Promoções para restaurantes: guia completo para lucrar mais

Está precisando conquistar mais clientes e aumentar as vendas? Neste artigo, confira um passo a passo completo para criar promoções para restaurantes e veja 9 ideias de ofertas para aplicar no seu negócio.
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Sumário

Em um mercado tão competitivo como o de restaurantes, ganha quem sabe como atrair e fidelizar os clientes. Fazer promoções é uma das maneiras mais eficazes para isso. Afinal, quem resiste a um desconto ou condição especial?

No entanto, apesar de parecer simples, criar promoções para restaurantes exige muito planejamento e estratégia. Sem isso, você pode acabar não atingindo os resultados esperados e até acabar no prejuízo. Então, não perca nosso guia completo a seguir! 

Nele você vai ver um passo a passo para elaborar ofertas criativas e conquistar novos clientes, e também conferir uma lista de ideias para aplicar no seu negócio. Continue lendo para saber mais.

Por que fazer promoções no seu restaurante?

As promoções são parte fundamental da estratégia de vendas de um restaurante. Elas são uma forma eficaz de atrair novos clientes, reter os existentes e aumentar o faturamento

Em um mercado em que a concorrência é muito acirrada, as ofertas especiais ajudam a criar um senso de urgência nos clientes, incentivando-os a visitar seu estabelecimento. 

Além disso, podem servir como uma novidade, oferecendo novas experiências e mantendo seu restaurante sempre interessante para o seu público. 

Por fim, as promoções também podem servir para tornar o negócio mais eficiente e lucrativo. Isso porque são uma forma de movimentar o estoque e impulsionar o consumo dos itens do cardápio que dão um melhor retorno para o estabelecimento. 

Leia também: 9 formas de aumentar o ticket médio do restaurante

Quais são os principais tipos de promoção?

Existem várias maneiras de implementar promoções em seu restaurante, incluindo:

  • Descontos e Ofertas Especiais: Oferecer preços mais baixos em determinados pratos e bebidas durante um período. 
  • Promoções de Temporada: São sazonais, válidas para uma estação do ano, datas comemorativas e feriados, por exemplo. 
  • Eventos Especiais: São ações pontuais ou recorrentes com o objetivo de atrair clientes, como noites temáticas, degustações de vinhos, Happy Hours, entre outros. 
  • Programas de Fidelidade: São uma forma de recompensar clientes fiéis com descontos, brindes, ou pontos que podem ser trocados por uma refeição ou outros benefícios. 

Cada uma delas pode atender a um objetivo diferente e, quando combinadas, impulsionam os resultados do seu restaurante. A seguir, confira o passo a passo para fazer promoções! 

Passo a passo para criar promoções para restaurantes

Não basta oferecer um desconto qualquer e esperar que os resultados sejam excelentes. Este é um erro bastante comum, que pode acabar prejudicando o negócio. 

As promoções devem ser encaradas como um processo contínuo de planejamento, execução, análise de desempenho e aperfeiçoamento. Desta forma, você consegue identificar quais ações são mais eficazes e pode replicar. 

Veja a seguir um passo a passo para fazer promoções no seu restaurante!

Defina objetivos e metas

O principal objetivo de uma promoção é aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento. Mas há outras possibilidades, como por exemplo:

  • Atrair um público diferente do habitual 
  • Lançar um novo item do cardápio 
  • Movimentar o estoque e evitar perdas
  • Se posicionar no mercado e fortalecer a marca

Definir qual o seu objetivo é o primeiro passo para criar uma promoção eficaz. Dessa forma você consegue adequar a oferta e direcionar seus esforços, agindo de maneira estratégica. 

Conheça seu público

Conhecer o perfil e os hábitos de consumo do seu público é essencial para criar promoções realmente atrativas. 

Você pode analisar seus relatórios de vendas para identificar quais são os produtos mais populares entre os seus clientes e pensar promoções de cross-sell ou upsell com esses itens. 

Também pode criar ofertas direcionadas para casais, famílias, amigos ou colegas de trabalho, por exemplo. 

Escolha o tipo de promoção

Em seguida, é hora de elaborar a promoção! Escolha qual o tipo mais adequado para o seu objetivo e perfil de público. Também determine o período de duração da promoção e outras condições. 

Depois, leve em conta também quais os custos envolvidos para chegar a um preço que seja ao mesmo tempo atrativo para o cliente e lucrativo para seu negócio. Não adianta fazer uma promoção para atrair clientes e sair no prejuízo, não é mesmo? 

Estabeleça orçamento e recursos

Depois de definir qual será a promoção, liste tudo o que será necessário para colocá-la em prática e faça um orçamento. Por exemplo: material de divulgação, equipe de atendimento extra, insumos, atrações especiais etc. 

Esse passo é importante para levantar quais os custos envolvidos e, depois, analisar se realmente compensa criar uma ação promocional desse tipo. 

Faça a divulgação

Com tudo definido, é hora de divulgar! O marketing faz toda a diferença e pode ser determinante para o sucesso da sua promoção. 

O formato vai depender do tipo de promoção que você escolheu. Mas você pode pensar em publicações nas redes sociais, panfletos e banners, mensagens para o WhatsApp dos clientes, cartazes e placas na entrada do estabelecimento, entre outras. 

