Monitor KDS: o que é, como funciona e 7 vantagens

Entenda o que é sistema KDS, saiba como ele funciona, conheça as principais funcionalidades e vantagens de adotar no seu restaurante!
chef conferindo pedido em monitor KDS na cozinha de restaurante

Sumário

Você gostaria que a produção dos pedidos do seu restaurante fosse mais ágil? Utilizar um monitor KDS pode ajudar!

Uma cozinha bem organizada e eficiente é fundamental para evitar desperdícios, diminuir o tempo de espera dos clientes e oferecer um serviço de qualidade, mas pode ser um desafio manter tudo em ordem. 

Imprimir pedidos e ficar acompanhando pela comandeira, calculando há quanto tempo ele foi realizado, pegar o ticket no chão que está cheio de gordura, impressora sem bonina ou com papel travado? Isso é tudo coisa do passado! O sistema KDS (Kitchen Display System é a melhor solução para esses problemas.

Neste artigo, entenda por que adotar essa tecnologia e conheça as vantagens do EPOC KDS. Confira!

O que é monitor KDS?

A sigla KDS significa “Kitchen Display System” em inglês, e pode ser traduzida como “sistema de exibição de cozinha”.

Também conhecida como tela de pedidos, tela de produção ou monitor KDS, essa tecnologia exibe automaticamente todos os pedidos em um monitor ou tablet fixado nas estações de produção. Assim, os cozinheiros e barmans podem visualizar em um único painel tudo que precisa ser preparado, unificando diferentes canais de vendas – como salão e delivery, por exemplo.

Ou seja, o sistema KDS substitui as impressoras e comandas em papel.

Sua grande vantagem é a automatização da gestão dos pedidos. Ele possui diversos recursos que facilitam a priorização da produção, a distribuição das tarefas e o acompanhamento dos pedidos.

Dessa forma, melhora a comunicação e aumenta a produtividade da equipe na cozinha, tornando o atendimento ao cliente muito mais eficiente, além de muitas outras vantagens que veremos mais adiante. A seguir, entenda como funciona o sistema KDS na prática!

monitor kds na cozinha de um restaurante

Como funciona o sistema KDS?

O sistema KDS é integrado ao sistema PDV do restaurante para automatizar a gestão dos pedidos.

Ele organiza e prioriza os pedidos automaticamente e em tempo real, facilitando a comunicação entre o salão e a cozinha, e reduzindo erros e retrabalhos. Além disso, facilita o monitoramento para que nenhum pedido seja esquecido ou atrasado.

Entenda como o sistema KDS funciona na prática:

  1. O atendente faz o pedido do cliente no PDV. 
  2. Automaticamente, o pedido é enviado para o monitor KDS. Um cronômetro é iniciado para indicar há quanto tempo o pedido está em produção. 
  3. Todos os pedidos são exibidos em uma mesma tela, organizados em um quadro kanban. Cada etapa da produção é indicada por uma cor diferente
  4. É possível, por exemplo, separar os itens por diferentes estações/ilhas de produção e também produzir todos os itens de mesma categoria ao mesmo tempo. 
  5. Se houver atraso na produção, o sistema emite um alerta
  6. O sistema também possui uma tela de cumim, na qual é possível acompanhar o andamento dos pedidos e saber quais estão prontos para serem entregues aos clientes. 
  7. Quando a produção é finalizada, o garçom ou o cliente (no caso de autoatendimento) recebe uma notificação push avisando que o pedido está pronto. 
  8. O KDS também pode ser integrado a uma tela de expedição, que exibe a senha do pedido para retirada no balcão. 
sistema KDS

Com todos esses recursos, o KDS é o melhor sistema de gerenciamento de cozinhas. Confira a seguir as vantagens de utilizar essa tecnologia no seu bar ou restaurante. 

7 vantagens do monitor KDS para restaurantes

Instalar um monitor KDS na cozinha ou no bar tem diversas vantagens para o seu estabelecimento. Ao organizar melhor o preparo dos alimentos e bebidas, toda a operação fica mais fluida e, desta forma, é possível atender mais pedidos em menos tempo. 

A seguir, listamos os principais benefícios do sistema KDS. Acompanhe!

1 – Automatização da gestão de pedidos

A principal vantagem do KDS é automatizar a organização da produção dos pedidos. Assim que o atendente confirma o pedido no PDV, ele é automaticamente enviado para a fila de produção, evitando esquecimentos e erros. 

Ao contrário das impressoras de pedidos, que necessitam de uma pessoa dedicada a organizar e distribuir a produção entre os cozinheiros ou barmans, o monitor KDS faz isso de forma automatizada, com muito mais eficiência. 

2 – Otimização do fluxo de produção

Como vimos anteriormente, no monitor KDS todos os pedidos aparecem em uma única tela, separados em um quadro Kanban com etapas diferenciadas por cores. 

Nele é possível visualizar rapidamente as informações de cada pedido, a etapa de produção, o responsável e o tempo de produção. Assim, a equipe pode acompanhar o andamento do pedido de forma intuitiva. 

Isso contribui para tornar o fluxo de produção muito mais rápido, passando de uma etapa a outra de forma automática e tornando a comunicação mais clara e eficaz, sem confusões que acabam prejudicando o trabalho. 

3 – Maior controle de tempo de produção

Outra grande vantagem do KDS é o controle preciso do tempo que os itens levam para serem preparados. Os pedidos são organizados por ordem de chegada, com registro de horário e um cronômetro que torna mais fácil a gestão.

