O totem de autoatendimento está cada vez mais presente em restaurantes e bares. Na onda da transformação digital, os estabelecimentos mais modernos têm adotado essa tecnologia para agilizar os pedidos, facilitar os pagamentos, melhorar a experiência dos clientes e reduzir custos.
Se você está buscando otimizar os processos da sua operação e maximizar os lucros do seu negócio, certamente essa é uma solução que você precisa conhecer!
Neste artigo, entenda tudo sobre totem de autoatendimento e saiba como implementar no seu bar ou restaurante. Acompanhe!
A tendência do autoatendimento em restaurantes e bares
Você já deve ter utilizado um totem de autoatendimento. Afinal, essa tecnologia não é exatamente uma novidade. Ela já é bastante comum para sacar dinheiro no banco, fazer check-in para um voo, pagar as compras no mercado ou retirar a senha para atendimento em uma clínica.
No entanto, apenas nos últimos anos essa solução vem ganhando espaço também no mercado de food service. Não é à toa: a digitalização do setor foi impulsionada pela pandemia de coronavírus e se tornou uma demanda dos consumidores. Logo, é preciso se adaptar aos novos padrões de consumo.
As grandes redes de fast food saíram na frente e têm investido pesado no autosserviço. O McDonald’s já está, inclusive, testando uma loja sem nenhum funcionário. Nela, o cliente faz o pedido em uma tela e os robôs preparam e entregam o lanche.
É claro que esse ainda é um caso isolado, mas indica o caminho que restaurantes e bares devem percorrer daqui para frente. Para começar, entenda mais sobre sistemas de autoatendimento a seguir!
O que é totem de autoatendimento?
O totem de autoatendimento é um equipamento que possibilita que o cliente faça o pedido e o pagamento por conta própria, sem precisar interagir com outra pessoa. É também conhecido como totem de autosserviço ou terminal de autoatendimento.
No caso de bares ou restaurantes, esse aparelho apresenta o cardápio digital em uma tela touch screen e está conectado aos sistemas de vendas (PDV), estoque, KDS e pagamentos.
Assim, quando o cliente chega ao estabelecimento, pode visualizar o cardápio, selecionar os itens que deseja e realizar o pagamento sem precisar da ajuda de um garçom ou atendente.
Em seguida, o pedido é enviado para produção automaticamente e o cliente recebe a senha para aguardar a entrega.
Qual a função do totem para restaurantes?
A principal função dos totens de autoatendimento nos bares e restaurantes é possibilitar que os clientes façam os próprios pedidos e, desta forma, reduzir a quantidade de colaboradores dedicados a essa atividade.
Mas o equipamento também tem outras funcionalidades.
Uma delas é trocar o cardápio tradicional em papel por um cardápio digital atrativo e inteligente. O impacto visual dos produtos exibidos na tela do totem é muito maior, e isso pode estimular o consumo.
Além disso, o cardápio pode ser personalizado e editado conforme a necessidade. Há a opção de destacar produtos, fazer sugestões de acordo com os itens que o cliente seleciona e divulgar campanhas e promoções.
Leia também: Engenharia de cardápio: entenda como fazer no seu estabelecimento
Outra função do terminal de autoatendimento é substituir caixas móveis ou volantes. Você pode distribuir os equipamentos pelo seu estabelecimento e os clientes terão autonomia para fazer os pedidos sem ter que esperar por um atendente ou se deslocar até o balcão, por exemplo.
Como funciona o totem de autoatendimento?
O funcionamento do totem de autoatendimento é bem simples. Ele pode ser configurado para diferentes modalidades de vendas:
- Venda direta: o cliente faz o pedido, paga e ganha uma senha para retirada
- Check out: o cliente abre a comanda, consome e faz o encerramento e pagamento após o consumo
- Carga de crédito: o cliente faz o pagamento e adquire créditos de consumo na comanda
Assim, essa tecnologia se adapta aos mais diversos modelos de negócio! Veja a seguir um exemplo simulando a experiência do seu cliente.
Com quais soluções o totem pode ser integrado?
Para tornar a operação do seu restaurante ou bar ainda mais eficiente, o recomendado é integrar o totem a um sistema completo. Afinal, não adianta ter agilidade nos pedidos se a cozinha não consegue acompanhar e produzir no mesmo ritmo, por exemplo.
Para tirar o máximo proveito da tecnologia e automatizar sua operação de ponta a ponta, o totem pode estar integrado a outras soluções:
- PDV: registra as vendas, emite notas fiscais, atualiza o estoque e envia pedidos para a cozinha.
- KDS: tela de produção para agilizar os pedidos na cozinha ou bar. Exibe os detalhes e evita erros, reduzindo estornos de produtos.
- Agregador de pagamentos: permite cartões de crédito e débito, carteiras digitais e PIX. Facilita o fechamento de caixa,
- ERP: retaguarda administrativa completa que centraliza gestão administrativa, financeira, fiscal, compras e estoque e muito mais.
