Como fazer um plano de negócio para restaurante

Entenda qual a importância de fazer um plano de negócio para restaurante e confira um passo a passo completo para elaborar o seu!
como criar um plano de negócio para restaurante

Sumário

Abrir um restaurante é o sonho de muitos amantes da gastronomia que adoram receber as pessoas e oferecer uma boa refeição.

Mas, para ter sucesso nesse empreendimento, é preciso unir o espírito hospitaleiro à visão estratégica — afinal, o restaurante é também uma empresa. Portanto, o primeiro passo para realizar esse sonho é criar um plano de negócio. 

Neste artigo, entenda o que é, qual a importância e como criar um plano de negócio para restaurante passo a passo. Acompanhe!

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O que é um plano de negócio?

O plano de negócio para restaurante é um documento que descreve os objetivos do seu empreendimento, a maneira como você pretende atingi-los e os recursos necessários para isso. 

Ele traz informações como o conceito do restaurante, análise de mercado, estratégias de marketing, plano operacional, planejamento financeiro e projeções de crescimento, entre outros pontos. 

Dessa forma, serve como um guia para a realização do projeto, e também pode ser apresentado a investidores para obter financiamentos. 

Por que criar um plano de negócio para restaurante?

Na ânsia de ver o seu sonho concretizado, muitos empreendedores deixam o plano de negócio de lado, pois consideram que ele é apenas uma formalidade. 

Mas, na verdade, esse planejamento inicial é fundamental por diversos motivos, entre eles podemos citar:

Direcionamento e organização

Como o próprio nome indica, ao elaborar esse documento, você tem um plano estruturado para seguir, com objetivos claros e ações bem definidas. Isso facilita muito o processo de abrir o restaurante e manter o foco para obter um bom desempenho desde o início. 

Análise de viabilidade

Através de uma análise financeira e de mercado, você poderá verificar a viabilidade do seu restaurante antes de fazer um grande investimento. Ao identificar os riscos e oportunidades, é possível fazer ajustes no modelo de negócio para aumentar as chances de sucesso.

Atração de investidores

Como mencionamos anteriormente, o plano de negócio também é uma ferramenta essencial na busca por financiamento, caso você precise de capital externo para iniciar. 

Afinal, para convencer investidores e instituições financeiras, você precisará comprovar a viabilidade do projeto e dar uma previsão de retorno sobre o investimento.

Previsão de problemas e soluções

A pesquisa de mercado e planejamento também ajudam a prever possíveis dificuldades e riscos do negócio, como as sazonalidades de clientes e flutuações nos preços dos ingredientes, por exemplo. 

Antecipando esses desafios, você estará melhor preparado para enfrentá-los, e não sofrerá com surpresas que podem prejudicar os resultados do seu restaurante. 

Monitoramento e ajustes

Por fim, o plano de negócio também é um ponto de referência, ao qual você pode sempre retornar para avaliar o desempenho do seu negócio e entender se ele está no rumo certo ou precisa de ajustes. 

Logo, o plano de negócio para restaurante é muito mais do que uma formalidade. É uma ferramenta estratégica para o sucesso do seu negócio. A seguir, confira o passo a passo para fazer o seu!

Como fazer um plano de negócios para restaurante

Para fazer um plano de negócios para restaurante, é preciso definir um conceito, analisar o mercado e planejar diferentes aspectos do negócio, desde as finanças até o marketing. 

Confira abaixo um passo a passo para desenvolver um plano completo, com todos os elementos que deve conter. 

1 – Resumo executivo

O resumo executivo é a primeira parte de um plano de negócio. Ele traz uma visão geral do restaurante, apresentando o conceito, a proposta de valor, público-alvo e os principais objetivos. 

Além disso, também pode descrever como o empreendimento se diferencia no mercado e quais são os valores da empresa. 

Como o próprio nome indica, é um resumo conciso de todo o plano — por isso, geralmente é escrito por último.  

2 – Análise de mercado 

Aqui, você vai explorar o mercado no qual o restaurante estará inserido. Faça uma análise detalhada da concorrência, uma pesquisa de mercado sobre a demanda local e uma análise do público-alvo. 

Isso ajuda a identificar oportunidades e a planejar estratégias de penetração de mercado. Alguns pontos essenciais que devem ser considerados:

  • Público-alvo: Quem vai frequentar seu restaurante? Levante dados demográficos e identifique as preferências de consumo. 
  • Concorrência: Quem são os concorrentes diretos e indiretos? Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Fornecedores: Quais são os fornecedores disponíveis na região? 
  • Tendências de mercado: O que está em alta e tem demanda crescente? Pense desde os ingredientes até o modelo de serviço. 

3 – Plano de marketing

Com base nas informações obtidas na análise de mercado, o plano de marketing apresenta desde uma proposta de formação de preços e vendas, até estratégias de atração e retenção de clientes. Alguns pontos que devem ser abordados nesse tópico são:

  • Descrição de produtos e serviços
  • Estratégia de precificação e promoções
  • Estratégia de comunicação e publicidade
  • Programa de fidelidade

4 – Plano operacional 

O plano operacional descreve como o restaurante funcionará no dia a dia. É um planejamento de toda a operação, e pode conter, por exemplo:

  • Layout físico do salão e cozinha;
  • Capacidade produtiva (quanto consegue produzir ou quantos clientes consegue atender);
  • Dimensionamento de pessoal e organograma;
  • Fluxograma de atendimento;
  • Operação da cozinha;
  • Gestão de estoque;
  • Logística e fornecedores;
  • Limpeza. 

5 – Plano financeiro

O plano financeiro é um dos elementos mais importantes do plano de negócio para restaurante. Nele, você apresenta projeções de custos, receitas e lucro esperado. 

O objetivo é entender o capital necessário para iniciar e manter o restaurante. Por isso, é preciso ser muito realista e detalhista. O plano financeiro pode trazer, por exemplo:

  • Investimento inicial: Inclui todos os custos para abrir o restaurante, como reforma, compra de equipamentos e marketing inicial.
  • Previsão de faturamento: Baseada no número de clientes esperados e no ticket médio de cada refeição.
  • Custos fixos e variáveis: Custos de aluguel, mão de obra, ingredientes, água, energia, etc.
  • Ponto de equilíbrio: Determina o momento em que as receitas do restaurante serão suficientes para cobrir os custos.
  • Fluxo de caixa: Importante para planejar a entrada e saída de dinheiro, garantindo que o restaurante possa operar sem problemas financeiros.

Escolha o melhor sistema para seu restaurante

Seguindo esse passo a passo, você terá um plano de negócio para restaurante completo para guiar suas ações e garantir o bom desempenho do seu negócio. 

Se você está começando a estruturar seu restaurante agora, conheça a EPOC, um sistema para restaurante desenvolvido para prestar um atendimento de excelência, ter uma operação eficiente e facilitar a gestão. 

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Dúvidas Frequentes

O que é um plano de negócio?

É um documento que descreve o conceito, objetivos e estratégias para abrir e operar um restaurante de forma estruturada.

Qual a importância do plano de negócio para restaurantes?

Ele ajuda a organizar a ideia do empreendimento, prever desafios e atrair investidores ou financiamentos.

O plano de negócio é obrigatório para abrir um restaurante?

Não é obrigatório, mas aumenta significativamente as chances de sucesso do empreendimento.

O que deve conter no plano de negócio de um restaurante?

O plano de negócio deve conter um resumo executivo, análise de mercado, plano financeiro, operacional, marketing e estrutura organizacional, entre outros elementos.

Preciso contratar um consultor para elaborar o plano de negócio?

Não é necessário, mas pode ajudar se você não tiver experiência com planejamento empresarial.

Como o plano de negócio ajuda a obter financiamento?

Ele mostra aos investidores a viabilidade e a estratégia do restaurante, aumentando a confiança no projeto.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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