O tempo de espera em restaurantes tem um grande impacto na experiência do cliente e na lucratividade do negócio.
Quanto mais o cliente precisa aguardar — seja para entrar, seja para receber o pedido —, maior é sua insatisfação. Além disso, se o serviço for muito lento, o estabelecimento perde a chance de atender outros clientes e vender mais.
Neste artigo, confira algumas dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes e saiba o que fazer para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes! Acompanhe!
Qual o tempo máximo de espera em um restaurante?
Antes de vermos as dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes, é importante esclarecer algumas dúvidas muito comuns: qual é o tempo máximo de espera em um restaurante? O cliente é obrigado a aguardar pelo pedido?
Não há uma lei que determine qual o tempo de espera máximo. No entanto, se o cliente considerar que está demorando demais, ele tem o direito de desistir do pedido e não pagar nada. Afinal, ele só tem a obrigação de pagar por aquilo que consumiu de fato.
Por isso, a recomendação é sempre informar o cliente qual o tempo médio de espera para o prato que ele pediu ou para ocupar uma mesa. Assim, ele não cria uma expectativa e também pode decidir se quer aguardar ou não.
Entender os direitos dos consumidores é fundamental para prestar um bom atendimento e lidar com as reclamações da maneira adequada. Para evitar conflitos, o ideal é que o serviço seja ágil e o cliente espere o mínimo possível.
Quanto mais rápido, melhor
Um serviço eficiente pode ser um grande diferencial do seu restaurante. Os clientes realmente se surpreendem quando são atendidos prontamente e recebem seus pedidos rapidamente. Então, não tenha dúvidas de que isso será valorizado.
As vantagens de ter um atendimento ágil são muitas. Entre elas podemos citar:
- Maior capacidade de atendimento
- Aumento das vendas e da receita
- Redução de filas e aglomerações
- Melhora na experiência do cliente
- Maior fidelização de clientes
- Mantém boa imagem do restaurante
Portanto, vale a pena aperfeiçoar processos, treinar a equipe e investir em tecnologia para diminuir o tempo de espera em restaurantes. Confira algumas formas de fazer isso a seguir!
5 dicas para reduzir o tempo de espera em restaurantes
O tempo de espera em restaurantes depende de diversos fatores. Quanto maior a eficiência operacional, mais rápido você conseguirá atender os clientes. Isso envolve desde o lançamento do pedido até o pagamento. Veja nossas dicas abaixo.
1 – Aceitar reservas
Ao aceitar reservas, você permite que os clientes que planejam visitar seu restaurante garantam o lugar e não precisem ficar na fila de espera.
Além disso, você consegue ter previsibilidade da demanda e preparar a operação de acordo com a quantidade de clientes esperada. Assim, tanto o atendimento quanto a produção ficam mais ágeis.
Crie uma boa política de reservas e conte com um sistema de gestão eficiente para ajudar na organização.
2 – Agilizar o lançamento de pedidos
Escolher um sistema PDV ágil é fundamental para reduzir o tempo de espera em restaurantes.
Com essa tecnologia, o garçom pode personalizar e lançar os pedidos em poucos segundos, enviando automaticamente para a produção.
Isso reduz o tempo de deslocamento entre a mesa e a cozinha, aumentando a produtividade da sua equipe.
3 – Ter opções de autoatendimento
Outra forma de ter mais eficiência na sua operação é adotar soluções de autoatendimento, como cardápio digital, tablets e totens.
Essas tecnologias dão autonomia para o seu cliente fazer o pedido e pagar, sem precisar aguardar pelo garçom. Assim, o serviço se torna muito mais rápido.
4 – Reduzir tempo de permanência na mesa
Para evitar filas de espera no seu restaurante, é muito importante reduzir o tempo de permanência nas mesas, aumentando a rotatividade. Nesse sentido, alguns detalhes podem fazer muita diferença.
Por exemplo: se o cardápio for muito extenso, é provável que o cliente demore mais para decidir o que pedir. Por isso, elaborar um menu com menos opções e fazer engenharia de cardápio são ótimas estratégias para facilitar a escolha.
Os garçons também devem estar sempre de prontidão para atender os pedidos, fechar a conta e receber o pagamento rapidamente.
5 – Organizar a produção na cozinha e bar
A eficiência na produção é o que mais impacta no tempo de espera em restaurantes. Portanto, além das boas práticas já conhecidas, como fazer o pré-preparo e dividir as funções, você pode implementar um sistema KDS.
Ele é interligado com o PDV e organiza os pedidos automaticamente. É possível visualizar todos os pedidos, saber qual o status de cada um, dividir a produção por ilhas, acompanhar o cronômetro e receber notificações caso tenha ultrapassado o tempo de produção.
Além disso, o KDS também possui tela de cumim e envia notificações ao garçom quando o pedido está pronto, agilizando a entrega ao cliente.
Como melhorar a experiência do cliente enquanto ele aguarda
Seguindo as dicas acima, você com certeza reduzirá o tempo de espera no seu restaurante.
Apesar disso, se a demanda estiver alta (o que é ótimo!), é provável que seus clientes ainda tenham que aguardar um pouco. Algumas formas de melhorar a experiência são:
- Ambiente agradável: ter um espaço confortável para que o cliente possa aguardar, evitando filas e aglomerações na entrada.
- Estimativa do tempo de espera: como mencionamos anteriormente, informar o tempo médio de espera para ocupar uma mesa ou para receber o pedido ajuda o cliente a decidir se deseja aguardar e alinha as expectativas.
- Aplicativos para controle de filas: alguns restaurantes oferecem aplicativos para que o cliente acompanhe a fila sem precisar aguardar no local.
- Alternativas: se o cliente achar o tempo de espera muito longo, você pode dar alternativas como fazer o pedido no take away ou consumir no bar, por exemplo.
- Equipe treinada: seus atendentes devem estar treinados para repassar as informações corretas aos clientes e lidar com possíveis insatisfações.
Essas são apenas algumas ideias do que você pode fazer para que seu cliente se sinta acolhido e bem atendido, mesmo que tenha que aguardar.
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Para ter eficiência operacional e prestar um atendimento ágil, a tecnologia é sua melhor aliada.
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Dúvidas Frequentes
Existe alguma lei para tempo de espera em restaurantes?
Não há uma lei que determine qual o tempo de espera máximo. No entanto, se o cliente considerar que está demorando demais, ele tem o direito de desistir do pedido e não pagar, uma vez que não consumiu nada.
Qual o tempo máximo de espera em um restaurante?
Não há um tempo de espera máximo determinado. Se o cliente considerar que o pedido está demorando demais, ele tem o direito de desistir sem pagar nada, pois não chegou a consumir.
Por que é importante reduzir o tempo de espera em restaurantes?
Reduzir o tempo de espera melhora a experiência do cliente, aumenta a rotatividade de mesas e pode elevar a satisfação e a fidelização dos clientes.
Quais estratégias podem ser usadas para reduzir o tempo de espera?
Melhorar a eficiência da cozinha, otimizar o layout do restaurante, treinar a equipe e utilizar tecnologias de gestão de pedidos.
Quais indicadores podem ser usados para monitorar e reduzir o tempo de espera?
Taxa de rotatividade de mesas, tempo médio de espera, feedback dos clientes e desempenho da equipe.