Leia também: Sistema de controle de bares e restaurantes: veja as vantagens
Com isso, sua operação ganhará eficiência e seu negócio aumentará a lucratividade — entre muitas outras vantagens que veremos a seguir. Confira!
Quais as vantagens dos totens de autoatendimento?
Confira abaixo a lista das principais vantagens do totem de autoatendimento para restaurantes e bares.
Custo baixo
O custo de aquisição e implementação dos totens são baixos quando comparados com os custos de contratação de funcionários para receber os clientes e fazer o atendimento no caixa.
Com os equipamentos e sistema rodando, você pode reduzir seu quadro de colaboradores e economizar nos custos de contratação fixa ou freelancer. Além disso, o tempo e investimento em treinamento também cai.
Mais eficiência na operação
Como vimos, quando integrado com os demais sistemas, os totens de autoatendimento tornam toda a operação mais eficiente.
Logo após a confirmação do pedido, ele é automaticamente enviado para a cozinha, é feita a baixa do estoque e contabilizada a venda. Tudo isso com menos chances de erros.
Menos filas e aglomerações
As filas e aglomerações são grandes problemas de bares e restaurantes. Nenhum cliente gosta de bagunça e de ter que esperar. Os totens proporcionam autonomia e praticidade nos pedidos.
E mais: você pode aumentar os pontos de venda do seu estabelecimento, distribuir pelo local e, com isso, evitar aglomerações. O cliente não precisa aguardar o atendimento e nem se deslocar até um caixa fixo, por exemplo.
Queda no tempo de atendimento
Como os pedidos saem com mais agilidade, também há queda no tempo de atendimento.
Isso é muito vantajoso para restaurantes, principalmente, pois a rotatividade aumenta e as mesas são liberadas mais rápido. Assim, você consegue atender mais clientes e aumentar o faturamento.
Redução de desperdícios e estornos
Alguns erros comuns no lançamento de pedidos são eliminados quando seu cliente usa o totem de autoatendimento. Não há o risco, por exemplo, do garçom entender errado, fazer uma anotação incompreensível ou esquecer que o suco é sem açúcar.
Assim, há uma redução no desperdício e estorno de pedidos. Sem tantas perdas, você melhora o faturamento.
Mais vendas e ticket médio maior
Uma análise da Tillster, empresa norte-americana que atua nesse mercado, indica que os pedidos feitos por meio de totens de autoatendimento têm um valor médio 30% maior do que os pedidos feitos por outros meios.
Impressionante, não é?
Uma explicação para esse aumento é o fato das imagens serem mais atrativas e os clientes poderem interagir com o cardápio, que também é menos limitado do que o papel.
Além disso, há algumas estratégias de engenharia de cardápios que podem ser implementadas: produtos em destaque, combos, sugestão de novos itens de acordo com o que já foi selecionado, ofertas e promoções especiais.
Por fim, os cardápios digitais são mais fáceis de editar. Desta forma, podem ser adaptados para datas comemorativas ou noites temáticas especiais, por exemplo, e impulsionar as vendas.
Clientes mais satisfeitos
E para fechar, é claro, os clientes saem muito mais satisfeitos quando o atendimento é ágil. Segundo um estudo feito pela Deloitte, 73% dos clientes preferem fazer pedidos utilizando totens de autoatendimento do que esperar em filas.
Grande parte das reclamações são por conta de demora ou erros nos pedidos, e o autoatendimento reduz — e muito! — esses problemas.
Com uma experiência positiva, é provável que os clientes façam boas avaliações, retornem outras vezes e indiquem o seu estabelecimento para amigos e familiares.
Quais os benefícios para a experiência dos clientes?
Já vimos lá no início que a digitalização dos restaurantes e bares é uma demanda dos consumidores. Essa tendência deve se fortalecer nos próximos anos, e ainda mais conforme as novas gerações ganhem poder de consumo.
Entre os benefícios dos totens de autoatendimento para a experiência do cliente em restaurantes e bares estão:
- Não precisa enfrentar filas;
- Não tem que aguardar atendimento do garçom;
- Tem mais autonomia e liberdade para fazer os pedidos e pagamento;
- Visualiza melhor as opções do cardápio e personaliza o pedido;
- Tem mais atenção e atendimento de excelência quando necessário, pois os garçons não estão sobrecarregados;
- Preparo dos pedidos é mais rápido, pois são enviados automaticamente para a produção;
- Não tem erros nos pedidos.
Saiba mais: 7 Motivos Para Investir em Totens de Autoatendimento no seu Estabelecimento
Então, se você deseja proporcionar uma experiência moderna e eficiente para os seus clientes, confira a seguir como implementar essa tecnologia no seu restaurante ou bar.
Como implementar um sistema de autoatendimento no seu restaurante
Agora que você já entendeu o que é um totem de vendas e conheceu os benefícios para bares e restaurantes, deve estar se perguntando: como faço para implementar no meu estabelecimento?
A adoção dessa tecnologia exige alguns cuidados, então vamos dar algumas dicas do que você precisa ter de infraestrutura e o que considerar na hora de escolher seus equipamentos e sistemas.
