Sistema de gestão ERP: o que é, como funciona e vantagens

Entenda o que é um sistema de gestão ERP, saiba como funciona e quais os benefícios para restaurantes e bares.

Sumário

Você já sentiu que não tem controle da operação do seu bar ou restaurante? Não consegue acompanhar as vendas, não sabe como está o estoque, não tem visibilidade dos resultados? Isso pode ser resolvido adotando um sistema de gestão ERP

Essa tecnologia centraliza as informações das diferentes áreas do negócio, facilitando o gerenciamento e dando suporte à tomada de decisão. Com ela também é possível automatizar processos e, desta forma, aumentar a eficiência da operação. 

Então, quer descobrir como ter esses benefícios no seu estabelecimento? Leia este artigo para entender o que é ERP, quais as funcionalidades e vantagens para restaurantes e bares. Acompanhe!

O que é ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, um termo em inglês cuja tradução para o português é “Planejamento de Recursos Empresariais”. 

O sistema de gestão ERP é um software para gerenciamento de recursos e processos de uma empresa. Dividido em módulos, ele reúne em uma única plataforma os dados das diferentes áreas da organização, possibilitando a integração entre elas. 

Assim, no caso de restaurantes e bares, por exemplo, o sistema ERP pode incluir diversos módulos voltados para a gestão da operação, como:

  • administrativo
  • financeiro
  • fiscal
  • compras e estoque
  • pagamentos
  • comercial (CRM)
  • PDV 
  • entre outros

Desta forma, não é necessário utilizar um sistema específico para cada área. Em vez de ter um software para fazer a gestão financeira, outro para o PDV e outro para o estoque, você pode ter tudo isso integrado em uma única plataforma. 

Como você já pode imaginar, as vantagens disso são muitas, e falaremos delas mais adiante. 

Como surgiu o ERP? Conheça a história

Pode parecer algo inovador e recente, mas o conceito de ERP começou a ser desenvolvido há mais de 100 anos. Veja a linha do tempo abaixo para entender como foi a evolução desse modelo de gestão.

E é claro que os sistemas nunca param de evoluir. Tecnologias de análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquinas já estão sendo aplicadas nos ERPs e expandindo seus benefícios. 

Esses avanços possibilitam a automação de processos rotineiros, previsão de demanda, análise de dados em tempo real e aprimoramento da tomada de decisões estratégicas. E, com certeza, ainda há muito mais por vir. 

Para que serve o sistema de gestão ERP?

Não é por acaso que o sistema ERP é utilizado por empresas de todos os portes e setores. Ele é uma ferramenta robusta, que oferece uma visão abrangente de todos os aspectos do negócio

Como é um software completo, permite gerenciar processos de forma integrada, eliminando a necessidade de utilizar vários sistemas isolados que não se comunicam entre si. Assim, uma de suas principais funções é a integração entre as áreas e a automação de processos.  

Um exemplo prático: se uma venda é realizada, o sistema dá baixa no estoque automaticamente. Se o produto atinge o estoque mínimo, um alerta é enviado ao setor de compras. 

Desta forma, o fluxo de informações entre as diferentes áreas da empresa é muito mais seguro e eficiente. Além disso, também é possível fazer o acompanhamento de dados em tempo real. 

Como os sistemas ERP são organizados em módulos, podem ser personalizados de acordo com a necessidade do negócio. Por isso, há soluções direcionadas para segmentos de mercado específicos. O EPOC, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para bares e restaurantes.

Saiba mais: Sistema de controle de bares e restaurantes: veja as vantagens

Principais funcionalidades de um ERP

Utilizando essa solução, você pode gerenciar praticamente todos os processos e informações da sua empresa, como por exemplo:

  • Finanças
  • Contabilidade
  • Compras e recebimentos
  • Estoque
  • Cadastro de clientes
  • Comercial (CRM)
  • Meios de pagamento
  • Recursos humanos
  • Equipamentos
  • Auditorias
  • Análises de desempenho

Entenda um pouco mais sobre como funciona o sistema ERP a seguir. 

Como funciona o sistema ERP?

Como vimos, os sistemas ERP utilizam uma arquitetura de software em que possibilita que diferentes módulos compartilhem informações e se comuniquem entre si. Ou seja: o banco de dados é centralizado e pode ser acessado por diferentes usuários. 

