9 formas de tornar seu restaurante sustentável

restaurante sustentável

Sumário

Diante da crise climática e seus impactos, é cada vez mais relevante e urgente adotar práticas sustentáveis em todos os setores.  

Reduzir a emissão de gases do efeito estufa e preservar o meio ambiente é um desafio global, e todo mundo deve fazer sua parte. E é claro que isso também vale para os restaurantes.

Então, que tal começar agora mesmo? Continue lendo esse artigo e conheça algumas ações que você pode realizar para ter um restaurante sustentável. 

Calcule o CMV dos seus produtos em segundos

Acesse nossa ferramenta gratuita agora!

O que é um restaurante sustentável?

Um restaurante sustentável é aquele que procura operar de maneira consciente e responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade. Mas o que isso quer dizer?

Se você é um chef, gestor ou colaborador de um restaurante, certamente sabe que a operação envolve diversos processos. Desde a compra dos insumos até a embalagem do pedido, tudo gera algum impacto negativo: 

  • emissão de gases do efeito estufa
  • produção de lixo 
  • consumo de energia e água
  • desperdício de alimentos 

Se você investigar a fundo e fizer a conta, verá que a sua operação é muito mais danosa do que você pode imaginar. Por isso é fundamental implementar práticas sustentáveis em restaurantes

O objetivo é reduzir ao máximo o impacto negativo e, além disso, promover ações que contribuam para a preservação dos recursos naturais e o bem-estar social. 

Para isso, vale olhar para os fornecedores que você escolhe, quais as condições de trabalho da sua equipe, quais ingredientes e pratos você inclui no menu, quanto de energia e água você consome, como lida com resíduos e lixo, quanto gera de desperdício. 

A lista é realmente grande, mas com certeza você já pode começar a fazer algumas mudanças que vão tornar seu restaurante mais sustentável. 

Leia também: Restaurante vegano é um bom negócio? Entenda a tendência

9 práticas sustentáveis em restaurantes

Se você está se perguntando como um restaurante pode ser sustentável, saiba que há muitas medidas que podem ser adotadas — algumas delas muito simples, outras mais complexas. 

De qualquer forma, todo esforço é válido e contribui para garantirmos um futuro melhor. Confira a seguir algumas ideias sustentáveis para restaurantes!

1. Priorizar alimentos orgânicos

O Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Apesar disso, há muitos produtores regionais, da agricultura familiar, que produzem alimentos de qualidade e livre de pesticidas e fertilizantes químicos.

 Então, vá atrás desses fornecedores! Além de oferecer alimentos mais saudáveis aos seus clientes, você estará incentivando a agricultura orgânica e ajudando a reduzir os impactos dos agrotóxicos. 

Uma outra dica nesse sentido é fazer a sua própria produção orgânica. Muitos restaurantes sustentáveis têm uma horta da onde tiram parte dos insumos. Desta forma, economizam nas compras e reduzem a pegada de carbono

2. Trabalhar com fornecedores locais

E por falar em pegada de carbono, escolher trabalhar com fornecedores locais é uma outra ação recomendada se você quiser ter um restaurante sustentável. 

Isso porque, quando o fornecedor está mais próximo do seu estabelecimento, o impacto gerado pelo transporte e logística para a entrega dos produtos é reduzido significativamente. 

Outro ponto importante é que, como o fornecedor está mais perto, você pode visitá-lo, conhecer a produção e saber se ele também segue boas práticas de sustentabilidade. 

E, por fim, você também estará incentivando a economia local. 

3. Fazer uma boa gestão do estoque

Acabar com todos os desperdícios deve ser sua missão se você realmente quer ser sustentável. Ao jogar insumos no lixo porque passaram na validade, por exemplo, você está gerando um duplo impacto negativo. 

O ideal é que tudo o que você compra seja utilizado. Por isso, fazer uma boa gestão de estoque é fundamental. 

