Contar com um sistema ERP para restaurantes confiável e eficiente é indispensável para o sucesso do negócio. Afinal, essa ferramenta possibilita centralizar em uma única plataforma todas as informações e, desta forma, facilita muito a gestão das diferentes áreas.
Neste artigo, você vai conhecer os diferenciais do EPOC ERP e entender porque ele é a melhor escolha para o seu restaurante. Confira!
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Sistema ERP para restaurantes: por que investir?
A gestão de restaurantes é bastante complexa, pois envolve uma série de processos administrativos e operacionais. Além de cuidar da saúde financeira do negócio, o gestor também precisa manter a operação rodando com eficiência e garantir a satisfação dos clientes.
Por isso, investir em um sistema ERP para restaurantes é tão importante. Também conhecido como retaguarda administrativa ou backoffice, esse software possibilita centralizar todos os dados do negócio e gerenciar as diferentes áreas em um único lugar.
Ele é organizado em módulos:
- Administrativo
- Financeiro
- Fiscal
- Compras
- Estoque
- CRM
- Entre outros
Cada um desses módulos possui funcionalidades específicas que permitem gerenciar informações, automatizar processos e analisar resultados. E todos eles estão interligados entre si, tornando o fluxo de informações mais ágil e seguro.
Assim, não é necessário utilizar um sistema diferente para cada área — tudo está integrado em uma única plataforma e, com isso, a gestão fica muito mais simples.
Soluções desenvolvidas especialmente para restaurantes
Há diferentes ERPs disponíveis no mercado. A maioria deles atende uma ampla gama de modelos de negócio, desde a indústria até o varejo. E também há soluções que são desenvolvidas especialmente para um setor, criando funcionalidades que atendem às suas necessidades.
Nesse sentido, investir em um sistema ERP para restaurantes é vantajoso pois os módulos e recursos disponíveis são criados para otimizar processos críticos nos negócios gastronômicos, como o controle de estoque, compras de insumos, precificação do cardápio, controle das vendas, entre outros.
Além disso, um ERP para restaurantes também é integrado a outros sistemas fundamentais para a operação, como o PDV e o KDS, por exemplo.
Com todas essas soluções agrupadas em uma única plataforma, não é preciso contratar diferentes fornecedores e lidar com problemas de incompatibilidade entre os sistemas, como relatórios que não batem, por exemplo.
7 diferenciais do EPOC ERP para restaurantes
O EPOC ERP é uma solução pensada para otimizar a operação e descomplicar a gestão de restaurantes. A seguir, confira quais são seus principais diferenciais!
1 – Multilojas
O EPOC ERP possui uma versão multilojas ideal para grandes grupos ou redes de restaurantes.
Essa solução permite fazer a gestão de diferentes lojas em uma única plataforma, centralizando todas as informações. Assim, o gestor tem mais visibilidade e controle do negócio.
É possível, por exemplo, fazer análises comparativas entre as lojas, identificando qual tem maior venda de determinado produto ou qual obteve os melhores resultados no período.
2 – Controle de Estoque
O módulo de estoque do EPOC ERP foi cuidadosamente desenvolvido para otimizar um dos processos mais complexos na gestão de um restaurante. Com ele é possível contabilizar até uma colher de açúcar!
São diversos recursos que contribuem para esse nível de precisão, entre eles a elaboração de fichas técnicas (CMV) e receitas.
Além disso, é possível automatizar os registros de entradas e saídas, acompanhar a movimentação, gerenciar as compras, pedidos e recebimento de mercadorias, gerar relatórios com curva ABC e muito mais!
3 – Dashboard Analytics
Analisar os resultados do negócio é um dos maiores desafios dos gestores, e por isso o EPOC ERP possui um Dashboard Analytics com gráficos legíveis e fáceis de interpretar.
Com eles, é possível fazer análises complexas e tomar decisões estratégicas sem perder tempo com relatórios engessados e inconsistentes. Entre os dados disponíveis estão:
- Visão geral do negócio com comparativo por tempo.
- Revenue Share de toda a operação.
- Produtos e Serviços detalhados com Curva ABC.
- Comportamento e perfil de consumo do público.
- Rotatividade e receita das mesas.
- Performance e comparativo dos colaboradores.
- Muito mais!
Os dados são altamente disponíveis, o que significa que o gestor tem liberdade para fazer as análises da forma como desejar. São mais de 50 análises e filtros para encontrar exatamente o que precisar.
Saiba mais: Business Intelligence em restaurantes: conheça o EPOC Analytics
4 – Assistente Virtual com IA
Pensando em oferecer uma solução prática para o dia a dia da gestão de restaurantes, a EPOC criou o primeiro Assistente Virtual com Inteligência Artificial. Ele está disponível ERP por meio de um chat.
É muito simples: o gestor pode fazer qualquer tipo de pergunta e obter as informações no mesmo instante. O Assistente Virtual utiliza a base de dados do restaurante para gerar as respostas.
É possível, por exemplo, perguntar qual foi o faturamento do dia, ou qual produto vendeu mais em determinada loja. Assim, a análise de resultados é muito mais rápida e prática, liberando tempo para outras atividades.
5 – Cadastro de produtos e tabelas de preços
No EPOC ERP também é muito mais rápido gerenciar os produtos, preços e cardápios.
O gestor pode incluir os novos produtos via código EAN em poucos cliques e gerenciar as tabelas de preços de diferentes lojas em uma única plataforma, determinando valores específicos para cada uma delas e fazendo as alterações necessárias.
Essa facilidade poupa tempo e possibilita que o gestor aplique estratégias de precificação com muito mais agilidade. Isso contribui para a obtenção de melhores resultados no negócio.
6 – Relatórios em tempo real de qualquer lugar
Usando o EPOC ERP o gestor pode acompanhar os relatórios em tempo real de onde estiver, basta ter acesso à internet.
Assim, não é preciso estar presente no local para saber como está o andamento da operação e das vendas. Isso proporciona mais visibilidade, controle e segurança para a gestão.
7 – Plataforma para restaurantes completa
Além do sistema ERP, a EPOC oferece outras soluções integradas à sua plataforma: PDV, KDS, Cardápio Digital QR Code, Totem de Autoatendimento e agregador de pagamentos.
Ao atender às necessidades dos restaurantes de ponta a ponta, a EPOC torna os processos mais fluidos e eficientes, gera dados confiáveis e descomplica a gestão. Tudo isso em uma plataforma moderna, intuitiva e fácil de usar.
Conheça a EPOC e descomplique a gestão do seu restaurante
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