Sistema ERP para restaurantes: conheça 7 diferenciais da EPOC

Entenda qual a importância de investir em um sistema ERP para restaurantes, confira os principais diferenciais da EPOC e descubra como ela ajuda a simplificar a gestão!
mulher segurando um notebook usando sistema erp para restaurantes

Sumário

Contar com um sistema ERP para restaurantes confiável e eficiente é indispensável para o sucesso do negócio. Afinal, essa ferramenta possibilita centralizar em uma única plataforma todas as informações e, desta forma, facilita muito a gestão das diferentes áreas. 

Neste artigo, você vai conhecer os diferenciais do EPOC ERP e entender porque ele é a melhor escolha para o seu restaurante. Confira!

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Sistema ERP para restaurantes: por que investir?

A gestão de restaurantes é bastante complexa, pois envolve uma série de processos administrativos e operacionais. Além de cuidar da saúde financeira do negócio, o gestor também precisa manter a operação rodando com eficiência e garantir a satisfação dos clientes. 

Por isso, investir em um sistema ERP para restaurantes é tão importante. Também conhecido como retaguarda administrativa ou backoffice, esse software possibilita centralizar todos os dados do negócio e gerenciar as diferentes áreas em um único lugar. 

Ele é organizado em módulos:

  • Administrativo
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Compras
  • Estoque
  • CRM 
  • Entre outros

Cada um desses módulos possui funcionalidades específicas que permitem gerenciar informações, automatizar processos e analisar resultados. E todos eles estão interligados entre si, tornando o fluxo de informações mais ágil e seguro. 

Assim, não é necessário utilizar um sistema diferente para cada área — tudo está integrado em uma única plataforma e, com isso, a gestão fica muito mais simples. 

Soluções desenvolvidas especialmente para restaurantes

Há diferentes ERPs disponíveis no mercado. A maioria deles atende uma ampla gama de modelos de negócio, desde a indústria até o varejo. E também há soluções que são desenvolvidas especialmente para um setor, criando funcionalidades que atendem às suas necessidades. 

Nesse sentido, investir em um sistema ERP para restaurantes é vantajoso pois os módulos e recursos disponíveis são criados para otimizar processos críticos nos negócios gastronômicos, como o controle de estoque, compras de insumos, precificação do cardápio, controle das vendas, entre outros. 

Além disso, um ERP para restaurantes também é integrado a outros sistemas fundamentais para a operação, como o PDV e o KDS, por exemplo. 

Com todas essas soluções agrupadas em uma única plataforma, não é preciso contratar diferentes fornecedores e lidar com problemas de incompatibilidade entre os sistemas, como relatórios que não batem, por exemplo. 

7 diferenciais do EPOC ERP para restaurantes

O EPOC ERP é uma solução pensada para otimizar a operação e descomplicar a gestão de restaurantes. A seguir, confira quais são seus principais diferenciais!

1 – Multilojas

O EPOC ERP possui uma versão multilojas ideal para grandes grupos ou redes de restaurantes.

Essa solução permite fazer a gestão de diferentes lojas em uma única plataforma, centralizando todas as informações. Assim, o gestor tem mais visibilidade e controle do negócio. 

É possível, por exemplo, fazer análises comparativas entre as lojas, identificando qual tem maior venda de determinado produto ou qual obteve os melhores resultados no período. 

2 – Controle de Estoque

O módulo de estoque do EPOC ERP foi cuidadosamente desenvolvido para otimizar um dos processos mais complexos na gestão de um restaurante. Com ele é possível contabilizar até uma colher de açúcar! 

São diversos recursos que contribuem para esse nível de precisão, entre eles a elaboração de fichas técnicas (CMV) e receitas. 

Além disso, é possível automatizar os registros de entradas e saídas, acompanhar a movimentação, gerenciar as compras, pedidos e recebimento de mercadorias, gerar relatórios com curva ABC e muito mais! 

3 – Dashboard Analytics

Analisar os resultados do negócio é um dos maiores desafios dos gestores, e por isso o EPOC ERP possui um Dashboard Analytics com gráficos legíveis e fáceis de interpretar. 

Com eles, é possível fazer análises complexas e tomar decisões estratégicas sem perder tempo com relatórios engessados e inconsistentes. Entre os dados disponíveis estão:

  • Visão geral do negócio com comparativo por tempo. 
  • Revenue Share de toda a operação.
  • Produtos e Serviços detalhados com Curva ABC. 
  • Comportamento e perfil de consumo do público. 
  • Rotatividade e receita das mesas. 
  • Performance e comparativo dos colaboradores.
  • Muito mais! 

Os dados são altamente disponíveis, o que significa que o gestor tem liberdade para fazer as análises da forma como desejar. São mais de 50 análises e filtros para encontrar exatamente o que precisar.

Saiba mais: Business Intelligence em restaurantes: conheça o EPOC Analytics

4 – Assistente Virtual com IA

Pensando em oferecer uma solução prática para o dia a dia da gestão de restaurantes, a EPOC criou o primeiro Assistente Virtual com Inteligência Artificial. Ele está disponível ERP por meio de um chat. 

É muito simples: o gestor pode fazer qualquer tipo de pergunta e obter as informações no mesmo instante. O Assistente Virtual utiliza a base de dados do restaurante para gerar as respostas.

É possível, por exemplo, perguntar qual foi o faturamento do dia, ou qual produto vendeu mais em determinada loja. Assim, a análise de resultados é muito mais rápida e prática, liberando tempo para outras atividades. 

5 – Cadastro de produtos e tabelas de preços

No EPOC ERP também é muito mais rápido gerenciar os produtos, preços e cardápios. 

O gestor pode incluir os novos produtos via código EAN em poucos cliques e gerenciar as tabelas de preços de diferentes lojas em uma única plataforma, determinando valores específicos para cada uma delas e fazendo as alterações necessárias. 

Essa facilidade poupa tempo e possibilita que o gestor aplique estratégias de precificação com muito mais agilidade. Isso contribui para a obtenção de melhores resultados no negócio. 

6 – Relatórios em tempo real de qualquer lugar

Usando o EPOC ERP o gestor pode acompanhar os relatórios em tempo real de onde estiver, basta ter acesso à internet. 

Assim, não é preciso estar presente no local para saber como está o andamento da operação e das vendas. Isso proporciona mais visibilidade, controle e segurança para a gestão. 

7 – Plataforma para restaurantes completa

Além do sistema ERP, a EPOC oferece outras soluções integradas à sua plataforma: PDV, KDS, Cardápio Digital QR Code, Totem de Autoatendimento e agregador de pagamentos. 

Ao atender às necessidades dos restaurantes de ponta a ponta, a EPOC torna os processos mais fluidos e eficientes, gera dados confiáveis e descomplica a gestão. Tudo isso em uma plataforma moderna, intuitiva e fácil de usar. 

Conheça a EPOC e descomplique a gestão do seu restaurante

Agora que você já sabe os principais diferenciais do EPOC ERP,  que ver como funciona na prática? Veja mais detalhes do nosso sistema ERP para restaurantes e descubra como ele pode contribuir para o crescimento do seu restaurante. Solicite o contato e agende uma conversa com nossos consultores! 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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