QR Code na mesa: 5 motivos para começar a usar

Veja como usar um QR Code na mesa pode ajudar o seu estabelecimento a vender mais, reduzir custos e fidelizar os clientes!
qr code na mesa

Sumário

Uma maneira simples e eficiente de cativar clientes e agilizar a operação é ter um QR Code na mesa. Esse tipo de código permite que os clientes façam pedidos, paguem a comanda e deem feedback (entre outros recursos) usando apenas o smartphone.

Abaixo você conhece mais sobre como um QR Code de mesa funciona, como implementar essa tecnologia no seu estabelecimento e as principais vantagens que esse tipo de código oferece ao seu restaurante, bar ou balada. Confira!

Saiba mais: 5 motivos para adotar o QR Code para restaurante

O que é um QR Code de mesa?

Mas primeiro, vale relembrar o que é um QR Code. A sigla, que significa Quick Response Code, já indica que ele é de fato um código, parecido com o código de barras.

Só que em vez de ser escaneado por uma máquina em um caixa de supermercado que indica o valor de um produto, ele é acessado pela câmera de um smartphone ou tablet e fornece um link.

É através desse link que um cliente pode, por exemplo, acessar um cardápio por QR Code e/ou uma comanda digital com facilidade e rapidez. Basta contar com um dispositivo móvel e acesso à Internet.

E a versão de mesa é justamente um QR Code que fica disponível na própria mesa do restaurante/bar, seja de modo fixo (como em um adesivo ou pintura) ou móvel (como em um display de mesa) 

Como ter um QR Code na mesa?

Agora que você já entende mais sobre como um QR Code de mesa funciona, é a hora de descobrir como colocar essa tecnologia em prática. Abaixo, temos um passo a passo simples para que você faça exatamente isso!

Defina como você quer utilizar o QR Code de mesa

Primeiro, defina qual será a estratégia por trás do seu QR Code de mesa. Ele será usado para que os clientes acessem o cardápio? Ou criará uma comanda digital? Exibirá um formulário de feedback que, ao final, dará um cupom de desconto em uma próxima visita?

A tecnologia possibilita uma gama de opções. Cabe a você entender qual faz mais sentido para o seu estabelecimento e para os objetivos dele.

Use uma ferramenta para criar o QR Code

Depois, é a hora de criar o QR Code em si. Existem diversas ferramentas que possibilitam isso, desde que você possua o link que será inserido no código. Porém, vale ressaltar um cuidado: nem todos os criadores de QR Code são iguais, e nem sempre uma opção gratuita é a melhor.

Ao optar por uma solução mais completa, você poderá editar o QR Code facilmente e adaptar o visual dele para a identidade visual do seu restaurante/bar.

Além disso, no caso do EPOC GO, por exemplo, você pode integrar cardápio e comanda digitais em apenas código, tornando todo o processo de autoatendimento ainda mais rápido e fácil.

Disponibilize o código no seu estabelecimento

Depois de criar o QR Code em si, basta imprimí-lo e disponibilizá-lo nas mesas, certo? Não exatamente. Tenha atenção com a forma como os códigos serão aplicados.

Você pode optar por pequenos displays móveis, adesivos colados nas mesas ou mesmo uma decoração criativa que incorpora os códigos ao ambiente (seja em paredes ou nas próprias mesas).

Mas lembre-se que, se você utilizou um gerador de QR Code gratuito e costuma mudar frequentemente o seu cardápio online, terá que também atualizar o código. E isso envolverá mais custos de impressão ou até mesmo pintura.

Portanto, é fundamental levar tudo isso em conta na hora de definir como disponibilizar o QR Code na mesa. O importante é garantir que eles sejam facilmente acessíveis e legíveis pelos smartphones.

Acompanhe o uso do QR Code regularmente

Esse é outro passo importante que pode ser inviável caso você opte por uma ferramenta gratuita de QR Code. Afinal, se você não pode mensurar uma ação, como vai saber se ela está dando certo?

Especialmente quando usado juntamente com um sistema para restaurante ou sistema para bar, uma solução profissional de QR Code permite mensurar como está o uso do código – e muito mais.

Assim, você consegue:

  • descobrir quantas vezes o código foi escaneado;
  • saber quais itens são os mais populares;
  • entender a fundo o perfil da sua clientela;
  • visualizar os dias e horários mais populares;
  • enviar sugestões de pratos e combos de itens.

Saiba mais: tudo sobre totem de autoatendimento para restaurantes e bares

5 vantagens de usar uma comanda ou cardápio QR Code de mesa

Confira abaixo cinco dos principais benefícios que o seu bar, restaurante ou mesmo balada pode ganhar ao utilizar uma comanda ou cardápio digital via QR Code na mesa.

1. Agilidade no atendimento

O primeiro ponto positivo é justamente facilitar o autoatendimento e, assim, ganhar agilidade na sua operação.

É simples: ao acessar o QR Code, os clientes não precisam esperar por atendentes e podem visualizar os itens (e até realizar os pedidos e pagar por eles) por conta própria em segundos.

Além de tornar os pedidos em si mais rápidos, o preparo deles também fica mais ágil. Afinal, não é necessário que um atendente anote um pedido na mesa, depois se desloque até a cozinha para só então começar o preparo. 

Com um cardápio/comanda digital via QR Code ne mesa, isso acontece instantaneamente de forma remota.

2. Modernidade na experiência dos clientes

Cada vez mais os clientes buscam não somente por boa comida e bebida, mas também por experiências diferenciadas.

Contando com um QR Code de mesa, seu estabelecimento proporciona uma experiência moderna e intuitiva, que integra os próprios smartphones dos clientes no processo de pedido e pagamento.

E graças a essa experiência, os clientes se sentem mais satisfeitos e voltam mais vezes. Além disso, indicam o seu estabelecimento para amigos, familiares e colegas. Assim, você amplia sua clientela e aumenta sua lucratividade.

3. Evitar desperdícios e erros na produção

Como você já viu, disponibilizar um cardápio ou comanda online via QR Code ajuda a otimizar a sua operação. Só que, além disso, essa estratégia também auxilia na redução de desperdícios.

Afinal, como o pedido sai automaticamente do smartphone do cliente para a área de preparo, a chance de erros no pedido são mínimas.

Sabe quando a caligrafia de um atendente não é compreendida por quem prepara o pedido e o resultado é o cliente recebendo algo totalmente diferente do que queria? É exatamente isso que nunca mais vai acontecer no seu restaurante/bar.

Como resultado, além de garantir a satisfação da sua clientela, você evita desperdício de insumos que, no fim do dia, geram um grande impacto negativo no seu fluxo de caixa.

4. Ganhar economia e otimizar o investimento de tempo e dinheiro

No ponto acima você já percebeu que essa tecnologia oferece grande economia de insumos (e, por consequência, de dinheiro). O melhor é que, além disso, um QR Code de mesa também ajuda a otimizar o tempo da sua equipe.

Afinal, com esse tipo de solução seus atendentes não precisam ficar se deslocando de mesa em mesa, e depois até a cozinha (ou bar). Assim, a equipe pode focar sua atenção em tirar dúvidas, realizar vendas consultivas e prezar pela boa experiência da clientela.

No PDV você também pode contar com essa otimização de tempo, já que os clientes podem pagar com os próprios smartphones. 

Isso também reflete em menor investimento em equipamentos e aparelhos para o PDV, reduzindo seus custos sem impactar na sua rentabilidade.

5. Integrar com todas as outras áreas e ferramentas do seu estabelecimento

Por fim, a maior vantagem de todas: impulsionar todo o seu restaurante, bar ou balada com apenas uma solução.

Ao contar com um sistema de gestão que possua uma ferramenta de cardápio digital e comanda online (como o EPOC e o EPOC GO), você integra esses recursos com o PDV, Estoque, ERP, KDS, Financeiro, Fiscal, entre outras áreas do seu estabelecimento.

Dessa forma, você maximiza todos os outros benefícios do QR Code na mesa e ainda conta com diversos outros recursos que permitem otimizar a operação, reduzir custos e aumentar a lucratividade em todos os aspectos – não somente com relação a cardápios e comandas.

EPOC GO: a melhor solução de QR Code na mesa

Para ver como o EPOC e o EPOC GO funcionam na prática, é muito fácil: basta assistir a uma demonstração gratuita da nossa solução, sem compromisso. Conheça os principais recursos do EPOC e entenda como o nosso sistema pode revolucionar o seu estabelecimento.

Marianne Ternes

Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os melhores conteúdos para ajudar a alavancar seu negócio gastrônomico