Tempo de espera em restaurantes: 5 dicas para reduzir

O tempo de espera em restaurantes pode impactar a experiência do cliente e a lucratividade do negócio. Neste artigo, saiba como acelerar seu atendimento!
como diminuir o tempo de espera em restaurantes, com clientes aguardando na fila

Sumário

O tempo de espera em restaurantes tem um grande impacto na experiência do cliente e na lucratividade do negócio. 

Quanto mais o cliente precisa aguardar — seja para entrar, seja para receber o pedido —, maior é sua insatisfação. Além disso, se o serviço for muito lento, o estabelecimento perde a chance de atender outros clientes e vender mais.

Neste artigo, confira algumas dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes e saiba o que fazer para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes! Acompanhe! 

Qual o tempo máximo de espera em um restaurante?

Antes de vermos as dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes, é importante esclarecer algumas dúvidas muito comuns: qual é o tempo máximo de espera em um restaurante? O cliente é obrigado a aguardar pelo pedido? 

Não há uma lei que determine qual o tempo de espera máximo. No entanto, se o cliente considerar que está demorando demais, ele tem o direito de desistir do pedido e não pagar nada. Afinal, ele só tem a obrigação de pagar por aquilo que consumiu de fato. 

Por isso, a recomendação é sempre informar o cliente qual o tempo médio de espera para o prato que ele pediu ou para ocupar uma mesa. Assim, ele não cria uma expectativa e também pode decidir se quer aguardar ou não. 

Entender os direitos dos consumidores é fundamental para prestar um bom atendimento e lidar com as reclamações da maneira adequada. Para evitar conflitos, o ideal é que o serviço seja ágil e o cliente espere o mínimo possível.

Quanto mais rápido, melhor

Um serviço eficiente pode ser um grande diferencial do seu restaurante. Os clientes realmente se surpreendem quando são atendidos prontamente e recebem seus pedidos rapidamente. Então, não tenha dúvidas de que isso será valorizado. 

As vantagens de ter um atendimento ágil são muitas. Entre elas podemos citar:

  • Maior capacidade de atendimento
  • Aumento das vendas e da receita
  • Redução de filas e aglomerações
  • Melhora na experiência do cliente
  • Maior fidelização de clientes
  • Mantém boa imagem do restaurante

Portanto, vale a pena aperfeiçoar processos, treinar a equipe e investir em tecnologia para diminuir o tempo de espera em restaurantes. Confira algumas formas de fazer isso a seguir! 

5 dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes

O tempo de espera em restaurantes depende de diversos fatores. Quanto maior a eficiência operacional, mais rápido você conseguirá atender os clientes. Isso envolve desde o lançamento do pedido até o pagamento. Veja nossas dicas abaixo.

1 – Aceitar reservas

Ao aceitar reservas, você permite que os clientes que planejam visitar seu restaurante garantam o lugar e não precisem ficar na fila de espera. 

Além disso, você consegue ter previsibilidade da demanda e preparar a operação de acordo com a quantidade de clientes esperada. Assim, tanto o atendimento quanto a produção ficam mais ágeis. 

Crie uma boa política de reservas e conte com um sistema de gestão eficiente para ajudar na organização. 

2 – Agilizar o lançamento de pedidos

Escolher um sistema PDV ágil é fundamental para reduzir o tempo de espera em restaurantes. 

Com essa tecnologia, o garçom pode personalizar e lançar os pedidos em poucos segundos, enviando automaticamente para a produção. 

Isso reduz o tempo de deslocamento entre a mesa e a cozinha, aumentando a produtividade da sua equipe. 

3 – Ter opções de autoatendimento

Outra forma de ter mais eficiência na sua operação é adotar soluções de autoatendimento, como cardápio digital, tablets e totens

Essas tecnologias dão autonomia para o seu cliente fazer o pedido e pagar, sem precisar aguardar pelo garçom. Assim, o serviço se torna muito mais rápido. 