Além disso, se algum pedido estiver em atraso, ultrapassando o tempo estimado para produção, sua cor é alterada para vermelho e o sistema emite um alerta. 

4 – Aumento da produtividade na cozinha

Com um sistema KDS na cozinha fica muito mais fácil organizar a montagem dos pedidos e aumentar a produtividade da equipe para conseguir produzir mais em menos tempo.

É possível dividir um pedido em diferentes itens e distribuí-los entre as ilhas de produção. Por exemplo: as carnes em uma ilha, as saladas em outra. Desta forma o processo é otimizado.

Quando todos os itens forem marcados como finalizados, o pedido é considerado pronto e um alerta é enviado para ser entregue aos clientes. 

5 – Redução de erros, estornos e desperdícios

Acabe com os problemas que são comuns quando o controle da produção é feito em papel, como erros nos itens, trocas de pedidos, esquecimentos e demora na produção. 

Como todo o sistema é automatizado, há muito menos falhas na produção dos pedidos e isso reduz o estorno de produtos e também contribui para diminuir os desperdícios e controlar os custos operacionais.

No KDS, os pedidos são organizados por ordem de chegada, as informações de cada pedido estão todas organizadas, o acompanhamento é feito etapa a etapa e o cumim é alertado quando o pedido está pronto. 

6 – Melhor atendimento aos clientes

Como a produção é mais organizada e fluida, os pedidos ficam prontos mais rápido e o tempo de espera dos clientes é reduzido, contribuindo para que tenham uma boa experiência e saiam satisfeitos. 

Outra vantagem do KDS é a tela de cumim, que indica ao garçom ou atendente quais pedidos estão prontos para serem entregues. Inclusive, se houver mais de um pedido na mesma mesa, ele pode aguardar todos ficarem prontos para fazer a entrega sincronizada

Por fim, em estabelecimentos que trabalham com autoatendimento ou com entrega no balcão, é possível integrar o KDS com a tela de expedição para retirada com senha/nome. 

7 – Redução de custos com papel e sustentabilidade

Por fim, ao adotar um monitor KDS, seu restaurante ou bar não precisa mais das impressoras de pedidos. 

Ou seja: não é preciso gastar com papel e tinta da impressora. Você digitaliza a sua operação e torna o seu estabelecimento mais sustentável. 

Se você quer usufruir de todos os benefícios citados acima no seu restaurante ou bar, conheça o EPOC KDS

kds cozinha


EPOC KDS: mais eficiência na cozinha do seu restaurante

Se você quer melhorar o desempenho da sua equipe na cozinha, o EPOC KDS é a solução ideal!

Ele recebe e organiza automaticamente pedidos lançados pelo garçom no PDV ou realizados pelos clientes em totens de autoatendimento, cardápio digital ou plataformas de delivery. Assim, sua equipe pode visualizar e acompanhar o andamento de todos os pedidos em uma única tela – em monitores, tablets, notebooks ou computadores.

Nosso sistema KDS possui recursos avançados para que você tenha o máximo de qualidade na produção e ofereça um serviço impecável.

Com ele é possível, por exemplo, distribuir a produção dos pedidos em diferentes estações de trabalho ou ilhas de produção. Assim, a comunicação é mais eficaz e o trabalho é otimizado.

O sistema também possui a funcionalidade de marchar prato, facilitando a entrega sincronizada dos pedidos, proporcionando uma experiência gastronômica perfeita para clientes de restaurantes à la carte.

Além disso, o EPOC KDS também pode ser integrado a uma tela de expedição com senha ou nome, um recurso muito útil para restaurantes fast food ou com retirada de pedidos no balcão.

Para conhecer melhor nossas soluções e saber a EPOC ajudar seu restaurante a ter mais eficiência operacional, fale com nossos consultores!

Dúvidas Frequentes

O que é KDS?

Um KDS ou Kitchen Display System é um sistema digital que automatiza a gestão de pedidos de um restaurante. Ele organiza automaticamente os pedidos e exibe todas as informações em um monitor ou tela instalada na cozinha. Portanto, substitui as comandas em papel e melhora a comunicação para a equipe.

Como funciona o sistema KDS?

O monitor KDS é integrado ao PDV do restaurante. Após o lançamento do pedido, este é automaticamente exibido no monitor KDS da ilha de produção na cozinha. Todos os pedidos aparecem na mesma tela, organizados em um quadro kanban com cronômetro. Desta forma, é possível acompanhar com facilidade o andamento dos pedidos e agilizar a produção, otimizando a operação.

Quais as vantagens do KDS para restaurantes?

Instalar um monitor KDS na cozinha ou no bar tem diversas vantagens para o estabelecimento, entre elas: melhor comunicação da equipe, mais produtividade na cozinha, menos erros e desperdícios, melhor atendimento e experiência do cliente, redução de custos e sustentabilidade.

É possível integrar o KDS com o PDV do restaurante?

Sim, o KDS pode ser integrado ao PDV, permitindo que os pedidos feitos no salão ou pelo delivery sejam automaticamente enviados para a cozinha.

Quais são os tipos de restaurante que mais se beneficiam do KDS?

Restaurantes de médio a grande porte, com volume alto de pedidos, ou que trabalham com diferentes estações de cozinha podem aproveitar ao máximo os benefícios de um KDS.

Gestor de restaurante, cansado de perder vendas e ter confusão nos pedidos?

Conheça o sistema líder dos melhores restaurantes do Brasil. Preencha o formulário e transforme sua gestão!

form-levantada-de-mao-002
Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico