10 dicas para abrir um bar ou restaurante e começar com o pé direito

Sumário

Para você começar um negócio de sucesso, é preciso levar em consideração alguns detalhes importantes. Nós vamos dar 10 dicas para abrir um bar ou restaurante com o pé direito

Para empreender e ser um gestor de sucesso é preciso muito estudo e preparação. Isso não ocorre da noite para o dia. Além de ter o conhecimento teórico, também é importante ter vivenciado na prática esta experiência. Unir teoria e prática é a melhor receita para quem quer se dar bem em qualquer profissão ou empreendimento. E não é diferente quando o assunto é empreender no ramo de bar, restaurante e entretenimento.

Neste post, você confere 10 dicas para abrir um bar ou restaurante e começar um negócio próspero e que será referência na área. Aproveite e boa leitura!

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Entenda bem o que quer dizer “empreender”


É bem comum ouvir as pessoas, geralmente jovens, comentando que o seu sonho é ter seu próprio negócio por não estar satisfeito em ser apenas um colaborador. O estereótipo de um empresário normalmente, para quem vê de fora, é de que a pessoa não trabalha e ganha dinheiro fácil com o trabalho pesado dos colaboradores. Ledo engano!

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Empreender é muito mais trabalhoso do que você possa imaginar. A função do gestor não termina em oito horas de trabalho ou quando você fecha as portas no final do expediente e vai para casa. As responsabilidades e as dores de cabeça vão junto, e principalmente para quem é do ramo da gastronomia, bar ou entretenimento. Quando a maioria das pessoas está curtindo o final de semana, o empresário está trabalhando, porque é nestes dias que o movimento é mais intenso.

Você precisa saber de tudo isso antes de começar – e lembrando que se não houver empenho, dedicação 24 horas, o seu empreendimento já vai começar errado e não terá um futuro ou uma sequência próspera.

Então a primeira dica é: conheça o ramo do negócio que você quer investir, entenda a realidade do trabalho e saiba que você precisa se dedicar intensamente ou o seu investimento irá para o ralo.

Mas saiba também que nesta flor, nem tudo é espinho: fazendo um trabalho sério, correto e intenso, com o tempo e contando com bons profissionais, você terá um pouco mais de tranquilidade. Mas ficar diariamente de olho bem aberto e tomando ciência de tudo o que acontece no seu empreendimento, é muito importante para que o seu negócio continue próspero, porque como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o boi”.

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Escolha uma boa localização


Já com conhecimento do ramo que você vai seguir, seja bar, restaurante ou outro tipo de segmento, como gastrobar ou balada, a escolha do lugar é que fará toda a diferença. Muitas pessoas desistem de frequentar alguns locais, primeiro pela localização.

A distância do seu empreendimento é um problema para casos de restaurantes ou bares. Estacionar longe, ou mesmo não ter onde deixar o carro, gera muito desconforto.
Mas se for balada com música, shows e com programação mais agitada, um local resguardado muitas vezes compensa. Em qualquer uma das situações, o local onde você vai empreender, precisa contar com um estacionamento amplo e seguro.

Conheça e estude as preferência do seu público alvo


Qual o público que você pretende atingir? Esta definição deve estar no começo do estudo de viabilidade do seu negócio e também interfere na escolha da localização.

É necessário compreender o que eles querem, o que pensam, como se comportam, a renda média, idade, nível de escolaridade, o que consomem de alimentos e bebidas e quais os locais que frequentam. Outro ponto importante é já ter definido se seu público é mais jovem, pessoas de meia idade ou são famílias. Com estes dados, você pode pensar em uma estrutura, atendimento, localização e produtos voltados para este grupo de pessoas.

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Quem são seus possíveis concorrentes?


É fundamental, antes de iniciar qualquer negócio, estudar seus possíveis concorrentes.
Conhecendo bem quem são os empreendimentos do ramo, é que você vai conseguir criar um diferencial, ser mais competitivo e sair na frente.

Para conhecer você precisa frequentar, comer, beber, observar o que é servido, o cardápio, o atendimento, a localização e conversar com os frequentadores. E claro, tudo muito discretamente. Observe se há demanda para o que você está pensando e se propondo a fazer.

Busque pelos melhores fornecedores


Conhecer quem vai fornecer os produtos para o seu negócio é essencial. Além de buscar os melhores preços, a qualidade nos produtos fornecidos é fundamental. Saiba quem mais compra com eles, veja a reputação e a pontualidade das entregas, afinal você precisa confiar que tudo estará no estoque no momento que precisar.

Seja versátil no cardápio


A cada dia mais pessoas têm sido diagnosticadas com restrições alimentares, pensando nisso, é importante criar no seu cardápio alguns pratos que contemplem este público. Mas tudo isso precisa estar na sua pesquisa feita anteriormente. Entender as demandas e de que forma você pode oferecer o produto, de qualidade e com preços compatíveis.

Outro público que você pode atender também e que está em constante crescimento, são veganos e/ou vegetarianos. Elaborando pratos que contemplem estas preferências, você já ganha pontos se comparado à concorrência.

Invista em colaboradores e atendimento


O atendimento de excelência é o primeiro motivo para que as pessoas retornem ao estabelecimento, independente do ramo. Ninguém volta a um lugar que foi mal atendido. Pensando nisso, é imprescindível ter colaboradores bem treinados, capacitados desde a sua contratação. Ainda é preciso que tenham conhecimento da cultura da empresa e abracem a causa do estabelecimento.

Não abra mão de uma plano de marketing eficiente


É clichê afirmar que a propaganda é a alma do negócio, mas ainda assim o lema “quem não é visto não é lembrado”, nunca esteve tão em evidência, justamente agora com o marketing digital, com as redes sociais e a tecnologia tão presente na vida das pessoas.

Estruture um plano de marketing que contemple todos os meios de contato com seus possíveis clientes, desde os tradicionais até as mídias no ambientes digitais, blogs, sites e redes sociais.


Aproveite as datas especiais


Assim como todo o comércio em geral costuma aproveitar as datas comemorativas para organizar ofertas e vitrines que marcam a ocasião, os empreendimentos do ramo de bar e gastronomia devem buscar estes momentos para incrementar seu movimento.

Nestas situações, você pode criar combos, decoração especial e música ao vivo, dependendo do motivo. Muitos restaurantes fazem eventos diferenciados para aniversariantes, com entrega de mini bolo, desconto na comanda, cortesias, enfim, uma infinidade de possibilidades.

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Contrate um sistema de gestão completo


Assim que você definir o ramo do seu negócio, escolher o local de funcionamento, destrinchar as questões burocráticas de contratos, legalização dentro das leis e órgãos competentes, tributação, contratação de pessoal, é hora de contratar um sistema de gestão. Este será o grande gerente de todo o empreendimento, possibilitando a automatização do estoque, da cozinha, do atendimento até o pagamento dos clientes. Poder contar com um ERP eficiente, é ter uma grande ferramenta que irá elevar o seu empreendimento para outro patamar, além de melhorar o faturamento.

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Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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