Gastrobares são a febre do momento. Esse modelo de negócio — que é meio bar, meio restaurante — conquistou o público rapidinho e ganhou espaço no mercado. Mas será que vale a pena investir nesse tipo de bar?
Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona um gastrobar, e também poderá conferir algumas dicas para montar o seu negócio e ter sucesso. Aproveite!
O que é e como funciona um gastrobar?
O próprio nome já deixa a pista: gastronomia + bar.
A tendência de gastrobar começou em Londres, a terra dos pubs, em 1991, quando David Eyre e Mike Belben inauguraram o The Eagle. Ou seja: já existe há mais de 30 anos e não é nenhuma novidade.
A proposta era manter o clima descontraído dos tradicionais pubs, mas caprichar um pouco mais na gastronomia.
Isso porque, até então, os pubs focavam nas bebidas e serviam apenas aperitivos simples. Logo, a inovação foi incluir no cardápio pratos mais sofisticados e bem preparados.
Assim, podemos definir um gastrobar como a combinação da gastronomia de qualidade dos restaurantes com as bebidas e a atmosfera informal dos bares. E nem é preciso dizer que essa mistura faz muito sucesso, não é?
Mas será que investir nesse tipo de negócio compensa? É o que veremos logo abaixo. Acompanhe!
Leia também: Quais os melhores tipos de restaurantes para investir?
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Vale a pena abrir um gastrobar?
Se você quer empreender e está pensando em abrir um gastrobar, há alguns pontos que precisa colocar na balança antes de começar a investir. Esse modelo de negócio é, sim, promissor, mas tem particularidades que devem ser consideradas.
O mercado de bares e restaurantes é amplo e bastante concorrido. Uma das vantagens do gastrobar é que ele une o melhor dos dois mundos. Os clientes podem se divertir e beber sem abrir mão de fazer uma refeição de qualidade.
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No entanto, mesmo no nicho de gastrobar há uma competitividade crescente. Logo, tenha em mente que você precisará encontrar um diferencial. Inovar no cardápio é a principal estratégia para se destacar, mas decoração, drinks autorais e experiência também contam.
Aliás, a experiência dos clientes é outro fator que merece atenção. O público de gastrobares é exigente. As pessoas que frequentam esses lugares estão buscando qualidade nos pratos e bebidas, atendimento de excelência e um ambiente agradável.
Se você tiver condições de garantir todos esses aspectos, com certeza seu negócio será um sucesso! A seguir, veja um passo a passo para montar um gastrobar.
Passo a passo: como montar um gastrobar?
Montar um gastrobar é um grande desafio. Como qualquer negócio, é preciso passar por algumas etapas até finalmente poder abrir as portas ao público. Para ajudar, criamos esse passo a passo fundamental para que seu negócio comece bem! Confira:
1. Pesquisa de mercado
Antes de qualquer coisa, é essencial conhecer o mercado, investigar os diferenciais dos concorrentes, entender as preferências do seu público-alvo e as especificidades da região que pretende atuar.
2. Plano de Negócios
Depois de mapear todos os aspectos citados acima, comece a criar o Plano de Negócios do seu gastrobar. Ele deve conter, entre outros pontos: planejamento financeiro, processos operacionais e estratégia de marketing.
3. Conceito
Como vimos anteriormente, para se destacar no mercado é necessário ter um conceito original. Leve em conta sua pesquisa de mercado para criar a identidade do seu negócio e também uma proposta de valor.
Há vários caminhos possíveis: um cardápio especializado, uma temática específica, um estilo de decoração, drinks autorais ou até a mistura disso tudo.
4. Localização
A localização do seu gastrobar é um aspecto crítico e que merece toda a sua atenção e cuidado. Um local inadequado pode levar seu negócio ao fracasso em poucos meses.
Opte por lugares de fácil acesso, com bom movimento e estacionamento disponível. Também verifique as legislações para funcionamento na região e conheça bem a vizinhança.
Saiba mais: Os 5 erros que você não pode cometer na hora de escolher o local para montar sua empresa
5. Licenças e documentos
Além de toda a documentação para criar o CNPJ e abrir a empresa, você também precisa de licenças para poder começar a operar.
Por exemplo: Alvará de funcionamento e Localização, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Licença da Vigilância Sanitária, entre outros.
Providencie tudo para não correr o risco de levar multas ou ser interditado.
6. Decoração
A decoração é um dos atrativos do seu gastrobar, então vale a pena contratar um profissional para criar um ambiente acolhedor, bem iluminado e aconchegante. Aproveite bem o seu espaço e deixe o local com a cara do seu negócio.
7. Cardápio
A diferença de um bar para um gastrobar está na qualidade dos pratos oferecidos. Logo, é no cardápio que seu gastrobar tem uma grande oportunidade de se diferenciar dos demais.
Escolha um bom chef para essa missão. Inove nos ingredientes, preparos e apresentação dos pratos. E vale sempre ressaltar: os clientes buscam qualidade acima de tudo!
Confira também: 9 passos para montar um menu degustação
8. Infraestrutura e equipamentos
Adquira os equipamentos necessários, desde a frente de caixa até a cozinha. A infraestrutura é muito importante para que sua operação flua sem imprevistos e problemas.
