Retaguarda SAT: o que é e quais as vantagens

Confira 7 vantagens de utilizar uma retaguarda SAT no seu restaurante para ter mais confiabilidade na emissão de notas fiscais e eficiência na gestão fiscal.
notebook com tela mostrando um sistema de retaguarda SAT ao lado do título "tudo sobre retaguarda SAT"

Sumário

Todo restaurante precisa prestar contas ao Fisco, e uma das obrigações é a emissão do cupom fiscal para registrar as transações de vendas ao consumidor final. 

Esse processo pode acabar gerando muita dor de cabeça se você não contar com as ferramentas adequadas. Por isso, a escolha da Retaguarda SAT é estratégica para a gestão fiscal do seu negócio. 

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo! Nele você vai entender como funciona o sistema SAT e quais as vantagens de utilizar uma retaguarda. Acompanhe!

Leia também: Tudo sobre Contabilidade para restaurantes

O que é e como funciona o SAT Fiscal?

Há duas maneiras de emitir uma nota fiscal: a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). A primeira é utilizada na maioria dos estados, enquanto a segunda é adotada apenas em São Paulo e no Ceará. 

O SAT é um equipamento que gera os cupons fiscais eletrônicos (CF-e SAT), autentica (por meio de assinatura digital com certificado digital) e faz a transmissão à Secretaria da Fazenda, de forma automática e periódica, via internet. 

Ele funciona como um backup de segurança caso a loja fique sem conexão e não possa enviar os arquivos para a Sefaz no momento da venda. Assim, garante que nenhum registro se perca e previne fraudes. 

O aparelho SAT é integrado ao sistema PDV e à retaguarda administrativa do restaurante. Isso permite ter mais agilidade na emissão das notas e eficiência na gestão fiscal. Continue lendo para saber mais! 

O que é retaguarda SAT? 

A retaguarda, também chamada de backoffice ou de ERP, é um sistema utilizado para a gestão de diferentes áreas do restaurante. Conta com módulos administrativo, financeiro, fiscal, estoque, CRM entre outros. 

A Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibiliza a Retaguarda SAT para gestão fiscal. No entanto, é recomendado utilizar uma retaguarda integrada aos aparelhos SAT e ao PDV para uma gestão mais eficiente. Desta maneira você centraliza todos os dados e evita inconsistências. 

Para garantir que todos os registros sejam realizados e enviados à Secretaria da Fazenda (Sefaz) corretamente, evitando tanto fraudes quanto multas, é preciso adotar uma Retaguarda SAT eficiente e confiável, desenvolvida por fornecedores que têm experiência no mercado. 

Confira as vantagens de utilizar uma retaguarda SAT no seu restaurante abaixo!

Retaguarda SAT: 7 vantagens para restaurantes

Integrar a retaguarda administrativa ao sistema SAT oferece diversas vantagens para restaurantes. Além de garantir a conformidade fiscal, você ganha eficiência e otimiza processos. Confira alguns benefícios abaixo!

1 – Regras Fiscais

Na retaguarda você pode configurar as regras fiscais dos seus produtos e garantir que as notas sejam emitidas sem erros. Caso ocorram mudanças nas regras fiscais, é mais fácil fazer as adaptações necessárias. 

Além disso, com a ajuda do seu contador, é possível determinar regras fiscais mais vantajosas para o seu negócio e, assim, reduzir a carga tributária. Com isso você estará reduzindo seus custos. 

2 – Validação de dados fiscais

Antes de transmitir as informações à Sefaz, o sistema confere automaticamente todos os dados. Caso haja algo errado – como uma regra fiscal inválida, por exemplo -, a transmissão não é efetuada. 

Isso reduz significativamente o risco de inconsistências que poderiam levar a multas e penalidades. 

3 – Gestão de notas fiscais

A retaguarda SAT simplifica a gestão dos CF-e SAT. 

Ela permite a emissão, cancelamento e armazenamento eletrônico de notas fiscais de forma simplificada. Além disso, garante que todas as transações sejam devidamente registradas e que facilita a recuperação para auditorias. 

4 – Apuração de Impostos

Outra vantagem de utilizar uma Retaguarda SAT confiável é a facilidade para fazer a apuração dos impostos. 

Ela automatiza o cálculo de impostos a serem recolhidos, como o ICMS e o PIS, por exemplo – com base nos registros de venda e das regras fiscais configuradas. 

Com isso você a apuração é muito mais rápida e você também minimiza erros humanos. 

Saiba mais: Carga tributária: quais são os impostos para restaurantes

5 – Obrigações Acessórias

Utilizar uma retaguarda também facilita a preparação e envio de informações para cumprir obrigações acessórias, como o SPED Fiscal. 

Você poderá acessar com facilidade dados confiáveis, reduzindo o tempo gasto e aumentando a precisão das informações enviadas. 

6 – Dados centralizados

Relatório de vendas que não bate com as informações fiscais? Isso pode acontecer se você estiver utilizando diversos sistemas diferentes. 

Ao optar por um sistema com PDV e retaguarda integrados ao SAT, você centraliza todas as informações e evita esse tipo de problema. Seus dados se tornam muito mais confiáveis e é mais fácil gerar relatórios e fazer análises. 

7 – Implantação e suporte

Ao contratar uma retaguarda SAT, você terá apoio na implantação do sistema. O fornecedor pode ajudar fazendo as configurações, integrando sistemas e certificando-se de que tudo está funcionando corretamente. 

Além disso, caso ocorra algum problema, você poderá contar com um suporte especializado. 

O que achou dessas vantagens? 

A retaguarda administrativa integrada ao sistema SAT Fiscal não apenas assegura a conformidade fiscal e reduz riscos de penalidades, mas também promove a eficiência operacional e um melhor gerenciamento financeiro e tributário do seu restaurante. 

E não é apenas isso! Uma retaguarda como a EPOC tem muitos outros recursos essenciais para seu restaurante crescer. Saiba mais sobre a nossa plataforma a seguir!

EPOC: a plataforma ideal para seu restaurante crescer

A EPOC é uma plataforma para restaurantes com soluções inovadoras criadas para melhorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos operacionais e aumentar a lucratividade. Entre elas estão: 

  • PDV Avançado e Intuitivo: É o sistema mais moderno do mercado, proporciona agilidade no lançamento de pedidos, atendimento personalizado e total controle das vendas. Emissor Fiscal SAT. 
  • Retaguarda / ERP Multilojas: Centraliza todos os dados em uma única ferramenta. Cadastro de produtos facilitado, controle de estoque automatizado, retaguarda completa com dados confiáveis para uma gestão mais eficiente. Módulo Fiscal com cadastro de Regras Fiscais, SPED e muito mais.  
  • Assistente Virtual com IA: Primeira IA para gestão de restaurantes. Responde perguntas sobre o negócio, analisa resultados e apresenta insights de maneira rápida e acessível, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, a EPOC também oferece outras ferramentas como Cardápio Digital QR Code, Totens de Autoatendimento, Sistema KDS e Delivery Hub. Tudo pensado para restaurantes que buscam máxima eficiência operacional e excelência no atendimento. Para saber como podemos ajudar seu negócio, fale com nossos consultores!

Picture of Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico

Ferramentas, Planilhas e Guias completos totalmente gratuitos para ajudar seu restaurante a crescer