4 – Reduzir tempo de permanência na mesa

Para evitar filas de espera no seu restaurante, é muito importante reduzir o tempo de permanência nas mesas, aumentando a rotatividade. Nesse sentido, alguns detalhes podem fazer muita diferença. 

Por exemplo: se o cardápio for muito extenso, é provável que o cliente demore mais para decidir o que pedir. Por isso, elaborar um menu com menos opções e fazer engenharia de cardápio são ótimas estratégias para facilitar a escolha. 

Os garçons também devem estar sempre de prontidão para atender os pedidos, fechar a conta e receber o pagamento rapidamente. 

5 – Organizar a produção na cozinha e bar

A eficiência na produção é o que mais impacta no tempo de espera em restaurantes. Portanto, além das boas práticas já conhecidas, como fazer o pré-preparo e dividir as funções, você pode implementar um sistema KDS

Ele é interligado com o PDV e organiza os pedidos automaticamente. É possível visualizar todos os pedidos, saber qual o status de cada um, dividir a produção por ilhas, acompanhar o cronômetro e receber notificações caso tenha ultrapassado o tempo de produção. 

Além disso, o KDS também possui tela de cumim e envia notificações ao garçom quando o pedido está pronto, agilizando a entrega ao cliente. 

Como melhorar a experiência do cliente enquanto ele aguarda

Seguindo as dicas acima, você com certeza reduzirá o tempo de espera no seu restaurante. 

Apesar disso, se a demanda estiver alta (o que é ótimo!), é provável que seus clientes ainda tenham que aguardar um pouco. Algumas formas de melhorar a experiência são:

  • Ambiente agradável: ter um espaço confortável para que o cliente possa aguardar, evitando filas e aglomerações na entrada. 
  • Estimativa do tempo de espera: como mencionamos anteriormente, informar o tempo médio de espera para ocupar uma mesa ou para receber o pedido ajuda o cliente a decidir se deseja aguardar e alinha as expectativas. 
  • Aplicativos para controle de filas: alguns restaurantes oferecem aplicativos para que o cliente acompanhe a fila sem precisar aguardar no local. 
  • Alternativas: se o cliente achar o tempo de espera muito longo, você pode dar alternativas como fazer o pedido no take away ou consumir no bar, por exemplo. 
  • Equipe treinada:  seus atendentes devem estar treinados para repassar as informações corretas aos clientes e lidar com possíveis insatisfações. 

Essas são apenas algumas ideias do que você pode fazer para que seu cliente se sinta acolhido e bem atendido, mesmo que tenha que aguardar. 

Conheça a EPOC e otimize a operação do seu restaurante

Para ter eficiência operacional e prestar um atendimento ágil, a tecnologia é sua melhor aliada. 

A EPOC é uma plataforma para restaurantes com soluções de PDV, ERP, cardápio digital, autoatendimento, KDS e muito mais. 

Oferecemos todos os recursos que você precisa para alcançar a excelência e obter os melhores resultados no seu negócio. Fale com nossos consultores e entenda como podemos ajudar.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma lei para tempo de espera em restaurantes?

Não há uma lei que determine qual o tempo de espera máximo. No entanto, se o cliente considerar que está demorando demais, ele tem o direito de desistir do pedido e não pagar, uma vez que não consumiu nada.

Qual o tempo máximo de espera em um restaurante?

Não há um tempo de espera máximo determinado. Se o cliente considerar que o pedido está demorando demais, ele tem o direito de desistir sem pagar nada, pois não chegou a consumir.

Por que é importante reduzir o tempo de espera em restaurantes?

Reduzir o tempo de espera melhora a experiência do cliente, aumenta a rotatividade de mesas e pode elevar a satisfação e a fidelização dos clientes.

Quais estratégias podem ser usadas para reduzir o tempo de espera?

Melhorar a eficiência da cozinha, otimizar o layout do restaurante, treinar a equipe e utilizar tecnologias de gestão de pedidos.

Quais indicadores podem ser usados para monitorar e reduzir o tempo de espera?

Taxa de rotatividade de mesas, tempo médio de espera, feedback dos clientes e desempenho da equipe.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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