11 ideias de post para Instagram de restaurantes e bares

Divulgar seu restaurante ou bar nas redes sociais é indispensável para o sucesso do negócio. Confira uma lista de ideias de post para Instagram!
ideias de post para instagram

Sumário

Divulgar seu restaurante ou bar nas redes sociais é indispensável para o sucesso do seu negócio. É por meio delas que os clientes buscam novos lugares, ficam sabendo de promoções, fazem pedidos e interagem com o estabelecimento. 

O Instagram é uma das principais formas de promover o seu negócio e se relacionar com o seu público. Por isso, ter um perfil ativo e bem elaborado é fundamental. Neste artigo, confira 11 ideias de post para Instagram e dicas para seu perfil bombar!

Por que fazer marketing no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Não à toa, se tornou um canal indispensável na estratégia de marketing gastronômico

São muitas as vantagens de manter um perfil no Instagram. Veja algumas delas a seguir. 

Saiba mais: Marketing para restaurantes e bares: guia prático + 15 dicas

Visibilidade para o negócio 

O Instagram é uma vitrine para o seu negócio. Manter seu perfil sempre ativo ajuda a dar visibilidade e permite que novas pessoas conheçam o seu restaurante ou bar.

Por ser uma plataforma visual, os restaurantes podem aproveitar para exibir imagens de pratos deliciosos, ambiente acolhedor e detalhes encantadores. Fotos e vídeos de alta qualidade podem cativar os seguidores, despertando o apetite e incentivando visitas ao restaurante.

Maior alcance do público

As redes sociais como o Instagram também permitem que seu negócio alcance um público que talvez não chegasse a conhecer seu estabelecimento de outra forma. Se você quer expandir a sua base de clientes, essa é uma excelente ferramenta. 

Uma boa ideia é impulsionar as publicações, criando anúncios segmentados com o perfil de público que você deseja atrair. Desta forma, mais pessoas terão contato com seu restaurante e podem se interessar em fazer uma visita. 

Engajamento com clientes

Outra vantagem de investir no marketing no Instagram é o engajamento com os seus clientes. A rede possui uma série de recursos que possibilitam a interação, como enquetes, comentários e marcações nos stories ou posts, por exemplo. 

Você pode estimular essas interações para se aproximar do seu público, fortalecer o relacionamento e fidelizar seus clientes. 

Reforço de marca

Estar no Instagram também é uma forma de reforçar a marca do seu restaurante ou bar. Para isso, você pode criar publicações com a identidade visual do seu negócio e compartilhar sua história e valores, por exemplo. 

Tudo isso contribui para que seu restaurante seja reconhecido e ganhe cada vez mais credibilidade, o que é fundamental para a longevidade do seu negócio. 

Aumento nas vendas

Por fim, o Instagram pode ajudar a impulsionar suas vendas. As pessoas pesquisam por novos restaurantes para visitar nas redes sociais, e se você tiver um perfil atrativo e com todas as informações, certamente conquistará muitos clientes. 

Também é possível utilizar a rede como um canal de venda, recebendo pedidos ou compartilhando o link para um cardápio digital, WhatsApp ou aplicativo de delivery. 

11 ideias de post para Instagram de restaurantes

Ok, mas como criar conteúdo para o Instagram com consistência e usufruir de todas as vantagens que citamos acima? Essa tarefa exige bastante criatividade, e muitas vezes pode ser desafiadora. 

Para ajudar, veja a seguir 11 ideias de post para Instagram que você pode utilizar no seu perfil para divulgar seu restaurante ou bar, interagir com o seu público e vender mais. Confira!

1 – Promoções

Crie posts para divulgar promoções como combos, cupons de desconto, entrega grátis, happy hour com drinks em dobro, entre outras. Uma boa ideia é escolher um dia da semana para promoções especiais. 

Você também pode promover sorteios: para concorrer, a pessoa tem que marcar amigos nos comentários e compartilhar a publicação no stories. Isso aumenta o engajamento e o alcance do seu restaurante. 

2 – Prato do dia

Se o seu menu tiver um prato especial do dia, capriche nas fotos ou vídeos e publique nos stories ou no feed. Essa é uma ótima forma de despertar o interesse dos clientes e fazer com que visitem seu estabelecimento. 

3 – Enquetes

As enquetes dos stories são um excelente meio de interação com o seu público, que também pode servir para identificar suas preferências. Mostre diferentes opções de pratos ou drinks e pergunte qual a favorita. 

As caixinhas de perguntas também podem servir para pedir sugestões, ideias e feedbacks sobre o cardápio, o ambiente, programação etc. 

4 – Ambiente

Um ambiente agradável e aconchegante também é um atrativo. Por isso, crie publicações mostrando seu espaço, com foco nos detalhes que fazem a diferença. 

Outra ideia é criar espaços instagramáveis, que estimulem seus clientes a fotografar e compartilhar no próprio perfil. Uma ótima estratégia para alcançar mais pessoas e interagir com seus clientes. 

5 – Bastidores

As pessoas são curiosas e podem gostar de ver os bastidores do seu restaurante ou bar. 

Como é a produção na cozinha? E o preparo de drinks? Quem são os seus fornecedores? Como vocês organizam tudo para receber os clientes? Mostre a rotina do seu restaurante para se aproximar do seu público. 

6 – #TBT

Resgate momentos especiais e marcantes do seu negócio e crie publicações para a hashtag mais famosa do Instagram: a #TBT – a sigla para “throwback thursday”, que quer dizer, em uma tradução livre, quinta-feira das lembranças. 

Aproveite para contar sua história e como seu negócio evoluiu, lembrar de itens que faziam parte do cardápio ou outra lembrança que seja significativa para o negócio. 

7 – Cardápio

Incluiu um novo item no cardápio? Não deixe de criar um post contando a novidade. Desperte a curiosidade dos clientes com boas imagens e faça promoções especiais para quem quiser conhecer. 

Também vale fazer posts do tipo carrossel com os itens do cardápio que fazem mais sucesso, destacando o ranking dos favoritos. 

8 – Programação 

Se for o caso, faça um post com a programação da semana para que as pessoas saibam o que está rolando no seu restaurante ou bar. 

Você pode fixar o post no topo do feed ou um destaque de stories para facilitar. Desta forma, as pessoas sabem onde encontrar a informação e podem conferir a atração do dia com antecedência. 

9 – Feedbacks dos clientes

Muitas vezes os clientes compartilham feedbacks positivos nos stories ou nos comentários que você pode reproduzir nas postagens do Instagram. 

Isso é essencial para ganhar a confiança de novos clientes e aumentar sua credibilidade no mercado. E você ainda estará valorizando o feedback e estreitando o relacionamento com seus clientes. 

10 – Memes e Trends

Faça sua própria versão dos memes do momento e entre nas trends do Instagram. Além de aumentar seu alcance, esse tipo de conteúdo é ótimo para descontrair, aproximar sua marca do público e gerar engajamento. 

11 – Datas especiais

Compartilhe momentos especiais dos seus clientes, como festas de aniversário. Isso incentiva outras pessoas a buscarem seu estabelecimento para eventos, o que pode elevar seu faturamento.

Também faça publicações de datas especiais, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Natal também são ótimas para gerar engajamento e movimentar ainda mais seu negócio. 

Baixe grátis o Calendário com datas importantes para bares e restaurantes e não deixe nenhuma passar em branco! 
Se gostou dessas ideias de post para Instagram, continue acompanhando o blog da EPOC e confira nossos conteúdos sobre gestão de restaurantes e bares.

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico