Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio

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Sumário

Organizar uma programação especial, em datas comemorativas, é uma das formas de movimentar seu negócio e se destacar dos demais, durante o ano todo. Saiba como!

Uma das melhores formas para seu negócio ter sucesso é captando novos clientes e fidelizando os antigos, isso independente do seu ramo.

Se for do segmento de entretenimento, a criatividade deve ser maior ainda para se diferenciar dos demais, por isso é importante manter uma rotina de novidades e diferentes formas de atrair e ganhar a preferência do público.

Não basta apenas servir petiscos e bebidas e ter um bom atendimento, é preciso oferecer mais, como desenvolver uma programação especial para encantar seu cliente. Vamos elencar aqui algumas datas que você pode usar para incrementar seu ambiente, além de maneiras diferentes de envolver o seu público.

Faça um calendário com as principais datas festivas

Muito melhor do que comemorar uma data importante, é usar ela para ganhar dinheiro, não é verdade? É desta forma que os gestores de bares, restaurantes, gastrobares e baladas devem pensar e agir. Você sabe quais as melhores datas e oportunidades para ganhar dinheiro no seu ramo de negócio?

Comece elaborando um cronograma de eventos importantes que você deve dar destaque durante o ano, aproveitando para montar atrações e promoções diferenciadas, de acordo com o gosto do seu público. Escolha as melhores datas e transforme tudo isso em uma estratégia de marketing poderosa.

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Vamos citar aqui algumas datas que você pode usar para fazer algumas ações diferenciadas no seu estabelecimento. Uma dica é você presentear os clientes que participarem em mais de três das datas/ações organizadas no seu estabelecimento.

As opções podem ser um chopp grátis, um prato elaborado pela casa ou outra oferta para atrair os frequentadores e motivar a participação nas demais edições.

Algumas datas importantes que você pode usar para organizar uma programação especial:

  • Dia da mulher – 8 de março;
  • Dia do café -14 de abril;
  • Dia do amigo -18 de abril;
  • Dia do Trabalho – 1° de maio;
  • Dia do hambúrguer – 28 de maio;
  • Dia da batata frita – 30 de maio;
  • Dia dos namorados -12 de junho;
  • Festa Junina – 24 de junho;
  • Dia da pizza – 10 de julho;
  • Dia da cerveja – 4 de agosto
  • Dia dos solteiros – 15 de agosto;
  • Dia do cliente – 15 de setembro;
  • Dia do sorvete – 23 de setembro.

Há outras tantas datas que você pode aproveitar, como as específicas da sua cidade ou região, por exemplo, além de outras datas importantes, como Carnaval, Black Friday, Natal, Páscoa e Ano Novo, criando cardápios diferentes e especiais para as famílias comemorarem.

Use a criatividade, a inovação e a tecnologia para buscar informações de como fazer diferente.

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Aproveite as oportunidades sazonais

Além das datas comemorativas que citamos acima, ainda a cada quatro anos tem a Copa do Mundo. Quem é do ramo de bar, gastrobar, restaurante e entretenimento, não pode deixar esta oportunidade passar em branco. É o momento que estamos vivendo, por isso faça uma programação diferenciada, como:

  • Planeje tudo antecipadamente;
  • Organiza atividades ou uma programação diferenciada para se diferenciar de seus concorrentes;
  • Uma decoração temática sempre é interessante. Mas faça isso de forma profissional, sem exageros e com bom gosto;
  • Contrate um telão para transmitir os jogos. Tenha cuidado com a qualidade do som e da imagem;
  • Elabore um cardápio especial, com opções e valores diferenciados;
  • Ajuste o trabalho e o atendimento de acordo com os horários dos jogos, principalmente da seleção Brasileira;
  • Mas de nada adianta fazer tudo isso e esquecer de divulgar. Use as redes sociais do empreendimento, faça uma divulgação ampla e impactante;

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Férias, festas das empresas e final de ano

A partir do mês de novembro, as empresas começam a organizar as festas de encerramento do ano para seus colaboradores. Esta é uma boa oportunidade para os empreendimentos do ramo de gastronomia, bar e entretenimento oferecerem as melhores opções para receber estas confraternizações. 

Disponibilizar um espaço separado dos demais clientes, ou dependendo do número de pessoas, fechar o estabelecimento para o evento privado, é muito lucrativo.

Outro momento importante que deve ser pensado em uma estratégia para atrair o público, é o período de férias, tanto de trabalho quanto universitárias, o que movimenta de forma intensa os bares e espaços noturnos. Também é o momento de jovens que moram e estudam fora da cidade, voltarem para visitar a família, aumentando a circulação de pessoas na cidade.

Se o seu empreendimento estiver localizado em uma cidade turística, então aproveite porque esta é a melhor época do ano. Faça uma programação diferenciada, tenha música ao vivo, ofereça um cardápio especial para as datas comemorativas, com destaque para as frutas e verduras. Elabore uma decoração atrativa, além de eventos diferenciados para o Natal e Ano Novo. Este é o momento de reforçar o caixa. 


E então, gostou das dicas e das opções de datas para você alavancar seu negócio?  Baixe grátis o Calendário com datas importantes para bares e restaurantes!

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Daniel Silva

VP de Finanças e Estratégia da EPOC Tech. Empreendedor experiente com profundo conhecimento nas indústrias de tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança e operações, finanças, estratégia e marketing. Profissional altamente qualificado com MBA em Gestão Estratégica e Financeira pela FGV, Bacharel em Marketing pela ESPM e cursos de Pós-Graduação pela Stanford University.

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