Uma dica: contrate uma rede de internet dedicada para utilizar os sistemas e tenha outra rede aberta para os clientes. Assim você evita sobrecarga e lentidão.
9. Sistemas
Para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, conte com a tecnologia! Você encontra no mercado sistemas para bares e soluções que automatizam a operação de ponta a ponta. Por exemplo:
- Sistema PDV (Ponto de Vendas)
- Sistema KDS (Kitchen Display System)
- Sistema ERP (Enterprise Resource Planning)
- Comanda digital ou eletrônica
- Cardápio digital
Essas são algumas das soluções que recomendamos para gastrobares que querem ganhar eficiência e segurança — além de aumentar os lucros!
10. Equipe
Contrate chefs, bartenders, garçons e outros profissionais capacitados e experientes para compor a sua equipe. Faça treinamentos para que todos entendam os processos da operação, aprendam a utilizar os sistemas e saibam como atender bem os clientes.
11. Marketing
Tudo pronto? É hora de divulgar seu negócio e atrair os clientes!
Cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio, crie perfis nas redes sociais, invista em anúncios, prepare campanhas de divulgação e deixe todo mundo sabendo que um novo gastrobar abriu!
Leia também: Soft opening de restaurante: como fazer a pré-inauguração
3 dicas para ter um gastrobar de sucesso
A gestão de um gastrobar exige capacidade de pensar estratégias eficazes e muita atenção aos detalhes. Pensando nisso, separamos três dicas para você ter um negócio rentável:
1. Horários de funcionamento
O horário de funcionamento de um gastrobar pode ser mais amplo do que o de um bar normal. Abrir para o almoço, por exemplo, pode ser uma oportunidade de atrair um público diferente do noturno e aumentar os lucros.
Outra possibilidade é abrir mais cedo no período da tarde e promover happy hours, atendendo ao público corporativo que deseja descontrair depois do expediente de trabalho.
Analise a sua pesquisa de mercado e o comportamento dos seus consumidores para definir um horário de funcionamento que potencialize seu faturamento.
2. Atendimento
O atendimento ágil e personalizado é um dos fatores que mais contribuem para a fidelização dos clientes. Então, conte com a tecnologia e treine sua equipe para fazer um atendimento de excelência.
Sistemas para bares, como o EPOC, têm funcionalidades que dão mais eficiência à operação. Por exemplo: se você tiver um cardápio digital ou um totem de autoatendimento, seu cliente não precisará aguardar o garçom para fazer o pedido.
Também é possível automatizar processos e ganhar agilidade no atendimento. O software possibilita que o garçom envie o pedido direto para a cozinha ou bar, sem precisar se deslocar até lá.
É um ganho de produtividade que, no fim das contas, faz toda a diferença — não apenas para o atendimento, como também para a lucratividade do negócio.
3. Análise de dados
Os gestores que tomam decisões com base em dados saem na frente. Isso porque, com embasamento, fica muito mais fácil acertar nas estratégias.
O ideal é que o sistema do seu gastrobar registre todas as informações da sua operação, desde as compras e estoque até as vendas.
Com isso, você poderá gerar relatórios e gráficos para analisar os resultados, acompanhar a situação financeira de perto, entender o padrão de consumo dos seus clientes, otimizar as compras e o estoque.
Então, aproveite a tecnologia para obter mais inteligência de negócio e acelerar seu crescimento.
Conte com a EPOC na gestão do seu gastrobar
A EPOC oferece a plataforma para gestão de gastrobares mais completa do mercado. Conte conosco para elevar o nível da sua operação e alcançar o potencial máximo do seu negócio!
Leia outros artigos do nosso blog para acompanhar as tendências e aprender mais sobre a gestão de bares. Ou então entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudar.
Dúvidas Frequentes
O que é gastrobar?
O gastrobar é um conceito que mistura a gastronomia de qualidade dos restaurantes com as bebidas e a atmosfera descontraída dos bares. Assim, costumam servir pratos mais sofisticados, com ingredientes e preparos especiais. Além disso, a decoração geralmente é acolhedora.
O que significa gastrobar?
A palavra gastrobar é a junção de gastronomia + bar, fazendo referência a bares que servem pratos da alta gastronomia. Também é conhecido como gastropub, ou seja: gastronomia + pub.
Vale a pena abrir um gastrobar?
O modelo de negócio do gastrobar é bastante promissor, mas é preciso considerar alguns pontos antes de investir: o público é exigente e busca qualidade nos produtos e excelência no atendimento, a concorrência é alta e é preciso ter um diferencial para se destacar.
Como montar um gastrobar?
Para montar um gastrobar é preciso fazer uma pesquisa de mercado, criar um conceito, investir em decoração e em um cardápio diferenciado. Também é importante contratar uma equipe qualificada para atender bem os clientes e contar com tecnologia que agilize a operação.
O que servir em um gastrobar?
O cardápio de um gastrobar deve ser bem elaborado, com pratos mais sofisticados, de alta gastronomia. Desta forma, é importante contratar um chef capacitado para criar o cardápio de acordo com o conceito do gastrobar. Uma boa ideia é variar as opções de aperitivos e petiscos com refeições mais completas, como frutos do mar ou carnes. No cardápio de bebidas é preciso incluir drinks, de preferência autorais, destilados e cervejas especiais.