Seu restaurante anda meio parado? Você está precisando aumentar o faturamento para melhorar as finanças?
Esses são desafios muito comuns na gestão de negócios gastronômicos. Afinal, a concorrência é acirrada, os consumidores são exigentes e é comum que o movimento oscile conforme a época, influenciado por sazonalidades e fatores econômicos.
Para manter a casa sempre cheia, é preciso fidelizar sua clientela – proporcionando uma experiência incrível – e saber como atrair clientes para restaurantes. Neste artigo, reunimos 13 dicas infalíveis para você testar no seu negócio. Confira!
Como atrair clientes para restaurantes: confira 13 dicas
Antes de vermos as dicas, vale destacar: se você quer atrair mais clientes, é indispensável conhecer o perfil do seu público. Isso inclui desde as características demográficas (sexo, idade, classe etc.), quanto os hábitos e preferências de consumo.
Portanto, faça um estudo de público-alvo, cadastre os clientes no seu sistema e analise suas vendas para identificar padrões.
Com essas informações em mãos, você poderá direcionar as estratégias para as pessoas certas e potencializar seus resultados. Dito isso, vamos às dicas! A seguir, entenda como atrair clientes para restaurantes.
1 – Ofereça um menu degustação
O menu degustação é uma estratégia muito interessante para atrair novos clientes, pois permite que eles provem diversos pratos do restaurante em uma única refeição.
Se não puder oferecer todos os dias, escolha um dia com baixo movimento ou crie um evento especial. Também vale a pena fazer promoções para casais ou incluir vinhos para harmonizar e aumentar o ticket médio.
2 – Tenha um espaço instagramável
Contar com um espaço instagramável, com uma decoração e iluminação especial, é uma maneira de incentivar seus clientes a tirar fotos e compartilhar no Instagram.
Assim, seu restaurante ganha visibilidade e mais pessoas podem se interessar em conhecer o estabelecimento.
3 – Faça parcerias com influenciadores
Outra maneira de expandir a abrangência do seu negócio e atingir um público maior é fazendo parceria com influenciadores locais.
Eles visitam seu restaurante para criar conteúdos mostrando como é a experiência e publicam nos perfis do TikTok e Instagram. Dessa forma, incentivam os seguidores a visitar seu estabelecimento.
4 – Atualize os perfis em redes sociais
Além das parcerias com influenciadores, também é indispensável que você tenha perfis ativos nas redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook.
Crie publicações divulgando seu cardápio, ambiente e experiência. Interaja com seus seguidores e faça promoções especiais. Isso é essencial para ter uma presença digital forte e atrair mais clientes.
5 – Invista em anúncios pagos
Para ir além dos seus seguidores nas redes sociais, invista em anúncios pagos. Eles são a melhor forma de aumentar o alcance e atrair novos clientes para seu negócio.
Aqui, é importante fazer uma segmentação de acordo com a sua localização e perfil de público para obter melhores resultados.
6 – Crie um Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para atrair clientes para restaurantes. Nele você pode cadastrar seu estabelecimento para ser encontrado na busca do Google e no Google Maps. Assim, as pessoas que estiverem procurando um restaurante próximo encontrarão o seu.
Mantenha seu perfil sempre atualizado com o máximo de informações – como endereço, contato para reservas, cardápio, serviços e fotos do local.
Também peça para seus clientes deixarem avaliações positivas no seu perfil do Google. Afinal, um restaurante bem recomendado tem mais chances de ser escolhido por novos clientes.
7 – Trabalhe com delivery e take away
Diversificar os serviços e atender diferentes necessidades também é uma forma de atrair mais clientes. O delivery e take away estão em alta e podem ajudar a impulsionar suas vendas.
Além disso, plataformas como o iFood funcionam como uma vitrine, contribuindo para que mais pessoas conheçam seu restaurante.
8 – Monte um cardápio infantil e tenha uma área kids
Prepare seu restaurante para receber bem as crianças. Ofereça um cardápio infantil, tenha uma área kids e banheiros com fraldários. Esse pode ser um grande diferencial para atrair mais famílias e fidelizar sua clientela.
9 – Promova happy hours
Os happy hours são uma estratégia clássica – e eficaz – para aumentar o movimento em dias mais calmos.
Faça promoções especiais, como chopps ou drinks em dobro, inclua atrações musicais e invista na divulgação nas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo.
10 – Busque parcerias com empresas
Faça parcerias com empresas, oferecendo descontos fixos para funcionários e condições especiais para almoços e jantares corporativos, por exemplo. Essa dica é ótima para restaurantes que estão localizados em centros comerciais, com muitas empresas por perto.
11 – Celebre as datas especiais
Monte um calendário de datas comemorativas – como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal – e prepare promoções especiais para esses dias.
Decoração temática e atrações musicais também são ótimas para se diferenciar e chamar a atenção do seu público.
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12 – Aposte no inusitado
Uma estratégia que pode funcionar muito bem para atrair clientes para restaurantes é criar pratos ou experiências inusitadas, que geram muito marketing boca a boca e podem viralizar nas redes sociais.
Porções enormes, pratos flambados direto na mesa e drinks extravagantes, por exemplo, podem surpreender e divertir os clientes. Até uma mudança no nome dos pratos pode alavancar as vendas.
13 – Tenha opções para diferentes dietas
Um cardápio variado e com opções que atendem diferentes necessidades e preferências alimentares também pode ser um diferencial para atrair clientes para restaurantes.
Vegetariana, vegana, sem glúten, sem lactose, low carb – pense em diferentes dietas e inclua no menu itens que contemplem todas elas. Se não for possível, pense em substituições e maneiras de personalizar o pedido para esse público.
Mais do que atrair clientes, é preciso fidelizar
Atrair os clientes é apenas o primeiro passo para ter um bom movimento e impulsionar as vendas. O segundo passo é fidelizá-los, fazendo com que voltem mais vezes e recomendem o estabelecimento para amigos e familiares.
Assim, você constrói uma base de clientes sólida sem precisar investir tantos recursos, reduzindo os custos e aumentando a lucratividade do seu negócio.
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