9 motivos para adotar cardápio por QR Code

Entenda o que é cardápio por QR Code, como ele funciona e veja quais as vantagens de adotar no seu restaurante ou bar
cardápio por qr code

Sumário

O cardápio por QR Code é uma tecnologia que virou tendência e ganhou muita visibilidade após a pandemia de coronavírus. 

Naquele momento, ela foi a solução encontrada pelos restaurantes para disponibilizar os menus com um risco de contágio reduzido. Agora, ela segue sendo utilizada, pois já provou ter muitas outras vantagens. 

Você quer saber quais são? Então veja nossa lista a seguir e saiba como fazer cardápio QR Code. 

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O que é Cardápio por QR Code? 

O cardápio por QR Code é uma forma inovadora e prática de apresentar as opções de alimentos e bebidas servidos em um restaurante ou bar. Essa tecnologia ganhou muitos adeptos nos últimos anos e, certamente, você já viu e utilizou em algum lugar. 

O Quick Response Code é um código visual que pode ser lido com uma câmera de smartphone e fornecer um link. É através desse link que os clientes têm acesso a um cardápio digital — que pode ser desde um simples PDF até um sistema completo com cardápio, comanda e pagamento, como é o caso do EPOC GO

Há diversas formas de disponibilizar o Cardápio QR Code aos clientes: impresso na comanda individual, em um display de mesa ou em cartazes fixados em diferentes locais do estabelecimento. 

É muito prático, fácil e simples abrir um cardápio por QR Code, e é por esse motivo que ele se tornou tão popular. Basta apontar a câmera do celular para o código para ter acesso ao cardápio e começar a escolher o que vai pedir. 

Além da comodidade para o cliente, essa tecnologia tem uma série de benefícios para os restaurantes. Continue lendo para saber mais e entender qual a melhor forma de adotar essa tendência no seu restaurante ou bar. 

Saiba mais: Por que adotar QR Code para restaurante?

9 motivos para adotar cardápio por QR Code no seu restaurante ou bar 

Utilizar um cardápio digital QR Code como o EPOC GO traz uma série de vantagens para restaurantes e bares. E não pense que é apenas a experiência do cliente que fica melhor com essa tecnologia. 

Na verdade, ela também otimiza a operação e contribui para aumentar a lucratividade do seu negócio. Saiba mais conferindo as 9 vantagens do cardápio digital QR Code que listamos a seguir. 

1. Autoatendimento com baixo investimento inicial

Ao chegarem ao seu estabelecimento, os clientes não precisam aguardar pelo atendimento do garçom para fazer o pedido. Eles podem simplesmente ler o QR Code utilizando o próprio smartphone e acessar o cardápio com autonomia. 

Soluções como o EPOC GO ainda vão além do cardápio: os clientes podem abrir a própria comanda, fazer o pedido e pagar. É uma experiência completa, direto no smartphone. 

Ou seja: você não precisa fazer um grande investimento inicial em equipamentos para oferecer a opção de autoatendimento aos seus clientes. 

2. Economia de custos

Não é preciso imprimir um novo cardápio quando ele está desgastado, ou quando há alterações na lista de itens e nos preços. Isso já é uma economia. 

Mas a grande vantagem de uma solução de cardápio digital é que ela também ajuda a reduzir os custos operacionais, pois a equipe de atendimento pode ser reduzida. 

Imagine que você contrata freelancers para um fim de semana, esperando um grande movimento, mas acaba chovendo e os clientes não aparecem. Você sai no prejuízo, certo?

Com um cardápio digital e autoatendimento, você pode manter uma equipe fixa e parar de perder dinheiro com imprevistos. 

3. Flexibilidade e praticidade para atualizar o cardápio

Seu restaurante ou bar tem o mesmo cardápio há milênios porque você não consegue nem pensar em todo o trabalho que será atualizar? Esse é um problema comum, que pode estar prejudicando o seu negócio. 

Uma outra vantagem do cardápio digital com QR Code é a flexibilidade. Você pode alterar com muita facilidade os itens, preços, descrições, imagens. Basta acessar o sistema e fazer as mudanças que desejar. 

Assim, você tem um cardápio sempre atualizado e pode testar o que funciona melhor e vende mais. 

