A prevenção de perdas é um conjunto de práticas adotadas com o objetivo de reduzir as perdas financeiras e operacionais de uma empresa.
No caso de restaurantes, ela é aplicada principalmente ao estoque de insumos, contribuindo para reduzir os custos operacionais, aumentar a lucratividade e garantir a qualidade do serviço prestado aos clientes.
Neste artigo, entenda o que é prevenção de perdas, qual a sua importância e como implementar no seu restaurante. Acompanhe!
O que é prevenção de perdas?
A prevenção de perdas é uma estratégia utilizada para evitar que uma empresa perca recursos por conta de desperdícios, fraudes, furtos ou erros, por exemplo.
Ela traz uma abordagem proativa, uma vez que o objetivo é identificar as principais causas de perdas e implementar processos para impedir que elas ocorram. Dessa maneira, contribui para uma gestão eficiente dos recursos, garantindo a saúde financeira e eficiência operacional das organizações.
Essa estratégia é aplicada em diversos setores, como o varejo e indústrias, por exemplo. Em restaurantes, ela é utilizada principalmente na gestão de estoque, e tem um papel fundamental para que o negócio alcance uma boa margem de lucro. Saiba mais a seguir!
Por que é importante prevenir perdas em restaurantes?
Restaurantes investem boa parte do capital na aquisição de insumos para produzir os pratos e bebidas oferecidos no cardápio. Portanto, um estabelecimento que perde muitos insumos também perde muito dinheiro.
Isso traz uma série de consequências: itens do cardápio em falta, insatisfação dos clientes, aumento dos custos, redução das margens de lucro (ou até prejuízos) e comprometimento do fluxo de caixa.
Ou seja: a prevenção de perdas é indispensável para que o restaurante alcance resultados financeiros satisfatórios, com uma lucratividade que garanta a sobrevivência e longevidade do negócio.
Quais são as principais causas de perdas em restaurantes?
Para implementar uma estratégia eficaz de prevenção de perdas em restaurantes, primeiro é preciso identificar quais são as principais causas de perdas. Entre as mais comuns estão:
Prazo de validade vencido
A maioria dos insumos utilizados em restaurantes são perecíveis e têm prazos de validade limitados. Ingredientes vencidos não podem ser utilizados e acabam sendo jogados fora.
Armazenamento incorreto
O armazenamento inadequado de alimentos pode causar estragos, deterioração e contaminação. Temperaturas incorretas, umidade inadequada e falta de organização são fatores que contribuem para a perda de estoque.
Desvios de estoque
Infelizmente, ainda é muito comum que os próprios funcionários desviem insumos do estoque. Sem um controle adequado, é difícil identificar e prevenir esses desvios.
Compras em excesso
Quando o restaurante não tem previsibilidade da demanda, pode acabar fazendo compras em excesso. Isso pode resultar em estoque parado e grande quantidade de produtos vencidos.
Após identificar as principais causas de perdas no seu restaurante, você pode começar a implementar boas práticas para impedir que elas aconteçam. Confira nossas dicas abaixo!
5 dicas práticas para prevenção de perdas em restaurantes
As boas práticas de prevenção de perdas em restaurantes estão relacionadas a uma gestão de estoque eficiente. Afinal, com um controle de estoque eficaz, as perdas podem ser reduzidas significativamente.
A seguir, listamos algumas dicas práticas que podem ajudar a otimizar os processos e na redução de perdas no seu restaurante. Confira!
1. Acompanhe a precisão do estoque
Monitore constantemente a precisão do estoque, verificando se os registros no sistema correspondem ao inventário físico. Isso ajuda a identificar e corrigir problemas rapidamente, evitando perdas maiores.
2. Aplique a metodologia FIFO (First In, First Out)
Utilize a metodologia FIFO, também conhecida como “Primeiro a entrar, primeiro a sair”, para garantir que os produtos mais antigos sejam utilizados primeiro.
Treine seu estoquista para armazenar os novos produtos sempre atrás ou abaixo dos antigos. Isso ajuda a evitar que alimentos passem da validade e precisem ser descartados.
Saiba mais: 15 dicas de como organizar um estoque de restaurante
3. Restrinja o acesso
Para reduzir o risco de furtos e desvios, restrinja o acesso às áreas de armazenamento de estoque. Assim, apenas funcionários autorizados poderão entrar. Se for o caso, instale câmeras de monitoramento.
Se você não tiver um espaço específico para o estoque, pode utilizar cadeados nos freezers e armários, por exemplo. Essa é uma solução simples que já limita o acesso e dá maior segurança.
4. Tenha um estoque central e um da cozinha
Mantenha um estoque central e um estoque menor na cozinha. O estoque central deve ser utilizado para armazenar a maioria dos ingredientes, enquanto o estoque da cozinha deve conter apenas o necessário para o dia.
Isso ajuda a controlar melhor o uso dos ingredientes e evita desperdícios e desvios.
5. Automatize o controle de estoque
Utilize um sistema de controle de estoque para automatizar processos como os registros de entrada e saída e o monitoramento de estoque mínimo e máximo, por exemplo.
Esses sistemas ajudam a manter registros precisos, alertam sobre produtos próximos ao vencimento e facilitam a gestão de pedidos e compras. Dessa forma, é possível reduzir os erros humanos e ter mais eficiência operacional.
Previna perdas e controle o estoque com a EPOC
Como vimos, muitas das boas práticas de prevenção de perdas estão relacionadas a um controle de estoque eficiente. Por isso, é fundamental escolher um sistema para restaurantes com funcionalidades que permitam fazer uma boa gestão do estoque.
A EPOC é uma plataforma com soluções de PDV, ERP, Analytics e muito mais. Com ela é possível automatizar o controle de estoque, configurando fichas técnicas e receitas para o máximo de precisão.
Para saber como podemos ajudar seu restaurante, agende uma conversa com nossos consultores e conte quais são seus desafios.