Profissionais que trabalham em bar: quais as funções?

Para trabalhar em bar é preciso ter disposição, bom humor e comprometimento. Entenda quais são os profissionais que trabalham em bar e qual a função de cada um.
profissionais que trabalham em bar

Sumário

Se você está abrindo um bar, saiba que, além de fornecer produtos de qualidade, é fundamental prestar um bom atendimento ao cliente. Por isso, fazer boas contratações é muito importante. 

Mas você sabe quais são os profissionais que trabalham em bar?

Neste artigo vamos listar quais os principais cargos em uma equipe de bar, entender quais as funções e o perfil de cada um. Confira! 

Quem são os profissionais que trabalham em bar

A equipe do bar é formada por vários profissionais, que precisam estar bem treinados e alinhados para exercer suas funções com maestria, simpatia e eficiência. Assim, podem oferecer uma ótima experiência ao cliente.

Para o bom andamento dos trabalhos, a união e a sincronia entre os profissionais deve ser constante para que tudo ocorra conforme o esperado. A seguir, saiba quais são os colaboradores que atuam no bar e suas funções:

Gerente do bar

A função do gerente de bar é supervisionar a operação, coordenar a equipe e garantir que tudo corra bem — inclusive resolvendo possíveis insatisfações e conflitos com os clientes. 

Além disso, o gerente também deve fazer o controle de estoque e financeiro do bar, entre outras funções administrativas. 

Por isso, esse profissional deve ter habilidades de gestão, liderança, comunicação e resolução de problemas. Ele trabalha sob pressão e deve estar preparado para tomar decisões estratégicas.

Saiba mais: Como administrar um bar financeiramente: 5 dicas essenciais

Host ou Hostess  

É a anfitriã, a pessoa responsável por receber os clientes na entrada. Mas não só isso: além de recepcionar os clientes do bar, o host ou a hostess indica onde podem se acomodar, coordena as reservas e tira as dúvidas sobre o cardápio e pagamento. 

Ou seja: é um cargo que atua diretamente com o atendimento ao público e exige muito carisma e simpatia. Sua principal função é acolher os clientes na chegada, dando as boas vindas e garantindo que serão atendidos prontamente. 

Gentileza, etiqueta, conhecimento do cardápio, desenvoltura para lidar com problemas como falta de lugares e erros nas reservas são algumas das competências desses profissionais.  

Garçom ou garçonete

Geralmente o garçom é o profissional que tem uma participação mais próxima ao cliente. É a referência, a “cara” do lugar. Por isso o papel do garçom é fundamental em bares, restaurantes e outros empreendimentos do ramo. 

A função do garçom em um bar é receber os clientes, levar as pessoas até uma mesa disponível, receber os pedidos e trazer as bebidas e os petiscos. 

Nem sempre o freguês vai ficar satisfeito, ou pode ser que beba umas a mais e comece a chorar no seu ombro. Logo, uma das principais qualidades que o garçom precisa ter é a paciência, pois ele vai ter que atender pessoas de todos os perfis com educação e simpatia. 

É preciso estar preparado para tudo isso e saber como agir da melhor maneira sem comprometer o atendimento nem deixar interferir no bem estar do local e dos demais clientes.

Bartender ou mixologista

Este profissional costuma ser uma das atrações do ambiente, não só pelos drinks e coquetéis que prepara, mas pela forma com que faz este trabalho.

Geralmente usa métodos e maneiras diferentes das tradicionais, com manobras e malabarismos que atraem a atenção de quem está presente. Muitas vezes é o chamariz de clientes.

Além de ter o objetivo de aumentar as vendas de bebidas (alcoólicas ou não), o bartender tem o objetivo de animar as pessoas, seja em bares tradicionais, ou de hotéis, festas ou boates. 

A diferença entre um bartender e um mixologista, é que o primeiro é quem prepara as bebidas, e o segundo, além de preparar, também se dedica a estudar e conhecer melhor os destilados, fermentados e licores. 

O mixologista tem o conhecimento para criar os coquetéis com assinatura própria. Seu nível de especialização o credencia para criar destilados com infusões, xaropes, licores, açúcares, entre outros itens, assim preparando bebidas com estilo próprio e único.

Saiba mais: Guia completo para criar um cardápio de bebidas

Caixa do bar

O colaborador que trabalha como caixa de um bar é quem registra a saída das mercadorias, seja bebida ou alimentos. 

