5 ideias de restaurantes para você ganhar lucratividade

Unir criatividade e eficiência operacional é a chave do sucesso de um bom restaurante. Se você está precisando de inspiração, confira nossas cinco ideias de restaurantes que aumentam a sua lucratividade!

Sumário

Unir criatividade e eficiência operacional é a chave do sucesso de um bom restaurante. Assim, você garante uma grande clientela e ainda aumenta a lucratividade do estabelecimento.

Se você está precisando de inspiração para começar ou renovar o seu negócio, confira nossas cinco ideias de restaurantes que aumentam a sua lucratividade!

Confira também: Como abrir um restaurante: passo a passo para iniciar do zero

5 ideias de restaurante que você precisa conhecer

Abaixo você conhece algumas dicas para levar o seu restaurante ao próximo nível de excelência no atendimento, na operação e na rentabilidade. As ideias vão desde ferramentas que otimizam a gestão até dicas de pratos e decoração. Aproveite!

Aposte na tecnologia

Um dos segredos dos restaurantes de sucesso é saber utilizar a tecnologia como uma grande aliada. Há vários tipos de software de restaurante que podem ajudar a sua operação como um todo.

Um PDV automatizado já pode dar baixa no estoque em tempo real a cada venda. Um cardápio online agiliza o atendimento e aprimora a experiência dos clientes. Um KDS (Kitchen Display System) na cozinha garante que nenhum pedido seja perdido e agiliza o preparo deles.

Esses são só alguns exemplos de soluções que trazem o futuro do food service para o seu restaurante hoje. Ainda é possível integrar essas e outras soluções em um sistema de gestão ERP – o que maximiza os benefícios e também reduz custos.

Decoração temática

Um dos modelos de restaurantes mais populares e criativos são os decorados de acordo com um tema. 

Essa estratégia permite que você se destaque perante a concorrência e ainda traz um diferencial para o seu espaço que pode atrair um grupo mais específico (e fiel) de clientes.

Por exemplo, o estabelecimento pode contar com um restaurante cujo tema é focado em um estilo de cozinha (oriental, indiana, brasileira etc.). Isso norteia toda a operação, a decoração, as receitas e até o estilo de atendimento. Isso padroniza o restaurante e atrai a clientela que adora esse tipo de cozinha.

Além disso, você pode optar por outros temas, como séries de TV, personagens, obras da literatura – o único limite é a sua imaginação. O importante é criar um ambiente que se relacione por completo com a temática e, claro, que tenha apelo ao grande público.

Leia também: Bares temáticos: veja por que e como investir neles

Noites temáticas

Caso você não queria comprometer todo o restaurante a uma temática – o que, é verdade, demanda bastante investimento e cuidado –, é possível ter um momento específico para isso.

Noites temáticas costumam fazer sucesso e, assim, se tornar uma tradição na relação entre restaurante e seus clientes. Por exemplo, você pode estipular um dia da semana com um prato específico incluído no cardápio, ou uma data do mês com uma promoção especial.

O importante é criar uma forma de chamar a atenção e fidelizar a clientela ao oferecer algo que o seu público gosta e, ao mesmo tempo, gerar um gatilho de escassez e imediatismo. 

O objetivo deve ser fazer com que o seu cliente nunca perca um desses momentos temáticos no seu bar.

Saiba mais: Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio

Espaço para pets

Outra tendência cada vez mais popular é a presença de pets em restaurantes e bares. Os tutores gostam de levar seus bichinhos de estimação para curtir o momento de almoçar/jantar fora, especialmente quando é um encontro de amigos e/ou colegas.

Para abraçar essa tendência você não precisa, necessariamente, adaptar todo o seu estabelecimento. Comece com um espaço restrito que seja pet friendly e, caso haja um crescimento na demanda por esse local, vá aumentando a área dele.

No entanto, é importante ressaltar que você deve sempre lembrar os clientes de terem bom senso na hora de trazerem seus animais e interagirem com os de outros clientes.

Invista em um atendimento diferenciado

É fundamental que uma boa gestão de restaurante tenha atenção com o atendimento. Esse é um aspecto que faz toda a diferença para a clientela, que costuma não voltar quando o atendimento é de má qualidade.

Algumas dicas de como atender bem incluem treinamentos frequentes da sua equipe, formas de colher feedback dos clientes, atenção com a qualidade do cardápio e, claro, formas de reduzir as filas.

Essa pode ser uma das ideias de restaurantes mais óbvias, mas você ficaria surpresa na quantidade de estabelecimentos que esquecem desse cuidado básico e pagam um grande preço por isso.

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Veja mais dicas e ideias de restaurantes

Aqui no blog EPOC você encontra muito mais dicas imperdíveis sobre gestão financeira, tecnologia, automação comercial, gestão de pessoas e muito mais. É tudo que você precisa para fazer o seu restaurante alcançar mais lucratividade e eficiência.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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