4. Promoções e vendas sugestivas

Além disso, você também pode destacar itens do menu, criar promoções especiais e fazer vendas sugestivas, ou seja: sugerir outros itens com base no que o cliente já selecionou. 

Desta forma, o cardápio deixa de ser apenas uma simples apresentação dos pratos e bebidas disponíveis e passa a ser também uma ferramenta de marketing capaz de estimular o consumo. 

5. Aumentar ticket médio

Com um cardápio digital atrativo, sempre atualizado e com recursos para incentivar os clientes a gastarem mais, seu ticket médio aumenta

Por isso, adotar essa tecnologia pode ser estratégico para o seu negócio. Sabendo aproveitar todas as possibilidades da maneira correta, você pode aumentar seus ganhos ao mesmo tempo que melhora a experiência dos clientes.

6. Acelerar a rotatividade nas mesas

Como os clientes têm acesso a todas as informações sobre os itens do cardápio com facilidade e autonomia, fica muito mais fácil escolher o que vai querer, e surgem menos dúvidas. 

Isso torna a decisão mais rápida e, consequentemente, diminui o tempo de ocupação das mesas. Com uma rotatividade maior, você consegue atender muito mais clientes e faturar mais.  

7. Integração com outros sistemas

O cardápio digital QR Code pode estar integrado ao PDV, KDS e ERP, o que torna a operação muito mais ágil, eficiente e segura. 

Quando os clientes fazem o pedido utilizando o EPOC GO, por exemplo, ele vai automaticamente para o sistema KDS, facilitando a gestão dos pedidos e otimizando a produção. Também é automática a baixa de estoque, os registros da venda e outros processos integrados. 

8. Acesso a dados e análises

Com um cardápio digital integrado ao PDV e retaguarda administrativa, você tem acesso aos dados de vendas e pode entender a fundo o perfil da sua clientela e quais os padrões de consumo. 

Mais uma vez, essa tecnologia contribui para que a gestão do restaurante ou bar seja muito mais estratégica. Ao analisar os dados e utilizar essas informações para implementar melhorias na sua operação, produtos e serviços, seu negócio tende a crescer muito mais rápido. 

9. Fidelização de clientes

O cardápio digital QR Code também contribui para a fidelização dos clientes, não só porque torna a experiência de consumo muito mais ágil, simples e agradável, como também porque possui funcionalidades pensadas para estreitar o relacionamento. 

Por exemplo: a comunicação é personalizada, citando o nome do cliente nas boas vindas e no encerramento. Há também programas de fidelidade que fornecem créditos para serem consumidos nas próximas visitas. 

Cardápio QR Code: como fazer? 

Agora que você já conhece todas essas vantagens, deve estar se perguntando: como fazer cardápio QR Code?

Você pode adotar soluções como o EPOC GO. Com ele você tem cardápio digital, comanda eletrônica e pagamento em um só lugar. Seu cliente acessa via QR Code com facilidade e tem total liberdade para pedir e pagar.

E os resultados são excelentes. Os restaurantes e bares que utilizam EPOC GO conseguem:

  • Reduzir custos operacionais em até 31%
  • Reduzir 15 minutos do tempo de ocupação das mesas
  • Aumentar as gorjetas via repique em 12%

Se você quer saber como funciona na prática, agende uma demonstração gratuita agora mesmo! 

Dúvidas Frequentes

O que é cardápio QR Code?

O cardápio por QR Code é uma forma inovadora e prática de apresentar as opções de alimentos e bebidas servidos em um restaurante ou bar.  Com ela os clientes podem acessar o cardápio digital fazendo a leitura do QR Code com a câmera do smartphone.

Como fazer cardápio QR Code?

A melhor forma de criar um cardápio QR Code é adotando uma solução de cardápio digital QR Code. Além de gerar o QR Code, essa tecnologia facilita a criação e edição do cardápio, permite que os clientes façam os pedidos e paguem com autonomia.

Como ler Cardápio QR Code?

O Quick Response Code é um código visual que pode ser lido com uma câmera de smartphone e fornecer um link. É através desse link que os clientes têm acesso a um cardápio digital pelo navegador web.

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Marianne Ternes

Graduada em Jornalismo pela UFSC, é especialista em marketing de conteúdo e SEO para negócios B2B no setor de tecnologia.

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