.
É preciso estar preparado para tudo isso e saber como agir da melhor maneira sem comprometer o atendimento nem deixar interferir no bem estar do local e dos demais clientes.
Bartender ou mixologista
Este profissional costuma ser uma das atrações do ambiente, não só pelos drinks e coquetéis que prepara, mas pela forma com que faz este trabalho.
Geralmente usa métodos e maneiras diferentes das tradicionais, com manobras e malabarismos que atraem a atenção de quem está presente. Muitas vezes é o chamariz de clientes.
Além de ter o objetivo de aumentar as vendas de bebidas (alcoólicas ou não), o bartender tem o objetivo de animar as pessoas, seja em bares tradicionais, ou de hotéis, festas ou boates.
A diferença entre um bartender e um mixologista, é que o primeiro é quem prepara as bebidas, e o segundo, além de preparar, também se dedica a estudar e conhecer melhor os destilados, fermentados e licores.
O mixologista tem o conhecimento para criar os coquetéis com assinatura própria. Seu nível de especialização o credencia para criar destilados com infusões, xaropes, licores, açúcares, entre outros itens, assim preparando bebidas com estilo próprio e único.
Saiba mais: Guia completo para criar um cardápio de bebidas
Caixa do bar
O colaborador que trabalha como caixa de um bar é quem registra a saída das mercadorias, seja bebida ou alimentos.
Além disso, ele recebe o cliente que irá fazer o pagamento do que consumiu. Em alguns ambientes, há a opção do garçom fazer esta cobrança, mas normalmente o cliente passa no caixa para efetuar o pagamento.
Ele precisa ter muito jogo de cintura e postura para trabalhar nessa função, porque pode haver casos de clientes que irão contestar o que está na comanda, ou reclamar de alguma coisa. Nesses casos, ter um sistema PDV de qualidade ajuda a evitar erros e esclarecer possíveis confusões.
Quais as competências de um profissional de bar?
Independentemente do cargo que um colaborador exerce em um bar, ele deve estar em consonância com o perfil do local.
É preciso também ter algumas competências e conhecimentos que irão contribuir para a excelência do serviço e atendimento prestado ao cliente:
- Ser cordial e prestativo
- Saber trabalhar em equipe
- Capacidade de resolver problemas
- Entender normas e boas práticas de segurança alimentar
- Cuidar da saúde e higienização pessoal e do local;
- Conhecer e estudar outras línguas, principalmente as mais tradicionais para o turista que vem ao Brasil, como inglês, espanhol, francês.
Ao contratar sua equipe de bar, é fundamental observar essas competências e garantir que seu time seja qualificado para prestar o melhor atendimento ao cliente. A seguir, confira nossas dicas para construir uma equipe de bar sólida.
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7 dicas para construir uma equipe de bar
Para construir uma equipe de bar é preciso muito mais do que conhecer as funções e competências de cada um. Para ter um time de sucesso, outras ações também são importantes, como veremos nas dicas abaixo.
1 – Faça uma seleção cuidadosa
O momento da contratação é determinante para o sucesso da equipe. Faça um processo seletivo cuidadoso, identificando os profissionais que têm experiência comprovada e as competências necessárias.
2 – Busque uma equipe equilibrada
Uma equipe de sucesso é formada por profissionais de bar com diferentes perfis, que se complementam para atender todas as necessidades de forma equilibrada. Procure diversidade para ter maior flexibilidade e delegar tarefas para aqueles que se encaixam melhor.
3 – Deixe claro a função de cada um
Em uma equipe de bar é fundamental que cada um tenha clareza sobre o seu papel e função. Converse com seus funcionários, organize os processos e distribua as tarefas de acordo com as qualificações de cada um.
Isso é essencial não só para que a operação flua com eficiência, mas também para aproveitar o potencial máximo de cada um, manter a motivação do time e evitar confusões e conflitos.
4 – Invista em treinamentos
O treinamento da equipe do bar é indispensável para que o atendimento seja impecável. Ele pode incluir a comunicação e atendimento ao cliente, preparo dos drinks, organização e higiene do ambiente de trabalho, entre outros processos importantes do bar.
5 – Seja um líder exemplar
Uma equipe é o reflexo de seu líder. Para ganhar a confiança dos seus funcionários e garantir que eles entreguem o melhor de si, o segredo é servir de exemplo. Aproxime-se do seu time, tenha uma comunicação transparente, entenda como é o dia a dia de trabalho e conheça cada um a fundo.
6 – Reforce a importância do trabalho em equipe
Mesmo que cada um tenha a própria função e atividades pelas quais é responsável, também é fundamental desenvolver o trabalho em equipe. Sempre que possível, ressalte a importância de todos contribuírem no que for necessário para que o atendimento seja ágil e eficiente.
7 – Dê feedbacks construtivos
Por fim, dê feedbacks construtivos para cada membro da equipe do bar com frequência. Reconheça o que a pessoa faz de melhor e aponte o que pode melhorar.
Assim, você abre espaço para o desenvolvimento contínuo, valoriza os profissionais, ganha confiança e faz com que se sintam estimulados a continuar trabalhando no seu bar.
Comece já a preparar os profissionais do seu bar
Agora que você já entendeu qual o perfil de profissionais de um bar, pode começar a contratar e já preparar o treinamento para que eles prestem um excelente atendimento ao cliente. Para facilitar, baixe grátis nosso Guia de Treinamento de Atendimento ao Cliente!