Monitor KDS: 7 motivos para adotar no seu restaurante ou bar

Entenda o que é e como funciona o monitor KDS. Conheça as vantagens de adotar a solução da EPOC.

Sumário

Você gostaria que a produção dos pedidos do seu restaurante fosse mais ágil? 

Uma cozinha bem organizada e eficiente é fundamental para diminuir o tempo de espera dos clientes e oferecer um serviço de qualidade, mas pode ser um desafio manter tudo em ordem. 

Imprimir pedidos e ficar acompanhando pela comandeira, calculando há quanto tempo ele foi realizado, pegar o ticket no chão que está cheio de gordura, impressora sem bonina ou com papel travado? Isso é tudo coisa do passado! 

O monitor KDS é a melhor solução para esses problemas. Nesse artigo, entenda por que adotar essa tecnologia e conheça as vantagens do EPOC KDS. Confira!

O que é e como funciona o monitor KDS?

O sistema KDS (Kitchen Display System) é uma tecnologia utilizada para organizar a produção de alimentos e bebidas em restaurantes e bares. Ele possui diversos recursos que facilitam o acompanhamento dos pedidos e tornam o atendimento ao cliente muito mais eficiente.  

Também conhecido como tela de produção ou monitor KDS, ele exibe os pedidos em um monitor ou tablet fixado nas ilhas de produção para que os cozinheiros e barmans possam visualizar o que precisa ser preparado. Ou seja, substitui as impressoras de pedidos

Leia também: Tela de Produção ou Impressora de Pedidos? Descubra qual é melhor

Entenda como o EPOC KDS funciona na prática:

  1. O atendente faz o pedido do cliente no PDV. 
  2. Automaticamente, o pedido é enviado para o monitor KDS. Um cronômetro é iniciado para indicar há quanto tempo o pedido está em produção. 
  3. Todos os pedidos são exibidos em uma mesma tela, organizados em um quadro kanban. Cada etapa da produção é indicada por uma cor diferente
  4. É possível, por exemplo, separar os itens por diferentes ilhas de produção e também produzir todos os itens de mesma categoria ao mesmo tempo. 
  5. Se houver atraso na produção, o sistema emite um alerta
  6. O sistema também possui uma tela de cumim, na qual é possível acompanhar o andamento dos pedidos e saber quais estão prontos para serem entregues aos clientes. 
  7. Quando a produção é finalizada, o garçom ou o cliente (no caso de autoatendimento) recebe uma notificação push avisando que o pedido está pronto. 
  8. O KDS também pode ser integrado a uma tela de expedição, que exibe a senha do pedido para retirada no balcão. 

Com todos esses recursos, o KDS é o melhor sistema de gerenciamento de cozinhas. Confira a seguir as vantagens de utilizar essa tecnologia no seu bar ou restaurante. 

7 vantagens do monitor KDS para restaurantes e bares

Instalar um monitor KDS na cozinha ou no bar tem diversas vantagens para o seu estabelecimento. Ao organizar melhor o preparo dos alimentos e bebidas, toda a operação fica mais fluida e, desta forma, é possível atender mais pedidos em menos tempo. 

A seguir, listamos os principais benefícios do sistema KDS. Acompanhe!

1 – Automatização de processos

A principal vantagem do KDS é automatizar a organização da produção dos pedidos. Assim que o atendente confirma o pedido no PDV, ele é automaticamente enviado para a fila de produção, evitando esquecimentos e erros. 

Ao contrário das impressoras de pedidos, que necessitam de uma pessoa dedicada a organizar e distribuir a produção entre os cozinheiros ou barmans, o monitor KDS faz isso de forma automatizada, com muito mais eficiência. 

2 – Otimização do fluxo de produção

Como vimos anteriormente, no monitor KDS todos os pedidos aparecem em uma única tela, separados em um quadro Kanban com etapas diferenciadas por cores. 

Nele é possível visualizar rapidamente as informações de cada pedido, a etapa de produção, o responsável e o tempo de produção. Assim, a equipe pode acompanhar o andamento do pedido de forma intuitiva. 

Isso contribui para tornar o fluxo de produção muito mais rápido, passando de uma etapa a outra de forma automática e tornando a comunicação mais clara e eficaz, sem confusões que acabam prejudicando o trabalho. 