Leia também: Como fazer o controle de estoque do restaurante

4. Reduzir estornos e desperdícios

Para reduzir ainda mais os desperdícios, você pode otimizar sua operação para acabar com erros nos pedidos. 

Escolha um bom PDV para facilitar o trabalho do garçom. Assim ele não comete erros ao anotar os pedidos. Utilize um sistema KDS para automatizar a organização dos pedidos e acabar com as confusões na cozinha. 

Saiba mais: Tela de Produção ou Impressora de Pedidos? Descubra qual é melhor

Com essas tecnologias, você praticamente elimina a devolução de pedidos e, consequentemente, reduz o desperdício de alimentos. 

5. Oferecer água filtrada na jarra

Reduzir a quantidade de plástico utilizada no seu restaurante deve ser, sem dúvida, uma das suas preocupações se quiser ser sustentável. Esse material pode levar até 500 anos para se decompor e sua reciclagem é complexa. 

Uma medida simples para reduzir o plástico é passar a servir água filtrada em jarras ou copos (que não sejam de plástico, é claro). Assim, são muitas garrafinhas a menos no lixo. 

6. Reciclar

Dar o destino correto ao lixo é outra ação fácil que qualquer restaurante pode implementar. Basta ter uma lixeira para cada tipo de material, indicando com uma etiqueta ou utilizando o sistema de cores, e orientar sua equipe para fazer a separação adequada. 

Assim você ajuda o sistema de coleta seletiva da sua cidade a dar o destino correto para cada material e fazer a reciclagem. 

7. Compostar

Os restaurantes geram bastante resíduo orgânico, então nada mais lógico do que ter uma composteira!

A compostagem transforma os restos de alimento em um composto orgânico rico em nutrientes, que pode ser utilizado para fertilização natural do solo. Se você tiver uma horta, pode usar esse adubo nela. Se não, ele pode ser doado ou até mesmo vendido. 

Assim, você aproveita tudo ao máximo! 

8. Economizar energia elétrica

Reduzir o consumo de energia elétrica também contribui para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Algumas formas de fazer isso são:

  • Aproveitar a iluminação natural utilizando mais vidros, telhas transparentes e claraboias. 
  • Preferir lâmpadas de LED.
  • Escolher eletrônicos com maior eficiência energética. 
  • Usar a ventilação natural e reduzir o uso de ar condicionado e ventiladores.

Além disso, buscar fontes de energia renováveis, como a energia solar, também é uma ótima medida para ser mais sustentável. 

9. Reduzir embalagens, descartáveis e papel

Quanto menos lixo seu restaurante gerar, melhor. Por isso, seja consciente e utilize o mínimo de embalagens possível. Também busque alternativas mais sustentáveis, como embalagens feitas de material biodegradável ou reciclado. 

Tenha atenção especial com as embalagens de delivery, que costumam ser uma grande fonte de lixo. Pergunte ao cliente se ele realmente precisa dos guardanapos e talheres, por exemplo. Essa pequena medida já reduz muito o lixo. 

Por fim, utilize a tecnologia a seu favor. O cardápio digital, por exemplo, elimina a necessidade do cardápio físico e gastos com papel e impressão. O mesmo ocorre com a comanda eletrônica e sistemas PDV e KDS integrados para fazer os pedidos. 

Conte com a EPOC para tornar seu negócio mais sustentável

Como você pode ver ao longo desse artigo, pequenas ações já contribuem muito para ter um restaurante mais sustentável.

Em muitos casos, a tecnologia é uma aliada. A digitalização de processos, além de reduzir o lixo gerado, também torna a operação muito mais eficiente e ajuda a acabar com os desperdícios. 

A EPOC tem algumas soluções que podem ajudar: PDV, KDS, cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais. Agende uma demonstração gratuita e entenda como elas funcionam na prática!

Gestor de restaurante, cansado de perder vendas e ter confusão nos pedidos?

Conheça o sistema líder dos melhores restaurantes do Brasil. Preencha o formulário e transforme sua gestão!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico