Gestão de restaurante: 9 erros que você não pode cometer

Saiba se você está cometendo algum erro na gestão de restaurante e confira dicas para evitá-los.

Sumário

Fazer a gestão financeira, manter um relacionamento com fornecedores, garantir a qualidade dos produtos, acompanhar estoque e cozinha, orientar a equipe, assegurar uma ótima experiência aos clientes. 

A gestão de restaurante envolve tudo isso e mais um pouco. E com tantas atividades para dar conta, é comum cometer erros que podem prejudicar o negócio. Neste conteúdo, reunimos os principais e trouxemos algumas dicas para evitá-los. Confira! 

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9 erros comuns na gestão de restaurante e como evitá-los

Gerenciar um restaurante é um grande desafio e erros de todos os tipos acontecem. Para não levar o negócio ao fracasso, é crucial se manter atualizado e buscar melhorar. Veja a seguir como evitar os erros mais comuns. 

Falta de capital de giro, falta de financiamento e falta de dinheiro estão entre as principais causas de fechamento das empresas. Ou seja: sem uma boa gestão financeira, nenhum negócio sobrevive. 

1. Misturar finanças pessoais com finanças do negócio

Nesse sentido, um erro muito comum na gestão de restaurante é misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa. Pagar os boletos de casa com o faturamento do restaurante? Nem pensar! 

Se você está fazendo isso, é hora de rever essa prática. O correto é subtrair do faturamento as despesas, os impostos e o seu salário. O que sobrar, invista no crescimento da empresa. 

Para lucrar de verdade, o gestor de um restaurante deve ser especialista em precificar os produtos. E isso não é tão simples quanto pode parecer de início. Um erro clássico é considerar apenas o valor dos insumos. 

Saiba mais: Contabilidade para restaurantes: entenda como funciona

2. Calcular preços considerando apenas o custo dos ingredientes

Então vamos lá! Para fazer esse cálculo correto, inclua também:

  • Valor de custo dos ingredientes, levando em conta a ficha técnica do produto
  • Custos fixos como aluguel, salários, contas de luz e água, marketing, softwares etc.
  • Custos variáveis como embalagens, comissões, taxas de cartão de crédito etc.
  • Margem de lucro desejada

Somando tudo isso, você terá o preço de venda. Depois, utilize o cálculo Markup para precificar seus produtos. 

3. Perder o controle do estoque

Apesar de fundamental, o controle de estoque é um dos processos mais complexos na gestão de restaurante. Isso porque é necessário fazer um monitoramento constante dos insumos, levando em conta tanto o prazo de validade quanto as vendas. 

A falta de controle do estoque gera diversos problemas, entre eles:

  • Má experiência dos clientes: pode ocorrer do cliente fazer um pedido que não será atendido por falta de insumos. Isso gera frustração e prejudica a imagem da empresa. 
  • Desperdícios: os insumos não são utilizados e estragam, ou seja: o restaurante joga comida e dinheiro no lixo. 
  • Custo elevado: sem o devido acompanhamento, os pedidos de reposição são feitos quando já não há estoque ou com urgência. Desta forma, é difícil negociar e conseguir preços melhores com os fornecedores. 

Para um controle de estoque eficiente, a melhor opção é automatizar esse processo utilizando um sistema para restaurante

Nele, você cadastra os insumos e as fichas técnicas de produto e o controle é automático. Assim, sempre que sai um pedido, a baixa no estoque é realizada na mesma hora. 

O gestor pode acompanhar tudo com facilidade e ainda fazer análises para traçar estratégias de melhoria — identificando, por exemplo, os produtos mais ou menos vendidos. 

4. Esquecer do padrão de qualidade

O padrão de qualidade é o que faz o nome do seu restaurante, mas muitas vezes isso é esquecido pelos gestores. Definir e manter os processos de qualidade pode ser trabalhoso, mas é essencial para construir uma boa reputação e fidelizar os clientes. 

O maior desafio é garantir a qualidade em todos os sentidos: seleção de ingredientes, preparo dos pratos, apresentação, atendimento etc. 

Por isso, na gestão de restaurante, é preciso estabelecer um alto padrão de qualidade, criar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para os processos, cumprir uma rotina de inspeção e treinar os colaboradores. 

Além disso, o gestor deve estimular o protagonismo da equipe, fazendo com que todos se sintam responsáveis. Construir uma cultura de qualidade é o caminho para garantir um alto padrão. 

5. Não conhecer o fornecedor

E já que estamos falando em qualidade… Como gestor de um restaurante, você já deve saber que contar com bons fornecedores é crucial. Mas você já foi visitar algum deles? Sabe como é a produção? Fez a homologação?

A escolha dos fornecedores muitas vezes é feita sem o devido cuidado — e isso pode prejudicar o seu negócio! 

Não tome decisões pela facilidade, comodidade ou por camaradagem. Seja racional e pense como um gestor: escolha o que é melhor para o seu restaurante. Investigue os fornecedores, saiba a origem dos produtos, crie relacionamentos de confiança. 