Além disso, ele recebe o cliente que irá fazer o pagamento do que consumiu. Em alguns ambientes, há a opção do garçom fazer esta cobrança, mas normalmente o cliente passa no caixa para efetuar o pagamento. 

Ele precisa ter muito jogo de cintura e postura para trabalhar nessa função, porque pode haver casos de clientes que irão contestar o que está na comanda, ou reclamar de alguma coisa. Nesses casos, ter um sistema PDV de qualidade ajuda a evitar erros e esclarecer possíveis confusões. 

Quais as competências de um profissional de bar?

Independentemente do cargo que um colaborador exerce em um bar, ele deve estar em consonância com o perfil do local. 

É preciso também ter algumas competências e conhecimentos que irão contribuir para a excelência do serviço e atendimento prestado ao cliente:

  • Ser cordial e prestativo
  • Saber trabalhar em equipe
  • Capacidade de resolver problemas
  • Entender normas e boas práticas de segurança alimentar
  • Cuidar da saúde e higienização pessoal e do local;
  • Conhecer e estudar outras línguas, principalmente as mais tradicionais para o turista que vem ao Brasil, como inglês, espanhol, francês.

Ao contratar sua equipe de bar, é fundamental observar essas competências e garantir que seu time seja qualificado para prestar o melhor atendimento ao cliente. A seguir, confira nossas dicas para construir uma equipe de bar sólida. 

Leia também: Gastrobar: o que é e como funciona?

7 dicas para construir uma equipe de bar 

Para construir uma equipe de bar é preciso muito mais do que conhecer as funções e competências de cada um. Para ter um time de sucesso, outras ações também são importantes, como veremos nas dicas abaixo. 

1 – Faça uma seleção cuidadosa

O momento da contratação é determinante para o sucesso da equipe. Faça um processo seletivo cuidadoso, identificando os profissionais que têm experiência comprovada e as competências necessárias. 

2 – Busque uma equipe equilibrada 

Uma equipe de sucesso é formada por profissionais de bar com diferentes perfis, que se complementam para atender todas as necessidades de forma equilibrada. Procure diversidade para ter maior flexibilidade e delegar tarefas para aqueles que se encaixam melhor. 

3 – Deixe claro a função de cada um 

Em uma equipe de bar é fundamental que cada um tenha clareza sobre o seu papel e função. Converse com seus funcionários, organize os processos e distribua as tarefas de acordo com as qualificações de cada um. 

Isso é essencial não só para que a operação flua com eficiência, mas também para aproveitar o potencial máximo de cada um, manter a motivação do time e evitar confusões e conflitos. 

4 – Invista em treinamentos

O treinamento da equipe do bar é indispensável para que o atendimento seja impecável. Ele pode incluir a comunicação e atendimento ao cliente, preparo dos drinks, organização e higiene do ambiente de trabalho, entre outros processos importantes do bar. 

5 – Seja um líder exemplar

Uma equipe é o reflexo de seu líder. Para ganhar a confiança dos seus funcionários e garantir que eles entreguem o melhor de si, o segredo é servir de exemplo. Aproxime-se do seu time, tenha uma comunicação transparente, entenda como é o dia a dia de trabalho e conheça cada um a fundo. 

6 – Reforce a importância do trabalho em equipe

Mesmo que cada um tenha a própria função e atividades pelas quais é responsável, também é fundamental desenvolver o trabalho em equipe. Sempre que possível, ressalte a importância de todos contribuírem no que for necessário para que o atendimento seja ágil e eficiente. 

7 – Dê feedbacks construtivos 

Por fim, dê feedbacks construtivos para cada membro da equipe do bar com frequência. Reconheça o que a pessoa faz de melhor e aponte o que pode melhorar. 

Assim, você abre espaço para o desenvolvimento contínuo, valoriza os profissionais, ganha confiança e faz com que se sintam estimulados a continuar trabalhando no seu bar.

Comece já a preparar os profissionais do seu bar

Agora que você já entendeu qual o perfil de profissionais de um bar, pode começar a contratar e já preparar o treinamento para que eles prestem um excelente atendimento ao cliente. Para facilitar, baixe grátis nosso Guia de Treinamento de Atendimento ao Cliente!

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Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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