Os 5 erros que você não pode cometer na hora de escolher o local para montar sua empresa

Sumário

Escolher um bom ponto para estabelecer o seu negócio pode ser determinante para o sucesso do empreendimento. Veja os erros que você não pode cometer ao buscar um local para montar sua empresa.

Um ponto comercial adequado para o seu tipo de empreendimento determina 50% do sucesso do negócio. Por isso, na hora de escolher o local para a instalação do seu estabelecimento, não confie somente na intuição; faça estudos de viabilidade, conheça a natureza dos seus clientes e o quanto você pretende gastar comprando ou alugando o espaço.

Neste processo todo existem diversas atitudes que você deve evitar ao procurar um local para montar sua empresa. Entenda quais são os cinco erros que você não pode cometer.

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A ansiedade é inimiga da negociação


Você decidiu que vai empreender e já definiu o ramo de trabalho. Mas na hora de decidir o local em que irá se instalar, costuma surgir uma dúvida: será o mais próximo do seu público-alvo para que as pessoas tenham acesso facilitado ou o mais afastado para que o barulho ou movimento não atrapalhe os vizinhos?

Não deixe que a ansiedade impeça você de fazer o melhor negócio. Este é o momento de bater perna e visitar vários lugares. Ter na lista três ou quatro locais apropriados para poder fazer uma boa negociação e não fechar com o primeiro que você encontrar.

É preciso ter na ponta do lápis o quanto você está disposto a gastar com o imóvel, seja comprado ou alugado, e não fugir disso por ansiedade em começar logo. Faça tudo de forma calma e friamente calculada.


Não mude o perfil do seu negócio para adaptá-lo ao local


Antes de buscar um local para montar a sua empresa, você precisa ter definido o perfil do seu ramo de empreendimento. Encontrou um ponto que você considera interessante, mas não é adequado para os produtos ou serviços que você quer oferecer? Esqueça e siga adiante. Não tente adaptar o negócio para o local.

Com certeza você vai encontrar um espaço adequado que preencha os requisitos que você precisa para começar a sua empresa de acordo com o seu ramo planejado.


Ficar centrado apenas no custo do aluguel ou imóvel


Independente se você vai adquirir o imóvel ou alugar, o valor não é o único ponto a ser observado para fechar o negócio. De nada adianta optar por um local com os custos mais em conta mas que não é apropriado para o seu ramo.

Decidir por um local onde o valor do aluguel ou do imóvel é mais elevado, vale um estudo anterior se os negócios já estabelecidos na região têm boa procura e se já existe alguma empresa do mesmo ramo na área.

O pensamento de que não posso me estabelecer em uma região onde já existem empreendimentos da mesma linha, é uma incógnita. Há situações em que esta possibilidade é uma vantagem se você analisar como é o serviço e o produto oferecido, além da demanda. Trabalhar de maneira diferente, melhorada, com um produto diferenciado, com uma cultura mais direcionada para o seu público alvo, são pontos positivos que irão fazer a diferença e atrair a clientela.


Ignorar a maneira como seu cliente conhece seu negócio


Você já estudou e tem referências do público que deverá frequentar o seu espaço? Sabe como eles ficam sabendo das novidades, se informam, ou mais especificamente, quais os meios de comunicação que eles se atualizam? Então, este é o ponto que você deve atingir e focar todo o trabalho de marketing nestes canais.

Se no estudo preliminar você descobriu que o público que busca pelo seu empreendimento está no Instagram, de nada adianta divulgar sua empresa no Linkedin, no Facebook ou ainda nos meios tradicionais de comunicação, por exemplo.

Outro detalhe que você não pode ignorar é a maneira que seus clientes chegam até seu estabelecimento e a visibilidade dele. Por isso, sempre é bom pensar em estacionamento e uma boa fachada, entre outros pontos da experiência de chegada e ponto de contato com o local.

Desconhecer a realidade dos vizinhos do mesmo ramo


Você encontrou um lugar que considera apropriado para montar sua empresa, mas ao redor existem alguns pontos comerciais que oferecem serviços parecidos com o seu. Procure conhecer o trabalho, o atendimento, o produto que oferecem e a qualificação dos clientes. Não ignore estas informações, porque com elas você vai definir mais especificamente o que poderá fazer de diferente e melhor para atrair o público.

Um exemplo muito comum disso tudo, são as ruas nas quais há inúmeros restaurantes, geralmente em cidades turísticas. Todos eles sempre estão lotados, por vezes com filas de espera. Então não são os seus vizinhos que vão interferir no sucesso do seu negócio, mas, sim, você fazer melhor e diferente do que o outro oferece.

E então? Ajudamos você a definir um local apropriado para montar a sua empresa? Que bom! Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.

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Guilherme

Jornalista, redator e membro da equipe de marketing da EPOC.

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