Para garantir a segurança das informações e da operação, é possível configurar permissões de acesso de cada área da empresa e colaborador. Desta forma, o gestor pode controlar e auditar qualquer ação realizada pelo sistema. 

Cada um dos módulos ERP inclui uma série de funcionalidades específicas da área. Assim, um módulo “Financeiro”, por exemplo, pode ter recursos para gestão de fluxo de caixa, faturamento, receitas e custos fixos e variáveis, entre outras.

Veja a seguir um exemplo de módulos que podem integrar um ERP para restaurantes e bares e suas principais funcionalidades:

Qual a diferença entre ERP, PDV e CRM?

Há uma infinidade de sistemas de gestão para empresas. Cada um tem uma proposta e funcionalidades diferentes. Já vimos anteriormente o que é ERP, mas é comum surgir a dúvida: qual a diferença do ERP para PDV e CRM?

Muitas vezes, esses sistemas estão integrados ao ERP, mas é importante diferenciá-los para entender qual papel exercem em uma operação. Veja a seguir uma definição breve de PDV e CRM:

PDV

É a sigla para “Ponto De Venda”, que vem do inglês “Point of Sale” (POS). É onde o cliente realiza o pagamento e a empresa registra a venda. 

Por conta disso, é uma solução fundamental para qualquer operação que realiza atendimento ao público, como empresas varejistas e de food service, por exemplo. 

O PDV é composto por equipamentos (caixas registradoras, computadores, impressoras, máquinas de pagamento etc.) e também por um software, no qual é feito o gerenciamento de todas as vendas e cobranças. 

Leia também: PDV: o que é, quais as funcionalidades e vantagens

CRM

É a sigla em inglês para “Customer Relationship Management”, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. A função deste software é exatamente o que o nome sugere: acompanhar os contatos com os clientes e as vendas. 

O CRM é muito utilizado para gerenciamento de processos de vendas mais complexos e longos, que exigem diversos contatos em momentos diferentes. Além disso, é usado por empresas do varejo e outros setores para registrar o histórico do cliente. 

Em bares e restaurantes, por exemplo, é possível fazer o cadastro com os dados pessoais (nome, telefone, endereço etc.) e registrar em quais datas o cliente esteve no estabelecimento, o que consumiu, quanto gastou em média, reservas e outras observações. 

Por isso, é uma ferramenta muito eficaz para acompanhar o padrão de consumo dos clientes e criar estratégias de retenção e fidelização. 

Quais as vantagens do ERP?

Utilizar o sistema de gestão ERP na sua empresa tem diversos benefícios. Veja a seguir quais são os principais.

Integração entre as áreas

Um dos principais benefícios do ERP é a integração entre as áreas. Como todas as informações e processos estão concentrados, a comunicação é muito mais simples e rápida

Controle unificado

O gestor tem uma visão completa de toda a operação utilizando um único sistema. Não precisa acessar diversos softwares para fazer relatórios e análises — e muito menos ter uma infinidade de planilhas no Excel. 

Automação de processos

O sistema também possibilita a automação de processos repetitivos, como dar baixa no estoque quando um produto é vendido, por exemplo. Desta forma, a operação ganha em produtividade

Fluxo de informações otimizado

Com um ERP as informações fluem melhor entre as áreas. Não é preciso duplicar dados ou exportar planilhas para cadastrar em outro sistema, por exemplo. Além de ser mais seguro, isso diminui os erros de informação e possibilita uma análise integrada dos resultados

Gestão inteligente 

E por falar em análise, com um ERP o gestor consegue tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados. A partir de dashboards com visualização abrangente da operação, pode controlar a operação, acompanhar o andamento do negócio e traçar estratégias para melhoria. 

Redução de custos

Todos os benefícios citados acima levam à redução de custos. Afinal, o sistema fornece as condições para que a operação seja mais eficiente, a equipe seja mais produtiva e a gestão consiga identificar os gargalos rapidamente, fazendo os ajustes necessários. 

Qual o melhor sistema de gestão ERP para restaurante ou bar?

O ERP é adaptável a diferentes tipos de negócio. Os módulos podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada um — justamente por isso ele é tão popular. 

Um sistema para restaurantes e bares deve conter funcionalidades que permitam controlar a operação desde o atendimento ao cliente até a análise de dados. O EPOC foi desenvolvido especialmente para essa finalidade. Ele contempla:

  • Retaguarda administrativa 
  • Gestão financeira
  • Controle de estoque
  • Gestão de compras
  • Gestão fiscal e SPED
  • CRM 
  • Analytics 

Além disso, há outras vantagens que fazem do EPOC o melhor ERP para bares e restaurantes. 