Isso vai fazer toda a diferença não só na qualidade, como também nas finanças. 

6. Investir pouco em marketing

Não adianta ter uma operação rodando perfeitamente e estar com tudo pronto para receber os clientes se você ficar apenas parado na porta esperando eles chegarem, não é?

Um gestor que não investe no marketing do restaurante está cometendo um erro grave. 

Isso porque, mesmo que o movimento esteja bom, que os clientes estejam satisfeitos, voltando e indicando o estabelecimento para outras pessoas, não investir em marketing é perder oportunidades de aumentar as vendas e crescer o seu negócio. 

Veja alguns exemplos:

  • Fazer campanhas para datas comemorativas é uma forma de estimular o consumo.
  • Divulgar promoções pode ajudar a manter as vendas mesmo em uma época de baixa.
  • Ter embalagens personalizadas para o delivery contribui para o reconhecimento da marca. 
  • Configurar o Google Meu Negócio ajuda os clientes a encontrarem e saberem mais sobre seu estabelecimento.
  • Movimentar as redes sociais gera engajamento e reforça o relacionamento com seus clientes. 

Então, não esqueça do marketing! Reserve orçamento e planeje ações para ter ainda mais sucesso. 

7. Não acompanhar o mercado 

Você não quer ficar para trás, não é mesmo? Não acompanhar o mercado é uma falha na gestão de restaurante. Afinal, na correria do dia a dia, essa tarefa acaba esquecida. 

É super importante compreender o mercado em que você está atuando e agir de acordo com as mudanças, estando sempre atualizado. Para isso, você precisa acompanhar pelo menos três pontos:

  • Preferências e hábitos de consumo dos clientes: analisando as movimentações de estoque, por exemplo, você tem uma boa ideia do que faz mais sucesso entre os seus clientes. 
  • Boas práticas da concorrência: liste seus concorrentes e entenda quais os diferenciais e os preços praticados. 
  • Tendências do setor: acompanhe as notícias do mercado, aproxime-se de associações, participe de grupos em redes sociais e esteja sempre por dentro. 

8. Falta de inovação

Em um mercado competitivo e em constante renovação, é preciso inovar para se diferenciar. Gestores que têm medo de implementar mudanças colocam o negócio em risco. Afinal, quem não inova acaba perdendo relevância. 

Busque softwares que ajudem na gestão do restaurante. Adote tendências da tecnologia que agregam na experiência do seu clientes, como totens de autoatendimento, cardápios em QR Code e comandas digitais

E não esqueça que a inovação é muito mais do que tecnologia!

Adapte-se às novas exigências de consumo dos clientes. Pense novos produtos e outras formas de apresentação dos pratos, invista em uma decoração diferenciada, aposte em um atendimento especial.  

9. Ser chefe e não líder

A equipe de um restaurante deve estar sempre motivada para prestar um bom serviço e atendimento. Ser aquele chefe que apenas cobra e pressiona os colaboradores é um dos maiores erros na gestão de restaurante. 

Um bom gestor exerce a liderança ao:

  • treinar bem a equipe; 
  • fornecer as condições adequadas de trabalho; 
  • agir com respeito;
  • incentivar a colaboração; 
  • delegar atribuições; 
  • valorizar o trabalho bem feito;
  • inspirar e servir de exemplo.  

Ao fazer isso, você cria um ambiente mais agradável, evita a alta rotatividade de colaboradores e garante um ótimo atendimento aos clientes. 

Saiba mais: Como lidar com a falta de engajamento de funcionários do seu estabelecimento?

Acompanhe nossas dicas para acertar na gestão de restaurantes

E então, você está cometendo algum dos erros dessa lista? Não se preocupe! Agora você já sabe o que fazer para evitá-los. E se quiser aprender mais, aqui no blog EPOC você encontra muitos outros conteúdos que vão ajudar no gerenciamento do seu restaurante.

Dúvidas Frequentes

Como funciona a gestão de um restaurante?

A gestão de um restaurante envolve:
1. Operação (processos de atendimento, vendas, produção, delivery etc.)
2. Equipe (contratação, treinamento, motivação)
3. Administrativa e financeira (controle de estoque, compras e fornecedores, controle de vendas, financeiro e fiscal, marketing etc.)

Como fazer a gestão de um restaurante?

Para fazer a gestão de restaurante é preciso: orientar e supervisionar a operação, fazer a gestão da equipe (contratação, treinamento, motivação), controlar estoque e compras, negociar com fornecedores, fazer o controle financeiro, analisar resultados e elaborar estratégias de crescimento.

O que um gerente de restaurante deve saber?

Um gerente de restaurante deve ter competências como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, organização, visão de negócios. Além disso, precisa ter conhecimentos de gestão financeira, controle de estoque, análise de dados. Também deve acompanhar as tendências de mercado e conhecer tecnologias como sistemas PDV, retaguarda / ERP, cardápio digital e meios de pagamentos.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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