Seu estoque é uma bagunça? Então saiba que isso pode estar prejudicando seu negócio!
Em bares e restaurantes, manter tudo em ordem é fundamental não só para tornar a operação mais eficiente e reduzir perdas, mas também para garantir a segurança e qualidade dos alimentos servidos aos seus clientes.
Se você está precisando melhorar neste aspecto, então confira a seguir nossas dicas de como organizar um estoque de restaurante!
Como organizar um estoque de restaurante: confira 15 dicas
A organização do estoque do restaurante deve ser constante. Cada insumo deve ter o próprio local de armazenamento, os registros precisam ser feitos de forma adequada, o ambiente deve ser limpo e o controle de entradas e saídas deve ser eficiente.
São diversas ações que contribuem para que o controle de estoque do restaurante seja eficiente, o que tem muitos benefícios: melhor planejamento das compras e economia com insumos, redução de perdas e desperdícios e garantia de segurança alimentar.
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Confira a seguir nossas dicas para ter um estoque organizado.
1 – Crie as fichas técnicas de produto
A ficha técnica é uma ferramenta fundamental para o controle de estoque. A partir delas você sabe exatamente quanto de insumo é necessário para produzir os pratos do seu restaurante e pode fazer um acompanhamento mais preciso das saídas.
2 – Faça o inventário de estoque
O inventário é a listagem e contagem de todos os itens do estoque do seu restaurante. Ele deve ser feito com regularidade para manter as informações sempre atualizadas, verificar a precisão do estoque e identificar possíveis problemas de desvio.
3 – Analise os padrões de consumo
Fazer uma análise das preferências dos seus clientes é importante para entender quais insumos têm maior e menor rotatividade no estoque. Isso é importante para ter um melhor planejamento das compras e manter o abastecimento adequado.
4 – Defina o estoque mínimo e máximo
Determine qual o estoque mínimo e máximo de cada um dos insumos do seu restaurante para evitar escassez ou excesso de produtos.
Desta forma você facilita a gestão de compras, sabe quando é preciso lançar um novo pedido para o fornecedor e quando é preciso pensar estratégias para aumentar a saída de produtos.
5 – Classifique os insumos
Antes de organizar o espaço físico do seu estoque, classifique todos os insumos. Assim você poderá dividir o espaço de acordo com os diferentes tipos de produtos que precisa armazenar.
6 – Zonas de armazenamento
Separe o estoque em zonas de armazenamento para categorias de alimentos, como produtos secos, refrigerados e congelados. Além disso, guarde alimentos perecíveis nas temperaturas corretas e em locais adequados, como geladeiras, freezers e prateleiras.
7 – Etiquetagem para identificação dos produtos
Todos os produtos do estoque devem conter uma etiqueta de identificação com informações essenciais como data de recebimento, fornecedor, validade, código de barras, entre outras.
8 – Controle de entradas e saídas
Adote um sistema eficiente para controlar as entradas e saídas de estoque. Tenha um processo bem definido para evitar incongruências e desorganização. Os produtos devem ser rastreáveis para permitir a fácil localização e mapear movimentações.
9 – Controle de Validade
Além de etiquetar todos os produtos com a data de validade, é preciso garantir que eles sejam utilizados antes de expirar. Para isso, marque itens com datas de validade próximas e pense estratégias para que sejam consumidos mais rapidamente, como promoções ou novos pratos.
10 – Priorização de produtos
Um estoque organizado deve ser funcional e prático. Certifique-se de que produtos mais usados estejam facilmente acessíveis, próximos da área de saída e bem identificados. Assim sua equipe tem mais agilidade para encontrar e retirar produtos.
11 – Use o princípio FIFO
Use o princípio FIFO – “First In, First Out” ou “primeiro a entrar, primeiro a sair” – para garantir que os alimentos mais antigos sejam usados antes dos mais novos. Sempre que for abastecer o estoque, coloque os produtos novos abaixo ou atrás dos antigos.
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12 – Limpeza e controle de pragas
Faça a limpeza frequente do seu estoque, higienizando todos os espaços e recipientes de armazenamento. Também implemente medidas de controle de pragas para evitar infestações que possam afetar seu estoque.
13 – Controle de qualidade
Tenha processos bem definidos de controle de qualidade ao receber os produtos dos fornecedores. Realize inspeções de qualidade para garantir que estejam em perfeitas condições.
14 – Padronização
Ter recipientes e prateleiras padronizadas é uma forma de facilitar o empilhamento dos produtos e a organização. Além disso, definir um local fixo para cada tipo de insumo ajuda a visualizar facilmente quando algo está fora do lugar.
15 – Sistema de controle de estoque
Utilize um sistema de controle de estoque para restaurantes para automatizar processos — fichas técnicas, cadastro de produtos, controle de entradas e saídas, gestão de compras e fornecedores etc. — e ter muito mais eficiência.
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