Ele integra soluções para a operação eficiente de restaurantes e bares, como sistema PDV, cardápio digital, autoatendimento, sistema KDS, Delivery Hub, meios de pagamento e muito mais. 

Com o EPOC, o gestor tem todas as informações do estabelecimento disponíveis para acompanhamento e análise. No caso de redes ou grupos, os dados de todas as lojas podem ser integrados em uma única tela. É possível, inclusive, monitorar a operação em tempo real, de qualquer lugar. 

O módulo de análise de dados possui um dashboard com relatórios visuais para gestão do negócio. Com ele, o gestor pode visualizar facilmente:

  • Revenue Share de toda a operação
  • Produtos e serviços detalhados com Curva ABC 
  • Comportamento e perfil de consumo do público, com relatório demográfico, tempo de permanência e ticket médio
  • Rotatividade e receita das mesas
  • Volume de vendas e faturamento
  • Performance e comparativo dos colaboradores

Saiba como o EPOC pode revolucionar sua operação

O ERP é uma ferramenta essencial para qualquer restaurante ou bar que deseja ter uma operação eficiente e lucrativa. Com essa solução, o gestor tem total controle do negócio, pode fazer análises com facilidade e tomar decisões acertadas para alavancar os resultados. 


Se você quer ter todos esses benefícios no seu estabelecimento, conte com o EPOC! Solicite o contato dos nossos consultores e saiba como elevar o nível da gestão do seu bar ou restaurante.

Dúvidas frequentes

O que é sistema ERP?

É um software para gerenciamento de recursos e processos de uma empresa. O ERP é dividido em módulos, reunindo em uma única plataforma os dados das diferentes áreas da organização, possibilitando a integração entre elas.

Para que serve o sistema ERP?

Como é um software completo, o ERP permite gerenciar processos de forma integrada, eliminando a necessidade de utilizar vários sistemas isolados que não se comunicam entre si. O sistema pode incluir módulos como: Finanças, Contabilidade, Compras e recebimentos
Estoque, Comercial (CRM) e Recursos humanos.

Como funciona o sistema ERP?

Os sistemas ERP utilizam uma arquitetura de software que possibilita que diferentes módulos compartilhem informações e se comuniquem entre si. Cada um dos módulos ERP inclui uma série de funcionalidades específicas da área. O banco de dados é centralizado e pode ser utilizado por diferentes usuários, com permissões de acesso distintas.

Como um ERP pode ser implantado em um restaurante?

O ERP pode ser implantado em um restaurante ou bar para dar mais eficiência à operação. O sistema permite acompanhar e gerenciar processos como vendas, controle de estoque, compras, gestão fiscal e financeira, relacionamento com o cliente, entre outros. Há fornecedores especializados, como o EPOC, que oferecem soluções em nuvem e também em servidores locais, garantindo total segurança.

Quais os benefícios de um sistema ERP para restaurante ou bar?

Um sistema ERP tem diversos benefícios para restaurantes e bares, entre eles: mais eficiência na operação, maior produtividade da equipe, controle e acompanhamento de todo o negócio em uma única plataforma, análises de resultados mais intuitiva e gestão mais estratégica e inteligente. Com isso, há redução de custos e aumento da lucratividade.

Como unir CRM e ERP num restaurante?

Há opções de ERP para restaurantes como o EPOC que já contam com um módulo de CRM. Com ele é possível gerenciar Cadastro de clientes, Campanhas e promoções, Eventos ou grupo de eventos, Listas – White e Black List, programa de Fidelidade e Mailing. 
Se o restaurante já utiliza uma solução ERP ou CRM, é preciso entrar em contato com o suporte dos fornecedores e verificar a possibilidade de integração entre elas.

Qual o melhor ERP para restaurante?

O EPOC é a melhor solução ERP para restaurantes e bares, pois foi desenvolvido especialmente para esse mercado. O sistema tem módulos especializados que dão mais eficiência à operação, e também é integrado a outras soluções como PDV, KDS, cardápio digital, comanda digital e autoatendimento. Com isso, atende a todas as necessidades de um estabelecimento, desde o atendimento até a análise de resultados.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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