Treine sua equipe

Manter a qualidade dos produtos e do atendimento é um cuidado que você deve ter ao fazer promoções no seu restaurante. 

Por isso, treine sua equipe para garantir que eles estejam bem informados sobre as condições da promoção e preparados para lidar com um aumento no fluxo de clientes. 

Acompanhe os resultados

Utilize ferramentas para acompanhar o desempenho da da promoção e fazer os ajustes conforme o necessário. Assim, você garante melhores resultados e consegue atingir o objetivo traçado lá no início. 

Contar um uma plataforma como a EPOC facilita esse tipo de monitoramento, pois ela permite fazer análises minuciosas das vendas de forma fácil e rápida. 

Avalie o desempenho

Ao final da promoção, avalie o desempenho observando métricas como aumento das vendas e faturamento, itens mais vendidos, número de novos clientes, feedbacks recebidos, entre outras. 

Essa análise final serve para você entender se conseguiu atingir seu objetivo e se a promoção foi de fato eficaz. 

Identifique acertos e erros

O último passo é identificar quais foram os acertos e erros na sua promoção. 

A partir da avaliação de desempenho feita anteriormente, você pode gerar insights que serão valiosos para aperfeiçoar suas estratégias e elaborar novas promoções. Assim, seus resultados serão cada vez melhores. 

9 ideias de promoções para restaurantes

Agora que você já sabe qual o processo para criar promoções para restaurantes, confira algumas ideias criativas abaixo e comece a colocar em prática o passo a passo! 

  1. Menu degustação 

O menu degustação é ótimo para atrair novos clientes, pois permite experimentar diversos pratos diferentes em uma única visita. 

Dar um desconto em datas especiais, como o dia dos namorados, pode ser um estímulo maior para que seus clientes escolham essa experiência

  1. Combos para grupos ou famílias

Se este for o perfil do seu público, vale a pena criar combos promocionais para grupos ou famílias. 

Você pode combinar itens do cardápio que são mais populares com outro que é mais lucrativo, ou então com um item que está perto da data de vencimento. Assim, suas vendas se tornam mais estratégicas e vantajosas para seu negócio. 

  1. Dia da semana temático

Esse tipo de promoção funciona muito bem porque é um diferencial. A novidade chama atenção das pessoas e ajuda a movimentar o restaurante em dias que são tradicionalmente mais calmos. 

Use a criatividade para promover um dia da semana especial. Pode ser uma terça-feira mexicana, uma quarta-feira romântica, um happy hour na quinta-feira ou outro tema que seja adequado ao perfil dos seus clientes e conceito do seu negócio. 

  1. Promoção de “traga um amigo”

Para ampliar sua base de clientes, nada melhor do que incentivar os atuais a trazer um amigo. Dê um desconto ou ofereça um item em dobro — bebidas, porções, sobremesas — para quem vier acompanhado na próxima visita. 

  1. Cardápio do dia 

Que tal cobrar mais barato no cardápio do dia? Essa é uma maneira de influenciar a decisão dos clientes e impulsionar as vendas dos pratos mais lucrativos. 

Além disso, essa estratégia também pode facilitar a gestão do estoque, pois você pode planejar com antecedência um cardápio para cada dia da semana e ter maior controle da entrada e saída de insumos. 

  1. Ofertas de aniversário 

Celebrações de aniversário são ótimas para aumentar seu faturamento. 

Por isso, crie condições especiais atrativas para aniversariantes. Por exemplo: descontos, itens em dobro, primeiro drink grátis, bolo de aniversário de cortesia, ao trazer X pessoas o aniversariante não paga. 

E vale ressaltar: avalie o perfil de consumo e conceito do seu negócio para elaborar a promoção mais adequada. 

  1. Desconto para novos clientes

Ofereça um desconto especial para clientes que ainda não estão cadastrados no seu sistema. Essa é uma forma de fidelizar quem já conhece seu restaurante, estreitar o relacionamento e obter informações para elaborar futuras promoções. 

  1. Parcerias com empresas locais 

Procure as empresas que estão nos arredores do seu restaurante e proponha uma parceria, oferecendo descontos para colaboradores. Outra ideia é fazer um programa de fidelidade especial para a empresa. 

Essa é uma promoção muito comum em restaurantes self-service, mas também pode dar certo para restaurantes à la carte, atraindo executivos que buscam um local para almoços ou jantares de negócios. 

  1. Cupons de influenciadores

Faça uma pesquisa para encontrar influenciadores nas redes sociais que possam divulgar seu restaurante, oferecendo um cupom de desconto para seus seguidores. Essa é uma promoção muito boa para expandir sua abrangência e reforçar sua marca no mercado. 

Conheça a EPOC e impulsione suas vendas

Com as dicas e ideias que trouxemos neste guia de promoções para restaurantes, você está preparado para criar suas ofertas e aumentar suas vendas. 

Como vimos, o planejamento é fundamental para alcançar seus objetivos, e por isso é importante contar com uma plataforma como a EPOC, com soluções completas para seu negócio: PDV, ERP, Analytics, cardápio digital e muito mais. 

Com ela você tem dados confiáveis sobre as vendas do seu restaurante e perfil dos seus clientes, e pode fazer análises com muita facilidade. Assim, pode elaborar promoções mais eficazes e aumentar sua lucratividade. 

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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