O Dia dos Namorados é uma data que coloca o amor no ar. Mas você sabia que ela também pode colocar muitos clientes no seu restaurante? Esse dia pode aumentar o seu faturamento em até 30%. Basta saber como criar um ambiente romântico e aconchegante.
Para ajudar o seu empreendimento a conquistar o coração da clientela, confira as oito dicas que preparamos para garantir o sucesso nessa data tão importante!
Saiba mais: veja como criar uma programação especial para o seu restaurante
8 dicas para o Dia dos Namorados do seu restaurante
1. Preparar o seu estoque
Antes mesmo do Dia dos Namorados chegar, é preciso muito planejamento para garantir que tudo estará preparado para a data. Um dos fatores mais importantes é fazer o controle de estoque de restaurante.
Isso garante que você terá os insumos necessários e, além disso, apresenta tempo hábil para as reposições, caso sejam necessárias.
Assim você evita surpresas de última hora e garante a qualidade dos insumos para criar os melhores pratos em uma das datas mais movimentadas do mercado gastronômico.
Baixe o Calendário de Datas Importantes para Restaurantes
Não perca nenhuma oportunidade de lucrar!
2. Reforçar a importância da data com a sua equipe
Porém, somente uma boa comida não garante a satisfação dos clientes. É essencial contar também com excelência de atendimento. Para isso, reforce a importância da data para toda a sua equipe e a necessidade da comunicação e alinhamento entre as áreas (cozinha, salão, recepção, ou seja, todas as brigadas).
Para ajudar nessa tarefa, o ideal é realizar treinamentos e workshops próximos ao Dia dos Namorados.
Além disso, é uma boa ideia contar com algum sistema de bônus ou metas ampliados para esse dia específico – assim trazendo uma motivação a mais para os colaboradores.
3. Ter um cardápio especial
Tão importante quanto contar com uma boa decoração (veja mais adiante), é ter um cardápio temático no Dia dos Namorados. Para essa data especial, crie itens pensados para casais e que remetem ao romantismo e ao amor.
Algumas sugestões são pratos de alta gastronomia, sobremesas especiais, vinhos ou champagnes renomados e drinks.
Além disso, lembre-se de usar a engenharia de cardápio para destacar os produtos mais rentáveis e populares. Isso facilita a solicitação de pedidos, o que proporciona uma experiência ainda melhor para os clientes. Lembre-se também de incluir alternativas vegetarianas e sem glúten, para aumentar a abrangência do cardápio.
4. Criar uma promoção para casais
Juntamente com o cardápio especial pensado para os casais, aposte também em promoções. Você pode, por exemplo, criar um senso de urgência e escassez ao oferecer uma promoção com tempo limitado e restrição com número de casais contemplados.
Outra ideia popular é dar um desconto para os casais que postarem fotos do seu jantar/almoço especial em suas redes sociais, assim divulgando o seu restaurante.
Use a imaginação e, claro, tenha em mente a importância de manter o equilíbrio entre quanto você pode oferecer de desconto e quanto espera alcançar de lucro com o Dia dos Namorados.
5. Disponibilizar kits para pedidos via delivery
Lembre-se também que nem todos os casais gostam de sair de casa para comemorar o Dia dos Namorados em restaurantes. Há sempre quem prefere ficar em casa, curtindo este momento em um ambiente mais intimista.
Por isso, vale muito a pena criar kits especiais para quem pedir via delivery. Por exemplo, disponibilize um Kit de Jantar Romântico, com comidinhas gostosas, um bom vinho e uma sobremesa.
Assim, você não deixa de aproveitar um grande volume de potenciais clientes e, além disso, também ajuda a evitar superlotação no restaurante sem perder essas vendas. Isso, claro, também impacta positivamente a equipe de atendimento, que não conta com um ambiente tão lotado de clientes para atender.
6. Caprichar na decoração temática
A decoração do restaurante no Dia dos Namorados precisa ser tão impactante e temática quanto o cardápio em si. Afinal, é ela que ajuda a criar um clima romântico e especial – tudo que um casal espera para esta data.
Aqui não há uma fórmula mágica. O importante é unir a identidade do seu restaurante com a temática da ocasião e, sempre que possível, fugir dos clichês. Tenha em mente o perfil da sua clientela, do que ela gosta e como se sente bem em um ambiente.
Por exemplo, se os seus clientes são do tipo que adoram um romantismo mais “clássico”, aposte em corações e flores. Já se o seu público for mais moderno, esse tipo de decoração pode não agradar.
Leia também: Restaurante aconchegante: 9 dicas para melhorar o ambiente
7. Ter alguma atração especial
Para marcar o Dia dos Namorados e tornar a data ainda mais marcante (e chamativa), uma boa ideia é ter uma atração única. O mais comum é contar com música ao vivo para embalar a noite dos casais apaixonados.
Além disso, outras opções mais criativas podem ser um espaço de karaokê ou, então, uma área pensada exclusivamente para fotografias. Conhecidos como espaços “instagramáveis”, esses ambientes chamam a atenção e agradam o público mais moderno e conectado às redes sociais.
Assim como na decoração, leve em conta o que você conhece do perfil de seus clientes para encontrar a atração mais alinhada e esse perfil.
8. Divulgar a programação especial
Por fim, não se esqueça de algo muito importante e que, por incrível que pareça, é muitas vezes negligenciado: divulgue as ações de Dia dos Namorados do seu restaurante!
Imagine ter todo esse trabalho e dedicação para chegar o grande dia e você não ter o retorno esperado simplesmente porque os clientes não sabiam tudo que você havia preparado.
Por isso, aposte na divulgação em redes sociais (seja de forma orgânica ou paga) e na comunicação direta com quem já é seu cliente (via email e WhatsApp, por exemplo).
É fundamental deixar claro tudo que você preparou, as promoções e, se houver, restrições de horário e/ou número de clientes atendidos na data.
Se prepare para todas as datas importantes do seu restaurante
E para que você aproveite todas as oportunidades de lucratividade que as datas comemorativas oferecem, é muito fácil: basta baixar o nosso calendário de datas importantes para bares e restaurantes.
Nele você encontra todos os dias que oferecem oportunidades de ações especiais e, assim, pode se planejar com calma e antecedência. E o melhor é que o download é gratuito, então aproveite!