O que significa PDV?

Descubra o que significa PDV e, qual a importância dele para bares e restaurantes e veja dicas de como escolher um PDV para o seu estabelecimento.

Sumário

É muito provável que você já tenha visto essa sigla por aí em muitos lugares, mas talvez não sabia exatamente o que significa PDV – e ficou com vergonha de perguntar.

Pode deixar essa vergonha de lado porque preparamos esse post exatamente para explicar o que é um PDV, qual a importância dele para bares e restaurantes e também trazer dicas de como escolher um PDV para o seu estabelecimento. Confira!

O que significa PDV

PDV é uma sigla para Ponto De Venda, que por sua vez vem da sigla em inglês POS (Point Of Sale). Mais importante do que decorar o significado dessas três letrinhas, é entender que o PDV é o local onde os clientes pagam pelos produtos/serviços e onde o estabelecimento registra as vendas e realiza os processos internos relacionados com essas vendas.

Um PDV costuma ter diversos equipamentos, como computadores, caixas registradoras, impressoras de notas fiscais, máquinas de pagamento e até smartphones que podem substituir todos esses, entre outros. Os dispositivos ajudam a executar o processo de venda e pagamento entre bar/restaurante e seus clientes.

Além dos equipamentos físicos, um PDV precisa também contar com um software – ou seja, um sistema de PDV – que possa registrar as vendas, emitir as notas fiscais (internas e para clientes), atualizar o estoque, entre outras funções.

Mas depois de entender o que é PDV, por que você deveria considerar investir em equipamentos e softwares de ponto de venda? Porque um PDV pode fazer você lucrar mais e trabalhar menos – e, convenhamos, isso é o sonho de todo empreendedor. Saiba mais sobre como um PDV de qualidade pode ajudar o seu negócio.

Leia também: Software para frente de caixa: o que é e quais seus benefícios

Quais os benefícios de um PDV?

Contar com um sistema de PDV moderno traz diversas vantagens para um bar, restaurante ou balada. Tanto o estabelecimento quanto os clientes são beneficiados por esse tipo de solução: a empresa conquista mais agilidade e eficiência na sua operação e os consumidores contam com atendimento mais rápido e fácil.

Veja três dos principais benefícios de um sistema de gestão de PDV para que ele atenda tudo que você precisa.

Otimização da operação

Esse é um benefício que se conecta a todos os outros que você confere logo abaixo. Com uma solução de PDV é possível automatizar, otimizar e até mesmo rever e descartar tarefas e processos para alcançar mais eficiência, agilidade e economia.

Unindo uma ferramenta de PDV com um sistema de gestão, é possível automatizar diversas atividades: registro de pedidos, realização de pagamentos, gestão de estoque, emissão de notas, entre outros. É aqui que entra aquela ideia de ganhar mais trabalhando menos: a automatização traz agilidade para a operação, o que permite atender mais clientes em menos tempo e com menor esforço e ainda evitar desperdício de matéria prima.

Fidelização dos clientes

Um reflexo de ter mais eficiência na operação é que os clientes tendem a voltar mais ao seu estabelecimento. A conta é fácil: bom atendimento que traz sempre o pedido certo e com rapidez + facilidade na hora de pagar sem ter que esperar em longas filas, podendo fazer isso até mesmo direto pelo smartphone = você se torna o bar/restaurante favorito do cliente.

Segurança financeira

Com um sistema de gestão de operação e de PDV, o seu estabelecimento alcança um novo nível de segurança financeira. Esses recursos permitem que você tenha um controle preciso e em tempo real de gastos (com estoque, por exemplo), receita (através das vendas) e lucros, bem como os itens do cardápio que mais são vendidos – e, por exemplo, podem ganhar destaque.

Além disso, utilizar uma ferramenta evita erros humanos, que podem resultar em diferenças e descuidos no controle financeiro. Com um sistema PDV, esse tipo de situação não acontece, pois os processos e atividades são feitos automaticamente pela ferramenta – e, melhor ainda, você não precisa perder tempo atualizando diversas planilhas.

Como escolher um PDV?

Depois de entender o que é PDV e descobrir os benefícios que ele traz, é a hora de saber como escolher o melhor sistema de ponto de venda para o seu estabelecimento. Mas vale ressaltar algo importante: aqui não existe uma fórmula mágica para saber qual a ferramenta ideal, é preciso, primeiro, definir o que você precisa.

Leia também: Sistema PDV restaurante: como escolher o melhor?

Por exemplo, se o seu estabelecimento é robusto e com um grande número de caixas ou tem um estoque com diversos ingredientes, é importante escolher um PDV que integre todas essas partes; já se seu bar/restaurante possui muito totens de autoatendimento, priorize um sistema que seja compatível com essa ferramenta.

Mas é claro que existem algumas dicas e boas práticas que ajudam você a encontrar o PDV dos seus sonhos. Confira abaixo exemplos de PDV com características positivas:

Priorize aqueles sistemas que funcionam na nuvem, ou seja, de forma online e em tempo real. Assim você minimiza os custos com infraestrutura e ainda ganha mais flexibilidade na operação;

Escolha um sistema de PDV que se integre a um sistema de gestão de negócios (ou, melhor ainda, que já inclua essa ferramenta em uma só solução). Dessa forma seu estabelecimento maximiza os benefícios e automatiza e integra todas as áreas, como caixa, estoque, cozinha, recepção, entre outras;

Tenha atenção com o suporte! Afinal, até mesmo o melhor software pode apresentar problemas ou o melhor colaborador pode cometer erros ou ter dúvidas, e nessa hora você perceberá como um bom suporte técnico pode salvar a sua vida – ou complicá-la de vez. A dica é contratar um sistema de PDV que ofereça suporte humanizado, ágil e disponível na maior parte do ano.

Viu só como é fácil entender o que significa PDV e, melhor ainda, como um sistema de PDV pode lhe ajudar a ter mais eficiência, agilidade e lucro na sua operação? Agora continue conferindo mais dicas aqui no nosso blog ou fale com um de nossos especialistas e descubra que o EPOC é o PDV dos seus sonhos.

Dúvidas Frequentes

O que significa PDV?

PDV é uma sigla para Ponto De Venda, que por sua vez vem da sigla em inglês POS Point Of Sale. É o local onde os clientes pagam pelos produtos/serviços e onde o estabelecimento registra as vendas e realiza os processos internos relacionados com essas vendas, como emitir notas fiscais e dar baixa no estoque.

Quais as vantagens do PDV?

Ter um bom sistema PDV é fundamental para o controle das vendas, a organização financeira e otimização da operação. O sistema PDV para restaurante, por exemplo, possibilita registrar os pedidos dos clientes e enviar para a produção, processar os pagamentos, gerar notas fiscais, dar baixa no estoque e coletar dados relevantes para a na gestão do negócio.

Qual a importância do PDV?

O PDV é importante porque é por meio desse sistema que os estabelecimentos podem processar e registrar as vendas, emitir notas fiscais, fazer o controle de fluxo de caixa, dar baixa dos produtos vendidos no estoque, entre outras funções. Assim, é um sistema fundamental para a gestão de vendas, financeira e fiscal de um negócio.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico