Há quem diga que uma experiência gastronômica ou de entretenimento só está completa se for compartilhada nas redes sociais.
Drinks coloridos, pratos que são uma verdadeira obra de arte, cantinhos divertidos e letreiros em neon fazem sucesso nos stories e feed do Instagram. Afinal, quem não gosta de postar uma foto bonita e ganhar muitos likes?
Para aproveitar essa onda, restaurantes, bares e casas noturnas passaram a contar com um espaço instagramável: um local pensado para que os clientes tirem fotos e divulguem em seus perfis, contribuindo para o marketing do estabelecimento.
Que tal criar um no seu estabelecimento? Confira a seguir nossas dicas e ideias!
O que é espaço instagramável?
O termo “instagramável” surgiu para designar algo — um objeto ou ambiente, por exemplo — que é ideal para ser publicado no Instagram. Ou seja: que é visualmente atraente, interessante, inspirador e que, muitas vezes, representa um estilo de vida. Para ser instagramável, é preciso se enquadrar aos padrões estéticos dessa rede social e, desta forma, estimular que as pessoas criem conteúdos e divulguem em seus perfis.
O espaço instagramável é, portanto, um local que possui essas características. Ele é criado em restaurantes, bares, baladas, lojas e outros estabelecimentos comerciais para que os clientes possam tirar fotos e publicar na rede social. Além disso, também é bastante comum ter uma área com esse propósito em casamentos, festivais de música e outros eventos.
Um restaurante instagramável, por exemplo, pode ser um local com uma decoração diferenciada, com pratos e bebidas chamativos que incentivem os clientes a compartilhar a experiência.
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Por que criar um espaço instagramável?
Ter um espaço instagramável — ou refeições, bebidas, experiências instagramáveis — é uma estratégia de marketing.
Isso porque, ao publicar uma foto, reels ou stories mostrando a experiência no seu estabelecimento, os clientes estão essencialmente fazendo publicidade gratuita. É uma versão mais atual do marketing boca a boca, com uma diferença: o alcance.
Um único cliente pode influenciar diversos seguidores a visitar seu restaurante, bar ou balada. Esse tipo de divulgação é muito eficaz porque, em geral, as pessoas confiam mais na opinião de amigos, familiares e até mesmo dos influencers com os quais se identificam.
Além de ser uma ótima ferramenta de marketing, ter um espaço instagramável também enriquece a experiência do seu cliente, que pode curtir um cantinho especial, se divertir e tirar boas fotos.
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8 ideias para criar um espaço instagramável perfeito
A decoração é o cria um espaço instagramável. Se você tiver orçamento para contar com a ajuda de uma arquiteta ou designer de interiores, ótimo!
Se não, busque referências nas redes sociais (o próprio Instagram ou o Pinterest) e use sua criatividade. Muitas vezes, um cantinho bem iluminado com plantas ou um pequeno detalhe já faz diferença. Confira algumas ideias para criar um espaço instagramável abaixo.
1 – Iluminação
A iluminação é poderosa para transformar ambientes. As luzes podem trazer aconchego, criar um clima romântico, tornar o ambiente mais descolado. Algumas ideias que você pode aplicar:
- LED colorido
- Letreiros em Neon
- Velas
- Luminárias divertidas
- Luzes interativas que os clientes podem controlar
2 – Ambientes Temáticos
Você pode criar um ambiente temático para reforçar a proposta e estilo do seu negócio. Por exemplo: uma área com decoração inspirada na década de 1920 para um bar de coquetéis. Ou então uma área tropical para um restaurante de frutos do mar.
Outra ideia que é mais tradicional mas também faz bastante sucesso são as decorações sazonais, como o Halloween, Natal ou dia dos namorados.
Saiba mais: Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio
3 – Móveis
Móveis com um design diferenciado, coloridos ou divertidos podem se tornar a grande atração do lugar. Eles chamam a atenção dos clientes e compõem ótimos cenários para fotos. Um sofá elegante no hall de entrada, com uma boa iluminação, pode render cliques excelentes.
4 – Banheiro
A selfie no espelho do banheiro é um clássico e, se você puder criar um ambiente único, com certeza muitas fotos sairão dali. Para isso, você pode investir em espelhos com molduras extravagantes, papel de parede e azulejos criativos, uma paleta de cores chamativa e iluminação caprichada.
5 – Plantas
Use plantas para criar um ambiente agradável e que chame atenção. Crie jardins verticais em uma parede, inclua plantas suspensas ou folhagens grandes em vasos para obter um visual exuberante.
6 – Grafite
Convide um artista local para criar um mural de grafite que combine com o seu negócio. Como geralmente são grandes e coloridos, eles se tornam uma marca registrada do local e, além de ficarem bonitos na foto, ajudam a reforçar sua marca.
7 – Painéis
Um painel de madeira decorado com padrões geométricos, mandalas ou outros elementos que combinem com o local também são ótimos para criar um espaço instagramável. Inclua uma iluminação embutida para o visual ficar ainda mais interessante.
Os painéis também podem ser uma imagem que servirá de plano de fundo da foto e tenham elementos que combinem com o seu negócio.
8 – Interatividade
A interatividade também estimula os clientes a compartilharem fotos do seu estabelecimento no Instagram. Paredes de recados em giz, frases em post-its, jogos, painéis com algum elemento que o cliente possa alterar.
Além do espaço, crie experiências instagramáveis
Mais do que ter um espaço diferenciado que inspire os clientes a tirarem fotos para suas redes sociais, você também pode criar experiências instagramáveis.
Uma forma de fazer isso é servindo drinks e refeições que tenham uma apresentação atrativa, que todo mundo vai querer registrar e compartilhar. Copos e louças especiais também ajudam a compor um visual irresistível.
Outra boa ideia é transformar o próprio preparo do pedido em uma atração: drinks, sushis, alimentos flambados atraem o olhar dos clientes, despertam a curiosidade e geram ótimos stories.
Por fim, você também pode pensar em promoções que incentivem a publicação nas redes sociais. Crie uma hashtag para seu negócio, faça concursos e desafios, dê descontos para quem divulgar o negócio. Assim, você estará ampliando o alcance e atraindo novos clientes.
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