1. Infraestrutura
Para digitalizar seu restaurante e automatizar a operação, é fundamental investir em infraestrutura. Afinal, não adianta você investir em equipamentos e sistemas se não tiver, por exemplo, uma rede de internet que comporte tudo isso.
Nesse sentido, escolha equipamentos de qualidade e contrate profissionais especializados para planejar, instalar toda a infraestrutura e fazer a manutenção quando for necessário.
E atenção: não estamos falando apenas dos totens, mas também das impressoras, telas de produção, maquininhas de pagamento, rede Wi-Fi dedicada apenas para o sistema, servidores em nuvem ou on-premise, entre outros.
2. Sistemas
Depois de ter a infraestrutura preparada, é hora de configurar os sistemas! Como vimos, o totem de autoatendimento funciona com um sistema PDV e pode ser integrado a outros, como KDS, agregador de pagamentos e ERP.
A integração desses sistemas merece toda a atenção para que nenhum erro aconteça. Escolha bons fornecedores, capazes de prestar uma consultoria e ajudar você na parametrização que melhor se encaixe ao seu negócio.
Outro ponto essencial nesse sentido é o suporte. Escolha um fornecedor que garanta o suporte em caso de falhas no sistema, ou você poderá prejudicar seus resultados.
3. Cardápio digital
Para que os totens de autoatendimento sejam de fato uma excelente experiência para os clientes, é preciso criar um cardápio digital organizado e com todas as informações necessárias.
Já abordamos esse ponto anteriormente, mas vale ressaltar: a engenharia de cardápio é uma aliada nesse momento. Ela é uma estratégia voltada para aumentar as vendas e facilitar a compreensão dos clientes sobre os produtos ofertados.
Invista em fotos profissionais e atrativas, crie descrições detalhadas dos itens, identifique quais são os destaques do seu cardápio e dê maior visibilidade para eles.
Com isso, você terá aquele tão sonhado aumento no ticket médio das vendas.
4. Treinamento da equipe
Com tudo pronto, você precisará fazer um treinamento para a equipe. Os totens de autoatendimento têm usabilidade simples e fácil, mas alguns clientes podem ter dificuldades em algum momento ou mesmo dúvidas sobre o cardápio.
Por isso, o treinamento dos atendentes é indispensável. Eles devem saber como operar o sistema, fazer atualizações e corrigir possíveis falhas. Nada complicado, então com certeza não será necessário muito tempo para treinar os colaboradores.
Conte com o EPOC para automatizar o atendimento no seu restaurante
E aí, gostou de saber mais sobre totens de autoatendimento? Se você quiser ter essa tecnologia no seu negócio, conte com a EPOC! Nós oferecemos soluções completas para bares e restaurantes aumentarem a eficiência e lucratividade.
O KIOSK é nosso totem de autoatendimento integrado à plataforma EPOC, que possui PDV, KDS, retaguarda, comanda eletrônica, cardápio digital, aplicativo e tudo o que você precisa para controlar a sua operação de ponta a ponta!
Com o KIOSK você tem:
- Cardápio digital: menu editável e customizável, com possibilidade de destacar produtos e divulgar campanhas e promoções;
- Parametrização: opções de venda direta com senha para retirada, carga de crédito na comanda ou check-out para fechar a comanda e pagar;
- Pagamento seguro e eficiente: receba pagamentos em Cartões de Crédito, Débito, Carteiras Digitais e Pix!
- Agilidade na operação: o pedido pago pelo cliente no totem sai automaticamente na produção.
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Dúvidas Frequentes
O que é totem de autoatendimento?
Totem de autoatendimento é um equipamento que possibilita que o cliente realize o próprio atendimento sem precisar interagir com outra pessoa. É também conhecido como totem de autosserviço ou terminal de autoatendimento. Nos restaurantes ou bares, exibem o cardápio com as opções de pratos e bebidas disponíveis.
Como funciona o totem de autoatendimento?
O totem de autoatendimento para bares e restaurantes têm três opções de funcionamento, que podem ser configuradas de acordo com o modelo de negócio do estabelecimento: 1) Venda direta: o cliente faz o pedido, paga e ganha uma senha para retirada; 2) Check out: o cliente abre a comanda, consome e faz o encerramento e pagamento após o consumo e 3) Carga de crédito: o cliente faz o pagamento e adquire créditos de consumo na comanda
Quais as vantagens do autoatendimento?
O autoatendimento tem um custo baixo quando comparado com as despesas de contratação de profissionais. Também eliminam filas e aglomerações, diminuem os erros nos pedidos, tornam a operação do bar ou restaurante mais eficiente e aumentam o ticket médio das vendas. Os clientes ficam mais satisfeitos, pois ganham autonomia e não precisam aguardar pelo atendimento.
O que é autoatendimento?
Autoatendimento pode ser definido como uma forma de atendimento em que o próprio cliente tem autonomia para visualizar o cardápio, fazer o pedido e até pagar pela compra por conta própria, sem precisar interagir com garçons ou atendentes. Isso pode ser feito via smartphones, tablets ou totens.