Controle de caixa de restaurante: 3 ferramentas para agilizar a sua gestão

Fazer o controle de caixa de restaurante pode ter a tecnologia como uma grande aliada. Conheça três tipos de ferramentas para facilitar a sua administração financeira!

Sumário

Fazer o controle de caixa de restaurante é importante na mesma medida em que pode ser desafiador — ao menos, costumava ser assim. Felizmente, hoje a tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa.

Se você ainda precisa de uma ajudinha, pode ficar tranquilo e conferir nossas dicas de três tipos de ferramentas para facilitar a administração financeira do seu estabelecimento.

Leia também: Software para frente de caixa: o que é e quais seus benefícios

O que é controle de caixa de restaurante

O controle de caixa é o registro de todo dinheiro que entra e sai diariamente. Ou seja: é a prática de anotar tudo que o restaurante ganha (com venda de alimentos, bebidas e outros produtos) e tudo que gasta (com ingredientes, materiais, entre outros) em um dia.

Esse trabalho costuma ser de responsabilidade do setor financeiro ou administrativo e serve para que a gestão do restaurante tenha uma ideia clara e de fácil entendimento sobre como está a saúde financeira do empreendimento.

Benefícios do controle de caixa

Mas por que você deveria ter todo o trabalho de realizar o controle de caixa diário no seu restaurante? A resposta é simples: para ter eficiência e evitar a perda de dinheiro.

É através do controle diário de caixa que um estabelecimento descobre quais são as suas principais fontes de receita, quais são as maiores despesas e quanto há de verba para investir.

Dessa forma é possível descobrir o prato principal do seu restaurante e aqueles que não trazem lucro. Isso permite fazer ajustes no cardápio e melhorar os resultados de vendas. Também fica mais simples descobrir gastos que podem ser otimizados ou mesmo descartados.

Além disso, essa informação ajuda a perceber se o seu negócio está terminando os dias com lucro ou no vermelho — e, assim, agiliza o processo de corrigir problemas e antever crises. Isso também permite identificar eventuais fraudes ou erros no fluxo de caixa.

3 ferramentas para controle de caixa de restaurante

Por ser tão importante, o controle de caixa de restaurante não pode ser feito de forma lenta, muito menos de um jeito inconsistente. Possíveis erros ou descuidos, nesse caso, podem fazer com que você perca dinheiro ou deixe de ganhá-lo.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem lhe ajudar nessa hora. Desde simples planilhas até sistemas inteiros, há uma solução ideal para a sua necessidade.

Confira abaixo três dos principais tipos de ferramentas para controle de caixa de restaurante.

Planilhas

A primeira dica é uma velha conhecida de administradores e gestores que, apesar de parecer obsoleta, ainda pode ser útil para aqueles restaurantes que contam com uma operação mais reduzida e/ou baixa movimentação financeira.

Planilhas podem ser bastante úteis para cálculos simples e registros de vendas e compras de itens. No entanto, um lado negativo de optar por uma planilha é a falta de facilidade de acesso e, além disso, não ter a capacidade de automatizar a entrada dos dados.

Apps para smartphones e tablets

Um avanço em relação às planilhas são os aplicativos móveis específicos para o controle de caixa. Existe uma grande variedade deles no mercado, tanto pagos quanto gratuitos, que visam facilitar o controle das movimentações financeiras do dia a dia de um restaurante.

Uma vantagem desse tipo de ferramenta é a sua facilidade de acesso e mobilidade de uso, já que você só precisa de um smartphone ou tablet para realizar o controle de caixa. Isso permite até mesmo que mais de uma pessoa fique responsável por essa tarefa.

Porém, os apps também contam com a dificuldade em integrar informações de diferentes setores do restaurante (como ponto de venda, cozinha, estoque etc.) e automatizar os cálculos necessários para um controle de caixa ágil e fácil.

Leia também: TEF e POS: saiba quais as diferenças e como escolher

Sistema de ERP

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para “Planejador dos Recursos da Empresa”. Como o nome mesmo indica, esse tipo de sistema é mais completo e ajuda não somente no controle de caixa, mas em diversas atividades de um restaurante.

Com relação ao controle financeiro, ele permite integrar dados de diversas áreas do estabelecimento e automatizar a inclusão de dados/valores e a realização do cálculo do controle de caixa.

Isso traz mais agilidade e ainda faz com que você tenha mais tempo livre para cuidar de outras demandas do seu empreendimento.

Controle de caixa através de um sistema de gestão e automação comercial

Há ainda uma forma de elevar o ERP para um nível acima: basta contar com um sistema de gestão e automação comercial, como o EPOC.

Esse tipo de solução permite não apenas utilizar um ERP como também integrá-lo com PDV, controle de estoque, cardápio digital e até pagamento via smartphone dos clientes.

Para conferir como esse tipo de ferramenta pode oferecer mais agilidade e lucro para o seu restaurante, basta clicar aqui e falar com um de nossos especialistas!

Dúvidas Frequentes

O que é controle de caixa de restaurante?

O controle de caixa é o registro de todo dinheiro que entra e sai diariamente. Ou seja: é a prática de anotar tudo que o restaurante ganha (com venda de alimentos, bebidas e outros produtos) e tudo que gasta (com ingredientes, materiais, entre outros) em um dia.

Quais os benefícios do controle de caixa?

É através do controle diário de caixa que um estabelecimento descobre quais são as suas principais fontes de receita, quais são as maiores despesas e quanto há de verba para investir.

Além disso, essa informação ajuda a perceber se o seu negócio está terminando os dias com lucro ou no vermelho.

Quais ferramentas usar no controle de caixa?

Existem diversas ferramentas para o controle de caixa. As três principais são:

– Planilhas;
– Apps para smartphones e tablets;
– Sistema de ERP.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico