Software para frente de caixa: entenda os benefícios

Sumário

Quem ainda controla as vendas no papel e caneta ou conta com um sistema antiquado e difícil de usar precisa se atualizar sobre software para frente de caixa

Esse tipo de solução é feita para agilizar o atendimento, trazer mais segurança financeira e otimizar a operação do seu estabelecimento. Entenda mais a seguir!

Leia também: 5 grandes desafios para uma boa gestão

O que o software de frente de caixa faz?

Também conhecido como PDV, um software de frente de caixa, como o nome indica, é usado para concluir a compra de um cliente

Ou seja, é através dele que o cliente paga pela comida e/ou bebida consumida e você registra a negociação, dando baixa no seu fluxo de caixa, emitindo a nota fiscal e abrindo/fechando o caixa.

O principal e mais conhecido recurso de um software para frente de caixa é justamente controlar as vendas. No caixa, essa solução ajuda a acompanhar as compras dos clientes, calcular valores, registrar pagamentos e finalizar comandas.

Por isso, o software de frente de caixa também conta com formas de organizar o fluxo de caixa do seu restaurante ou bar. Ele permite que você registre as entradas de pagamentos de forma rápida e fácil, além de evitar erros humanos na hora de fechar o caixa.

Quais são os tipos de software de frente de caixa?

Embora exista uma grande variedade de softwares de frente de caixa, cada um com o seu diferencial, eles se encaixam em duas grandes categorias. De acordo com a forma como são utilizados, eles podem ser fixos ou móveis.

A escolha por um ou outro tipo – ou mesmo pelo uso das duas através de múltiplos PDVs – depende da sua infraestrutura e também do fluxo de clientes. Saiba mais sobre as diferenças entre os dois tipos de software para frente de caixa.

Frente de caixa fixo

Esse é o modelo mais comum e mais conhecido. É aquele que geralmente fica instalado em um computador de mesa e conectado a outros dispositivos, como caixa registradora, impressora de notas fiscais, leitores de códigos de barras, totem de autoatendimento, entre outros.

Frente de caixa móvel

Já o modelo móvel é basicamente o contrário. Ele é instalado em dispositivos portáteis, como smartphones, tablets e totens. Assim, a equipe de atendimento e os clientes contam com mais flexibilidade e agilidade na hora de completar as transações.

Quais os benefícios de contar com um software para frente de caixa?

Quem tem uma operação com grande fluxo de clientes e que, por isso, precisa de agilidade e eficiência sabe como a tecnologia pode ser uma grande aliada. No caso do software para frente de caixa não seria diferente.

Confira como ele pode ajudar no dia a dia do seu bar ou restaurante!

Agilizar as vendas e reduzir filas

O primeiro e mais notável benefício é acelerar as suas vendas e proporcionar uma experiência mais agradável e ágil para os clientes

Isso ocorre porque, com uma ferramenta de frente de caixa, você conclui as vendas de forma mais rápida e isso, por consequência, estimula os clientes a voltarem mais vezes.

Mais segurança na gestão financeira

Esse tipo de solução também é vital no controle de caixa. Utilizando uma ferramenta digital no caixa você evita erros, falhas e até mesmo alterações mal intencionadas

Isso porque o software opera automaticamente dando baixa nas vendas e já atualizando o estoque, garantindo que os números sempre sejam confiáveis.

Aumentar as vendas

Além de agilizar as vendas, um software para frente de caixa pode aumentá-las. Ele ajuda a otimizar a performance dos operadores de caixa, facilitando as suas tarefas. Por isso, essa tecnologia ajuda a conquistar mais vendas em menos tempo.

E, claro, como você já viu antes, o software melhora a experiência dos clientes. Isso faz com que eles voltem sempre e, além disso, fideliza a nova cliente – que divulga a qualidade

do seu estabelecimento no famoso (e eficiente) boca a boca.

Reduzir os custos

Além de ganhar mais, você também consegue reduzir gastos e desperdícios com um software de frente de caixa. Seja evitando erros e fraudes no controle de caixa, ou então otimizando o controle de estoque para que não ocorra desperdício de matéria-prima.

Outro benefício nesse aspecto é utilizar o software em conjunto com um ERP. Ele permite reduzir ainda mais os custos com a infraestrutura de tecnologia ao centralizar outros sistemas e ferramentas em uma única solução.

Qual o melhor programa de frente de caixa?

Com tantos benefícios para o seu empreendimento e um papel fundamental para a evolução do seu negócio, a essa altura você já percebeu que contar com um software para frente de caixa não é uma escolha, mas sim uma necessidade.

E saber qual é a melhor solução pode ser um grande desafio. O mercado conta com diversas opções, desde as mais simples, que apenas servem como um caixa para registrar vendas, até as mais completas que se conectam com outras áreas do seu estabelecimento.

O melhor é analisar primeiro quais são as suas necessidades e como é a sua infraestrutura. Se o seu negócio ainda é pequeno e não há uma demanda por uma ferramenta completa, opte por softwares mais simples.

Já se você quer aproveitar todos os benefícios desse tipo de sistema e aumentar as suas vendas, o melhor é contar com o sistema de controle e gestão que integre nele um software para frente de caixa.


Um exemplo desse tipo de solução é o EPOC, que tem PDV, ERP, controle de caixa, relatórios de performance, menu e cardápio online e muito mais, tudo em apenas um sistema. Para saber mais, converse com um de nossos especialistas sem compromisso!

Dúvidas Frequentes

O que é software de frente de caixa

Também conhecido como PDV, ele é a ferramenta usada para concluir a compra de um cliente. É através dela que o cliente paga pela comida e/ou bebida consumida e você registra a negociação, dando baixa no seu fluxo de caixa, emitindo a nota fiscal e abrindo/fechando o caixa.

Quais são os tipos de software de frente de caixa?

De acordo com a forma como são utilizados, eles podem ser fixos ou móveis. Os fixos são instalados, geralmente, em computadores de mesa; e os móveis são usados em dispositivos portáteis.

Quais os benefícios de um software para frente de caixa?

Essa solução ajuda a agilizar o processo de conclusão de uma venda, melhorar a experiência dos clientes, reduzir erros e fraudes no caixa, aumentar as vendas e diminuir os custos de operação.

Guilherme

Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico