Prevenção de perdas em restaurantes: 5 dicas práticas

A prevenção de perdas é fundamental para que o restaurante tenha uma boa lucratividade. Entenda qual a importância e confira as principais boas práticas.
gestora de restaurante explicando para funcionários boas práticas de prevenção de perdas

Sumário

A prevenção de perdas é um conjunto de práticas adotadas com o objetivo de reduzir as perdas financeiras e operacionais de uma empresa. 

No caso de restaurantes, ela é aplicada principalmente ao estoque de insumos, contribuindo para reduzir os custos operacionais, aumentar a lucratividade e garantir a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Neste artigo, entenda o que é prevenção de perdas, qual a sua importância e como implementar no seu restaurante. Acompanhe!

O que é prevenção de perdas?

A prevenção de perdas é uma estratégia utilizada para evitar que uma empresa perca recursos por conta de desperdícios, fraudes, furtos ou erros, por exemplo. 

Ela traz uma abordagem proativa, uma vez que o objetivo é identificar as principais causas de perdas e implementar processos para impedir que elas ocorram. Dessa maneira, contribui para uma gestão eficiente dos recursos, garantindo a saúde financeira e eficiência operacional das organizações. 

Essa estratégia é aplicada em diversos setores, como o varejo e indústrias, por exemplo. Em restaurantes, ela é utilizada principalmente na gestão de estoque, e tem um papel fundamental para que o negócio alcance uma boa margem de lucro. Saiba mais a seguir!

Por que é importante prevenir perdas em restaurantes?

Restaurantes investem boa parte do capital na aquisição de insumos para produzir os pratos e bebidas oferecidos no cardápio. Portanto, um estabelecimento que perde muitos insumos também perde muito dinheiro. 

Isso traz uma série de consequências: itens do cardápio em falta, insatisfação dos clientes, aumento dos custos, redução das margens de lucro (ou até prejuízos) e comprometimento do fluxo de caixa. 

Ou seja: a prevenção de perdas é indispensável para que o restaurante alcance resultados financeiros satisfatórios, com uma lucratividade que garanta a sobrevivência e longevidade do negócio. 

Quais são as principais causas de perdas em restaurantes?

Para implementar uma estratégia eficaz de prevenção de perdas em restaurantes, primeiro é preciso identificar quais são as principais causas de perdas. Entre as mais comuns estão:

Prazo de validade vencido

A maioria dos insumos utilizados em restaurantes são perecíveis e têm prazos de validade limitados. Ingredientes vencidos não podem ser utilizados e acabam sendo jogados fora. 

Armazenamento incorreto

O armazenamento inadequado de alimentos pode causar estragos, deterioração e contaminação. Temperaturas incorretas, umidade inadequada e falta de organização são fatores que contribuem para a perda de estoque.

Desvios de estoque

Infelizmente, ainda é muito comum que os próprios funcionários desviem insumos do estoque. Sem um controle adequado, é difícil identificar e prevenir esses desvios.

Compras em excesso 

Quando o restaurante não tem previsibilidade da demanda, pode acabar fazendo compras em excesso. Isso pode resultar em estoque parado e grande quantidade de produtos vencidos. 

Após identificar as principais causas de perdas no seu restaurante, você pode começar a implementar boas práticas para impedir que elas aconteçam. Confira nossas dicas abaixo!

5 dicas práticas para prevenção de perdas em restaurantes

As boas práticas de prevenção de perdas em restaurantes estão relacionadas a uma gestão de estoque eficiente. Afinal, com um controle de estoque eficaz, as perdas podem ser reduzidas significativamente. 

A seguir, listamos algumas dicas práticas que podem ajudar a otimizar os processos e na redução de perdas no seu restaurante. Confira!

1. Acompanhe a precisão do estoque

Monitore constantemente a precisão do estoque, verificando se os registros no sistema correspondem ao inventário físico. Isso ajuda a identificar e corrigir problemas rapidamente, evitando perdas maiores.  

2. Aplique a metodologia FIFO (First In, First Out)

Utilize a metodologia FIFO, também conhecida como “Primeiro a entrar, primeiro a sair”, para garantir que os produtos mais antigos sejam utilizados primeiro. 

Treine seu estoquista para armazenar os novos produtos sempre atrás ou abaixo dos antigos. Isso ajuda a evitar que alimentos passem da validade e precisem ser descartados.

Saiba mais: 15 dicas de como organizar um estoque de restaurante

3. Restrinja o acesso

Para reduzir o risco de furtos e desvios, restrinja o acesso às áreas de armazenamento de estoque. Assim, apenas funcionários autorizados poderão entrar. Se for o caso, instale câmeras de monitoramento.  

Se você não tiver um espaço específico para o estoque, pode utilizar cadeados nos freezers e armários, por exemplo. Essa é uma solução simples que já limita o acesso e dá maior segurança. 

4. Tenha um estoque central e um da cozinha

Mantenha um estoque central e um estoque menor na cozinha. O estoque central deve ser utilizado para armazenar a maioria dos ingredientes, enquanto o estoque da cozinha deve conter apenas o necessário para o dia.

Isso ajuda a controlar melhor o uso dos ingredientes e evita desperdícios e desvios. 

5. Automatize o controle de estoque

Utilize um sistema de controle de estoque para automatizar processos como os registros de entrada e saída e o monitoramento de estoque mínimo e máximo, por exemplo. 

Esses sistemas ajudam a manter registros precisos, alertam sobre produtos próximos ao vencimento e facilitam a gestão de pedidos e compras. Dessa forma, é possível reduzir os erros humanos e ter mais eficiência operacional. 

Previna perdas e controle o estoque com a EPOC

Como vimos, muitas das boas práticas de prevenção de perdas estão relacionadas a um controle de estoque eficiente. Por isso, é fundamental escolher um sistema para restaurantes com funcionalidades que permitam fazer uma boa gestão do estoque. 

A EPOC é uma plataforma com soluções de PDV, ERP, Analytics e muito mais. Com ela é possível automatizar o controle de estoque, configurando fichas técnicas e receitas para o máximo de precisão. 

Para saber como podemos ajudar seu restaurante, agende uma conversa com nossos consultores e conte quais são seus desafios.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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