Espaço instagramável: 8 ideias para criar o ambiente perfeito

Quer que seus clientes divulguem seu negócio de graça no Instagram? Então confira essas ideias para criar um espaço instagramável irresistível!
espaço instagramável

Sumário

Há quem diga que uma experiência gastronômica ou de entretenimento só está completa se for compartilhada nas redes sociais. 

Drinks coloridos, pratos que são uma verdadeira obra de arte, cantinhos divertidos e letreiros em neon fazem sucesso nos stories e feed do Instagram. Afinal, quem não gosta de postar uma foto bonita e ganhar muitos likes?

Para aproveitar essa onda, restaurantes, bares e casas noturnas passaram a contar com um espaço instagramável: um local pensado para que os clientes tirem fotos e divulguem em seus perfis, contribuindo para o marketing do estabelecimento.

Que tal criar um no seu estabelecimento? Confira a seguir nossas dicas e ideias!

O que é espaço instagramável?

O termo “instagramável” surgiu para designar algo — um objeto ou ambiente, por exemplo — que é ideal para ser publicado no Instagram. Ou seja: que é visualmente atraente, interessante, inspirador e que, muitas vezes, representa um estilo de vida. Para ser instagramável, é preciso se enquadrar aos padrões estéticos dessa rede social e, desta forma, estimular que as pessoas criem conteúdos e divulguem em seus perfis. 

O espaço instagramável é, portanto, um local que possui essas características. Ele é criado em restaurantes, bares, baladas, lojas e outros estabelecimentos comerciais para que os clientes possam tirar fotos e publicar na rede social. Além disso, também é bastante comum ter uma área com esse propósito em casamentos, festivais de música e outros eventos.

Um restaurante instagramável, por exemplo, pode ser um local com uma decoração diferenciada, com pratos e bebidas chamativos que incentivem os clientes a compartilhar a experiência.

cliente tira foto do prato em restaurante para publicar no instagram

Leia também: Bares temáticos: veja por que e como investir neles

Por que criar um espaço instagramável?

Ter um espaço instagramável — ou refeições, bebidas, experiências instagramáveis — é uma estratégia de marketing

Isso porque, ao publicar uma foto, reels ou stories mostrando a experiência no seu estabelecimento, os clientes estão essencialmente fazendo publicidade gratuita. É uma versão mais atual do marketing boca a boca, com uma diferença: o alcance. 

Um único cliente pode influenciar diversos seguidores a visitar seu restaurante, bar ou balada. Esse tipo de divulgação é muito eficaz porque, em geral, as pessoas confiam mais na opinião de amigos, familiares e até mesmo dos influencers com os quais se identificam. 

Além de ser uma ótima ferramenta de marketing, ter um espaço instagramável também enriquece a experiência do seu cliente, que pode curtir um cantinho especial, se divertir e tirar boas fotos. 

Saiba mais: 11 ideias de post para Instagram de restaurantes e bares

8 ideias para criar um espaço instagramável perfeito

A decoração é o cria um espaço instagramável. Se você tiver orçamento para contar com a ajuda de uma arquiteta ou designer de interiores, ótimo! 

Se não, busque referências nas redes sociais (o próprio Instagram ou o Pinterest) e use sua criatividade. Muitas vezes, um cantinho bem iluminado com plantas ou um pequeno detalhe já faz diferença. Confira algumas ideias para criar um espaço instagramável abaixo.

1 – Iluminação

A iluminação é poderosa para transformar ambientes. As luzes podem trazer aconchego, criar um clima romântico, tornar o ambiente mais descolado. Algumas ideias que você pode aplicar:

  • LED colorido
  • Letreiros em Neon
  • Velas 
  • Luminárias divertidas
  • Luzes interativas que os clientes podem controlar
mulher tirando selfie em um bar com iluminação instagramável

2 – Ambientes Temáticos

Você pode criar um ambiente temático para reforçar a proposta e estilo do seu negócio. Por exemplo: uma área com decoração inspirada na década de 1920 para um bar de coquetéis. Ou então uma área tropical para um restaurante de frutos do mar. 

Outra ideia que é mais tradicional mas também faz bastante sucesso são as decorações sazonais, como o Halloween, Natal ou dia dos namorados.

Casal tirando selfie para o Instagram em restaurante no dia dos namorados

Saiba mais: Como desenvolver uma programação especial para movimentar seu negócio

3 – Móveis

Móveis com um design diferenciado, coloridos ou divertidos podem se tornar a grande atração do lugar. Eles chamam a atenção dos clientes e compõem ótimos cenários para fotos. Um sofá elegante no hall de entrada, com uma boa iluminação, pode render cliques excelentes. 

mulher posa para foto em frente a estante decorada e móveis instagramáveis em um bar

4 – Banheiro

A selfie no espelho do banheiro é um clássico e, se você puder criar um ambiente único, com certeza muitas fotos sairão dali. Para isso, você pode investir em espelhos com molduras extravagantes, papel de parede e azulejos criativos, uma paleta de cores chamativa e iluminação caprichada. 

amigas tiram selfie no espelho de banheiro instagramável

5 – Plantas

Use plantas para criar um ambiente agradável e que chame atenção. Crie jardins verticais em uma parede, inclua plantas suspensas ou folhagens grandes em vasos para obter um visual exuberante. 

mulher almoçando em um espaço instagramável com plantas e frase na parede

6 – Grafite

Convide um artista local para criar um mural de grafite que combine com o seu negócio. Como geralmente são grandes e coloridos, eles se tornam uma marca registrada do local e, além de ficarem bonitos na foto, ajudam a reforçar sua marca. 

mulher tira selfie para o instagram enquanto toma um drink em frente a uma parede com grafite colorido em bar

7 – Painéis

Um painel de madeira decorado com padrões geométricos, mandalas ou outros elementos que combinem com o local também são ótimos para criar um espaço instagramável. Inclua uma iluminação embutida para o visual ficar ainda mais interessante. 

Os painéis também podem ser uma imagem que servirá de plano de fundo da foto e tenham elementos que combinem com o seu negócio. 

interior de restaurante com painel pintado de flamingos e folhagens na parede

8 – Interatividade

A interatividade também estimula os clientes a compartilharem fotos do seu estabelecimento no Instagram. Paredes de recados em giz, frases em post-its, jogos, painéis com algum elemento que o cliente possa alterar. 

homem aguardando pedido em café com painel de recados interativo

Além do espaço, crie experiências instagramáveis

Mais do que ter um espaço diferenciado que inspire os clientes a tirarem fotos para suas redes sociais, você também pode criar experiências instagramáveis. 

Uma forma de fazer isso é servindo drinks e refeições que tenham uma apresentação atrativa, que todo mundo vai querer registrar e compartilhar. Copos e louças especiais também ajudam a compor um visual irresistível. 

Outra boa ideia é transformar o próprio preparo do pedido em uma atração: drinks, sushis, alimentos flambados atraem o olhar dos clientes, despertam a curiosidade e geram ótimos stories. 

Por fim, você também pode pensar em promoções que incentivem a publicação nas redes sociais. Crie uma hashtag para seu negócio, faça concursos e desafios, dê descontos para quem divulgar o negócio. Assim, você estará ampliando o alcance e atraindo novos clientes. 

Para ajudar você a criar essas ações de marketing, criamos o Calendário Definitivo de Datas Importantes Para Bares e Restaurantes! Faça o download grátis para planejar eventos e promoções com facilidade.

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico