15 dicas de como organizar um estoque de restaurante

Quer saber como organizar um estoque de restaurante? Clique e confira 15 dicas para manter tudo em ordem e ganhar mais eficiência na sua operação!
como organizar um estoque de restaurante

Sumário

Seu estoque é uma bagunça? Então saiba que isso pode estar prejudicando seu negócio! 

Em bares e restaurantes, manter tudo em ordem é fundamental não só para tornar a operação mais eficiente e reduzir perdas, mas também para garantir a segurança e qualidade dos alimentos servidos aos seus clientes. 

Se você está precisando melhorar neste aspecto, então confira a seguir nossas dicas de como organizar um estoque de restaurante! 

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Como organizar um estoque de restaurante: confira 15 dicas

 A organização do estoque do restaurante deve ser constante. Cada insumo deve ter o próprio local de armazenamento, os registros precisam ser feitos de forma adequada, o ambiente deve ser limpo e o controle de entradas e saídas deve ser eficiente. 

São diversas ações que contribuem para que o controle de estoque do restaurante seja eficiente, o que tem muitos benefícios: melhor planejamento das compras e economia com insumos, redução de perdas e desperdícios e garantia de segurança alimentar. 

Leia também: 9 principais erros na gestão de estoque em restaurantes

Confira a seguir nossas dicas para ter um estoque organizado. 

1 – Crie as fichas técnicas de produto

A ficha técnica é uma ferramenta fundamental para o controle de estoque. A partir delas você sabe exatamente quanto de insumo é necessário para produzir os pratos do seu restaurante e pode fazer um acompanhamento mais preciso das saídas. 

2 – Faça o inventário de estoque

O inventário é a listagem e contagem de todos os itens do estoque do seu restaurante. Ele deve ser feito com regularidade para manter as informações sempre atualizadas, verificar a precisão do estoque e identificar possíveis problemas de desvio. 

3 – Analise os padrões de consumo

Fazer uma análise das preferências dos seus clientes é importante para entender quais insumos têm maior e menor rotatividade no estoque. Isso é importante para ter um melhor planejamento das compras e manter o abastecimento adequado. 

4 – Defina o estoque mínimo e máximo 

Determine qual o estoque mínimo e máximo de cada um dos insumos do seu restaurante para evitar escassez ou excesso de produtos. 

Desta forma você facilita a gestão de compras, sabe quando é preciso lançar um novo pedido para o fornecedor e quando é preciso pensar estratégias para aumentar a saída de produtos.  

5 – Classifique os insumos

Antes de organizar o espaço físico do seu estoque, classifique todos os insumos. Assim você poderá dividir o espaço de acordo com os diferentes tipos de produtos que precisa armazenar. 

6 – Zonas de armazenamento 

Separe o estoque em zonas de armazenamento para categorias de alimentos, como produtos secos, refrigerados e congelados. Além disso, guarde alimentos perecíveis nas temperaturas corretas e em locais adequados, como geladeiras, freezers e prateleiras.

7 – Etiquetagem para identificação dos produtos

Todos os produtos do estoque devem conter uma etiqueta de identificação com informações essenciais como data de recebimento, fornecedor, validade, código de barras, entre outras. 

8 – Controle de entradas e saídas

Adote um sistema eficiente para controlar as entradas e saídas de estoque. Tenha um processo bem definido para evitar incongruências e desorganização. Os produtos devem ser rastreáveis para permitir a fácil localização e mapear movimentações. 

9 – Controle de Validade

Além de etiquetar todos os produtos com a data de validade, é preciso garantir que eles sejam utilizados antes de expirar. Para isso, marque itens com datas de validade próximas e pense estratégias para que sejam consumidos mais rapidamente, como promoções ou novos pratos. 

10 – Priorização de produtos

Um estoque organizado deve ser funcional e prático. Certifique-se de que produtos mais usados estejam facilmente acessíveis, próximos da área de saída e bem identificados. Assim sua equipe tem mais agilidade para encontrar e retirar produtos. 

11 – Use o princípio FIFO

Use o princípio FIFO  – “First In, First Out” ou “primeiro a entrar, primeiro a sair” – para garantir que os alimentos mais antigos sejam usados antes dos mais novos. Sempre que for abastecer o estoque, coloque os produtos novos abaixo ou atrás dos antigos. 

12 – Limpeza e controle de pragas

Faça a limpeza frequente do seu estoque, higienizando todos os espaços e recipientes de armazenamento. Também implemente medidas de controle de pragas para evitar infestações que possam afetar seu estoque.

13 – Controle de qualidade

Tenha processos bem definidos de controle de qualidade ao receber os produtos dos fornecedores. Realize inspeções de qualidade para garantir que estejam em perfeitas condições.

14 – Padronização 

Ter recipientes e prateleiras padronizadas é uma forma de facilitar o empilhamento dos produtos e a organização. Além disso, definir um local fixo para cada tipo de insumo ajuda a visualizar facilmente quando algo está fora do lugar. 

15 – Sistema de controle de estoque 

Utilize um sistema de controle de estoque para restaurantes para automatizar processos — fichas técnicas, cadastro de produtos, controle de entradas e saídas, gestão de compras e fornecedores etc. — e ter muito mais eficiência. 

Conheça o EPOC e ganhe eficiência no controle de estoque

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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