3 – Maior controle de tempo de produção

Outra grande vantagem do KDS é o controle preciso do tempo que os itens levam para serem preparados. Os pedidos são organizados por ordem de chegada, com registro de horário e um cronômetro que torna mais fácil a gestão.

Além disso, se algum pedido estiver em atraso, ultrapassando o tempo estimado para produção, sua cor é alterada para vermelho e o sistema emite um alerta. 

4 – Aumento da produtividade

Com um sistema KDS na cozinha fica muito mais fácil organizar a montagem dos pedidos e aumentar a produtividade da equipe para conseguir produzir mais em menos tempo.

É possível dividir um pedido em diferentes itens e distribuí-los entre as ilhas de produção. Por exemplo: as carnes em uma ilha, as saladas em outra. Desta forma o processo é otimizado.

Quando todos os itens forem marcados como finalizados, o pedido é considerado pronto e um alerta é enviado para ser entregue aos clientes. 

5 – Redução falhas nos pedidos e estornos

Acabe com os problemas que são comuns quando o controle da produção é feito em papel, como erros nos itens, trocas de pedidos, esquecimentos e demora na produção. 

Como todo o sistema é automatizado, há muito menos falhas na produção dos pedidos e isso reduz o estorno de produtos. 

No KDS, os pedidos são organizados por ordem de chegada, as informações de cada pedido estão todas organizadas, o acompanhamento é feito etapa a etapa e o cumim é alertado quando o pedido está pronto. 

6 – Melhor atendimento aos clientes

Como a produção é mais organizada e fluida, os pedidos ficam prontos mais rápido e o tempo de espera dos clientes é reduzido, contribuindo para que tenham uma boa experiência e saiam satisfeitos. 

Outra vantagem do KDS é a tela de cumim, que indica ao garçom ou atendente quais pedidos estão prontos para serem entregues. Inclusive, se houver mais de um pedido na mesma mesa, ele pode aguardar todos ficarem prontos para fazer a entrega sincronizada. 

Por fim, em estabelecimentos que trabalham com autoatendimento ou com entrega no balcão, é possível integrar o KDS com a tela de expedição para retirada com senha/nome. 

7 – Redução de custo e sustentabilidade

Por fim, ao adotar um monitor KDS, seu restaurante ou bar não precisa mais das impressoras de pedidos. 

Ou seja: não é preciso gastar com papel e tinta da impressora. Você digitaliza a sua operação e torna o seu estabelecimento mais sustentável. 

EPOC KDS: mais eficiência na produção de pedidos

Se você quer usufruir de todos os benefícios citados acima no seu restaurante ou bar, conheça o EPOC KDS

Além de tornar a produção de pedidos mais ágil, ele também é integrado ao PDV e retaguarda. Assim, sua operação tem mais eficiência de ponta a ponta.
Otimize sua produção, tenha mais produtividade e aumente os lucros do seu negócio! Fale com nossos consultores e saiba como podemos ajudar.

Dúvidas Frequentes

O que é monitor KDS?

O sistema KDS (Kitchen Display System) é uma tecnologia utilizada para organizar a produção de alimentos e bebidas em restaurantes e bares. Também conhecido como tela de produção ou monitor KDS, ele exibe os pedidos em um monitor ou tablet fixado nas ilhas de produção para que os cozinheiros e barmans possam visualizar o que precisa ser preparado. Ou seja, substitui as impressoras de pedidos

Como funciona o monitor KDS?

O monitor KDS é integrado ao PDV do restaurante. Após o lançamento do pedido, este é automaticamente exibido no monitor KDS da ilha de produção na cozinha. Todos os pedidos aparecem na mesma tela, organizados em um quadro kanban com cronômetro. Desta forma, é possível acompanhar com facilidade o andamento dos pedidos e agilizar a produção, otimizando a operação.

Quais as vantagens do monitor KDS para restaurantes?

Instalar um monitor KDS na cozinha ou no bar tem diversas vantagens para o estabelecimento:
1. Automatização de processos
2. Otimização do fluxo de produção
3. Maior controle do tempo de produção
4. Aumento da produtividade
5. Redução de falhas nos pedidos e estornos
6. Melhor atendimento aos clientes
7. Redução de custos e sustentabilidade

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer