Servir comida boa, receber os clientes, ter mais tempo e liberdade, realizar o sonho de abrir o próprio negócio e alcançar a independência financeira. Motivações não faltam para empreender na gastronomia, mas para ter sucesso é preciso muito mais do que refeições saborosas e clima hospitaleiro.
Embora o setor de alimentação fora de casa movimente bilhões todos os anos e tenha um potencial enorme, gerenciar um restaurante ou bar é uma tarefa complexa e repleta de desafios — o que acaba levando muitos a fecharem as portas logo nos primeiros anos.
Se você está iniciando essa jornada ou quer entender mais sobre empreendedorismo na gastronomia, continue lendo este artigo! Nele vamos ver como está o cenário atual do mercado, quais são os principais desafios e o que fazer para ter sucesso. Acompanhe!
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O cenário do mercado de gastronomia no Brasil
Depois de um período de crise durante a pandemia de COVID-19, o mercado de gastronomia no Brasil luta para se recuperar. Agora, empreendedores do setor de food service estão focados em retornar aos mesmos patamares pré-pandemia e voltar a crescer.
De acordo com dados do estudo Crest, feito pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Mosaiclab, em 2022 os brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa. Isso representa um aumento de 27,6% em comparação a 2021.
O estudo também indica que:
- Os consumidores estão gastando mais: o ticket médio foi de R$ 19,27, com um aumento de 8%;
- O fluxo de visitação aos estabelecimentos físicos está maior: teve alta de 2%;
- Cresceu a fatia de participação do delivery: saiu de 9% em 2019 para 16% em 2022.
Mesmo com os resultados positivos, em 2023 o cenário ainda é complexo. Um dos maiores desafios segue sendo a economia, com a inflação elevando os custos e o desemprego impactando o poder de consumo. A boa notícia é que ambos estão em queda e a perspectiva é de melhora, mesmo que lenta.
Um outro estudo do Crest aponta uma estagnação do setor no 2º trimestre de 2023, com queda de 5% no fluxo de visitação e crescimento de apenas 0,5% no gasto em relação ao mesmo período de 2022.
Embora o cenário seja desafiador, o food service brasileiro tem muito potencial de crescimento. Ainda segundo o Crest, a penetração do setor está estagnada em 23%, o que significa que a cada 100 potenciais consumidores, apenas 23 fizeram uma refeição fora de casa no dia anterior.
Ou seja: ainda há muita oportunidade de expansão. Para ganhar espaço no mercado e ter um crescimento consistente, é preciso olhar para as mudanças no comportamento de consumo, acompanhar as tendências, atender às novas demandas dos clientes, buscar inovação constante e investir em digitalização. Vamos ver mais sobre isso adiante, confira!
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Empreendedorismo na gastronomia: 5 passos para o sucesso
Ser um empreendedor gastronômico é uma jornada repleta de desafios. Afinal, restaurantes e bares são negócios altamente complexos. É preciso gerenciar diferentes processos para ter uma operação eficiente, oferecer um atendimento de excelência e garantir a saúde financeira.
Em um mercado altamente concorrido e com um cenário econômico desfavorável, sai na frente quem tem visão estratégica. A seguir, confira os cinco passos para ter um restaurante de sucesso.
1. Eficiência operacional
O primeiro passo é ter uma operação eficiente. Isso significa manter tudo fluindo perfeitamente: pedidos, produção, pagamento, fluxo de caixa, controle de estoque, compras, gestão fiscal e financeira.
São muitos pontos a serem observados, e por isso é fundamental contar com a ajuda da tecnologia. Escolher um sistema para restaurante completo, que integre e automatize os processos de ponta a ponta, é a melhor forma de alcançar a eficiência operacional.
2. Atendimento de excelência
Depois que sua operação estiver rodando perfeitamente, você deve se concentrar em otimizar a experiência e fidelizar seus clientes. Lembre-se: quem sai satisfeito volta sempre e recomenda seu restaurante para outras pessoas, e essa é a melhor forma de manter a casa cheia.
Todo mundo gosta de receber um atendimento ágil e cordial — no entanto, esse é apenas o “feijão com arroz” que todo restaurante ou bar deve fazer. Para se destacar da concorrência, é preciso ir além.
Uma maneira de fazer isso é coletar dados que ajudem a entender o perfil e o comportamento dos clientes. Utilizando uma solução como o EPOC você consegue gerar essas informações e fazer análises com facilidade.
Com isso, pode ter insights e pensar formas de prestar um serviço exclusivo e diferenciado, que impressione seus clientes.
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3. Redução de custos
Se você não olhar com atenção para os seus custos, não conseguirá alcançar uma boa lucratividade.
Esse é um dos grandes desafios dos empreendedores gastronômicos. De acordo com um levantamento feito pela Abrasel, apenas 43% dos bares e restaurantes operam com lucro. Muitos estão endividados, gastam muito e não conseguem equilibrar as contas.
Para reduzir os custos é preciso ter visibilidade do negócio: como está o estoque, quem são os melhores fornecedores, qual insumo gera mais desperdício, como é a produtividade da equipe, como está o CMV, quais pratos são mais lucrativos, quanto está sendo gasto com taxas, quais regras fiscais estão sendo aplicadas.
E para ter essa visibilidade é preciso contar com uma ferramenta que ofereça informações confiáveis. Escolha um ERP para restaurante que disponibilize essas informações e possibilite analisar seus resultados, fazer comparativos e identificar oportunidades de melhoria.
Leia também: Restaurante pode cobrar taxa de desperdício?
4. Inteligência de negócios
O Business Intelligence (BI) é uma tendência em todos os setores, e não é diferente em negócios gastronômicos.
Quem tiver dados confiáveis disponíveis, souber fazer as análises corretamente e transformar essas informações em ações estratégicas, com certeza estará em vantagem em relação aos demais players do mercado.
Felizmente, há soluções de Analytics para restaurantes e bares que simplificam essas análises e geram insights valiosos. O EPOC Analytics, por exemplo, foi construído especialmente para esse segmento e traz tudo o que você precisa para alavancar seus resultados.
5. Inovação constante
Por fim, cultivar uma mentalidade inovadora e estar sempre buscando novas soluções é uma habilidade indispensável para empreender na gastronomia.
E, quando falamos em inovação, não estamos nos referindo apenas às tecnologias mais recentes, mas também em modelos de negócio, novos produtos, novas experiências.
Acompanhar as mudanças no comportamento de consumo e não ter medo de experimentar é o que impulsiona negócios neste setor.
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Conheça as soluções da EPOC para o seu negócio gastronômico
Não importa se você está começando agora ou se já está em fase de expansão. A EPOC tem uma solução que se adapta a diferentes modelos de negócio e ajuda a enfrentar os desafios em cada etapa da jornada do empreendedor gastronômico.
Estamos há 20 anos no mercado, desenvolvendo soluções pensadas com foco em ajudar restaurantes, bares e casas noturnas a aumentarem a eficiência operacional e a lucratividade.
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